quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Top Zelda - 5 Jogos que mais precisam de um remake

Esses dias, eu e um amigo nos vimos jogando novamente um dos Zeldas mais antigos. Enquanto ele ficava lá arrasando (e eu assistindo e ajudando ele a descobrir aonde ir), nós percebemos que aquele em particular bem que poderia ser refeito para que ficasse mais interessante para os padrões atuais.


Depois disso, eu fiquei pensando e, aproveitando a remasterização que Twilight Princess vai receber em menos de um mês, achei que seria legal fazer uma pequena lista de jogos de Zelda que precisam de, ou, ao menos, merecem, um remake.
Existem alguns pontos que eu gostaria de aplicar, no entanto:

- Jogos que já receberam REMAKES GRANDES não estarão na lista. Isso significa que nem Ocarina of Time, nem Majora's Mask, nem The Wind Waker vão aparecer.

- Quando eu digo remake, eu quero dizer, pra valer mesmo, que o jogo seja REFEITO. Nada de atualização, ou de uma alteração aqui ou ali! Tem que ser tudo feito do zero, que nem fizeram com os jogos Ocarina of Time e Majora's Mask no 3DS. Se isso significar deixar o jogo mais semelhante com outros títulos mais recentes, na minha opinião, não tem problema. O importante é só fazer com que os jogos fiquem mais toleráveis para uma nova audiência (esse último ponto é mais para os dois primeiros lugares...).

Vamos à lista!


5. Link's Awakening DX


 É, eu sei que Link's Awakening já teve um remake... Em teoria... E, putz, por mais que a versão DX seja muito bacana, é inegável que o jogo poderia ter uma carinha nova. Quando digo isso, não estou querendo dizer que o jogo tenha envelhecido mal ou nada disso, até porque, a jogabilidade sobreviveu muito bem ao teste do tempo, e continua sendo um jogo maravilhoso para se jogar.
Nah, meu ponto é mais para o nível de gráficos e trilha sonora. Não precisaria ser nada de GRANDÍSSIMA qualidade, acho que o nível apresentado em A Link Between Worlds já funciona bem o suficiente.
Ou isso ou fazer uma versão com efeito 3D. Acho que ficaria legal também...

4. Oracle of Ages / Oracle of Seasons


Os dois Oracles estão no mesmo barco de Link's Awakening: os dois ainda são divertidíssimos de jogar, e contam com uma das aventuras mais expansivas e divertidas de toda a série Zelda. No entanto, uma melhora visual e sonora viria a calhar.
A razão de eu estar colocando os dois Oracles acima de Link's Awakening nessa lista, no entanto, é porque os dois tratam de uma mitologia tão expansiva, e exploram mundos tão diferentes de Hyrule, que vê-los apenas em 8-bit é uma baita injustiça. Seria legal ver aqueles mundos com gráficos mais atualizados, e, putz, a trilha sonora deles (a parte original, pelo menos), especialmente a do Ages, seriam maravilhosas se feitas com instrumentos verdadeiros, ou, pelo menos, com tecnologias mais atuais. Quer notar bem como poderia ser a diferença? Checa os dois vídeos a seguir:





Preciso dizer mais alguma coisa?

3. Four Swords


 Se você acompanha o blog há algum tempo, então você deve saber que eu absolutamente DETESTO o Four Swords. Por boas razões, aviso logo: os controles são chatos, os mapas são chatos, os chefes são chatos, é tudo chato. Por isso, eu imagino que, talvez, quem sabe, seria uma boa dar uma refazida naquele jogo. Melhore os mapas, não deixe os personagens tão lentos, e, mais importante ainda, PONHA UM MODO ONLINE!!
Se tem uma coisa que Tri Force Heroes fez foi mostrar à Nintendo que um jogo de Zelda cooperativo e online pode funcionar muito bem! Por isso, pode até trazer Four Swords de volta: consertando todos os erros dele (que, cá entre nós, são bem básicos) pode fazer com que ele se torne um jogo muito divertido. A Nintendo teve uma chance com a Anniversary Edition, lançada em 2011 e relançada em 2013, mas, infelizmente, tudo o que eles fizeram foi um jogo que podia ser jogado sozinho... Põe o modo online, coisa!


2. Zelda II - Adventure of Link


 Já fazem anos desde a última vez que eu joguei Zelda II. Apesar de eu ainda achar que é um jogo mal-entendido, não posso negar que ele ainda é MUITO DIFÍCIL.
Acho que esse é o principal motivo de eu estar colocando Zelda II tão alto nessa lista... Do jeito que o jogo está, agora, ele é inacessível a um grande público. Quem, em sua sã consciência, vai querer parar o que está fazendo para jogar um jogo que é difícil tanto por motivos certos quanto errados? Tipo, em um momento, você morre porque você fez algo errado, no outro, você morre porque a droga do inimigo é simplesmente efetivo demais e não te deixa em paz. Em outros momentos, você tem experiência, no outro, você começa a perder a droga da experiência.
Com um remake, seria possível retrabalhar todos esses aspectos e, finalmente, deixar o jogo mais tolerável. Na verdade, seria possível ir um pouquinho mais longe: retirar aquela questão de pontos de experiência, e deixar essa parte mais parecida com os demais jogos: heart containers quando os chefes morressem, sem essa besteira de vidas, e deixar os inimigos menos resistentes e fortões. O resto poderia ficar intacto, já que o jogo faz um bom uso da exploração em geral, e o mundo dele consegue ser fantástico de tão grande.
Obviamente, algumas mudanças teriam de ser feitas, como a adição de cutscenes, e um pouco mais de conteúdo (já que, tenho que admitir, o jogo seria bem curto se fosse mais fácil): algo como um calabouço extra, side-quests, e coisas do gênero. Melhorar os gráficos também não seria nada mal...
Acho que funcionaria...

Menções honrosas
- Zeldas do CDI
Parte de mim adoraria ver uma versão nova para os Zeldas do CD-I. Estou falando deles justamente por serem uma oportunidade perdida. Infelizmente, pelo fato de não serem parte do catálogo oficial da Nintendo, e de ainda serem parte de algo que a empresa, certamente, quer esquecer, é improvável que alguém volte para transformar aquela jogabilidade risível e cenas fracas em algo mais interessante.

- Phantom Hourglass / Spirit Tracks
A principal razão de eu não adicionar esses dois jogos na lista é o fato de que, na verdade, tudo o que eles poderiam usar é um esquema de controle diferente. Não porque eu não me diverti com os jogos, mas, sim, porque seria uma opção interessante. Como isso poderia ser feito em uma simples remasterização, ou até num port diferente, não é necessário mencioná-los na lista.


1. The Legend of Zelda (NES)


O The Legend of Zelda original deve ser um dos jogos com o maior legado de todos os tempos. OK, talvez não chegue a tanto, mas, puxa vida, que série fantástica essa que saiu dele! Cada novo jogo é uma verdadeira jornada, mesmo que tenha altos e baixos no caminho...
Agora, se você for pegar um controle e ir jogar o Zelda original, certamente vai notar que algumas coisas não duraram muito bem...
O Zelda original, mesmo que seja um verdadeiro clássico, sofre de problemas que surgiram com o passar do tempo, e que certamente comprometem a diversão do produto inteiro, e não estou me referindo aos gráficos (que são bem mais simples do que poderiam ser).
A jogabilidade, no geral, tem uns soluços aqui e ali que fazem o jogo passar de decentemente desafiador para "PU&#$@@#!$#%%)##!@$! MAS QUE @#*$u!$%#%@%p#%@#%!!!!!!!!!!!".  Não só Link vai se mexer para uma direção praticamente sozinho, como, também, atacar é bem complicado. Como Link só pode fazer atacar aquilo que está diretamente à frente dele, apenas enfiando a espada para a frente, sem realmente balançá-la, qualquer inimigo que tenha um escudo vai ser uma verdadeira dor para derrotar, forçando o jogador a tentar atacá-lo de outro ângulo, onde ELE pode ser destruído por outros inimigos. Além disso tudo, coisas como o limite de ruppees e de bombas (especialmente o de bombas) bem que poderiam ser revisados, agora que não existe mais desculpa tecnológica para elas.
O primeiro Zelda está no mesmo barco que Zelda II, no sentido de ser praticamente inalcançável para o grande público, e um remake certamente poderia ajudar com isso. Deixar o controle mais fluído, poder se mover em mais direções, melhorar o combate, e coisas assim, certamente o deixariam mais atraente. Somado a isso, talvez um repertório maior de músicas (porque ter só seis músicas no seu jogo, nos dias atuais, é triste), uma estética diferente para cada calabouço, e por aí vai. Seria possível fazer muita coisa com o jogo original, e, honestamente, acho que essa é a mágica disso tudo. Ora, se não fosse muito incômodo, poderiam até manter a versão original como um bônus (semelhante ao que foi feito no fantástico Metroid: Other M).
Se tem um jogo nessa lista que merece um remake (quase até precisa), é o Zelda original. E tenho dito.

Mas, e vocês? Que outros Zeldas mereceriam um remake? Algum spin-off que você tenha em mente? Um dos jogos do Tingle? Do CD-I, talvez? Deixe seu comentário a respeito logo abaixo!
Obrigado, e até a próxima!

Mais Top Zelda!
- 8 piores mini-games
- Os 5 melhores momentos de Ocarina of Time
- Os 5 melhores itens de Skyward Sword

Nenhum comentário:

Postar um comentário