sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Top Zelda - 8 piores mini-games

Zelda é uma franquia cheia até demais de tantos mini-games. Alguns deles são divertidos, outros bem esquecíveis, mas, tem alguns que fazem você soltar fumaça de tanto ódio.

O Link mirando não para os alvos, mas para o cara que ele teve de pagar pra jogar o mini-game.


Foi lembrando dessas abominações que eu decidi fazer este breve Top Zelda, contendo 8 dos piores mini-games de que pude me lembrar.
Antes de começar a listar todos eles, permitam-me deixar alguns pontos bem claros.

1. Não estou fazendo a lista com base em pontos técnicos, ou no que a maioria das pessoas acham; essa lista é 100% pessoal, e, mesmo que um mini-game seja, tecnicamente falando, nota dez, eu ainda posso não gostar dele.

2. Considerei todos os jogos a que tive acesso para fazer essa lista. Também estou apenas considerando os jogos da linha principal de Zelda, nada de spin-offs.

3. Para montar essa lista, me fiz as seguintes perguntas: O jogo é muito frustrante? Eu achei divertido em algum ponto? Eu jogaria de novo sem problemas? Parte tal é mesmo justa?

4. Não há "menções honrosas" ou, no caso aqui, "desonrosas" na lista. Tive dificuldade o suficiente pra encontrar 8, ainda mais se fosse pra adicionar menções. 
Sem mais delongas, a lista! Depois da quebra.

8. Dodoh's High Dive

http://zelda.wikia.com/wiki/Dodoh's_High_Dive

Vamos começar com um mini-game bem bobinho de Skyward Sword que, se feito corretamente, dá ao jogador um pedaço de coração. Este mini-game está na lista por um motivo muito simples: você não pode jogar de novo imediatamente: você tem que falar com o anfitrião primeiro para, só aí, tentar de novo.
Parece mesmo um detalhe bem insignificante, especialmente quando você considera que isso acontece com praticamente todos os mini-games em Skyward Sword. O problema é que este é um jogo que vai na base da sorte, e, dependendo de como o jogador se sair, ele terá de jogar de novo, e de novo, e de novo, e de novo, e de novo, até conseguir. O mini-game em si não é lá tão ruim, não me leve a mal, mas o fato de você ter de passar por umas dez mil caixas de texto só pra tentar de novo é um GRANDE problema, que consegue sugar toda a diversão que o joguinho poderia ter...

7. Bombchu Bowling Alley


Esse aqui é um bem popular. Um dos mini-games mais conhecidos de Zelda, esse aqui requer ao jogador que utilize seus Bombchus para acertar alvos nas paredes. No geral, ele até que não é tão ruim, mas o grande problema é que os alvos, por vezes, ficam em lugares que exigem de você uma mira de ouro, além de forçar o jogador a encontrar um ângulo BEM certo, pra que ele possa ter uma chance de acertar (e nem me fale das vezes que a droga do bombchu simplesmente passa direto).
O mais chato é que, se você quiser ter tudo no jogo, você vai precisar jogar isso aqui pelo menos duas vezes. "Pelo menos", porque os prêmios são aleatórios, e você só descobre qual é DEPOIS que você paga... Não é divertido?
Ah, e ainda tem a chance de algo assim aparecer.



10 de 10, ÓTIMO trabalho.

6. Barrel Shoot


 The Wind Waker não tem muitos mini-games que sejam realmente dignos de atenção, embora ele possa ser um ótimo criador de atmosfera. Mesmo assim, ninguém impediu o jogo de ter uns mini-games bem abismais... OK, talvez não "abismais", mas bem chatos, de todo jeito.
O mini-game Barrel Shoot é um deles, e, caramba, esse aqui é problemático. Tudo o que você tem a fazer é acertar cinco barris que estão flutuando no mar, com um canhão. Parece fácil? Bom... Não é.
Você tem apenas dez tiros, tem de acertar cinco alvos, e, adivinha, você tem que ir na droga do achômetro, para ajustar o ângulo do canhão (que é um elemento muito importante), e ver se aquele ângulo está certo.
Vamos ver isso direito... Dez tiros, cinco alvos... Pra acertar, você tem que ajustar o ângulo do canhão, e, ainda, testar para ver se vai mesmo acertar... Então, você tem cinco chances de experimentar e errar... Se passar disso, nem que seja por um errinho a mais, você vai ter de fazer de novo.
Uau, que justo e divertido! Pelo menos o Salvatore salva a cena com aquelas imitações dele. (E, eu acho, se você for bom de ângulo, você se sai bem de todo jeito...).

5. Octoball Derby


E, agora, nós entramos no território dos CHATOS, mas, REALMENTE chatos. Octoball Derby é um mini-game de BASEBALL no A Link Between Worlds, e está dentre os jogos que eu mais detesto de paixão. Porque? Bom... Além de não ter absolutamente nada a ver com o resto do jogo (sério, baseball?), esse joguinho é muito, MUITO, complicado de controlar; não por ter controles realmente complexos, mas, porque o jogo não parece fazer sentido nenhum. Seu propósito é acertar as bolas que o Octorok vai atirar nos potes e em outras coisas que estão no cenário. Só que, é difícil atirar no ângulo certo, e, na maioria das vezes, você vai errar praticamente tudo.
Eu passei HORAS jogando esse mini-game para conseguir um mísero pedaço de coração, e, em todo o percurso, eu não aprendi absolutamente nada. Se me colocasse pra jogar de novo, eu teria a mesma capacidade de quando joguei pela primeira vez...

4. Sinking Ships




Outro do Wind Waker, e bem pior do que o anterior... A razão de eu estar mencionando Sinking Ships não é por causa de algum trauma que eu tive (como o Octoball Derby), nem porque é um jogo chato; é porque é um jogo mal preparado. As regras de Sinking Ships são as mesmas do batalha naval, com a diferença de que você tem um número limitado de tiros.
O que faz desse um jogo ruim é o fato de que os alvos que você tem de acertar (Big Octos) são completamente aleatórios, e mudam sempre que você começa uma nova partida. Isso é ruim, apenas por conta do número altamente limitado de tiros. Claro que, em um jogo de batalha naval na vida real, os jogadores colocam os barcos onde bem quiserem ao começo de cada partida, isso funciona, mas, é porque são DOIS jogadores indo um contra o outro, não um só jogador atirando às cegas contra um computador, e ainda tendo de pagar tantos ruppees para cada partida.



E, calma, que melhora! Se você quiser conseguir todos os itens do jogo, você precisa acertar todos os três Big Octos em menos de determinadas quantidades: como se já não fosse difícil o bastante ter sorte o suficiente para acertar todos eles antes de ficar sem munição...

3. Rupee Rush

Diferente do Sinking Ships, Rupee Rush até que é bem bolado. Mas, isso não o impede de ser verdadeiramente frustrante. A ideia é só que você pegue o máximo de rupees que puder em determinado tempo, só que, SURPRESA, não tem cronômetro, então, você tem de cronometrar o tempo você mesmo. E, mais, se você demorar demais (isto é, estourar seu tempo), o jogo acaba, e você não fica com nada; e, ainda, se você quiser parar o jogo bem antes de ele acabar, você também não leva nada!
Agora, se você quiser receber o prêmio máximo, você tem de ficar até o ÚLTIMO segundo, talvez até um pouco menos que isso. É difícil o bastante conseguir contar na sua cabeça enquanto está lá dentro pegando todos os rupees que puder, e ainda tem de correr de volta para a dona do jogo e falar com ela um segundinho antes de tudo acabar? Putz...
Use um relógio de verdade: aí você não precisa se preocupar com essas besteiras.

2. Cucco Catching



The Minish Cap é um jogão! É ótimo, é incrível, e tem uma das partes mais chatas de todas: o mini-game de pegar cuccos da Anju!
É uma premissa simples: pegue as cuccos e jogue dentro da cerca da Anju antes de o tempo acabar. Ótimo, OK... E, pra ser honesto, não começa tão ruim. As primeiras partidas são, de fato, bem simples, e, putz, esse é um mini-game muito recomendado por escritores de guias para se conseguir um dinheiro fácil. Eu mesmo o recomendei...
O problema é que, à medida em que você vai jogando, vai ficando mais e mais difícil... Chega um ponto em que ela só pede para você pegar 3 cuccos em um minuto. Só que, quando você vai ver, elas estão TÃO afastadas, que você não vai conseguir pegar uma a uma a tempo! Precisa-se de uma baita estratégia para poder pegar e levar todas as três ao mesmo tempo! Isso quando você não tem NPC's que ficam no caminho, e nem o Link fica com dificuldades para pegá-las (porque o botão R simplesmente NÃO se decide se ele quer pegar as cuccos ou rolar para frente).
Prefiro o joguinho no Ocarina of Time... Não tinha uma mulher ingrata me cronometrando pra pegar galinhas...

1. Fishing Pond


ADMITA! VOCÊ SABIA QUE IA SER ESSE MINI-GAME O GRANDE VENCEDOR!!
A este ponto, o mini-game de pescaria do Ocarina of Time é INFAME e visto como um dos mini-games mais CHATOS de toda a série, e por bons motivos!
Não só é difícil conseguir o prêmio bom, como, também, é um absoluto inferno conseguir o peixe maior (que é o único que vai lhe dar alguma coisa de útil). É tão frustrante e tedioso ao mesmo tempo (como pode?!) que até o mangá de Ocarina of Time faz piada com isso.
Uma das minhas memórias mais marcantes de Ocarina of Time foi ter passado TRÊS HORAS, com mais duas pessoas, na droga dessa lagoa, tentando pegar um ÚNICO peixe. Claro, o desgraçado mordia vez ou outra, mas, pra mostrar que ele era o ser superior, ele ia e soltava a isca, bem no último segundo. Até parecia que o jogo estava tirando uma com a nossa cara.
Quando conseguimos pegar o peixe, ninguém se sentiu satisfeito ou gritou palavras de alegria: foi mais um longo suspiro de alívio. Por essas e outras, eu evito todo e qualquer contato com esse jogo de novo... E eles ainda colocaram isso de volta no remake do Majora's Mask... Haja paciência...

E esses são todos os mini-games que estão na minha lista negra! Certamente são monstruosos! Mas, ei, adivinha só, é possível que comecem a existir ainda PIORES no futuro próximo. Ha, que legal...

Mas, e você? Que mini-games horríveis atormentaram você? Deixe sua própria lista nos comentários!


Imagens: Zelda Wikia, Miiverse

Outros Top Zelda:
- As 5 melhores versões da princesa
- Os dez melhores Zelda's de todos os tempos (2015)
- O melhor Zelda portátil de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário