sábado, 16 de março de 2013

Top Zelda - Os 5 Melhores Momentos de Ocarina of Time

Ocarina of Time é candidato a um dos melhores jogos já criados pelos homens (e por alguns macacos). Ele não só iniciou um verdadeiro legado que viria a ser seguido por todos os Zelda's 3D, como também introduziu e/ou popularizou mecânicas que seriam utilizadas por diversos jogos que seguiram depois...


Por ele ser meu jogo favorito da franquia até agora, eu decidi fazer um Top-5 com os cinco melhores momentos de Ocarina of Time! Então vamos nos preparar! Ah, sim! Saiba que temos muitos spoilers aqui. Então leia por sua conta e risco.


5. Bongo-Bongo escapa do poço


Ocarina of Time foi o primeiro jogo da série a entrar nas 3 dimensões. Não só isso, como ele também contava com cutscenes mais... cinematográficas, digamos. Ora, antes dele, cutscenes praticamente não existiam em Zelda. Então, Ocarina pôde colocar um mundo de cenas bem interessantes em nossas mãos...
De todas elas, a que mais se destaca para mim é a fuga do chefe Bongo-Bongo de sua prisão no poço em Kakariko...
Essa cena é a mais interessante, não só por mudar o cenário (deixá-lo em chamas), como também mostra uma cena de pseudo-luta entre ele e os personagens... Sério, aquele momento dele pegar Sheik e brincar com ela como se fosse um boneco, e depois de derrotar Link (fora de tela) sem problemas, foi um golpe de mestre!
É uma cena curta, mas intensa, tão intensa que eu jamais pude esquecê-la. Não lembra dela? Clique aqui.

4. Link e Epona fogem do Lon Lon Ranch



Outra brincadeira que Ocarina começou. A ideia de cavalgar pelos campos de Hyrule surgiu primeiro aqui, e todos nós sabemos o quão gratificante é correr com Epona pelos vastos campos, ou até mesmo pelo lago ou deserto.
Quando você visita Lon Lon Ranch pela primeira vez depois de adulto, você fala com Ingo e pede para ele deixar você andar um pouco com os cavalos. Você encontra com Epona, e, com ela, desafia Ingo para uma corrida. Depois de duas corridas extremamente difíceis, Ingo, o mal-perdedor, prende você no rancho...
É então, que o cavaleiro épico dentro de você decide pular as cercas que cercam o rancho, e KA-BLAM BURUM BAU!
Epona pula da cerca e você está livre com ela para cavalgar por Hyrule!
Por que este momento é tão épico, você pergunta? Ora, depois de ver que Link podia cavalgar logo na tela título do jogo, você acaba ficando ansioso para isso! E, é claro, a Epona é o melhor meio de transporte de todos!


3. Sheik é Zelda!



É, até mesmo na época, eu sei que ninguém ficou surpreso quando Sheik, a ninja poeta, revelou ser, na verdade, a princesa Zelda.
Era uma coisa óbvia, na verdade, mas essa cena em geral trás de volta a ideia da quinta posição. Uma cena mais cinematográfica e intensa. Tudo nessa cena parece estar no lugar, e, bom, a essa altura, você realmente acha que não há mais nada em seu caminho. Basta ir até o Ganondorf e chutar ele pra fora do trono! Sabemos que não é assim que as coisas acontecem, mas essa é a sensação que a cena passa. Não lembra dela? Clique aqui.

2. O Herói do Tempo surge


Você deve lembrar que, quando eu escrevi o Top 10 de melhores momentos do Twilight Princess, eu falei que todo jogo Zelda tem aquele momento revigorante. No caso de Ocarina of Time, o momento é justamente quando Link puxa a Master Sword de seu pedestal.

Diferentemente dos outros títulos, Link não fica apenas com uma arma poderosa em mãos! Dessa vez, o mundo INTEIRO ao seu redor é alterado. Link fica sete anos mais velho, e sete vezes mais incrível.
A ideia do mundo do futuro é a de que tudo está errado, e você realmente sente que as trevas dominaram! Nessa, você não só sente o mundo mudando, mas também sente que a única coisa que pode mudar isso é a poderosa lâmina que está em suas mãos, agora!

Antes de viajarmos na maionese com o primeiríssimo lugar, vamos dar uma olhada nas menções honrosas, sim?

Conseguindo a Ocarina do Tempo
Estranho isso, né? O momento em que você consegue o item titular do jogo não está nessa lista por um simples motivo. Ela antecede a parte da Master Sword, que é um dos grandes ápices do jogo. Se isso fosse um Top-10, certeza de que esse momento teria sido destacado.
Além disso tudo, pouca coisa realmente muda quando você consegue a Ocarina do Tempo...

A luta contra Phantom Ganon
Essa é uma das batalhas mais interessantes do jogo. Phantom Ganon começa causando uma surpresa inicial, ao aparecer simplesmente como Ganondorf montado em seu cavalo negro. Enquanto a batalha em si é muito boa, ela simplesmente não entra nas 5 melhores posições do jogo...

Aprendendo as músicas de warp
Ah, Sheik... Os encontros com ela em Ocarina sempre eram envoltos em mistério, mas ainda graciosos. Sempre que você a encontra antes de um calabouço, ela conta um breve e simples "poema" e lhe ensina uma música nova, para que você possa voltar aquele lugar com facilidade. Esses momentos estão dentre os melhores do jogo, sim, mas ainda não são parte dos 5 melhores. Embora um deles em particular faz parte da quinta posição.

O primeiro encontro com Ganondorf
Você ouve falar muito de Ganondorf durante sua jornada. Você sabe que tem de pará-lo, antes que ele consiga dominar o mundo. Daí, quando você o encontra ainda como criança (realizando o pesadelo que Link tem no começo do jogo), tudo o que você pensa é em como você não está preparado para aquele momento ainda! Essa cena é muito especial, e tem aquela ideia de cinematográfica, mas não é tão chocante ou impressionante quanto as outras que entraram na lista.

O final do jogo
Logo após derrotar Ganon, o jogo inicia sua cena final, mostrando um epílogo geral enquanto os créditos rolam. Tudo nesse momento é legal. A cena final do jogo simplesmente engloba tudo que foi colocado no jogo e explica como as coisas terminaram... Isso sem falar no adeus final entre Link e Zelda. Até dói não ter colocado essa parte na lista, na verdade...

E agora, senhoras e senhores, aqui está o primeiríssimo lugar! O melhor momento de Ocarina of Time.



1. A luta final contra Ganon



Como eu falei em um Top Zelda anterior, a batalha final de Ocarina of Time não é algo que aparece assim, do nada. Ela não só tem coesão, como também é o momento mais antecipado do jogo. Desde o começo, você tem uma motivação, derrotar Ganondorf, e essa motivação não vai embora em momento algum.
Eu já falei sobre o que acho dessas batalhas no passado, então não vejo por que explicar novamente... Mas posso dizer o seguinte: esse é o ápice do jogo!
Quando eu começo o jogo do zero, este é o momento que eu mais antecipo!
Toda a sensação que essa batalha exala é de final. Não é daquelas que faz você pensar que está acabando e, de repente, você tem mais uma parte de jogo pra completar. Não... A luta final contra Ganon é isso mesmo, uma luta final, e é uma das melhores criadas até hoje para qualquer videogame!


E quanto a você, querido leitor? Qual é o seu momento favorito de Ocarina of Time? Além disso, tem alguma sugestão para o próximo Top Zelda? Não deixe de comentar, e até a próxima!



Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.

7 comentários:

  1. todos os momentos citados sao epicos mais para mim falta um que e quando vc vai pra floresta e ve aquele tronco onde ficava a saria sem ninguem aquele momento, sei la deu uma tristeza de nao ter podido salva -la antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Aquele momento é um dos melhores... Me esqueci dele. Merecia uma menção honrosa! :D

      Excluir
    2. e um dos momentos mais tristes de jogos que eu ja joguei junto com a morte de chrono no chrono trigger(meu segundo jogo favorito depois de oot)

      Excluir
  2. Olá Davi! Gostei muito do seu blog, realmente ele é bem interessante. Vim aqui para perguntar se você topa uma parceria, pois gostaria muito que seu ótimo blog fosse conhecido por várias pessoas que trabalham comigo em meu blog. O link dele é esse aqui:

    http://unitedgamersbrasil.blogspot.com.br/

    O blog se trata de várias coisas sobre games, desde análises de jogos clássicos (antigos, novos, ruins e bons também) de curiosidades, de notícias e de até mesmo de desenhos feitos pelos colaboradores! Enfim, o blog só não tem banner, mas você poderia encaixá-lo em uma espécie de "Parceiros de link". De qualquer forma, espero sua resposta. Tenha um bom dia! Abraços. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, sempre bom contar com novos parceiros! Dei uma olhada no seu blog, e achei bacana! Podemos formar uma parceria tranquilamente aqui!

      Excluir
  3. Vai parecer ridículo o que vou dizer, mas eu chorei quando zerei Ocarina do Tempo no N64, é muito F0D4!

    ResponderExcluir