sábado, 15 de dezembro de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: The Minish Cap - Palace of Winds



E preparem seus corações pois estamos dentro de um dos melhores calabouços da série! Sim, eu disse da série!
Esse calabouço é muito bem bolado, e vai reutilizar algumas das principais ideias dos outros calabouços do jogo, então pode esperar um pouco de dejá vú por aqui...
Além disso tudo, temos que admitir que subimos muito desde que passamos por aquele tornado antes... Me pergunto como Link e Ezlo conseguem respirar de boa aqui... Bom, mas chega de papo e vamos direto ao que interessa: os desafios do Palácio dos Ventos!


Logo após a entrada, siga pelo corredor suspenso aqui, e você chegará na primeira parte do calabouço logo de cara...


Quem lembra das alavancas que não vimos no jogo todo? Pois é, elas estão aqui! Use a primeira aqui para erguer a ponte. Prossiga pela ponte e ignore essa alavanca. Passe pela outra ponte e ative a plataforma daqui.
Nessa próxima parte, um pequeno desafio. Você deve ter notado que há uma alavanca aqui, mas a mesma está bloqueada por alguns blocos, certo? Aqui é simples. Fique perto da ponte pela qual você passou de forma que você ainda veja a alavanca da plataforma anterior.


Então, use uma arma à distância. Aproveite para usar as Light Arrows que pegamos na última parte! Isso deverá esticar a ponte de cima. Siga por ela. Aqui, ative uma das alavancas ao redor, com armas de longa distância para aumentar a ponte da direita.


Siga para o outro lado e derrote os Stalfos. Então, use os painéis que você, com certeza, viu anteriormente para criar clones na horizontal.



Com isso, vá para a direita e empurre aquele bloco para o norte. Com o caminho livre, siga pela passagem...


Aqui, suba na plataforma móvel e vá desviando dos blocos para chegar até o outro lado, só tome cuidado com as minas voadoras...

Suba as escadas e prossiga pelo caminho da esquerda, tomando cuidado com os Bob-ombs. Você chegará em uma área com um grupo de nuvens empilhadas umas sobre as outras.


Use uma arma de longa distância (ou ald, como vou me referir aqui) para acertar a alavanca. Então, prossiga pela ponte. Aqui, desvie dos espinhos da maneira que achar melhor e mexa na alavanca mais uma vez para poder passar para a esquerda.


Coloque então uma bomba bem próxima da alavanca e passe pela ponte da esquerda o mais rápido que puder! Perderemos acesso à direita, mas agora, podemos prosseguir para o norte... Equipe seu escudo e prossiga...

DESAFIO: WIZZROBES


Argh... Se você já jogou muitos Zelda's portáteis, é quase que inegável que você já tenha tido de brigar com Wizzrobes antes... Aqui, eles não são lá tão chatos, então pode ficar tranquilo. A batalha é simples: derrote todos eles... Não há mais nada para fazer. Vai ser um teste de sobrevivência, visto que você terá de enfrentar alguns rounds deles... Mas, como você já chegou até aqui, não vai ser um bando de bruxinhos que vai lhe impedir, não é mesmo?

Quando eles forem derrotados, abra o baú para adquirir... a Roc's Cape!


Com essa belezinha em mãos... Ou nas costas, poderemos dar uma planada pelo ar, alcançando o que antes não podíamos nem pegar. Sim, é uma forma de pulo, e que virá muito a calhar nesse calabouço. Equipe-a e use-a para sair dessa área, pulando para a direita.


Faça isso e retorne à sala dos Bob-ombs. Uma vez lá, prossiga pelo caminho ao norte. Você encontrará uma parte diferenciada no chão metálico. Pule com a Roc's Cape nela e você cairá para a parte de baixo.



Abra o baú para conseguir uma Kinstone vermelha. Siga para baixo da parte metálica e pule normalmente para voltar à parte de cima. Então, retorne à sala onde vimos as nuvens.


Use a Roc's Cape para pular de nuvem a nuvem, e, eventualmente, você chegará ao andar superior.



Siga para a direita, planando pelos buracos e evitando as minas. Você chegará em uma sala com alguns blocos. Vá empurrando os que estão à sua frente para o norte, mais ou menos como indica a figura abaixo:

Caso ainda assim você tenha dúvidas, por favor se manifeste nos comentários...
Então, use os três painéis mais inferiores para criar seus clones. Com eles, passe pelos blocos, e, estando com cada clone seu entre esses botões, ataque com sua espada para que dois monstros apareçam.


Derrote-os com sua espada e escudo e o caminho para a direita será liberado...
Siga por aqui e você descobrirá uma outra área bem irritante...


Evite contato direto com os ventiladores, já que os mesmos são muito fortes e lhe empurrarão para fora do chão em instantes. Espere que eles parem para, então, prosseguir. No terceiro ventilador, espere ele parar para usar sua Roc's Cape e planar para a direita, onde você terá de seguir ao sul, ainda tomando cuidado com os ventiladores.


Finalmente, você encontrará dois ventiladores dos quais é impossível desviar... O ideal aqui é que você espere eles pararem para usar seu Cane of Pacci no buraco e correr até ele para pular e chegar no nível de cima.



Caso o vento bata antes de você chegar lá, fique indo contra ele, rolando, para ter mais chances de não cair, até que o vento pare e você tenha acesso ao buraco... Com isso, siga pela esquerda.

Use a Roc's Cape no painel de ferro para descer e prossiga um pouco para a esquerda. Aqui, NÃO toque nos Rupees e pule no painel para subir.


Siga um pouco para a esquerda e espere a plataforma móvel chegar para descer nela. Suba assim que ela parar e siga para norte, subindo as nuvens que você vai encontrar.

Oh... Essa parte... Comece a se clonar na vertical, e suba na plataforma móvel que vai aparecer.


Tome cuidado com os blocos que estarão no caminho e saia dela quando ela parar novamente. Siga pelo caminho da esquerda, tomando muito cuidado para não desfazer seus clones e empurre o bloco gigante para a esquerda.


Siga, então, pelo caminho ao sul.

Aqui, empurre um dos blocos que estão próximos a partes diferentes do chão, e suba a plataforma que vai surgir.


O truque daqui é simples: pule de uma plataforma para a outra enquanto desvia dos obstáculos no caminho, além dos inimigos.


Pela primeira vez na história dos nossos detonados, os botões ficam na frente...
Quando você conseguir passar, pule para a parte metálica e siga pela direita.


Desça na plataforma móvel e, à medida que ela vai passando, desvie dos obstáculos subindo e descendo da grade metálica. Quando ela parar, suba e siga para a direita.

Desça aqui e siga para norte. Desviando dos espinhos, equipe o Cane of Pacci e use-o no buraco mais ao leste.


Aqui, desça as escadas e clone-se de forma que cada um de seus clones acerte um dos botões. Isso irá revelar um Portal Minish. Use-o e siga pelo buraquinho na parede.


Eita... Isso pode ser complicado...Você terá de empurrar os potes para passar, mas apenas um erro e teremos de reiniciar a sala (basta sair e voltar da sala para que possamos continuar). Confira o vídeo abaixo para saber como proceder:



Desvie dos espinhos ao norte e prossiga pelo buraco na parede. Vá seguindo norte, normalmente até achar um Portal Minish.


Retorne ao seu tamanho normal e use uma ALD para acertar o botão daqui. Isso irá destrancar a porta e nos dar uma nova chave!



Pegue a sua Small Key #1 e saia pela direita. Use a Roc's Cape para passar pelo buraco e siga sul, onde veremos o portal Minish anterior. Suba as escadas e siga para a porta trancada na esquerda. Destranque-a e passe por ela...


Use a Roc's Cape para ir subindo pelas nuvens, e chegaremos ao próximo andar...

Derrote os Moblins se quiser, e prossiga pela esquerda. Aqui, tome cuidado com os ventiladores e use a Roc's Cape para acertar a ponte no outro lado.


Você irá cair algumas vezes, mas não é nada que a perseverança não dê conta. Suba as escadas e empurre os blocos ao sul de forma que você consiga passar... Desvie dos espinhos ao sul e, você encontrará outro ventilador.

A diferença é que esse aqui vai nos ajudar. Fique logo à frente dele e, assim que ele começar a jogar vento, pule para a esquerda com sua Roc's Cape. O vento extra vai nos ajudar a chegar ao outro lado. Siga, então, para o norte...

Mantenha o direcional pressionado ou você não vai conseguir...
Plane pelas plataformas dessa área, apenas tendo cuidado com os Lakitus, sem esquecer de sempre ir ao norte...

Aqui, desça as escadas e suba as nuvens... Elas não vão lhe levar até outro andar, mas irão nos ajudar a passar por este buraco. Quando estiver no topo, plane para a direita e você chegará ao outro lado. Siga pelas escadas, e derrote os Moblins se quiser... Ignore o Pedaço de Coração daqui de baixo, só poderemos pegá-lo mais tarde.


Siga até o final dessa área para encontrar um baú com uma Kinstone azul. Volte um pouco e plane para a plataforma da direita. Use as nuvens daqui para que você possa ir para a direita novamente e, então, suba as nuvens dessa parte para ir a um novo andar.

Siga para o sul, tomando conta dos Stalfos e você encontrará um inimigo muito, mas muito, chato... Esses soldados com as maças devem ser enfrentados com cautela...


Espere um deles atirar a maça, então, saia da frente, corra até ele e golpeie como se não houvesse amanhã! Mantenha sua distância, seja rápido na hora de golpear e desviar, e você sairá vitorioso. Quando eles morrerem, pegue a Small Key #2 e prossiga pela porta da esquerda.


Uma vez aqui, use seu bumerangue (se é que você o tem) no monstro vermelho para transformá-lo em fada. A essa altura, eu acho que você vai precisar de uma delas...
Ignore tudo o mais e siga pela esquerda.

Um quebra-cabeça bem curioso nessa área. Empurre um vaso para cima de um dos botões e, então, clone-se nos painéis para preencher os botões restantes.


Quando isso for feito, prossiga pela esquerda... Pressione o botão dessa sala para que o ventilador funcione e use-o para ganhar velocidade e chegar ao sul da sala planando. No entanto, você terá de enfrentar dois Moblins e dois Wizzrobes de gelo assim que passar, então fique atento.


Prossiga então pela direita e vá seguindo por ela... Você chegará em outra área com um ventilador e um botão. Pressione-o para que o ventilador lhe ajude a planar até o norte... Aqui, empurre o bloco que está bem abaixo ao baú e abra-o para adquirir sua Small Key #3.


Empurre os blocos do outro lado para passar e use sua chave na porta ao norte.
Abra o baú daqui para adquirir a Big Key!


Retorne à sala onde enfrentamos os inimigos com as maças e destranque a porta ao extremo sul...

Aqui, teremos uma seta apontando para... bom... nada...? Mas, espere! O que é aquilo ali lá embaixo?


Vamos dar uma olhada! Caia dessa parte!
_______________________________________________
MINI-CHEFE: DARKNUT


Dificuldade: Relativamente fácil (a esta altura)
Armas necessárias: White Sword, Tiny Shield
Sério, estamos enfrentando um Darknut de novo. A esta altura eu suponho que você sabe como lidar com eles... Mantenha-se sempre na defesa e, assim que ele atacar, contra-ataque... Nada de difícil, não é mesmo? Não na terceira vez... Só que, agora, você também pode derrubá-lo da plataforma! 

Vídeo de demonstração:

_______________________________________________

Ao fim da batalha, um portal azul será formado e uma ponte será criada, levando ao norte.

Chegaremos em uma sala escura... Use sua Lanterna para ver melhor o lugar... Siga um pouco para a direita, suba as escadas e abra o baú com sua Bússola.


Prossiga para a esquerda e suba as escadas daqui...


Nessa sala, siga pela porta ao sul. Aqui, use os painéis para se clonar, de forma que cada clone fique separado por um bloco do outro.


Então, prossiga para o sul, tomando cuidado com as colunas e acerte os botões. A porta da esquerda destrancará. Prossiga por ela.
Desvie dos espinhos com a Roc's Cape e abra o baú no final para adquirir a Small Key #4.


Siga pela direita. Destranque a porta da direita e chegaremos a uma área bem... O ideal é que você passe por cada um dos tornados, começando do sul, até chegar ao lado da direita... No entanto, eu tenho uma ideia melhor. Aqui, pule para o tornado que está à sua direita logo.


Isso vai nos economizar uma enorme quantidade de tempo... De um jeito ou de outro, siga pela porta na plataforma da direita para o norte.
Ignore os Gibdos e siga para o norte e você encontrará dois botões. Acerte-os com um Spin Attack bem posicionado e siga pela porta da esquerda.


Uma vez aqui, caia no buraco do centro e voltaremos à sala escura... Abra o baú dessa sessão para adquirir a Small Key #5.


Desça e suba as escadas da esquerda novamente... Aqui, faça uma volta anti-horária para retornar à sala onde vimos os Gibdos. Então, suba as escadas...

Nesta área de cima (que você deve ter reconhecido), siga pelo caminho da esquerda, sim? Você encontrará um buraco no chão... Caia nele.

O que a gente não faz por uma Kinstone, não é mesmo?

Derrote os Wizzrobes dessa sala e abra o baú para conseguir uma Kinstone vermelha. Saia pela porta da direita e suba as escadas...

Agora, siga pelo norte e vá seguindo pelo caminho... Chegaremos em uma sala com três Wizzrobes de fogo. Derrote cada um deles e abra o baú que vai surgir para pegar o seu Mapa.

Err... Senhores... Eu estou aqui.
FINALMENTE!
Prossiga pela passagem da esquerda e você encontrará dois Wallmasters. Tome MUITO cuidado com eles, e elimine-os rápido.


Quando eles caírem, puxe a alavanca daqui para destrancar a porta ao sul, que é a qual nós vamos seguir.
Simplesmente suba pelas escadas aqui...

Aqui, siga pela esquerda e norte, e você encontrará um grupo de blocos próximos a um buraco. Empurre-os para que eles caiam e plane para passar pelo buraco.


Siga, então, pela porta ao norte. Prossiga por esse corredor e você achará o seu Pedaço de Coração #19.


Retorne então para a sala com os blocos. Já que passamos por essa área (e, aparentemente, não há como fazermos muito), caia no buraco para tentar subir aqui de novo...
Bom, nas escadas de início de novo, siga para a direita e você vai se deparar com uma mina voadora e alguns blocos rachados do outro lado de um buraco. Já que não podemos misturar o arco com as bombas, como era possível em Link's Awakening, teremos de improvisar... Puxe seu arco e aguarde até que a mina fique bem próxima dos blocos rachados.


Atire, então, uma flecha para explodir não só ela como os blocos também. Com esses dois obstáculos fora do caminho, plane pelo buraco e prossiga pela direita. Você encontrará duas tochas apagadas...


Use sua Lanterna para acendê-las novamente e o portal vermelho vai aparecer... Isso significa que estamos já chegando na reta final (ou não...). Retorne para perto de onde os blocos quebrados estavam e siga pelo norte dessa vez...


Aqui, com uma bomba ou bumerangue, acerte o botão para que a porta daqui seja destrancada. Retorne para perto de onde entramos na sala e siga para o norte... Passe pela porta destrancada e abra o baú se quiser 200 rupees. Bom, saia daqui e siga para o sul dessa parte da sala. Você deverá estar vendo uma porta trancada.


Use a chave que você ainda deve ter para passar por ela...

Aqui, derrote os Gibdos se quiser e coloque uma bomba na parte "detonável" da parede.


Prossiga pelo corredor suspenso daqui, tomando cuidado com os monstros e tal... Parece um beco sem saída? Bem, olhe de novo! Coloque uma bomba na parede, bem à frente das rachaduras e uma passagem será revelada.


Exploda os blocos daqui e siga pelo norte.


Nessa sala, cuidadosamente passe pelas minas. Uma delas explode e a porta será trancada... Empurre os blocos que estão dentre duas minas para passar pela porta. Abra o baú daqui para adquirir a Small Key #6.


Então, retorne para onde explodimos alguns blocos para ganhar passagem antes. Aqui, fique em cima das rachaduras no chão e você cairá em uma sessão inatingível do andar anterior...


Use a chave que você acabou de pegar para seguir pela porta ao norte...

Acredite, estamos já na reta final... Aqui, mantenha a Roc's Cape equipada e passe pelos espinhos ao leste.


Derrote ou evite o Moblin e empurre os blocos perto do piso diferenciado para ganhar acesso ao baú, que tem uma Kinstone azul. Retorne para antes dos espinhos e prossiga pelo norte, tomando cuidado com inimigos e armadilhas... Prossiga pelo sul na área indicada pela figura e passe pelos espinhos.


Então, empurre os blocos para que eles caiam e deem passagem a você...


Pule para o outro lado e siga para o norte, onde você poderá ver dois grupos de nuvens. Suba pela que está mais à direita e, uma vez lá em cima, siga pela direita. Abra o baú daqui para conseguir uma Kinstone vermelha...


Então, retorne para a área anterior...

Dessa vez, prossiga pelo grupo de nuvens que está à esquerda. Chegaremos à porta do chefe... Passe por ela.


Prossiga pelo simples caminho, quebrando as caveiras se precisar de alguma coisa e, finalmente, entre no tornado, para que possamos ir em uma das lutas mais criativas e únicas do jogo. Espero que você tenha algumas fadas com você...

_______________________
_______________________

CHEFE: GYORG PAIR
Dificuldade: Relativamente difícil
Armas necessárias: White Sword, Roc's Cape

O próprio nome Gyorg já deve ter matado vocês por dentro... Apesar de não ser o peixe demoníaco de Majora's Mask, esses Gyorg's conseguem fazer jus à dificuldade lendária do original, embora ainda não cheguem a seus pés. No entanto, esta batalha será incrivelmente caótica, já que muitas coisas estarão acontecendo ao mesmo tempo mais à frente, e você terá de ficar atento a tudo... 
Você cairá em cima de um Gyorg azul (macho). Rapidamente, ele passará por um vermelho e maior (fêmea). Pule para a vermelha, e a batalha vai começar... O truque com a vermelha é bem simples, na verdade: ela vai abrir um de seus oito olhos em certa ordem. Use os painéis que estão nas costas dela para se clonar na mesma ordem. Então, siga até os olhos e ataque-os sem dó nem piedade. Minha recomendação é que você seja feroz nesses ataques. Golpeie como se não houvesse amanhã! Com golpes suficientes, ela morrerá e um macho vai aparecer. 
Pule nas costas dele e comece a preparar um Spin Attack para golpeiá-lo quando um dos olhos dele abrir. Só tome cuidado com a cauda que ele vai usar para atacar. Use a Roc's Cape para desviar dela. Com golpes suficientes, você chegará em uma fêmea. Aqui, repita a operação de antes, tendo em mente que você terá de aturar inúmeros projéteis sendo atirados em você. Ataque do mesmo jeito de antes e, mesmo que seus clones desapareçam durante os ataques, continue golpeando, visto que isso parece dar dano do mesmo jeito. Quando ela morrer, pule no macho e ataque os olhos dele também, tomando cuidado não só com a cauda, mas também com os Gyorg verdes que vão aparecer, só para atrapalhar. Eventualmente, pule na fêmea e continue lutando, sempre aguentando as inúmeras investidas do macho, assim como seus projéteis. Quando ela morrer, siga para o macho e destrua-o. Então, pule na próxima fêmea, que deve ser seu último obstáculo... É uma batalha longa e difícil, mas fique sempre atento ao que está acontecendo, desviando dos principais ataques e lutando com toda a ferocidade que você tem e você será (finalmente) vitorioso.

Vídeo de demonstração:


Ao final desta longa e dolorosa luta, você finalmente receberá o Elemento do Vento...

O vento leva as sementes das flores, espalhando a vida pelas terras.
O Elemento do Vento é a encarnação desse poder.

Pegue o Heart Container e use o portal verde... Nosso trabalho aqui acabou.

Na próxima parte: pegaremos os principais itens e algumas outras coisas, antes de seguirmos em frente para a batalha final!

<-- b="b">"Stairway to Heaven"

17 comentários:

  1. \°/ finalmente vou logo jogar, vlw ae por mais esse capitulo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Espero que ele tenha lhe ajudado!

      Excluir
    2. se ajudou? eu ainda taria procurando o chapeu na floresta sem esse detonado auhsuahsua

      Excluir
  2. quando vai sair o proximo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo mandar assim que tiver a oportunidade. Com sorte no começo dessa semana...

      Excluir
  3. Muito bom esse detonado cara ! Sem ele ainda estaria andando loucamente pela floresta sem rumo nenhum

    ResponderExcluir
  4. aue coloca o restante cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar assim que tiver a chance! Não falta muito pro final do jogo agora ;)

      Excluir
  5. parabéns!!! só lhe resta elogios vc é muito bom em fazer detonado estou admirado com o trabalho de vcs:D

    ResponderExcluir
  6. Só queria informar que rolar na parte dos ventiladores não é tão efetivo quanto usar as suas Pegasus Boots, com elas, você não cairá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, mas eu acho o ato de rolar mais interessante por que ele é imediato. As Pegasus Boots precisam "carregar" alguns instantes antes de pegar. Mas, de todo jeito, ambas as formas estão valendo. :)

      Excluir
  7. Batalha mais épica com o darknut de todas, empurra-lo da plataforma no primeiro golpe... em 2 segundos :3

    ResponderExcluir
  8. man nos ventiladores ñ to conseguindo passar pra parte d cima na parte d ir para esquerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm.... Qual seria o problema? Você não está conseguindo chegar lá a tempo, ou o jogo simplesmente não permite? Não esqueça que você deve usar o Cane of Pacci no buraco antes de cair nele, ou você não sairá do canto! Aproveite a sua velocidade e saiba utilizá-la bem! Role, ou use as Pegasus Boots pra chegar ao outro lado!

      Excluir
  9. Cara parabéns muito bom o seu site e dicas, vlw

    ResponderExcluir