segunda-feira, 16 de abril de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: The Minish Cap - Ezlo e a Vila Minish


OK, vamos recapitular o que RAIOS nós temos que fazer aqui, certo? Vejamos, temos uma espada quebrada pra reforjar, retransformar a princesa em gente e encontrar uma vila que ninguém nem sabe se realmente existe (não necessariamente nessa ordem). É MUITA coisa pra pedir pra uma criança, né não?
Bom... Deixemos de besteira. Você deve estar agora do lado de fora do castelo, sim?


Essa área de fora do castelo ainda vai ser bem explorada, mas isso é só mais à frente. Por enquanto, você só tem a opção de entrar no castelo (que está com a maioria de suas portas trancadas) e sair direto para o campo.
Não temos mais nada a ver no castelo, pelo menos por enquanto, então estamos limitados ao campo. Siga para o sul, e você sairá da área do castelo.

Logo de cara, vai dar pra notar que essa área não é mais tão pacífica quanto costumava ser. Você vai dar de cara com alguns octoroks.


Aproveite essa oportunidade para experimentar sua espada e seu escudo em uma luta de verdade. Coloque ambos nos botões que preferir. Com apenas um golpe, esses inimigos devem ser derrotados.

Se você tentar ir de volta à cidade, você vai descobrir que o caminho foi bloqueado.


O carpinteiro Mutoh e seus aprendizes parecem estar ajeitando a rota, que foi danificada quando Vaati atacou. Admito que não me recordo de semelhante acontecimento. De qualquer forma... A rota para a cidade está bloqueada, então não adianta arranjar nada aqui. Siga para sessão a leste (-->). Você vai encontrar algo como o visto abaixo:


Corte esses projetos de galho com sua espada e siga caminho (deviam chamar essa série de A Lenda do Desflorestamento... sério).

Você chegará em uma nova sessão do campo: Lon Lon Ranch. Assim como muitos outros lugares, não vai dar pra explorar muito esse aqui. Então, ao invés de sair procurando as coisas às cegas, mantenha-se seguindo para o sul. Só que tem uma coisa nova que você vai encontrar aqui:


Não se intimide com isso. Cada um dos carinhas aí só precisa de um golpe pra ser derrotado. Recomendo que você sempre os ataque, até porque eles geralmente derrubam alguma coisa, como dinheiro.
Bom, siga-se mantendo ao sul, sem mudar de direção. Como eu disse, está tudo bloqueado aqui.

Ao sul, você chegará em mais uma nova sessão: Eastern Hills. Aqui, também se mantenha indo ao sul. Ou você pode parar em algum lugar e cortar grama pra conseguir mais alguns rupees. Bem, de qualquer forma, seu objetivo aqui é seguir pelo caminho ao sul e cruzar a ponte que leva ao leste. Faça isso e você chegará em Minish Woods, nosso destino!

Bem, essa área aqui é visivelmente diferente. Como você já deve ter suposto, não há muito o que fazer aqui logo de cara. Siga para o leste, derrotando os inimigos se quiser... Quando o caminho se dividir, siga para o sul.

Um novo inimigo: o Green ChuChu
Nessa rota, cheia de névoa (calma fãs de Silent Hill), você irá se encontrar com mais um inimigo novo, o Green ChuChu. Ele só precisa de dois golpes para ser derrotado, então não se enerve. Você vai encontrar mais três deles ao longo da rota. Ao final da mesma, ignore o tronco e siga para o oeste. Alguns passos à frente, (logo após a pequena poça d'água) você vai ouvir o que parece ser um grito de socorro.

Parece que alguém está com problemas...
Por mais insensível que isso possa parecer, ignore isso por enquanto. Siga pelo resto do caminho e você vai encontrar um Pedaço de Coração.


Agora sim, volte pelo caminho que você veio. Você vai dar de cara com... aquela coisa.

"O que há de errado com você!? Você gosta de me ver sofrendo este abuso!? Me ajude!"
Depois de um curto monólogo, os dois Octoroks vão atacar você. Nada demais. Depois que ambos forem derrotados, o pequeno... chapéu (?) vai dizer que também está em busca de Vaati, para quebrar uma maldição (assim como você). Ele se apresentará como Ezlo e vai acompanhar você. Agora, siga de volta para o local onde você estava, antes de ser chamado por ele... Só que... Não parece que Ezlo é capaz de andar no mesmo ritmo que o seu... Por fim, ele vai se irritar, e acabar descobrindo uma forma genial de lhe acompanhar sem problemas.


Nessa, você agora pode pressionar o botão SELECT se precisar ouvir alguma coisa de Ezlo. Ele será muito útil dando dicas e essas coisas, além de lhe lembrar de seus objetivos. Sem mais delongas, ande para o sul.

Quando você ver o tronco de novo, Ezlo vai lhe parar para lhe notificar de uma útil habilidade (além de explicar que os Picori na verdade se chamam Minish).  Subindo no tronco e pressionando R, você poderá diminuir o seu tamanho.


No tamanho pequeno (ou Tamanho Minish), pressione R quando estiver ao lado do tronco para voltar ao normal. Fique pequeno e Ezlo vai lhe dar um pouco de perspectiva a respeito do mundo agora.

Pequenas poças d'água são como pântanos com águas muito profundas para os Minish, então não tente sair andando por elas. Além disso, coisas como gramas e arbustos não podem ser cortados ou penetrados, o que indica que você está limitado a pouquíssimas opções de movimento. Quando em tamanho Minish, sempre siga pelo caminho mais limpo. No entanto, os Minish podem passar por áreas impassáveis no tamanho normal. Um exemplo? O tronco oco logo à frente.

Use o balão acima de você para se guiar
Siga pelo tronco, e você encontrará uma poça d'água. Não, não dá pra simplesmente passar por ela. Sim, você pode usar as folhas flutuando nela para atravessar. Espere até uma chegar perto e suba nela, saindo assim que você puder entrar na área a norte.

Já teve aquela sensação de ser pequeno?
Siga por essa área de transição, passando pelas nozes e galhos quebrados no chão (faz você ver como é a vida de um inseto, ou quase isso). Ao fim, você terá chegado na Vila Minish.
Andando um pouco mais, você vai dar de cara com vários Minish. Os mesmos parecem um pouco impressionados com você.



Apesar de eles falarem alguma coisa, você não vai ter muita sorte em entendê-los. Bom... Depois de um tempo, eles vão desaparecer, e você estará livre para se mover de novo.

Não adianta falar com nenhum Minish, não vai dar pra entender muita coisa. Aliás, não vai dar pra entender nada!
Por conta disso, não fale com ninguém. Siga para o leste e mova-se para o norte na primeira entrada. Vá seguindo sem parar até você achar uma área de madeira. Ande pela sessão mais ao leste (a da figura abaixo) e siga pelo caminho. Ao final do mesmo, você conseguirá outro Pedaço de Coração.


Só mais dois, e teremos um coração novinho em mãos!
Bem, volte e siga pela sessão de madeira mais ao oeste. Você encontrará um local grande.


Quem será que mora aqui, não é mesmo? Curiosamente, o Minish que vive aqui, chamado de Festari, é capaz de falar a sua língua. Fale com ele para descobrir que é possível entender a língua dos Minish se você comer uma certa fruta, a Jabber Nut.

Você pode encontrar a Jabber Nut se você for para a casa/barril ao sul. Faça isso, siga pelo mesmo caminho que você veio antes, e você deverá encontrar algo como na imagem.


Siga por essa ponte, e desça as escadas logo à frente. Você chegará no barril. Aqui dentro, você vai se deparar com seu primeiro quebra-cabeça, se é que pode chamar assim. Apenas empurre a caixa para a esquerda ou direita.


Feito isso, siga para a fruta vermelha que parece estar falando ali. Ao interagir com ela, você poderá entender a linguagem dos Minish (embora eu JAMAIS comeria uma fruta para que pudesse entender a língua de alguém... quer dizer, isso é mesmo confiável?). Se quiser testar, fale com o Minish que está por aqui.

Depois dessa, siga para o canto mais ao Noroeste da vila. Se quiser direções mais fáceis, siga para a casa de Festari e, de lá, siga para o oeste (esquerda). Claro, se você quiser, você pode andar um pouco pela vila, falando com todos os Minish para aprender um pouco mais a respeito da história do jogo e dos Minish em geral. Só lembre de seguir para o Noroeste.


Uma vez ao noroeste, suba as escadinhas e entre na pequena casa. Lá, você conhecerá o ancião da vila. Ele vai mencionar que apenas o uso dos elementos é capaz de produzir uma nova lâmina para a espada quebrada.


O primeiro elemento, o Elemento da Terra, pode ser encontrado no santuário ao norte da casa de Festari. Bom, temos a direção. Vamos para lá.

Siga para a casa de Festari. Lá dentro, fale com ele e ele lhe dará passagem. Siga pela passagem e vá ao norte, sempre ao norte, seguindo pelo buraco que tem bem à frente. Daí, apenas mova-se em direção ao santuário.



Na próxima parte: o Gust Jar, pedaço de coração e o primeiro elemento

13 comentários:

  1. Belíssimo detonado, rico em descrição e com as imagens, show mesmo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo detonado. com a falta de tempo que tenho, nao dá para jogar na moral e perder tempo com os puzzles.

    ResponderExcluir
  3. vc podia fazer um detonado assim do
    zelda ocarina do tempo ...
    detonado notem milllll ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com isso em mente. Ainda não deu pra fazer por uma série de problemas técnicos que viemos enfrentando...

      Excluir
    2. Sei que vcs vão conseguuir, pos eu numca vi um detonado tão perfeito como esse :)

      Excluir
  4. po muinto booooooom seu detonado continui fazendo

    ResponderExcluir
  5. bem amigo está indo bem mais tem outras partes do jogo mais mesmo assim está ótimo parabéns mano continue assim ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar se referindo às outras side-quests, correto? É, eu sinto que deixei alguns pontos pra trás ainda... Mas pretendo organizar todos e lançar um guia só sobre sidequests especiais no futuro! Pedaços de coração, potes e itens secretos estão cobertos fora do detonado já. :)

      Excluir
  6. Muitíssimo obrigada! Nunca joguei nenhum jogo do Legend Of Zelda, comecei por esse e seu detonado está muitíssimo bem explicado, com comentários ótimos, imagens perfeitas e tudo mais do que um bom detonado precisa - além, claro, da sua paciência, algo fundamental.
    Muito obrigada mesmo e meus parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado o seu detonado está muito perfeito e muito bem explicado com imagens, textos e humor estou indo muito bem no jogo graças ao seu detonado perfeito, parabens por fazer esse ótimo detonado

    ResponderExcluir
  8. Como eu faço pra ser parceiro deste blog??
    Eu quero muito ser parceiro pois eu amei esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato em saber que você gostou do blog! :D
      Se puder, manda um e-mail pra gente (você pode achar o endereço na página "Contato e Afiliação, que você acessa lá na coluna horizontal de cima), que a gente pode falar sobre isso com mais detalhes, ok? :)

      Excluir
  9. Entrem em um dos meus blogs:
    gamesmemoraveis.blogspot.com
    pokemon-forever123.blogspot.com

    ResponderExcluir