segunda-feira, 23 de abril de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: The Minish Cap - Deepwood Shrine


Bem-vindo à Deepwood Shrine, o primeiro calabouço do jogo! Por causa disso, não será um calabouço muito difícil, não senhor! Vai ser mais um teste, pra ver se você realmente aguenta o tranco.

Ezlo parece MUITO empolgado!!
Bom, nessa primeira sala, você está meio que sem opções, certo? Então, eis o que fazer. Siga para o norte, você deverá estar vendo três estátuas, não é? Bom, empurre a única estátua acessível para a esquerda (<--) e siga pela passagem.
Escuro!
Aqui, teremos nosso primeiro quebra-cabeça que de quebra-cabeça não tem nada, bem simples na verdade. Primeiro, derrote todos os inimigos da sala, dois golpes de espada em cada um deverão ser o suficiente. Depois deste genocídio, aperte os quatro botões na sala, para acender as quatro tochas. Um baú com sua Small Key #1 vai surgir. Siga para a porta trancada ao norte e pressione o botão R para abri-la e seguir em frente.

Nessa outra salinha, lesmas estarão caindo do céu... ou melhor... do teto. Enfim, elas caem de cabeça para baixo e, nessa pose, são bem mais fracas. Derrote-as antes que elas possam se recuperar e marche. Você encontrará um tipo de alavanca logo à frente... Ah... o que é um Zelda portátil sem alavancas como essas? Puxe-a (com o botão R, mais o direcional para baixo) e uma pequena ponte vai se fazer para a plataforma no centro da sala. O problema é que você ainda está sem ponte para o outro lado. O que fazer...? Vê o cogumelo azul?


Hora de um pouco de física. Puxe o cogumelo, como na figura acima e, depois de certo ponte, solte o botão R. A ideia é que o cogumelo vai voltar ao seu estado original, mas vai trazer você junto (suponho que Link segure o cogumelo ainda). Segundo a Lei da Inércia, quando o cogumelo parar, Link, ainda carregado de velocidade, vai continuar até acertar alguma coisa. O negócio é esse: quanto mais você puxar o cogumelo, maior será a distância que você vai viajar.
Bom, depois disso, cuidado com a lesma e siga para a passagem ao norte.


Essa próxima sala, nós chamaremos de sala do Barril Gigante. Por que? Porque tem um Barril Gigante nela!! *risadas de fundo*
A-HEM! Bom, suba nas escadas à sua direita, tomando cuidado com o inimigo-cogumelo. Nem tente lutar com ele, você não pode vencer uma luta, ainda. Em cima das escadas, pressione o botão e uma labareda vai surgir, queimando a trepadeira pequena que prende o baú (Lenda do Desflorestamento, o que foi que eu disse?). Agora, siga para dentro do baú, através da "portinha" bem ali.
Uma vez lá dentro, apenas siga para a escada ao noroeste. Você chegará em outra sessão da sala.

Daqui, não perca muito tempo e siga para o sul pelo lado do baú. Siga e suba as escadas que você vai encontrar. Mesma ideia de antes, só que agora são dois botões.


Empurre a estátua para cima de um dos botões, como na figura, e pise em cima do outro. Mágica acontecerá e o barril estará "livre" de plantações. Entre no barril novamente. Ezlo notificará que o barril se mexeu.
Mais um truque de física. Aqui dentro, fique andando normalmente para o sul, até que uma passagem apareça no sudoeste. Você estará na área sudoeste da sala. Siga para a sua esquerda.


Nesta nova sala, você encontrará um novo inimigo. Derrote-o, tomando um pouco de cuidado e siga para a passagem à esquerda. Aqui, você encontrará um novo cogumelo. Puxe-o até não poder mais e você será levado para a sessão mais ao norte.

Puxe o cogumelo o máximo que você puder...

... suba as escadas...

... e pegue o Mapa dentro do baú.
Adquira o Mapa dentro do baú e siga pelo corredor estreito até o final, pulando de volta para perto do cogumelo. Puxe-o de novo, mas só até o fim do primeiro risco no chão. Se feito certo, você vai parar no meio da sala. Siga pela passagem à esquerda.

Derrote os inimigos nessa sala, para melhor exploração. Ao pressionar o botão logo ali, uma ponte vai se formar, mas ela só permanecerá lá enquanto o botão for mantido em pressão. Se você o soltar, a ponte vai desaparecer. Como proceder então, certo?
Você, que é uma pessoa esperta, com certeza nem tocou no pote que está no lado esquerdo da sala, certo? Ele está ali por um motivo simples. Siga até ele e EMPURRE-O até o botão.

Apenas empurre o pote, não o levante.
Leve o pote até o botão e voilà, a ponte vai ficar ali. Siga por ela e entre na passagem ao sul.

Essa próxima sala possui um quebra-cabeça que pode ser complicado para alguns. Mas ele é bem simples.
Puxe uma das estátuas para que você possa entrar na área quadrada.

Puxe uma das estátuas para entrar.

Uma vez lá dentro, puxe-a de volta, deixando-a em cima do botão.

Puxe a outra de forma que ela também fique em um botão.

Pegue sua chave dentro do baú.
Pegue sua Small Key #2 e volte para a sala com o barril gigante.

Siga pela direita na sala com o cogumelo e empurre o bloco para retornar à sala do Barril gigante.
Bom, estando aqui, mais uma vez entre no barril. Dessa vez, mova-se para o nordeste e ande até uma passagem surgir. Nessa nova área, siga para a direita e abra a porta trancada com a chave que você pegou antes.

Nessa sala, siga para a direita e puxe o cogumelo, para que você possa seguir para a plataforma no meio da sala.


Pressione o botão para que uma ponte se revele (aquela bem ali no topo da imagem). Puxe o cogumelo próximo de você o máximo que puder e você sairá voando para o outro lado da sala. Siga, então, pela direita.

Aqui, derrote todas as lesmas, para melhor exploração. Dê uma volta em sentido anti-horário (-->).

Puxe essa estátua para depois do botão.
Dê uma volta em sentido horário.
Empurre a outra estátua para cima do botão.
E, voilà, passe pela porta destrancada. 

Na próxima sala, teremos um pequeno desafio. Você dará de cara com três inimigos. Bom, é realmente simples: apenas derrote todos os três. Faça isso da maneira que achar melhor.

Derrote todos eles

E pegue a chave!
Pegue sua Small Key #3, que cairá do teto e siga pela esquerda. Estaremos de volta à sala com dois cogumelos. Dessa vez, suba as escadas. 
Nessa nova área, pule sem ter medo para o nível de baixo. Quebre os potes se quiser e siga pelo caminho da esquerda. Siga pelas escadas na passagem ao norte. 

Nessa nova sala, não há como explorar muito... Apenas siga para a direita e empurre os dois blocos (o da direita para cima e o da esquerda para a esquerda). Então, siga um pouco e abra o baú que tem sua bússola.


Com isso, volte para a sala anterior e, dessa vez, siga pelo caminho da esquerda. 
Ignore os inimigos de cogumelo, e pise no interruptor no meio da sala, o que destrancará a porta ao sul. Ignore isso por hora e siga caminho pela esquerda. Use os potes daqui se quiser brigar com os cogumelos. De um jeito ou de outro, siga para a porta trancada na esquerda. 

_____________________________________________________________
MINI-CHEFE: MADDERPILLAR

É... Começou...
Itens necessários: Espada
Dificuldade: Fácil
Não é um inimigo difícil de matar, de maneira alguma. O truque para enfrentar Madderpillar é simples. Tudo o que você tem que fazer é atacar com sua espada bem no nariz vermelho dele. Nesse momento, assim que você o acertar, ele ficará paralisado e sua calda ficará vulnerável a ataques. Corra para ela e golpeie-a o máximo que puder. Depois de um tempo, Madderpillar voltará a se mexer, mas entrará em pânico e irá se rastejar desesperadamente pela sala (ele estará vermelho quando fizer isso). Fique fora do caminho dele, e espere até ele ficar azul, permitindo que você repita a operação. Depois de três vezes, ele será derrotado. 

Vídeo de demonstração:


_____________________________________________________________

Bom, depois dessa bagunça, abra o baú para conseguir o Gust Jar!




Com ele, você poderá sugar os mais diversos tipos de coisas, especialmente pó, poeira e teias de aranha! O quão legal é isso? Aproveite para testar nessa sala. 

Equipe o Gust Jar e use-o na teia de aranha da figura.
Siga pela porta liberada e...
pegue o seu terceiro Pedaço de Coração.
Com aquele pedaço de coração em mãos, retorne para a sala cheia de inimigos de cogumelo (aquela que estávamos antes de enfrentarmos o mini-chefe), use o Gust Jar para tirar a teia de aranha do caminho caso você ainda não o tenha feito. 


Aqui, limpe todo o lugar com o Gust Jar. Não deixe poeira sobre poeira! Você vai descobrir alguns botões. Pressione todos eles. Um deles vai liberar um portal azul na plataforma alta dessa sala, os outros dois vão liberar baús.

Um portal azul...
E os baús terão 10 Mysterious Shells em cada um!

Bom, depois dessa curta coleção, siga pela passagem à direita da sala. 

Você pode usar o seu Gust Jar para sugar o pólen destes inimigos, deixando-os vulneráveis a ataques.
Nessa sala, use o Gust Jar para retirar toda a poeira do chão. Pressione o botão que você irá descobrir e abra o baú para conseguir 20 Mysterious Shells.


Volte para a sala anterior e siga pela passagem ao sul. 

Entre no barril. Aqui, aproxime-se do buraco com uma teia de aranha e use o Gust Jar para sugá-la.


Quando ela estiver fora do caminho, caia no buraco. 


Antes que você pense "AIMEUDEUSODAVIMEJOGOUDENTRODEUMLUGARQUENÃODÁMAISPRASAIRTOPRESOCOMOÉQUEEUSAIOESSEBLOGMESACANEOUSOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!", tenha calma. Está vendo aquela vitória-régia logo ali? Use o Gust Jar para trazê-la até você. Com isso, suba nela.
MAIS UMA AULA de física. Você deve ter notado que, sempre que você para de usar o Gust Jar, você é empurrado um pouco para trás, sem falar que ele solta um pouco de ar, certo? Bom, use isso para poder se locomover com sua vitória-régia na água. Acumule um pouco de vento (pressionando o botão do Gust Jar até que ele fique vermelho) para ir mais longe. 
Desça pela cachoeira e vá seguindo à direita e, quando você se deparar com uma divisão no caminho, siga pela direita. Aqui, vá seguindo até conseguir subir nas escadas. Suba nelas e mais um daqueles quebra-cabeças vai aparecer. Aqui, a coisa é simples. 

Retire aquele pote do caminho...
Empurre o outro até o botão...
Continue caminho com a vitória-régia
Depois deste atraso, continue pelo caminho que você estava tomando pela direita. Você chegará à sala onde nós havíamos encontrado a bússola. 

Deixe a vitória-régia no local acima.
Empurre o pote para o botão no centro.
Siga pela vitória-régia e...
Você poderá pegar a chave, como mágica!!

Bom, agora que você tem a sua Small Key #4, suba novamente na vitória-régia e retorne para a área na água onde o caminho se dividia, dessa vez seguindo pela passagem do norte. Tome cuidado com as lesmas que vão caindo (embora seja muito difícil de elas lhe acertarem quando você está em movimento). Ao final, abra a porta com a chave que você conseguiu há pouco. 

Nessa próxima sala, puxe o cogumelo que está diretamente à sua frente, para que você possa seguir para a área mais ao norte. 


Para o próximo cogumelo, use o Gust Jar, como na figura acima. Só não fique muito longe, a Lei da Inércia conta que o cogumelo poderá jogá-lo dentro da água caso você fique afastado demais. Faça o mesmo com os cogumelos seguintes, sempre evitando ficar muito longe. Ao final, abra o baú que contém a Big Key.


Com isso, siga pela passagem ao sul, e depois à direita. Pressione o botão que está logo ali para um portal vermelho aparecer. Pise nele e você retornará à sala inicial. Se você seguiu o detonado bem direitinho até agora, deverá ter um portal azul logo ao lado. Pise nele, e você será levado a seu quarto Pedaço de Coração!


Com esse aqui, você conseguiu mais um coração no seu medidor, totalizando quatro! É! Considere-se superior! Bom, A-HEM! Pise no portal azul de novo para voltar à sala inicial. Use o Gust Jar na teia de aranha à esquerda (<--) e suba as escadas. 
Aqui, você vai encontrar um baú bloqueado por um... bloco. Empurre o bloco para a direita e abra o baú para conseguir 20 rupees. Volte para a sala inicial e, dessa vez, retire a teia da direita, subindo as escadas de lá. 



No andar de cima, puxe o cogumelo com o Gust Jar e você será levado para o outro lado. Agora, siga para baixo do cogumelo e faça isso novamente. Você vai dar de cara com a porta do chefe, abra-a com o botão R. 

Oh! Um ChuChu do lado de fora, que interessante!
O que ele está fazendo?!
Isso não é bom... Não é nada bom...
________________________________________
________________________________________

CHEFE: BIG GREEN CHUCHU


Itens necessários: Espada, Gust Jar
Dificuldade: Relativamente fácil
Esse chefe não é muito difícil quando se sabe o que fazer. O problema é que atacá-lo vai deixar você um pouco vulnerável. Devido a seu tamanho "colossal", esse ChuChu comum pode se mostrar como um inimigo e tanto. Eis o que fazer, fique a uma boa distância e use o Gust Jar na base/pé dele. Perceba que, à medida que você vai sugando, a base dele vai diminuindo. Caso ele se aproxime, pare de usar o Gust Jar e se afaste (use o botão R para rolar e sair rapidamente). Quando ele estiver com a base pequena o suficiente, ele vai começar a pender de um lado para o outro, tentando cair em cima de você. Espere ele perder o equilíbrio e cair para começar a atacá-lo no rosto (em qualquer parte que não seja o pé). Depois de alguns golpes, ele se levantará novamente e começará uma série de pulos. Fique sempre em movimento, e usando o botão R para rolar e sempre sair de seu alcance. Repita a operação mais algumas vezes até derrotá-lo. 

Vídeo de demonstração:
_____________________________________________________________

Após essa luta, você receberá o Earth Element, o primeiro dos elementos que precisamos para reforjar a espada quebrada por Vaati! 

O poder da terra é a fonte de todas as coisas vivas.
O Elemento da Terra é a incarnação desse poder.

Depois da música triunfante, pegue o Heart Container e pise no portal verde. Nossa missão aqui está concluída. 

Na próxima parte: Bombas, o caminho para o Monte Crenel e novas habilidades com a espada!

10 comentários:

  1. Valeu pelo detonado, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em saber que você gostou! Estarei postando o restante assim que tiver a chance!

      Excluir
  2. obrigada pelo detonado! me ajudou muito em algumas partes!

    ResponderExcluir
  3. Vlw pelo detonado, me ajudou muito a comprender a historio
    To deixando sei site nos meus favoritos

    ResponderExcluir
  4. Ahhh adorei o detonado. Explica tudo direitinho e você parece ser muito simpático! Está de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Detonado Perfeito!! Rico em detalhes!! Muito obrigado cara!! Parabéns

    ResponderExcluir