terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Top Zelda - Os dez melhores momentos de Twilight Princess

Todo Zelda tem aquele momento especial, em que algo extremamente importante acontece, ou que faz você amar ainda mais o jogo em questão.
Twilight Princess não é exceção à regra. Ele tem uma história envolvente, personagens marcantes e vários momentos simplesmente épicos, do tipo que nunca sai da cabeça do jogador.



Sabendo disso, eu decidi reunir 10 dos que eu considero como melhores momentos de Twilight Princess. Obviamente, não se esqueça de que isso terá diversos spoilers a respeito do jogo, então, leia por sua conta e risco.


10. Os treinos do Hero's Shade


Talvez uma das maiores surpresas de Twilight Princess é o encontro com o Hero's Shade, um fantasma "misterioso" que sabe diversas técnicas de espada para você. Não só os movimentos são interessantes e incríveis, eles também permitem uma maior variedade nas suas opções de combate. Além disso tudo, é sempre divertido procurar pelo próximo treino do Hero's Shade.

9. O retorno de Epona



E lá estava você, chorando por dentro por ter perdido sua égua para um bando de carinhas feios montados em javalis.
Então, quando você vai retornar a Ordon, um som misterioso é ouvido à distância, e quando você vê, lá vem Epona, sua amada égua, fugindo de dois Bulblins. Você pensou que ela iria parar para lhe dar aquele abraço? Desculpe, mas não. Você tem de domar Epona novamente se quiser que ela passe a ser sua montaria fiel. Ela está assustada, afinal!
Essa cena é muito interessante, pois mostra que Link não pode recorrer a uma música para chamar a atenção e domar uma égua assim, do nada. Ele precisa se esforçar para isso também! Não só isso, como você também ganha uma incrível parceira que está disposta a carregar você pela enorme Hyrule de Twilight Princess.

8. Link consegue as Hero's Clothes




Logo após encontrar todos os Insetos da Luz, destruí-los e salvar o Espírito da província de Faron, Link retorna à sua forma original. Mas, ao invés de estar com suas vestimentas de caubói, o herói agora possui as típicas roupas verdes, além de estar completamente equipado com uma espada e escudo.
É nessa hora que o jogo realmente começa! Sem mais delongas, você já está pronto para entrar na floresta, invadir o calabouço e chutar bundas! E é por isso que essa cena é tão... épica!

7. A batalha contra Diababa



Diababa foi o primeiro chefe de Twilight Princess o qual eu conheci. Duh, né? Mas eu me refiro a ter visto diversos vídeos a respeito dele (ou dela) antes de ter tido qualquer oportunidade de jogar o jogo.
Mesmo sendo o chefe mais fácil do jogo, Diababa tem um efeito interessante, e é um dos chefes mais incríveis da série, especialmente no quesito visual. Ela tem um estilo macabro e sombrio, coisa que muitos chefes do jogo tentam pegar, mas que nenhum realmente consegue.
Lutar contra Diababa causa uma satisfação estranha, mas que é insubstituível.

6. A execução de Ganondorf



Zelda é uma série que muito raramente foca em questões de violência. Claro, nós temos batalhas contra chefes e monstros, mas nenhuma delas é realmente "horrivel", já que as lutas ocorrem mais por questão de defesa. Além disso, os monstros em questão são bem irreais, cortando qualquer relação com seres no mundo real.
No entanto, a cena de execução de Ganondorf é uma rara exceção. Após uma breve introdução do vilão, vemos a cena em que ele é aprisionado e levado à corte. Por seus crimes, ele será penalizado com a morte. Então, uma lâmina é enfiada em seu abdômen, justamente para matá-lo com um só golpe. Bom, quem jogou, já sabe que não foi bem assim que a coisa rolou no final das contas.
Ouso até dizer que essa cena marca mais àqueles que jogaram e terminaram Ocarina of Time antes de tocarem nesse aqui, já que reencontramos um dos melhores vilões de todos os tempos, e ele nos mostra que o tempo não significa nada para ele.

5. Batalha contra o Darknut



Você está dentro do Temple of Time, feliz e serelepe, procurando a estátua que não está na entrada. É então que você se depara com um cavaleiro de armadura medieval, completamente armado e muito bem protegido. Ele prepara seu escudo, e puxa uma espada gigantesca, a qual ele consegue manipular com apenas uma mão. Se você não achou essa cena incrível e não ficou ansioso durante a luta contra os Darknuts, então você nunca viveu!
Darknuts são inimigos antigos da série Zelda, aparecendo desde os primeiros jogos lá no NES. No entanto, o seu estilo mais chamativo e ameaçador é o de Twilight Princess. As lutas contra eles remeteram a verdadeiros duelos entre dois cavaleiros de espada e escudo. E, na Cave of Ordeals, quando você precisa enfrentar dois ou três ao mesmo tempo para prosseguir, é simplesmente épico!

4. Link puxa a Master Sword



Sempre tem um ponto em Zelda no qual o jogo começa a ficar um tanto "desinteressante", em especial na sua segunda ou terceira partida. No caso de Twilight Princess, ao terminar o Lakebed Temple, você já está ficando um pouquinho cansado do jogo.
Após uma série de eventos e um quebra-cabeça um tanto complicado, Link puxa a Master Sword para que possa retornar à sua forma humana. Logo após puxar a Master Sword, o jogo inteiro se revigora, e passa a sensação de que você está fazendo algo novo. Isso sem contar que os eventos mais importantes do jogo passam a tomar lugar depois disso!
Usar a Master Sword sempre revigora Zelda, e sempre é o que nos mantém jogando.

3. A vitória contra o Rei Bulblin





O Rei Bulblin é um dos primeiros antagonistas do jogo a serem apresentados. Em teoria ele é a razão de Link ter começado sua aventura em primeiro lugar. Daí, quando você se depara com ele frente à frente pela primeira vez, você sabe que é hora de se vingar pelo que o nojento fez com seus amigos. Então, você, montado em sua fiel equina, arrasa as tropas do Rei e lentamente vai arrancando sua pesada armadura, até que ele lhe desafie para uma justa.
A justa por si só é um dos momentos mais incríveis de Twilight Princess, não só por ser bem realista, como também é o momento de salvar Colin e mostrar ao Rei Bulblin que não deveria ter mexido com você! Apesar de existirem outros momentos semelhantes, essa primeira justa em particular é a mais incrível. Só a pose final que Link e Epona fazem ao derrotar seu oponente já é merecedora de um lugar alto nessa lista.

2. O adeus de Midna


"COMOASSIMOADEUSDAMIDNANÃOESTÁEMPRIMEIROLUGAR?!" Olha, eu admito que essa cena nem veio à minha cabeça quando fui criar este Top 10. Eu sei que muita gente fica completamente emotiva quando se fala de Midna e do momento em que ela quebra o Mirror of Twilight, mas pra mim, aquela cena, apesar de bem marcante, simplesmente não é essas coisas todas pra mim.
Mas, ei! Ela está bem alta aqui, e realmente é um dos melhores momentos! Afinal, é nesse momento em que uma das parceiras mais memoráveis de Twlight Princess dá adeus, talvez definitivo até!
E, bom, de todas as cenas e momentos mais emocionantes e épicos de Twilight Princess, somente um vem à minha cabeça...

MAS, antes de pararmos e vermos o nosso primeiro lugar, vamos dar uma olhada nas menções honrosas!

Batalha contra Stallord
Stallord é um dos chefes mais incríveis do jogo, principalmente por causa do uso criativo com o item Spinner. Essa batalha não conseguiu chegar ao nosso Top 10 por muito pouco...

O destino de Jovanni
Quando você adquire todos os 60 poes do jogo e retorna para Jovanni, você se depara com uma situação muito curiosa, resultado de um terrível mal-entendido. Ele pensa que sua namorada, cansada de esperar por ele, acabou ficando com um guarda de Hyrule (quando na verdade, os dois estavam à sua procura). O momento não foi melhor por dois motivos. Primeiro, por que ele infelizmente não teve desfecho... E, segundo, por que é um momento bem chato de se acessar... 

A luta contra Zant
A batalha contra o Rei Usurpador foi épica em quase todos os sentidos. Ela lembrou de todos os seus combates anteriores, e apresentou o verdadeiro jeito de ser de Zant! No entanto, é praticamente nesse momento que descobrimos que ele não é a verdadeira ameaça, e sim apenas mais um boneco. Apesar da ideia de enfrentar um homem completamente pirado seja muito boa, Zant fica com a autoridade de um capanga, perdendo posições para entrar no Top.

O próprio Templo do Tempo
Talvez não tenha tido nenhum momento tão... estranho em Twilight Princess. Se você já jogou Ocarina of Time antes e chegou nessa parte, não consigo nem imaginar a onda de especulação que deve ter surgido na sua mente. Eu mesmo fiquei imaginando que talvez encontraria Navi por ali (o que acabou não acontecendo, obviamente). É um momento emocionante reentrar no Templo do Tempo e ouvir aquela música. Lembra um pouco o fator da sexta posição, só que mais intenso. Quem nunca jogou Ocarina of Time antes talvez nem tenha sentido nada nessa hora, o que é o principal motivo desse momento não estar na lista.

E agora, sem mais delongas, vamos ao primeiro lugar.


1. A luta final contra Ganondorf



Qualé, você com certeza viu esse chegando! Eu até falei em outro Top que essa era uma das melhores batalhas finais de todos os Zeldas já lançados.
A luta final contra Ganondorf é o melhor momento de Twilight Princess por um simples motivo: ela é o ápice do jogo em termos de jogabilidade e de sensação. Ela não é a mais difícil, mas, quando você chega nela e sente cada golpe feito por Ganondorf em sua pele, você sabe que não dá pra ficar mais épico do que aquilo!
Durante os primeiros dias que se passaram depois de eu ter terminado Twilight Princess, eu me vi retornando diversas vezes a essa luta, e vendo por quanto tempo eu conseguia fazê-la durar.
O duelo de Link e Ganondorf é um dos mais antigos dos videogames em geral, e essa luta de espadas prova que, até hoje, não é nada fácil criar uma rivalidade tão duradoura e tão genial quanto essa...

Mas e você, épico leitor? Quais são os melhores momentos de Twilight Princess para você? Não esqueça de deixar seu comentário, e até a próxima!



Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.

3 comentários:

  1. cara, da hora!!!!

    embora eu tenha a memória curta, deu pra lembrar a pose de link e epona no tópico 3....Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o top 10!
    Porém meu primeiro lugar seria diferente... eu colocaria a parte do jogo logo após o terceiro templo, em que o Zant aparece e rouba as partes da Fused Shadow da Midna até a hora em que adentramos o castelo da Zelda e ela salva a pequena Twili. Cara, aquela música, aquela chuva, o sofrimento da Midna... chega até a arrepiar. haha
    Quase todos os outros momentos dessa lista estariam num top 10 meu também. xD

    ResponderExcluir
  3. Bom bom bom. Devo dizer que a minha maior "decepção" do jogo (coloquei entre aspas pq não era o que eu realmente esperava dessa parte) foi a luta contra o Zant, todas as vezes que mostrou ele, a cena era foda! Principalmente depois que vc revive um dos espíritos da Luz e ele aparece do nada atrás de vc! Eu achei que ele era motherfucker. Mas ai na luta, ele tira o helmet dele e se revela, como vou dizer, um "palhaço" ou até mesmo um tipo de mímico estranho. Eu pensei que ele fosse mais durão.

    Mas tudo bem que seja.

    devo dizer que a batalha que eu mais curti, junto com o Stallord foi com o chefe do templo da água (me diz um jogo que a fase da água não eh a mais chata).

    Apesar de relativamente fácil e simples derrotar, lutar embaixo da água foi deveras divertido pra mim.

    Mas eu só não acredito em uma coisa que não entrou nesse tópico.

    A BATALHA ÉPICA CONTRA O ARGOROK

    Cara lutar contra esse dragão nas alturas no meio de uma tempestade foi simplesmente LINDO =D

    ResponderExcluir