sábado, 26 de maio de 2012

Top Zelda: Melhores Chefes Finais

Se existe um ponto positivo (dentre os milhares) na série Zelda é o quão incríveis e fantásticos são os chefes da série. Cada um deles tem um estilo e atmosfera únicos e muitos deles são perfeitamente memoráveis. Agora, pelo menos na opinião modesta desse mapeiro que vos fala, o melhor de todos os chefes em Zelda sempre (ou quase sempre) é o chefe final. Pensando nisso, eu fiz essa lista contando com os 5 melhores chefes finais, pelo menos os 5 melhores para mim.


Agora, como você pode estar esperando, essa lista vai conter MUITOS spoilers, então, leia por sua conta e risco. Também vou inaugurar uma coisa nova: antes de mostrar quem é o primeiro lugar, mostrarei uma lista pequena explicando as menções honrosas, dizendo o porque de elas não terem entrado. Além disso, todos os chefes que entram na roda final do jogo (eventos finais, como os quatro chefes de Twilight Princess ou os três finais de Spirit Tracks) foram considerados separadamente. Além disso, eu estou considerando cada chefe como um ente separado, e não como um personagem. O ponto que considerei mais importante para essa lista é o quão marcante foi a luta contra os chefes para mim.

Bom, leia o resto depois da quebra!


#5. Demise (Skyward Sword)





Diferente de seu servo, o pomposo Ghirahim, Demise conta com uma personalidade mais calma e relaxada, embora isso não tire a sua brutalidade e o fato de ele ser muito intimidador. Seu estilo também é algo que você jamais pensaria em esperar do universo de Zelda.
A própria presença dele é algo que pode chocar. Demise mostra o quão um jogo de Zelda pode ser realmente assustador (sim, eu tive medo).
Dependendo de sua habilidade, Demise é o chefe mais difícil que você vai encontrar em Skyward Sword, e ele é o último chefe. A batalha com ele requer respostas rápidas suas e obriga você a passar mais tempo na defensiva, não lhe deixando ser altamente briguento.
Uma coisa que realmente faz essa luta se destacar é que, não importa o quão forçado você acha que pode ter sido, é fato de que tudo no jogo parecia estar apontando para o grande finale dentre o Herói e o Demônio Rei.
Demise é um chefe extremamente poderoso, e com um estilo único dentre os chefes de Zelda em geral e, portanto, merece um local nessa lista.

#4. Majora's Mask (as três formas estão incluídas)




Imagine que foi selado, dentro de uma máscara, um espírito bizarro, que representava as inseguranças, dúvidas e loucuras de toda uma terra. Imagine que essa mesma máscara ganhou vida e poderes próprios, com os quais atrai pessoas inocentes e as controla para realizar seus desejos profanos. É exatamente este o contexto da Máscara de Majora, um item tão poderoso e, ao mesmo tempo, tão bizarro e louco. 
Durante toda a sua trajetória em Majora's Mask, tudo no que você pensa é em como fazer para parar um Skull Kid de fazer suas traquinagens absurdas (sendo uma delas esmagar o mundo de Termina com uma Lua) e fazê-lo se tocar de que o que ele almeja é algo terrível. No entanto, ao finalmente "parar" o Skull Kid, você descobre que a máscara tinha vida própria todo esse tempo e que era ela que controlava o Skull Kid. 
"Ele tinha muitas fraquezas para aguentar o meu poder.". 
É essa a genialidade desse chefe. Ao chegar na arena, você enfrenta três versões de algo que só poderia se encontrar em seus piores pesadelos. É até interessante notar que é impossível dizer que uma só parte da luta contra Majora é boa. Na verdade, todos os momentos da luta são icônicos e ficam em sua mente, enquanto você observa o seu oponente vencido se desintegrando, satisfeito por ter terminado uma jornada tão longa e difícil para salvar um mundo inteiro da destruição iminente. 

#3. Dark Lord Ganondorf (Twilight Princess)



Não importa o que meio-mundo diz, Twilight Princess é um jogo épico. Os principais momentos de tensão e luta do jogo (leia-se chefes e eventos especiais como escoltar uma carruagem) são incríveis e fazem você se perguntar porque não fizeram algo parecido antes. Ao final do jogo, no entanto, muitos fãs reclamam da "súbita" aparição de Ganondorf. 
De fato, essa não era uma luta que você podia dizer que era esperada, ou que era a coisa lógica a acontecer. Mas é inegável que a luta faz todo o sentido do mundo (mesmo que dê pra sentir um pouco a pressa). Das quatro batalhas contra o Rei do Mal, a melhor delas, pelo menos para mim, é a luta final, onde Link e Ganondorf duelam até a morte para decidir o futuro de Hyrule e impedir que o vilão tome posse de tudo e recomece sua saga de escuridão. 
A luta contra Ganondorf é algo que é melhor sentido através da música e do peso da história até agora, além de ser um tipo de teste para ver se você realmente conseguiu captar o estilo do jogo e se é capaz de derrotar este inimigo final. 

#2. Ganon (Ocarina of Time)



Sim, o chefão final inesquecível de Ocarina of Time (tinha que) está na lista. A batalha contra Ganon é, simplesmente, algo que eu não posso explicar tão facilmente. Talvez, a palavra "medo" tenha maior significância aqui. Afinal, a batalha mal começa e Ganon joga a Master Sword para fora da arena. Sem a espada, Link é completamente indefeso e está com poucas chances de atacar.
Percebemos, então, o verdadeiro significado das Triforces. Ganon é a manifestação descontrolada do Poder, e Link tem que mostrar toda a sua Coragem para poder enfrentar um inimigo que, sem a espada sagrada, é praticamente invencível.
A batalha contra este chefe mostra que, mesmo que nós não sejamos capazes de lidar com um problema, temos de enfrentá-lo mesmo assim. Dessa forma, nós provamos que não fomos covardes, e sim, tivemos coragem de enfrentar aquilo que não poderíamos vencer, mesmo que fracassemos.
Toda a luta reflete isso, seja quando as lâminas gigantes de Ganon não conseguem passar pelo escudo de Link, ou quando se deve improvisar com outra arma para enfrentar o inimigo enquanto não temos como usar nossa arma máxima.
Só tem uma batalha que poderia ser superior a tudo o que isso indica:



MAS, antes de passarmos ao primeiríssimo lugar de nosso Top, vamos dar uma olhada em alguns chefes que não puderam aparecer na lista:

Dark Beast Ganon (Twilight Princess)
Eu queria colocar ele aqui, eu juro que queria. No entanto, apesar de ser um chefe espetacular e que utiliza sabiamente a transformação de humano/lobo e vice-versa, a versão javali de Ganon simplesmente não tem um apelo tão grande quanto os demais dessa lista. Se a lista contasse com um Top 10 e não um Top 5, é certeza de que ele teria aparecido.


Bellum (Phantom Hourglass)
Outro chefe final excelente. O negócio é que Bellum, na minha opinião, não tem uma atmosfera ou um estilo tão único e tão digno quanto os demais dessa lista. Claro, ele é um chefe muito legal, e a batalha contra ele é incrível, mas, não tem um carisma tão grande assim.


Malladus (Spirit Tracks)
Esse é outro que vai me fazer chorar de noite por não ter colocado na lista. Malladus é um chefe de estilo muito raro, e ele é o motivo de o Spirit Tracks ter uma luta final tão empolgante. Mas o problema é que ele não tem tanto carisma, e sua luta não me marcou tanto. Bom... Fica pra próxima.


Ghirahim (Skyward Sword)
Outro que, por pouco não entrou na lista. No caso de Ghirahim, não foi bem a falta de carisma que o tirou daqui, e sim, o fato de sua luta (a última contra ele) não poder se encaixar no título de luta final. Por que? Porque existe uma pausa entre a última luta contra Ghirahim, e a luta com Demise.




E, agora, o momento que todos vocês estavam esperando tão ansiosamente! O primeiro lugar deste Top Zelda:

#1. Great King of Evil: Ganondorf





Tenho a sensação de que muitos já esperavam por isso.

Em Ocarina of Time, seu objetivo foi sempre o mesmo: impedir que Ganondorf seja capaz de pôr as mãos na relíquia sagrada, a Triforce. Ao puxar a Master Sword do Pedestal do Tempo, é aberta a ponte para o Sacred Realm, onde Ganondorf consegue a Triforce e a usa para dominar Hyrule.
Em ambos os casos, está sempre na mente o objetivo de deter Ganondorf, e esse objetivo é lembrado constantemente. Ao se tornar adulto, sair ou entrar do mercado de Hyrule é a maior lembrança de seus objetivos. Você sabe que o mercado destruído e infestado de monstros, assim como a escuridão repentina do céu ao se aproximar da ponte destruída, são obras do grande vilão do jogo. A todo momento, Ganondorf é mencionado, e é sempre possível sentir sua presença à distância, dentro de seu castelo, aguardando pacientemente.
Ao finalmente chegar dentro do castelo e confrontar Ganondorf, tudo o que foi citado está em sua mente. Logo ali, à sua frente, está o causador de toda a dor e sofrimento do povo de Hyrule. Ganondorf é um homem que precisa ser parado. Suas ambições destruíram um reino inteiro e causaram a morte de várias entidades, como a Deku Tree.
A luta contra Ganondorf é uma disputa de poder e coragem. De um lado, está o grande inimigo que tem à sua disposição um enorme arsenal de poderes mágicos; do outro, está um jovem espadachim, sem nenhum poder especial, mas que tem toda a coragem necessária para superar seu medo e fazer o que é certo. Por essas e outras, a batalha contra Ganondorf tem aquela sensação de luta final, de momento decisivo. O futuro de Hyrule depende dessa luta, e, dependendo do vencedor, irá piorar ou voltará a ser como era antes.
Nunca me esquecerei da primeira vez em que fui subir as escadas de Ganon's Tower, movendo-me para lutar com o inimigo final. Lembro que eu até tremia de antecipação. Eu finalmente iria enfrentar o vilão, o grande responsável por tudo aquilo.
Até os dias de hoje, não houve nenhuma outra batalha contra chefes, finais ou não, que me propiciasse enorme antecipação e tão único sentimento. Por conta disso, Ganondorf é, para a pessoa que agora vos escreve, o melhor chefe final da série The Legend of Zelda.


E isso conclui essa edição de Top Zelda. Agora me digam, o que vocês acharam? Gostaram? Concordam com minha ordem, ou tem uma ordem diferente? Queria que algum chefe em particular aparecesse aqui? Não esqueçam de comentar pessoal!
Valeu galera, e até a próxima!

Um comentário:

  1. O Dark Link do Adventure of Link é o mais dificial de todos a propria equipe da Nintendo disse isso....

    ResponderExcluir