quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: The Minish Cap - Aprendendo a nadar



Vamos recapitular um pouco o que aconteceu em nossa última aventura, certo? Nós passamos por aquelas ruínas medonhas e cheias de perigos só pra descobrir que a Tribo do Vento saiu de lá há muito tempo. No entanto, não foi uma total perda de tempo porque nós conseguimos achar a Ocarina of Wind, um item místico que nos levará a todos os locais que deixaram aquela marca misteriosa no chão... Hmmm...

Bom, chega de devaneios, temos lugares pra ir e Kinstones para fundir. Com essa Ocarina, nós poderemos passar por grandes distâncias rapidamente, evitando que viagens a pontos já conhecidos se tornem excessivamente grandes e cansativas... Equipe a Ocarina e toque-a.


Você será levado ao menu, onde veremos os pontos aos quais você poderá viajar. Selecione o ponto de Lake Hylia (a área no mapa que mais tem água), que é nossa próxima parada.


Uma vez chegando lá, suba no tronco e diminua ao tamanho Minish, então, entre na casinha...
Aqui dentro, fale com o Minish e ele explicará que o Temple of Droplets, o próximo calabouço, já foi visitado uma vez por um bravo Minish, o ancião Librari que, neste momento, está em semi-aposentadoria na livraria da cidade. Essa conversa foi necessária para que a livraria ficasse aberta e disponível para nós. Agora, aproveite que está aqui e funda uma Kinstone com este Minish. Uma entrada deverá surgir em Western Wood...




Depois veremos isso... Por enquanto, saia daqui e retorne a seu tamanho original... Então, siga para a cidade (de preferência, use sua Ocarina). Vamos ver se achamos esse tal de Librari (que vive em uma livraria... que... interessante...).
Siga para a sessão à esquerda de onde está a marca do vento, e você encontrará a livraria. O prédio, até pouco tempo atrás, estava sendo bloqueado por um senhor, mas parece que ele foi embora, então poderemos dar uma olhada.


Fale com as bibliotecárias se desejar, e fale com o idoso ao final do corredor. Se quiser, você pode fundir Kinstones com ele. Faça isso para que um buraco apareça em Minish Woods.
Depois dessa, suba as escadas e siga para o segundo andar.

No segundo andar, você encontrará outro bibliotecário, que pode jurar de pé junto que ele vê os livros se mexendo (talvez seja obra dos Minish). Se quiser, funda Kinstones com ele. Uma passagem ficará disponível nos jardins do castelo.



Não há muito o que ver ou fazer aqui agora, então prossiga para o lado de fora. Uma vez aqui fora, retire a poeira do seu Canne of Pacci e use-o no jarro para virá-lo.


Suba nele e diminua seu tamanho, então, retorne à livraria pela pequena porta de Minish. Aqui dentro novamente, siga para a estante próxima de várias pegadas no chão, e você encontrará outra região de domínio Minish.


Fale com a minish logo à sua frente para descobrir que alguns humanos pegaram livros emprestados, e que os mesmos livros davam acesso a onde Librari estava... Ou seja... Se quisermos falar com o Ancião de semi-aposentadoria, teremos de caçar esses livros! Mas, antes disso, aproveite e funda Kinstones com a Minish aqui.



Agora, é hora de caçar alguns livros! [insira música de entrada de um herói quando ele diz o seu nome aqui]

Retorne a seu tamanho original e vá ter uma palavra com as bibliotecárias, que estavam logo na entrada. Ao falar com a da esquerda, ela imediatamente lhe reconhecerá como o neto do Smith (você lembra o nome do seu avô... certo?).


Bom, eventualmente, ela vai falar dos livros, que já estão bastante atrasados. Um exemplo disso é o A Hyrulean Bestiary, que está sumido há eras!! Que absurdo! Aparentemente, a infratora é uma garota com um gato. Tão jovem, mas ainda assim é uma criminosa! Vamos à procura dessa terrorista!

Sim, baixou em mim o espírito desse cara...

Saia da livraria e procure, na sessão sudeste da cidade, por uma casa de telhado azul, mais precisamente a da imagem...


Aqui dentro, você estará vendo o gato e uma nota em cima da mesa. Ezlo também avisará do livro que está acima da estante (hmm... acho que já vi isso em algum lugar). De boa... QUEM É QUE COLOCA UM LIVRO EM CIMA DE UMA ESTANTE?! Enfim, não poderemos pegá-lo assim do nada. Temos de ser éticos (além do fato de que ele NÃO VAI cair dali)... Lendo a carta na mesa, você descobrirá que ela estará na casa ao lado. Bom, já que esse é o caso, siga para a casa ao lado.


Você achará a garota, um cara e um cachorro. Falando com ela, ela lhe dará permissão para pegar o livro, embora ela não possa lhe acompanhar porque está um pouco ocupada...  Neste caso...
Saia da casa e siga até aquele riacho que percorre a cidade, sim? Puxe um de seus potes e encha-o de água.


Feito isso, retorne para a casa onde vimos a moça e jogue a água na lareira acesa. Quando o fogo apagar, use seu Cane of Pacci para revirar o jarro e diminua para o tamanho Minish... Se quiser, funda uma Kinstone com o cachorro.


Com isso, prossiga pela lareira que você acabou de apagar e, olha só, uma passagem para a chaminé! Siga pelo caminho estreito e caia na chaminé da casa ao lado.



Uma vez aqui novamente, siga para as escadinhas Minish, só tome cuidado com o gato, que VAI querer um pedaço seu.


Suba as escadinhas e siga até o livro... Então, empurre-o até que ele caia da estante. Perfeito, agora temos como pegá-lo.


Retorne à chaminé (tomando muito cuidado com o gato) e volte a seu tamanho normal. Com seu tamanho natural, retorne à casa e recupere o livro. Estamos um passo mais próximo do grande Librari.

Com o nosso primeiro livro em mãos, retorne à livraria e fale com a bibliotecária.


Depois dela receber o livro, fale com ela novamente para descobrir que Legend of the Picori também já está bem atrasado... Aparentemente, quem pegou o livro era um estudioso distraído... Bom, algo me diz que isso será uma pequena dor de cabeça...

Siga para a região sudoeste da cidade, onde fica a casa dos carpinteiros. Uma vez aqui, procure pela casa de telhado roxo.


Apenas tocando na porta será suficiente para chamar a atenção do misterioso estudioso... Entrando na casa, fale com ele... Que me lembra dele...


Dr. Left, como ele se chama, é um pesquisador de Minish. Apesar de estar com o livro, ele não o vê há dias, o que é um péssimo sinal...
Analisando um pouco a casa, se tornará óbvio que não poderemos fazer muita coisa no tamanho normal.
Saia dessa casa e encha um de seus potes com água. Com isso, retorne à casa do Dr. Left e apague a lareira com a água. Então, siga para a casa que está logo ao sul. Lá dentro, use o jarro para diminuir de tamanho e, então, volte à casa de Dr. Left.
Se você falar com o Minish dentro daquela portinha, ela dará algumas dicas sobre um tesouro, ou algo assim... Interessante...


As dicas são as seguintes:

Cruze a ponte que abrange o fluxo rápido...

Através da terra do temível monstro...

Até você encontrar as cataratas enevoadas...

O tesouro dorme do outro lado da entrada secreta...

Muito bem, puxe seu chapéu e seu chicote, pois estaremos seguindo em uma crônica altamente importante, visto que precisamos daquele item se quisermos prosseguir e encontrar o livro perdido pelo Dr. Left...
Saia dessa pequena casinha e siga para a lareira que você já deve ter apagado.
Do lado de fora, cruze a viga e siga para a casa Minish que está diretamente ao norte. Lá dentro, funda Kinstones com o Minish e um trevo começará a flutuar em Castor Wilds.



Saia da casinha e siga para a casa de telhado amarelo, usando a porta do seu tamanho, é claro... Lá dentro, você encontrará um outro Minish, próximo à portinha de saída. Fale com ele(a) se quiser e prossiga pela porta.

Aqui fora, ande seguindo o rio e você encontrará uma pequena e estreita tábua de madeira...

Cruze a ponte que abrange o fluxo rápido...
Passe por ela e siga o único caminho possível... Se quiser, fale com o Minish daqui, mas siga pelo pequeno caminho estreito, habitado por dois gatos (muito cuidado com eles).

Através da terra do temível monstro...
Desça o pequeno cipó e ande pela fonte, procurando chegar do outro lado, onde você deverá estar vendo uma pequena passagem... Passe por ela...

Até você encontrar as cataratas enevoadas...
Chegaremos em uma caverna... Quem diria, não é?


Nesta primeira sala, derrote os monstros se quiser, mas prossiga pela porta da direita. Derrote os inimigos dessa outra sala e use o Cane of Pacci para usar aquele buraco para sua vantagem e pular para a altura mais elevada... Siga, então, pela porta.


Nesta nova sala, que ficará trancada, elimine todos os inimigos da maneira que achar melhor.


Quando todos eles forem derrubados, um baú surgirá na sala. Abra-o para adquirir os Power Bracelets!

O tesouro dorme do outro lado da entrada secreta...
Com estes itens, você terá força suficiente para empurrar estantes inteiras no tamanho de Minish! É óbvio que isso será muito útil em nossa aventura!

Depois disso, saia pela porta da direita e, daqui, simplesmente saia de volta à cidade.
Após essa enorme crônica de aventura e empolgação (que, na verdade, não passou de uma simples caminhada na vizinhança, só que vista por outra perspectiva), retorne à casa do Dr. Left e, com seus novos poderes, empurre as duas estantes dele para a esquerda.


Quando tiver feito isso, suba as escadinhas Minish e siga pelo caminho até a entrada Minish na parede.

Aqui em cima, você se deparará com alguns Minish leitores. Puxe seu Gust Jar e retire um pouco da poeira neste lugar para encontrar aqueles painéis que nos permitem a clonagem.


Então, siga para o lado mais à direita, onde você verá um Minish em cima de um livro que parece estar prestes a cair. Ele parece querer devolver o livro derrubando-o, mas não pode por que não tem peso suficiente para isso.


Você pode tentar ajudar, mas, sozinho, você ainda não é capaz de derrubá-lo. Então, eis o que fazer: siga para os painéis do outro lado e crie uma cópia sua de forma que ela fique em uma linha vertical com você ( | ).


Siga então, cuidadosamente, para o outro lado, onde o livro está, e suba em cima dele. Em poucos segundos o livro deve cair (com você junto, isto é).


O livro não vai a lugar nenhum, então saia da casa e retorne a seu tamanho original.
Siga de volta para a casa do Dr. Left e recupere o livro.

Uau, eu tinha certeza que isso seria uma bela duma dor de cabeça... Mas, depois disso, prossiga e devolva o livro à livraria.


Falando com a bibliotecária, ela dirá que o A History of Masks terá sumido também, e que cabe a nós recuperá-lo. Aparentemente, quem o pegou foi o prefeito da cidade... "Como ele pôde segurar um livro por tanto tempo? Ele é um oficial público!"

Bom, sabemos onde a casa dele fica: a leste dali, e tem um telhado amarelo e um pequeno jardim. Não dá pra deixar passar... Falando com ele, nosso caro prefeito aqui não terá ideia se ele realmente pediu o livro ou não, então, recomendará que você pergunte às máscaras dele.
Use as Pegasus Boots para acertar em cheio a parede à esquerda do prefeito e revelar uma passagem Minish.


Aproveite e derrube as outras máscaras também, visto que precisaremos passar, e elas ficarão no caminho. Diminua seu tamanho e suba as escadinhas para prosseguir pela viga onde as máscaras ficavam, indo até a passagem. Descobriremos que se trata da casa de dois Minish, e os mesmos viram o prefeito levar o livro até sua cabana, em Lake Hylia. Ísh... Os dois marcarão a posição da cabana em seu mapa...
É, esse aqui também vai dar trabalho...


Desça daqui e retorne a seu tamanho normal. Então, saia da cidade pela saída no leste, a que leva a Lon Lon Ranch. Caso ainda não tenha feito, exploda as pedras que estão nesse lugar para abrir passagem.


Então, continue procure seguir para a sessão mais ao sudeste do mapa. De lá, prossiga para o Lake Hylia, mas ande pelo caminho ao sul e entre em Minish Woods.

Nesta seção, siga para o sudeste, procurando por uma placa próxima ao que parece ser um caminho bloqueado.


Siga para a entrada desse caminho e use as Mole Mitts... Você será levado para dentro de uma caverna. Use as Mole Mitts para cavar aqui. Ainda nessa primeira área, cave para descobrir um baú que possui uma Kinstone azul.


Continue cavando, ignorando o rupee verde (é um rupee-like) e cave pelo caminho da direita. Cuidado com o Like-Like daqui e cave a pequena porção de terra aqui... Você encontrará algo estranho na parede, com o qual você pode fundir Kinstones!


Funda uma Kinstone com ela e o Goron que estava tentando quebrar a parede vai se sentir ainda mais forte e vai esmagá-la. 



Bom, depois disso, retorne e siga pelo caminho da frente, subindo as escadas ao final.


Neste caminho, siga pela direita e desça as escadas, entrando na primeira casa que você vai ver...


Estou vendo o livro, mas ele está fora de alcance, então teremos de desconsiderar a possibilidade de pegá-lo... Certo... Lendo a carta que está em cima da mesa, recebemos a diga de que, quando não conseguimos resolver um problema, apenas acerte-o de cabeça... Hmm... Fazer isso nessa lareira não dá, então teremos de dar uma cabeçada em outro lugar.


Saia da casa, e procure pela árvore que deve estar logo atrás... Viu? Acabe com ela... (No caso, se jogue nela usando as Pegasus Boots). Um portal será revelado.


Use-o para diminuir seu tamanho e siga pelo pequeno caminho ao sul. Suba na vitória-régia e siga para o sul (usando o Gust Jar, do mesmo jeito da última vez). Ao final, siga pelo palanque de madeira.

Dentro da casa, suba no pequeno trevo e deixe ele lhe levar até o outro lado. Desça as escadinhas e empurre a estante de madeira mais próxima da lareira para a direita. O que revelará uma escadinha...


Suba nela e passe pela estante, chegando até o livro e empurre-o para o chão. Com isso, retorne para o portal do lado de fora (do mesmo jeito que você entrou) e retorne a seu tamanho normal. Só tome um pouco de cuidado na vitória-régia, já que muitos mosquitos surgirão para atrapalhar...  Volte para a casa e recupere o livro.
Não há muito o que fazer aqui, então retorne para a cidade (com o uso de sua Ocarina, não esqueça!), e devolva o livro à biblioteca.


Com isso, os três livros atrasados terão retornado, então eles serão colocados em seus respectivos lugares. Siga para o segundo andar e use o pote para diminuir seu tamanho. Então, siga para a estante de livros e fale com a Minish novamente. Ela ficará agradecida e lhe dará 50 rupees!


Depois dessa, suba as "escadas" no livro azul e vá seguindo pelo caminho, até que você achará uma "casa" dentro de um livro.


Lá dentro, você conhecerá Librari. Se quiser, funda uma Kinstone para que um Golden Octorok surgirá em Wind Ruins.



Bom, fale com ele, deixando-o espantado em ter uma visita depois de semanas... Sabendo que você quer ir até o Temple of Droplets, Librari pedirá que Link fique em cima do símbolo de trevo no chão. Após uma cena interessante, Link cairá em um buraco, sendo jogado em OUTRA caverna.

...
?
!!!
Filho da mãe!
Nossa... É brincadeira, né?
Bom... Empurre os blocos para que você possa passar.


Siga, então, para o sul. Nesta sessão ao sul, derrote os monstros e use o Gust Jar para puxar o cogumelo e ir para o outro lado.


Siga por ali e derrote os monstros dessa área. Então, siga pela passagem ao norte...


Nessa nova área, derrote os dois monstros, tomando cuidado com as pinças deles. Procure atacá-los por trás, ou esperar para que eles ataquem jogando as pinças para longe, como se fosse um bumerangue.


Quando ambos forem derrotados, abra o baú que vai surgir para conseguir os Flippers! Finalmente, nós os temos! Com eles, poderemos nadar! Isso mesmo! A água deixou de ser um problema! Isso indica que nós poderemos finalmente seguir para o próximo calabouço! Por que não os experimenta nesse laguinho bem aqui?


Siga o rio pelo sul e, eventualmente, você aparecerá na cidade. Saia da água e suba as escadinhas no lado da biblioteca. Use o portal daqui para retornar a seu tamanho normal...

Agora, nós poderemos finalmente prosseguir para o calabouço! Se você preferir, pode ir pegar as coisas que você destrancou com as fusões de Kinstones, iremos dar uma olhada mais aprofundada nelas aqui no guia em outra oportunidade. De qualquer forma, use sua Ocarina para voar até Lake Hylia.

Uma vez lá, siga pelo caminho a norte, e vá seguindo, descendo as escadas dessa região e pulando na água.


Nade dando a volta no lago, em sentido horário. Quando completar os 360 graus, você encontrará o Templo...



Parece que ele funciona do mesmo jeito de um portal... Então, pule em cima dele e pressione o botão R para que você possa cair lá dentro...


Na próxima parte: Explorando o frígido templo, e encontrando o próximo elemento!

<-- i="i">O Forte dos Ventos

19 comentários:

  1. muito foda ese zelda adquiri um gba sp rescentemente e ja enconmendei ese zelda mas agora vou jogar fazendo as fusoes e tudo e talz

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas o melhor detonado do minish cap que tem é o de vocês!! Espero que terminem pois depois dessa parte tive que me virar sozinho T.T

    ResponderExcluir
  3. me ajudo muito até aqui vlw tomara que termine lgo

    ResponderExcluir
  4. aff não achei nenhum outro detonado que ajudasse =/ so esse mas so va até aqui

    ResponderExcluir
  5. Cheguei até aqui, mas o carinha da biblioteca no meu ainda não saiu, ta ainda, oq fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou com o Minish em Lake Hylia? É a única forma de liberar a biblioteca...

      Excluir
    2. Quando você toca a Ocarina of Wind (acho que você tem que tê-la a esse ponto), você pode selecionar os lugares para onde ir. Se você selecionar o Lake Hylia, você será deixado em frente à casa de um Minish. Use o portal que está por perto para diminuir seu tamanho. Então, entre na casa do Minish e fale com ele.

      Excluir
  6. oq eu fasso depois da biblioteca na casa do dr left eu tenho q entrar pra apagar a lareira mais n consigo entrar ele fala para n perturvar o esperimento q ele faz so posso entrar em forma minish
    mais tenho q ir la pra cima sem apagar a lareira n da ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, você tem de ter começado a busca pelo segundo livro. Caso tenha dúvidas, fale com a bibliotecária (de cabelo castanho) de novo depois de ter entregue o primeiro livro.

      Excluir
  7. O minish da casa do telhado amarelo não me deixa passar, o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho... Acredito que você precise pegar os livros na ordem certa para que possa acessar a casa. O jogo não progride se você não entrar lá, então creio que esteja faltando alguma coisa...

      Excluir
    2. oplha anonimo eu descobri e que tem q falar com o carinha das pistas, se n ele vai te impedir
      quase sempre voce vai ter que conversar.
      CONVERSAR É A SOLUÇÃO

      Excluir
  8. Tem um cachorrro q impede de eu ir falar com o dr left. Ja peguei o primei livro e ela falou pra eu buscar o outro livro. O cachorro fica bem na escada do lado do dr left

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse caso é simples, na verdade! Siga para o Mama's Café, e use o portal/vaso de lá para ficar no tamanho Minish. Então, saia do Cafe e siga pela esquerda. Passe pela ponte de madeira, e simplesmente siga até o cachorro e fale com ele... Ele deve passar a se mexer, e você poderá ter acesso agora.

      Excluir
  9. os velinhos da biblioteca n querem juntas as kingstones comigo,pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece por que as fusões de Kinstones alteram de jogo pra jogo... Talvez você tenha que fundir com outros personagens. Dependendo de com quem você falar, os efeitos acabam sendo os mesmos.

      Excluir
  10. '' Muito bem, puxe seu chapéu e seu chicote, pois estaremos seguindo em uma crônica altamente importante, visto que precisamos daquele item se quisermos prosseguir e encontrar o livro perdido pelo Dr. Left...
    Saia dessa pequena casinha e siga para a lareira que você já deve ter apagado.
    Do lado de fora, cruze a viga e siga para a casa Minish que está diretamente ao norte. Lá dentro, funda Kinstones com o Minish e um trevo começará a flutuar em Castor Wilds. ''

    A casa Minish que esta diratamente ao norte que é onde eu preciso fundir a Kinstone, é a da mulher de cabelo azul que eu arranjei a casa pra alugar pra ela ? Porque se for, a portinha da casa do Minish, ta lá em cima perto do teto e não tem como chegar lá... E agora ? Eu lembro que antes do cara construir uma casa naquele terreno, tinha uma casa de um Minish no lugar e dava pra entrar la, só que eu não tinha entrado ainda, e o cara acabou construindo a casa da mulher de cabelo azul em cima dela. Era essa casa de Minish que eu tinha que fundir a Kinstone com o picori que vive lá e iria aparecer o trevo lá no pantano do castor ? E fundir essa kinstone para abrir esse tal trevo de 4 folhas era crucial para o desenvolvimento da aventura ? É impossivel proseguir a estoria sem abrir esse trevo lá no pantano do castor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como o problema em questão é por conta de uma Kinstone, você não precisa passar por isso. Você pode ignorar a casa e continuar viagem. Essa parada em Castor Wilds é meramente opcional, então você pode pular sem problema. Isso e, pelo que eu sei, você poderá fazer essa fusão em outra oportunidade (quando você conseguir os Power Bracelets).

      Excluir