sábado, 6 de outubro de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: The Minish Cap - O Forte dos Ventos



Ah... Os Forte dos Ventos. Hora de iniciar nossa carreira de arqueólogos porque tem muita coisa antiga aqui!

Nessa primeira sessão do calabouço, você encontrará algumas portas, assim como imensas paredes de terra, as quais AINDA não podemos atravessar.


Bom... Ignore as entradas à sua frente e siga para a porta mais à esquerda que você achar. Tipo, bem à esquerda.

Ao entrar, Ezlo vai lhe falar que, possivelmente, alguma armadilha estará aqui, o que não é de assustar. Estamos em uma ruína antiga afinal de contas.


Bom, ao final do aviso, destrua as caveiras caso precise de corações e prossiga pela escadaria ao norte, onde você conhecerá um novo inimigo.


Esses esqueletos se chamam Stalfos, e os desgraçados recuperaram o mesmo estilo dos de jogos portáteis: eles pulam para se afastar de você quando você ataca. Mas, nesse caso, eles pulam com o intuito de cair em você, portanto, cuidado. Existem duas formas de derrotá-los: a primeira é clássica: ataque para que ele pule e, quando ele for cair em cima de você, saia do caminho e revide com algumas espadadas. Na segunda: use o Gust Jar para retirar a cabeça deles e, então, ataque o corpo.
Use a forma que preferir para se livrar deles.
Só uma coisa... Evite cair no buraco, sim? Caso você caia, você voltará ao andar anterior (é melhor do que perder um coração). Siga pelo corredor para o norte.

Nessa nova sala, tenha cuidado com duas das caveiras no chão, pois as mesmas vão voar em sua direção e vão machucar você. Simplesmente destrua-as antes que elas tenham a chance... Bom... Você deve estar vendo um olho vermelho na parede, não é? Puxe seu arco e flecha e, na posição paralela ao olho, atire uma flecha para acertá-lo e, assim, destrancar a porta.


Siga pela passagem destrancada e, aqui, você terá de enfrentar um grupo de quatro Stalfos. Derrote todos eles da maneira que achar melhor e ambas as portas serão destrancadas. Passe para o sul.

Chegaremos em mais uma sala cheia de paredes de terra, mas aqui teremos uma peculiaridade: rupees.


A essa altura, você já deve ter aprendido a suspeitar que nem tudo que reluz é ouro, ou seja, é muito provável que um Rupee-Like esteja aqui e, adivinha só, está! Evite contato máximo com esses rupees! Na mesma sala, você deverá ter notado uma criatura elétrica. Caso você tenha o bumerangue (se você está acompanhando esse detonado desde o início, você tem), use-o nessa criatura para que ela vire uma fada. Capture-a em um pote caso você julgue necessário... De um jeito ou de outro, passe para a sessão sudoeste (\|) da sala, onde você deverá encontrar uma escada que você tem de subir.


No andar superior, encontraremos mais uma área com muita terra e um ChuChu cinza (daqueles que viram espinhos). Evite-o ou derrote-o e prossiga pela passagem ao norte.

Prepare sua pontaria! Você precisará dela aqui! OK... Nem tanto... Essa é mais uma daquelas salas irreais e completamente fora de sentido que só Zelda pode te oferecer!
Bem... Suba na plataforma móvel que surge à sua esquerda (<--) e, quando chegar na outra porção de terra firme, mova-se para a plataforma que se move horizontalmente (<-->). Uma vez nela, use seu arco e atire nos dois olhos na parede. Com isso, a porta na parede norte deve se destrancar, dando a nós a oportunidade perfeita para prosseguir. Faça isso.

UH! Um enigma!
Teremos um quebra-cabeça interessante aqui. Você deve ter notado que temos alguns daqueles pisos reluzentes logo no norte da sala, não é? Observe-os da seguinte forma:

X O         X O

Para prosseguir, basta canalizar sua força em um dos pisos (X ou O) e, quando você puder fazer seu clone, mova-se para o outro par de pisos, escolhendo justamente o mesmo que escolheu antes (se você escolheu X antes, terá de escolher o X agora). Daí, contorne as estátuas e pressione os botões!
Parece confuso? Então veja o grupo de imagens abaixo para ver se você entende!

Escolha um piso...
Crie seu clone e mova-se contornando a estátua para o próximo...
Mas lembre-se que tem que ser o piso de mesma ordem...
Contorne as estátuas e pressione os botões!
Simples, não? Tudo com imagens fica mais fácil. Mas... Só tem um probleminha... Ao pressionar os botões, as duas estátuas vão ganhar vida e voar pra cima de você. Se desfaça do clone e use seu arco para dispensar as duas. Pode parecer difícil, mas você vai conseguir, afinal, você lê o Hyrule Map!
Quando as duas estátuas papocarem, abra o baú que vai surgir para conseguir a bússola!


Com isso fora do caminho, retorne para a sala anterior.
Uma vez aqui novamente, suba na plataforma de movimento horizontal e permita que ela lhe leve até a plataforma móvel da direita (-->). Suba nela e, mais uma vez, acerte os olhos na parede com flechas.

Olho por flecha... Porta por... dois olhos?

Quando ambos os olhos forem acertados, a porta da direita vai se destrancar e um novo enigma surgirá para nós!


Aqui, derrote as Ropes, que, na verdade, são cobras e não cordas (pegue seu dicionário de inglês e depois me conte como foi), para que possamos explorar essa sala mais livremente.
Quebrando as caveiras ao sul, você vai notar um piso reluzente, certo? Sabe o que isso significa? Um quebra-cabeça! A grande diferença é que este pode ser muito desafiador caso você não analise todas as possibilidades.
Tente fazer esse quebra-cabeça sem minha ajuda. Se você conseguir, você é ótimo, meus parabéns! Caso não consiga, não se preocupe, eu também não entendi de primeira (se é que isso serve de consolo). O quebra-cabeça é bem simples, e só exige sua atenção. Veja:

Crie um clone para que você possa empurrar a pedra que está logo à frente.


Empurre essa pedra o máximo que puder, até ela bater na parede. Depois disso, empurre a pedra que está abaixo para a esquerda (<--).


Com isso, se desfaça do clone. Ainda não entendeu? Então deixe-me explicar.
Você deve ter notado que, ao empurrar a pedra de baixo, você liberou um caminho menos estreito para a parte de baixo da pedra de cima. Nesse caminho, podem passar até dois de você! Ainda em dúvida? Pois bem. Retorne até os pisos reluzentes e faça um outro clone, mas esse tem de estar na horizontal (<-->). Siga com ele para empurrar aquela pedra para cima.


Não consigo deixar de imaginar sua cara de satisfeito perante este lindo feito. Bom... Empurre-a o máximo que puder, e, quando puder passar, desfaça-se do clone e puxe aquela alavanca linda bem ali.


Quando você a empurrar completamente, volte e... MAS HEIN?! Parece que uma coisa caiu do teto, bem no buraco!

Não, Ezlo... Não foi...
Parece que era uma chave! Vamos poupar nosso tempo e pular atrás dela, literalmente. Isso mesmo, pule no buraco. Não... Você não vai... Não... Nã- PULA LOGO CRIATURA!
Ao chegar no primeiro andar de novo, pegue sua Small Key #1.


Ainda bem que decidimos pegar o caminho rápido, já que teríamos de descer isso tudo mesmo...
Com a chave em mãos, saia de volta para a entrada do calabouço, ou seja, siga pela passagem ao sul.

De volta a essa área, siga para a segunda porta que você vai encontrar seguindo para a direita.

Essa aqui.
Entre e veremos uma sala bastante parecida com aquela na qual estávamos antes. Aiai, essas civilizações antigas e suas coisas simétricas. Enfim, não há muito o que fazer aqui ainda, então siga para o norte.


Nessa nova sala, derrote o monstro elétrico caso deseje. Evite cair no buraco e tente passar para os lados da sala, só tendo cuidado com os Stalfos que vão aparecer.
Abra o baú que está no canto noroeste (|\) da sala para conseguir uma Kinstone azul.


Com isso, mova-se para baixo e puxe a alavanca dali para que a porta se abra. MAS, antes de fazer QUALQUER progresso, siga para a alavanca do outro lado da sala e puxe-a para que um baú se revele. Abra-o para adquirir outra Kinstone.


Show! Agora sim, você pode prosseguir pela passagem ao sul que abrimos há pouco.

Ignore tudo o que você ver nessa sala cheia de terra e mova-se apenas para as escadas daqui.
No andar de cima, tome cuidado com os inimigos que ficarem em seu caminho, e siga pela única porta para o norte.


Opa! Nos deparamos com mais um enigma! Dois botões e uma porta. Acho que você já tem uma ideia do que deve ser feito. Siga pela passagem à sua esquerda e grite um Ah-HA! quando ver o que está na imagem abaixo:

Ah-HA!
Destrua as caveiras desta área e você verá alguns pisos reluzentes. No entanto, a distância deles é muito curta para que possamos pressionar aqueles dois botões! O que fazer, o que fazer...?
Espera... E se nós retirássemos aquela Armos do meio? Quem sabe...? Elimine-a, tomando cuidado para não cair no buraco... ainda... e... Vóilà! Teremos um piso a mais! Agora, faça o seguinte:

Crie um clone seu no piso mais para a esquerda (onde estava a Armos) e feche o ciclo indo para o piso mais próximo da parede da direita, como na figura abaixo:


Daqui, simplesmente retorne para a porta trancada e pressione os dois botões para destrancá-la! Com isso, siga em frente, onde você vai encontrar... Um portal! Pensava que era um baú, né? Eu também...


Suba nele e diminua seu tamanho; daí, volte para a área onde vimos as Armos. Uma vez aqui, suba no escudo da Armos restante e ative-a por dentro.


Com isso, passe para o portal logo ao lado usando o atalho da imagem abaixo e retorne ao tamanho normal.


Quando fizer isso, siga para a Armos e derrote-a, o que vai liberar a alavanca.

Alguns inimigos liberam uma Kinstone aleatória quando derrotados. Mantenha-se alerta a isso! No caso da imagem acima, a Kinstone foi adquirida ao derrotar a Armos. Que sorte!
Puxe a alavanca e, curiosamente, outra chave vai cair do céu! Simetria... A gente vê por aqui. Assim como da última vez, ela vai cair pelo buraco.


No entanto, antes de cair atrás dela, retorne para o portal que você acabou de usar e retorne ao tamanho Minish. Só então, você pode pular em busca da chave! Pode paecer estranho, mas você vai entender assim que chegar no chão...

...e ver essa linda passagemsinha que leva para outra sala!
Siga pela passagem Minish que tem logo ao seu lado e use o portal na outra sala para que você possa voltar ao tamanho normal. Aqui, pegue seu Pedaço de coração #15.


Empurre um dos blocos para sair dessa sala e siga para a primeira porta à esquerda, onde você encontrará a sua Small Key #2. Saia daqui e siga, então, para a porta central (que fica bem à frente da entrada). Nessa área, simplesmente suba as escadarias ao norte.

Nesta nova sala, livre-se dos Stalfos se quiser e siga por quaisquer passagens para o norte, onde você encontrará outras daquelas estátuas. Derrote-as com suas flechas e suba as escadas, bem no meio da plataforma, que levam ao baú contendo o Mapa!


Desça as escadas e escolha a porta da esquerda (<--) para destrancar.


Nesse corredor com um daqueles abismos infinitos, suba na plataforma móvel e vá desviando dos blocos à medida que eles vão aparecendo. Nada de tão impossível aqui, apenas tenha cuidado.


Ao final do corredor, saia da plataforma e suba as escadas.
Nesta próxima sala, iremos fazer, novamente, o quebra-cabeça de atirar flechas nos olhos da parede. No entanto, é importante avisar que um dos inimigos mais chatos da série marca presença logo aqui.

Wallmaster RETURNS!!
Atire rápido nos olhos e, sempre que notar a sombra de Link aumentando, saia dali para não ser pego por este monstro.
Na próxima sala, teremos um mini-chefe!
_______________________________________________
MINI-CHEFE: DARKNUT


Itens necessários: Espada, Escudo/Bombas
Dificuldade: Difícil

Sim! Ele de novo! A luta está do mesmo jeito que a anterior. Então, simplesmente lute com ele do mesmo jeito de antes para se dar bem!

Vídeo de demonstração:


_______________________________________________

Ao final da luta, você deverá notar que o portal azul foi liberado, mas nada de baú. Triste, eu sei... Bom, de um jeito ou de outro, apenas siga pela passagem ao sul.


Essa próxima sala é um pouco irritante. Você já deve ter notado que precisa pressionar aquele botão bem ali, mas as armadilhas do jogo impedem você de chegar lá facilmente, já que elas se movem em sentido anti-horário. Dê a volta na sala, seguindo o caminho das armadilhas, para pressionar o botão. Com isso, dê outra volta para passar pela porta destrancada ao sul.

Nesse curto corredor, apenas siga pela direita e... Epa! O que temos aqui...?


Não é preciso ser nenhum expert para saber que aqui tem coisa. Coloque uma bomba no piso diferenciado no meio das caveiras para que uma passagem se revele.
Prossiga por ela e, nessa nova sala, abra o baú gigante para conseguir as Mole Mitts!!



Com essas belezinhas, você poderá passar pelas paredes de terra da melhor maneira possível: cavando feito uma toupeira! Por que não experimenta seu novo brinquedinho aqui, cavando essas paredes para chegar até aquele baú e conseguir 100 rupees?


Saia daqui e retorne para a sala anterior, onde você deve seguir pelo caminho da direita até reencontrar a sala onde pegamos o mapa. Quando chegar lá, destranque a porta da direita.


Nesta nova sala, equipe as Pegasus Boots e puxe a alavanca. Uma ponte vai surgir, mas ela vai passar muito pouco tempo disponível e voltará à sua posição original em poucos instantes. Usando as Pegasus Boots, corra na ponte assim que ela aparecer e vá correndo, sem parar, até chegar do outro lado. Você só precisa cronometrar bem, mas você vai conseguir.

Corre!!!
É Ezlo... Eu também...
Bom, depois disso, suba as escadas à sua direita, e chegaremos a uma sala com... *GULP!* ELES NÃO!


Floormasters... Se tem um inimigo na série mais terrível do que esse, eu sinceramente não tenho certeza. A função deles é parecida com a do Wallmaster: se eles te pegam, te jogam para o início do calabouço e, apesar de este em particular ser pequeno, voltar todo o caminho (e passar por aquela parte da ponte) não seria legal... O truque que dou é que você tem que derrotá-los. Não é nada tão difícil... Só não deixe eles te tocarem. Ataque rapidamente para se livrar de todos eles e um portal vai aparecer no meio da sala.

Floormasters também liberam muitas Kinstones, então aproveite!
Por hora, ignore o portal e prossiga pela passagem da direita. Desça pelo corredor estreito aqui, tomando cuidado com as caveiras e, ao chegar no canto inferior da sala, desvie das armadilhas caindo nos buracos, de forma que você chegue até o lado da direita.


No lado da direita, você encontrará duas estátuas e quatro botões, certo? Empurre as estátuas e deixe-as nos botões superior esquerdo (|\) e no botão inferior direito (\|), como indicado abaixo:


Com isso, siga ainda mais para norte e derrote as ropes dessa sessão. Use os pisos reluzentes e crie um clone seu aqui, de forma que ele fique no piso mais ao norte da linha da direita, enquanto você fica no piso mais ao sul da linha da esquerda (pode ser vice-versa, só considero essa forma mais fácil, pois tem menos chances de desfazer o clone quando você for passar) como indicado na figura:


Feito isso, passe pelos blocos cuidadosamente e pise nos botões que restaram na sessão anterior.

Contorne a estátua dessa forma para que seu clone possa passar sem problemas. 
Quando os botões forem pressionados, sua Small Key #3 vai surgir. Pegue-a sem medo de ser feliz e destranque a porta na parede sul dessa sala.


No entanto, não passe pela sala ainda! Retorne até a sala onde vimos os Floormasters e use o portal para diminuir seu tamanho. Quando fizer isso, retorne a essa sala aqui e passe pela passagem Minish, para chegar na sessão da direita. Vá andando para o sul, até você encontrar de novo as armadilhas. Fique no meio delas para que você possa passar sem problemas e, então, siga pela porta recém-destrancada.


Estando aqui, siga pelo corredor da esquerda e entre na primeira passagem Minish que você ver. Ela é bem discreta, mas não está invisível.


Uma vez aqui, use o portal dessa sala para aumentar seu tamanho e, então, pressione o botão para que uma chave caia em meio às paredes de terra. Use suas Mole Mitts para cavá-las, tomando cuidado com alguns monstros, e pegar sua Small Key #4.


Não há muito mais que ver aqui, então retorne ao tamanho Minish e saia pelo jeito que você entrou.
Na sala anterior, pule para o nível inferior se utilizando da pequena abertura que tem por aqui. Use o portal para aumentar de tamanho e derrote os Floormasters para que eles não sejam um problema.
Siga pelo caminho da direita e, então, pela passagem para o sul.

Mais uma área com terra? Isso está ficando cansativo. Cave com suas Mole Mitts, tomando cuidado com os monstros dessa área, para chegar até as escadas ao final da sala.
No andar de cima, siga para o norte e, nessa próxima sala, um festival de esqueletos vai pra cima de você.


Defenda-se e derrote todos eles, destrancando e passando pela porta ao norte quando acabar.
Falando em caveiras, é justamente uma área assim que lhe aguarda na outra sala, sendo que os dois "olhos" dela são buracos. Caia no buraco da direita (-->), sim?


Quando chegar lá em baixo, abra o baú para adquirir sua Big Key!



Não se preocupe, o calabouço está quase no fim. Com a chave em mãos, caia na esquerda (empurre o bloco antes, claro) e prossiga todo o caminho pela esquerda, até que você retorne à sala onde conseguimos o mapa.
Daqui, simplesmente retorne para a sala de entrada. Vamos pegar uma coisa antes de ir dar de cara com o chefe...
Na sala principal, use as Mole Mitts para ir cavando todo o caminho da esquerda. Ao final do caminho, você encontrará um baú contendo uma Kinstone.


Com isso, entre na porta que está bem aqui.


Nessa sala, enfrentaremos dois Wizzrobes... Eles nem ao menos recebem o título de mini-chefes, visto que são muito fáceis para serem considerados como tal (assim como essa área é opcional). Para derrotá-los, basta usar sua espada para atacá-los sem parar onde quer que eles apareçam. Só tome cuidado com as bolas de fogo que as tochas ficarão soltando. Quando ambos forem derrotados, um baú surgirá no meio da sala. Abra-o para conseguir 80 Mysterious Shells.


Com isso, retorne à sala de entrada e prossiga pela porta à direita da central. Suba as escadas e siga pela passagem sul. Use suas Mole Mitts aqui para que você possa chegar até um baú contendo uma Kinstone.


Daqui, retorne para a sala onde conseguimos o mapa, seguindo, então, pela passagem sul.
Nesta nova sala, você notará que temos aqui uma estátua cercada por terra e um botão, não é? Escave até a estátua usando suas Mole Mitts e empurre-a até o botão.


Com isso, abra o baú que vai aparecer para conseguir uma Kinstone.


E... Essa foi a última coisa opcional que tínhamos para fazer aqui, até onde eu sei, isto é. Bom... Suba as escadas e prossiga, usando as Mole Mitts, pelo caminho norte.
Aqui, empurre o bloco desalinhado para que o portal vermelho apareça.



Feito tudo isso, prossiga pela Big Key. Nesta nova sala, use o bumerangue nos monstros para torná-los em fadas e quebre as caveiras para conseguir corações e flechas. Feito isso, prossiga pela passagem. É hora de enfrentarmos o chefe.

________________________________
_______________________________
CHEFE: MAZAAL
Itens necessários: Espada, Arco e flecha, Mole Mitts
Dificuldade: Médio
É quase certeza que os jogadores de The Wind Waker sentiram uma enorme semelhança deste chefe com Gohdan. Curiosamente, a luta com Mazaal é bem semelhante também. O chefe atacará usando suas duas mãos, tentando esmagar você de diferentes formas. Use o arco para acertar as esferas rosa nas mãos e, assim que acertar, aproxime-se e ataque sem piedade. Com alguns golpes, aquela mão ficará inutilizada. Repita o processo com a outra e Mazaal ficará inativo. No entanto, a luta ainda está longe de acabar. Use um dos portais para ficar em tamanho Minish e entrar na boca de Mazaal. 
Aqui dentro, você encontrará um grupo de seis colunas, sendo que uma delas está destacada. Ataque justamente essa com sua espada. Com golpes suficientes, você será jogado para fora. 
Do lado de fora, retorne ao seu tamanho normal e enfrente Mazaal do mesmo jeito de antes. No entanto, tenha cuidado com um raio que ele pode usar, já que o mesmo vai lhe tornar em Minish no mesmo instante que lhe tocar. Caso isso aconteça, apenas use o portal. Repetindo a operação, entre em Mazaal novamente, mas você notará que a área está cheia de terra. Use as Mole Mitts para que você possa procurar pela coluna destacada e, então, atacá-la. 
Repita essa operação mais um pouco até que o chefe seja, finalmente, derrotado.

Vídeo de demonstração:

_____________________________________________

Ué... Cadê o elemento?! Deve estar atrás daquela porta. Pegue o Heart Container daqui e prossiga.


O local logo após aquela passagem é bem diferente do pântano ao qual passamos antes. É um belo jardim, cheio de pássaros, e tem uma música bem calma.

O elemento deve estar por aqui em algum lugar...
Siga para o norte, onde você encontrará um enorme tablete de pedra. Ao lê-lo, você vai descobrir que a Tribo dos Ventos foi embora para o céu já faz um bom tempo e, pelo que parece, eles levaram o Elemento com eles...


Isso não é bom... Se eles estão no céu, como RAIOS nós vamos conseguir acompanhá-los? Mas, espere um pouco, o texto menciona algo chamado de Zeffa, que poderá, de certa forma, nos guiar para o "poder que procuramos".
Ao terminar de ler o texto, um pássaro azul vai aparecer e soltar uma Ocarina no chão. Aproxime-se e pegue a Ocarina dos Ventos.


Com essa Ocarina, poderemos ser levados por Zeffa, o pássaro, até as marcas que aquelas tumbas explosivas deixaram. Finalmente entendemos o significados delas, não é mesmo?

Com isso, Ezlo vai falar o óbvio e dirá que, por enquanto, o Elemento do Vento está fora de nosso alcance. O melhor a fazer é seguir em frente, e começamos saindo daqui...

Na próxima parte: caçamos itens e ficamos alguns passos mais próximos do próximo elemento! Fiquem ligados!

<-- Do Santuário ao Forte

6 comentários:

  1. Quando eu chego na sala do 15 coração, não consigo empurrar nenhum dos blocos para poder sair.O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, você esteja empurrando para o lado errado. Experimente empurrar para outro lado, como para a esquerda ou direita. Outro detalhe é que você tem que empurrar por um tempinho pra que um bloco saia do lugar.

      Excluir
  2. no meu quando tenho de por uma bomba no meio das caveiras para passar para uma passagem secreta n aparecem caveiras nenhumas o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prossiga normalmente, colocando uma bomba lá e tudo. Só porque não tem caveiras lá, não significa que você não pode passar pela parede.

      Excluir
  3. PQ no 15 coraçao nao consigo empurrar pra nenhum dos lados ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certifique-se de que você está empurrando o bloco certo. Além disso, você também pode empurrá-los para baixo.

      Excluir