domingo, 6 de maio de 2012

Os melhores rumores de Zelda #1

Olá meus caros leitores! Depois de um bom tempo de ausência, nada melhor do que começar uma nova coluna, não acham? Nessa coluna aqui, vocês vão aprender um pouco sobre rumores GRANDES de títulos de Zelda. Claro, muitos desses títulos se tratavam apenas de rumores e especulação, mas alguns foram tão convincentes que poderiam criar expectativas altas, acreditando-se de que realmente se tratavam de jogos prestres a serem lançados.
Por essa ser a primeira edição, vamos tratar de um rumor bem mais antigo, o primeiro realmente grande. Se você é veterano na Internet, já deve saber de qual eu vou falar.

The Death of Zelda: Tower of Spirits

Esse rumor surgiu mais ou menos em meados de 2001. O GameCube ainda era o videogame novo da Nintendo, e nós não sabíamos que seu primeiro título de Zelda era o The Wind Waker (este não foi nem ao menos anunciado). Tudo o que tínhamos a respeito de Zelda no GC era um vídeo de uma tech demo. No caso, o vídeo abaixo:


Todos acreditavam que o jogo seria do jeito apresentado acima. Um jogo "realista", com um Link adulto (ou, ao menos, adolescente). Todos nós sabemos que não foi bem assim que a coisa saiu, mas, deixem-me continuar.


Nesse período, surgiu um rumor do tal Death of Zelda. O título, como garantia Miyamoto, seria focado no enredo, com gráficos altamente detalhados, contando que poderíamos ver vales inteiros de montanhas, com uma certa torre (chamada de Torre dos Espíritos) parecendo tocar o céu, tudo gerado em tempo real. O jogo também contaria com dublagens para cada personagem, músicas cantadas e motion capture para as cenas.
DoZ (como abreviaremos), seria um jogo de estilo um pouco diferente do que estamos acostumados, pois contaria com um número grande de espadas e cada uma delas contaria com diferentes tipos de combos. Link poderia se abaixar a qualquer momento... Enfim, dá pra ter uma ideia. O valor especulado de produção era de 15 milhões de dólares.

A história era mais ou menos assim:

Nos primórdios da criação do universo, uma batalha entre o céu e o inferno foi travada. Deuses e demônios explodiram planetas e estrelas de grandezas inimagináveis pela demarcação de território. Constelações inteiras não significavam nada. Mas foi na Terra que foram criadas as ocarinas que abrem os portões do céu e do inferno. E elas caíram em mãos inversas, fazendo a batalha cessar. Os Deuses detiveram a chave dos portões do inferno (Ocarina das Sombras) e os demônios se apossaram da chave dos portões do paraíso (Ocarina dos Deuses, conhecida como Ocarina Dourada). Para que a guerra acabasse, um lacre de energia foi criado, a Espada das Almas que nem deuses ou demônios podem tocar, evitando assim que qualquer invasão fosse iniciada.

A história se passa dois anos após Majora's Mask. Link é chamado ao castelo de Hyrule através de uma carta, pois a princesa Zelda havia ficado doente. Quando conversa com a princesa, Link revela que estava sonhando com uma Ocarina dourada. Ao investigar, ele descobre um pergaminho explicando que a Ocarina seria um tipo de ponte entre o mundo espiritual com o mundo material. Link vê um desenho de uma espada feita com a alma de guerreiros que partiram em busca do artefato.
Uma semana depois, Link retorna para o castelo, para descobrir que o estado da princesa piorou terrivelmente. Ela, já agonizando, pede desesperadamente por ajuda e murmura que não foi digna de uma "Ocarina dos Deuses", sucumbindo a um poder muito maior do que ela já imaginou. 
Após a morte de Zelda, Link parte em busca de um "Sábio da Pacífica". Ao encontrá-lo Link descobre mais a respeito do que está acontecendo. 

Segundo a lenda, qualquer pessoa que partir em busca da Ocarina Dourada sem o mais nobre dos objetivos terá sua alma amaldiçoada e aprisionada dentro da "Espada das Almas", que durante milênios sela os portões do inferno. Qualquer um que conseguir encontrá-la deverá sair em busca das almas de 5 demônios, aprisioná-las e devolvê-las e ao inferno antes da terceira lua cheia. Entretanto, será necessário encontrar os 7 pilares de sustentação do paraíso (as Torres dos Espíritos) que, de tão gigantesco, ligam a terra ao céu e são guardados por 7 espíritos. Após enfrentá-los, a pilastra mestra aparecerá no centro dos hemisférios do planeta.

Essa pilastra leva à Ocarina das Sombras, a chave para abrir as portas do Inferno, para que possa devolver as 5 almas dos demônios. Feito isso, a busca pela Ocarina Dourada começa nas profundezas do Inferno. Link deverá manter seu coração puro, para não ter sua alma aprisionada.

Ufa...

Como vocês podem perceber, essa é uma das histórias mais... sombrias (?) já imaginadas para a série. Se você observar bem, poderá perceber que alguns dos elementos apresentados nessa história foram meio que utilizados em outros jogos da série. O ponto mais relevante é a dita "morte" da Princesa. Isso aconteceu (acho que aconteceu) em Spirit Tracks. Também é mencionado, em algum momento, uma chamada Torre dos Espíritos. Parece familiar? Também ocorre a menção de uma ponte dentre o mundo material e o mundo espiritual. Vimos isso no Silent Realm de Skyward Sword. Essa ideia toda de demônios e espíritos lutando... Um mundo para os demônios... DoZ não fez muita coisa não, ele só previu o enredo de Spirit Tracks (estou sendo sarcástico). 

Agora, como eu mencionei antes, essa é uma história um tanto sombria. Não imagino que o Miyamoto, ou o Aonuma, ou qualquer outro relacionado, tenham pensando em algo como isso. 

Bom... É isso. Se você não conhecia, agora você sabe muito bem o que é o Death of Zelda. Gostaria de agradecer ao site da fonte por ter me propiciado isso. Você poderia ler um artigo a respeito do tema no site Zelda.com.br. Enfim, caso você tenha interesse em saber mais sobre esse rumor, sinta-se à vontade para fazer uma pesquisa e, caso ache necessário, você pode comentar quais os fatos que eu esqueci de mencionar aqui.

Gostou de nossa nova coluna? Tem uma sugestão pra próxima? Não esqueça de comentar!

Links Relacionados

Um comentário:

  1. Caramba, que matéria legal! Parabéns! Continue assim e seu blog fará muito sucesso!

    Uma dica pro blog: duas das coisas que eu gosto em Zelda (e videogames, em geral) são de conteúdo da beta que não foi usado na versão original e rumores (dei minha sugestão pra próxima coluna :3)

    De novo, meus parabéns!

    ResponderExcluir