sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - Piratas Nauseados

Não sei exatamente onde começar com essa parte...
Acho que poderia fazer isso explicando que essa próxima parte não deverá ser muito longa de explicar, mas, isso não vai impedir que você fique andando de um canto para outro aparentemente sem rumo por alguns minutos.
Isso e, hoje, nós vamos aproveitar para seguir com uma coisa opcional para aqueles de vocês que ainda têm (ou usam) um escudo. Vamos começar com a parte opcional, mas, fique sabendo, muito do que vamos fazer hoje vai tomar lugar em Subrosia. Para chegarmos logo onde precisamos, vamos entrar em Subrosia por meio daquele atalho que nós liberamos há um bom tempo.
Caso você não tenha ativado esse atalho, por qualquer motivo, não se preocupe! Logo no primeiro tópico, vamos explorar como fazer justamente isso. Para garantir, no entanto, que nada se misture, deixarei as partes referentes ao atalho destacadas em itálico. Para ativar esse atalho (assumindo que você ainda não o fez), siga para Subrosia partindo da entrada que fica localizada na montanha de Mt. Cucco.


OS MISTÉRIOS DO SUBTERRÂNEO

OS PIRATAS E O ATALHO

Vamos começar já explicando que, com o seu equipamento atual, já é possível explorar praticamente todos os cantos de Subrosia, com a única exceção sendo a região do noroeste, por motivos que veremos em partes futuras.
Isso significa que você pode acessar cada um dos lugares que nós vamos explorar com relativa facilidade, embora alguns pontos precisem ser acessados a partir de seus respectivos portais.

Vamos assumir, então, que você veio do portal do Mt. Cucco, e se encontra próximo da casa dos irmãos ladrões que roubaram a nossa Roc's Feather várias partes atrás
Dessa entrada, siga para a esquerda, e para baixo, pule o riacho de lava, e continue indo para o sul. Eventualmente, você vai encontrar uma humilde casa com duas FREAKIN' caveiras na entrada, mais um cara com rosto de caveira no topo, mais um portal. 
Só pra começo de conversa, este é o lugar para onde nós precisamos ir para continuar a nossa busca pelas Essências das Estações, OK? Se você não tem interesse na parte opcional do escudo, pode ignorar o tópico a seguir.

Dentro dessa casa, você encontrará vários caras com rosto de caveira, autodenominados piratas, e, se você conversar com o capitão deles, vai ouvir falar que ele está procurando por um "sino". Na verdade, você PRECISA falar com esse capitão. A essa altura (você já tem seis das oito Essências), ele vai reconhecer que você é um grande aventureiro, e vai dar a você a missão de encontrar o tal sino.


Suba para o segundo andar da casa, e tente falar com o pirata que está em frente ao que parecem ser quatro gavetas abertas (as quais vamos denominar como A, B, C e D, respectivamente). Quando fazer isso, ele vai correr rapidamente para as gavetas e vai empurrá-las em um determinado padrão. Para que possamos ser mais específicos, ele vai empurrar os quatro gavetas na seguinte ordem:

C, C, B, A, A, D, D, D

Mantenha esse padrão em mente: ele será importante já, já.

Siga para o telhado da casa, onde aquele portal que mencionei antes estará esperando. Use-o para ser levado a uma caverna que fica, convenientemente, na vila de Horon! Ative a alavanca que está próxima para ativar uma grande ponte, que será ESSENCIAL para esse atalho. Agora, sim, você terá acesso fácil a Horon, e precisaremos desse acesso fácil para o que vem a seguir (na parte obrigatória, isto é). 

Se você não quiser pegar o escudo melhorado, pule o próximo tópico. Se você quer fazer isso, venha comigo.



METAL AZUL E VERMELHO PARA UM ESCUDO DE FERRO

Antes de começarmos, permita-me explicar o óbvio: VOCÊ PRECISA DE UM ESCUDO. Se você ainda não tem um, ou perdeu um para um Like-Like, nada tema! Basta ir para Horon (aproveitando aquele atalho super bacana que nós acabamos de liberar) e comprar um da loja, pelo preço de 30 rupees!

Retorne para o lado de fora da casa que os piratas educadamente INVADIRAM. Daqui, iremos pegar dois itens que serão necessários para chegar àquele escudo opcional que vivo falando.
Da casa, siga para o norte até você encontrar dois vulcões impedindo que você continue andando para lá. Quando chegar aqui, siga para a esquerda, e prossiga pelo único caminho disponível.

Ao final do percurso, você provavelmente encontrará uma área cercada de árvores e com mais buracos do que um queijo suíço.


Do outro lado, pra deixar a coisa ainda mais feliz, você verá um Cilindro S. Use as Luvas Magnéticas para ser puxado por ele e siga imediatamente para a direita. Dentro do baú que vai estar por lá, você vai receber um Blue Ore.
Se quiser, retorne para a tela anterior e use as luvas para se afastar do Cilindro S para o sul, e, com a Roc's Feather e a Pá, chegar até aquela parte do chão de formato curioso. Lá dentro, um anel estará a sua espera (no caso, este anel é o Whisp Ring, que protege você daquelas magias que lhe impedem de usar sua espada).

Pois bem, saia daqui, e retorne para a tela com os vulcões (que, por sorte, não fica nada longe). Daqui, siga para a direita duas vezes, seguindo para o sul quando você só encontrar um lago de lava grande demais para ser atravessado. Aqui, siga para a direita novamente (tirando as pedras que estarão no caminho) e usando suas luvas magnéticas para se atrair pelo outro Cilindro S e passar do rio de lava. Agora, vá para o norte (e você encontrará o Mercado Subrosiano - aproveite para fazer algumas compras aqui, como os diferentes anéis que você pode coletar, se você já não o fez), e vá seguindo pela direita até encontrar outra área com vários buracos, e mais um Cilindro S do outro lado. Essa é a entrada para o lado "industrial" de Subrosia, que exploramos há algum tempo.
Chegando do outro lado dos buracos, siga para baixo uma vez, e você vai encontrar mais buracos em uma passagem bem estreita, com um baú do tesouro isolado aqui.


Passe pelos buracos do mesmo jeito que você vem fazendo até agora, e entre na caverna.
Suba as escadas no final dela, e você finalmente chegará ao baú contendo Red Ore.

Agora que temos os dois tipos de metal, é hora de seguir para a Fornalha, localizada nessa mesma região. Para chegar lá, basta seguir para a direita duas vezes, para o norte, e para a esquerda: você chegará bem na entrada.

Lá dentro, converse com o Subrosiano de bandana (o mesmo que recebeu a Bomb Flower partes atrás), e entregue os dois metais para ele. Por meio da fornalha, e do poder da DANÇA, os dois metais irão se fundir e formar Hard Ore. É isso aqui que queremos.


Agora que temos tudo isso, teremos de ir para o Ferreiro de Subrosia; é uma caminhada relativamente longa, mas, bem simples, também.
Primeiro, saia dessa área da Fornalha, e retorne para o Mercado de Subrosia. De lá, siga as direções a seguir: norte, entre na caverna, saia da caverna pela esquerda, esquerda, esquerda.


Lá dentro, converse com o recepcionista, e ele vai perceber que você tem Hard Ore consigo, e, com ele, o Mestre Ferreiro que trabalha ali pode fazer o nosso "escudinho barato" ficar excelente. Daqui, você terá de escolher uma de duas opções: "Make it fine!" ou "Do whatever".

Apesar de todos os seus instintos estarem indo para a primeira escolha, a que você quer mesmo é o "Do whatever". Sua indiferença será a inspiração que o ferreiro precisa para realizar o trabalho. Ah, sim, e a melhor parte é que é de graça!
Fazendo tudo isso, você será presenteado com o Iron Shield. Esse escudo é maior e lhe protege com mais eficácia de mais projéteis. No entanto, ele continua sendo vulnerável a Like-Likes. A boa notícia é que, apesar disso, ele pode ser comprado imediatamente das lojas agora, pelo preço de 50 rupees.

OK, agora, retorne para a vila de Horon. Temos uma parte obrigatória para fazer!

O SINO DO PIRATA

Vamos direto ao assunto: quando estiver em Horon, saia da vila pela saída da direita (a mesma onde aquele profeta chamado Sokra está cantando, e a que fica imediatamente ao sul dos portões da Maku Tree).

Logo quando estiver no campo de Holodrum, siga pela passagem logo ao sul (é aquela que está levemente obstruída por um tronco).
Fazendo isso, você chegará no litoral.



Siga pela esquerda e, eventualmente, você vai encontrar um pirata. É por causa desse pirata que você precisava ter falado com o capitão lá em Subrosia. Se você tiver feito isso, o pirata vai ceder o lugar e sair correndo dali, dando espaço para que possamos interagir com um curioso portão, onde quatro caveiras estão dispostas na horizontal... Onde vimos isso antes? Ah, é! Nas gavetas lá em Subrosia!
Considerando que elas são equivalentes, vamos chamar as caveiras de A, B, C e D, como antes. Com isso em mente, vá e empurre-as na mesma ordem que vimos o pirata empurrando as gavetas antes. Não lembra dela? Tudo bem, aqui está:

C, C, B, A, A, D, D, D.

Com as caveiras empurradas corretamente, você estará liberado para visitar o Deserto Samasa. Siga para dentro dele.

Eu gostaria de deixar bem claro que, assim como todos os outros desertos em Zelda, esse lugar aqui estará cheio de Leevers: aqueles monstros chatos que gostam de se esconder na areia e sair praticamente do nada; eles não são necessariamente resistentes, mas, podem deixar você em uma situação difícil, considerando o quanto eles gostam de aparecer em números.

Enfim, da entrada do deserto (que é onde você já estará vendo alguns cactos),  siga para a direita um total de duas vezes. Logo, você encontrará o que parece ser um grande navio pirata afundado na areia. Entre nele, e fale com o fantasma pirata que estará lá dentro.

O fantasma pirata vai explicar que ele foi pego por uma tempestade de areia e foi completamente destruído; no entanto, ele não pode seguir para a vida eterna já que nunca encontrou o sino do capitão. Vendo que você vai ajudar, no entanto, ele vai pedir a você que encontre a sua Caveira que está "rolando pelo deserto". Por sorte, a caveira fica em um lugar bem específico.

Saia do navio pirata, e siga para a direita uma vez; seguindo de lá, siga para o norte algumas vezes: você chegará em um oásis, com a Caveira que estamos procurando dando bobeira aqui.

Aquela caverna no topo (que está bloqueada e precisa ser explodida quando você chega aqui pela primeira vez) leva a uma fonte de fadas. Use-a caso você fique muito ferido por aqui.

Pegue a caveira, usando o Bracelete, e se prepare para uma busca um tanto inconveniente.

Como você deve ter percebido a essa altura, o deserto está absolutamente cheio não apenas de inimigos, como também de areia movediça: se você for absorvido por ela, você leva dano. Obviamente, isso não seria tão ruim se você não precisasse carregar uma caveira com você, lhe deixando completamente vulnerável a praticamente todos os monstros e perigos do deserto.
Em tese, o que você precisa fazer é levantar a caveira e sair andando com ela no deserto, mais especificamente andando pela areia movediça (mais, sem se deixar afundar muito), a fim de esperar que ela dê o sinal de que o sino está naquele lugar (e ela fará isso abrindo e fechando a boca sem parar). A má notícia é que a localização desse sino é aleatória; você precisará andar pra caramba com a Caveira em mãos, esperando ela abrir a boca. Quando ela o fizer, no entanto, se deixe afundar na areia movediça onde isso vai acontecer.





Lá dentro, você encontrará o Rusty Bell (e descobrirá que se trata de um Gongo... Não de um Sino... Oh...). O fantasma vai perceber que o gongo está horrivelmente enferrujado, mas, como ele fez a sua parte, ele irá para a vida pós-morte. Boa viagem, cara!

Obviamente, do jeito que está, não podemos levar esse Gongo ao Capitão! Primeiro, precisaremos dar um jeito de consertá-lo, e eu sei exatamente quem poderá fazer isso por nós!

...

Mas, primeiro, saiba que existe um anel que podemos pegar aqui no deserto. Para adquiri-lo, basta afundar em uma areia movediça localizada ao sudoeste do navio pirata (literalmente: esquerda, sul). Dali, é só nadar pela caverna onde você vai cair, e, eventualmente, você achará o anel dentro de um baú.

Chega de papo, vamos consertar o Gongo!

O lugar onde você quer ir é o Ferreiro de Subrosia, o mesmo com quem nós atualizamos o escudo. Por isso, daqui do deserto, retorne para Subrosia e, lá, siga direto para a casa do Ferreiro (você pode ver como encontrá-lo mais facilmente no tópico anterior).

Lá dentro, fale com o recepcionista, e você terá duas escolhas, mais uma vez: "Please" e "Do it!". Escolha "Do it!" e veja a mágica acontecer!

O Rusty Bell vai se tornar no Pirate's Bell e, agora sim, é algo digno de um capitão...!


Retorne para os piratas e apresente o Gongo ao Capitão, que ficará emotivo, e ganhará a força necessária para retomar o seu navio e voltar aos sete mares.

Depois de uma sequência legitimamente engraçada (que envolve um navio pirata sendo arrastado pelo deserto, e piratas enjoados com a água do mar), finalmente chegará a hora de prosseguir para a próxima Essência.

O CEMITÉRIO

Logo que você retomar controle, você ainda estará no navio. Saia dele pela esquerda e, por enquanto, ignore o caminho da esquerda. Primeiro, siga para o norte, onde você encontrará uma casinha abandonada.


Entre nela e exploda a parede que estará frágil à direita (há dez bombas guardadas no baú, caso você precise), e prossiga pelo caminho liberado.

Do lado de fora da casinha, bem à sua frente, na verdade, você encontrará um tronco perfeito para mudar as estações. Faça isso, trazendo o Verão e saia do tronco.

Vamos agora por aquele caminho à esquerda que acabamos de ignorar e, no processo, você vai perceber uma parede com vinhas para se subir. Entendeu agora porque precisamos ir para a casinha, primeiro?

Logo no topo das vinhas, estará o Cemitério, que é o lugar onde a próxima Essência se esconde. Existem algumas coisas que podemos fazer por aqui, mas, para tal, precisaremos de algumas ferramentas que ainda não temos. Por isso, das vinhas, siga para o norte, e você encontrará o nosso próximo objetivo: a Cripta do Explorador.



E é aqui que nós terminamos essa parte! Na próxima, iremos explorar todos os possíveis detalhes desse lugar sombrio e, aviso logo, você precisará de bons reflexos lá dentro!

Eu queria só aproveitar para compartilhar esta imagem, que foi bem útil na produção desta parte do guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário