sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - As ruínas antigas

Antes de começarmos, de fato, vou soltar aqui um aviso: esse calabouço envolve uma quantidade nada saudável de vai e vem. Você terá de ir e voltar para algumas salas diversas vezes, e, honestamente, isso nunca é legal. Mais do que isso, no entanto, esse lugar está cheio de armadilhas, e, até agora, é, de fato, o lugar mais difícil da nossa aventura. Vamos ver o quanto neste guia...


NÍVEL 6 - AS RUÍNAS ANTIGAS

MAPA

Então, você só tem uma opção no momento, já que as outras, por enquanto, apenas levam a becos sem saída.

Logo da entrada do calabouço, siga para frente por duas salas. Na terceira sala, você vai se encontrar com aquela roda que vimos lá no segundo calabouço: a mesma que roda apenas uma vez em determinada direção dependendo da cor.
No caso, você estará olhando a roda azul primeiro. Entre nela, e você será levado para o lado direito da sala, e a roda ficará laranja. Isso é ótimo, porque queremos ela laranja por enquanto!

Siga pelo caminho da direita, prestando atenção para aquela porta trancada ao norte da sala seguinte (preste atenção a ela mesmo, já que teremos que voltar aqui depois), e vá seguindo até a sala seguinte. Você chegará em uma área com armadilhas, um monte de Gibdos, um chão que está literalmente caindo, e um baú do lado direito, contendo inacreditáveis 5 rupees... Sério.

Não precisamos perder tempo aqui. Siga pela passagem ao sul, e você vai sair em uma sala com várias Ropes indo de um lado para o outro, e muitos buracos. De novo, não há nada aqui, então siga para a esquerda, e vá seguindo também pela sala seguinte: logo depois dela é a sala anterior à roda.

Daqui, volte para a roda, que ainda deve estar laranja. Dessa vez, ao entrar na roda, você será empurrado para a esquerda. Siga por esse caminho.

Na próxima sala, além de ter de tomar cuidado com alguns Gibdos, você terá a opção de ir para cima ou para baixo. Por enquanto, siga pelo caminho de cima.

Haverá algo um tantinho complicado de fazer aqui, mas, que será necessário de todo jeito. Para esta sala, se livre do Hardhat Beetle, antes que ele faça você perder a sua cabeça, e use seu bumerangue no Anti-fairy para conseguir uma fada e curar seus possíveis machucados. Feito isso, siga para o lado esquerdo da sala, e você deverá estar notando uma Esfera N do outro lado de uma parede de blocos. Use as luvas magnéticas para levá-la o mais alto que puder antes daquele pequeno penhasco. Feito isso, pule o penhasco para o canto mais próximo ao norte e, quando fizer isso, você deverá estar vendo mais chão firme logo ao norte, só que bloqueado pelos blocos, certo? Se você usar a Roc's Feather junto com as Pegasus Seeds, você pode saltar de onde você está para a parte de cima, e, infelizmente, teremos de fazer isso para prosseguir.
Caso você não tenha Pegasus Seeds com você, o que precisa fazer é pular com a Roc's Feather para o lado do abismo e, enquanto você estiver no ar, e assim que estiver acima do abismo, você deve pressionar na direção do chão ao norte. Isso tudo acontece em uma fração de segundos, já que se trata de um salto comum e diagonal.

Seja como for, estando na parte mais noroeste desta sala, use as luvas para trazer a Esfera N para próximo de você. Então, leve-a até onde tiver chão para a direita. Quando ela estiver já perto do abismo, a repele para o outro lado, e faça com que ela chegue na parte sul da sala.

Volte para perto da esfera, e carregue-a, de novo, com as luvas magnéticas, até aquela parte roxa no chão. Agora, você precisará fazer com que ela pressione um botão enquanto ela está fora do seu campo de visão. Parece complicado, mas, acredite, é bem simples.

Fique logo abaixo da Esfera N e a repele até o outro lado da sala. Passe alguns instantes a repelindo enquanto está parado para garantir que ela vai passar pelo abismo primeiro. Feito isso, continue repelindo-a, mas, mova-se para a direita, até você encostar na parede. Quando fizer isso, pare de repelir a Esfera, e a atraia, de forma que ela fique bem em cima do botão que você estará vendo bem na sua frente.
Isso fará cair a nossa Small Key #1, e precisaremos dela quase que imediatamente.

Siga para o sul duas vezes: você passará pela sala com os Gibdos, e chegará em outra com algumas Ropes, um bloco isolado, uma porta trancada, e algumas escadas no canto esquerdo.
Vamos fazer assim: siga para essas escadas primeiro e vá pelo caminho delas. Você vai dar de cara com um baú contendo o seu Mapa.



BÚSSOLA

Eu sei que o caminho da sua esquerda parece interessante, mas, ele nos leva a um lugar no qual não podemos fazer nada, por enquanto, então, apenas retorne para a sala anterior, onde estavam as Ropes e o bloco isolado. Elimine as Ropes, se você ainda não o fez, e empurre o bloco para a direita (embora eu acredite que qualquer direção sirva). Ao passar pela porta que será destrancada, você vai chegar na sala seguinte à entrada do calabouço e, aqui, você poderá ver não apenas um bloco com fechadura, como também uma Esfera N e um botão. Use as suas luvas magnéticas para deixar a Esfera acima do botão (e isso garantirá que essa porta fique aberta enquanto você não sair do calabouço ou desligar o jogo), e use a sua chave para retirar o bloco do meio. Pode parecer um desperdício, mas, confie em mim.

OK, vamos chamar a sala onde estamos de sala inicial, certo? Isso vai facilitar para essa explicação a seguir.
Suba novamente para a sala da roda, e faça-a ficar laranja de novo. Você vai parar no caminho da direita, então, prossiga pelo caminho todo, até você chegar na sala inicial de novo. Dessa vez, aproveite o atalho que você criou e siga pelo caminho da esquerda, e, seguindo por esse caminho, retorne para a sala da roda (basicamente: esquerda, cima, direita). Você deverá entrar do lado esquerdo na sala, e, como a roda está laranja, isso significa que ela vai lhe levar para o lado norte da sala. Faça justamente isso, e prossiga pela porta.



Logo na próxima sala, você vai se deparar com algumas Ropes, outra Anti-fairy e mais uma Esfera N próxima a um botão. Lide com os monstros, se quiser, mas, o seu principal foco é fazer a esfera ficar acima do botão. Isso fará com que algumas escadas surjam na parte superior esquerda da sala. Suba por elas.

Essa próxima sala será um pouquinho chata.
Você precisa passar pelo pequeno labirinto à direita, cheio de armadilhas e espinhos. Primeiro, use a Roc's Feather para pular dos primeiros espinhos, evitando as armadilhas bem no meio, e prossiga caminho. Mais à frente, você vai se reencontrar com aquelas armadilhas que seguem você pode determinados caminhos. Aqui, basta você ser rápido, quebrando os cristais que estarão na sua frente, para escapar delas (ou até mesmo a Roc's Feather para desviar por completo). O caminho é bem linear, então, você não deve ter trabalho algum em achar o caminho para a sala ao sul.

Quando chegar lá, no entanto, tome cuidado com os Spiked Beetles (use o escudo para lidar com eles, mas, se não tiver um, você também pode atirar Gale Seeds com seu Estilingue para fazê-los ir embora). Lidando com eles ou não, abra o baú dessa parte da sala para achar a Small Key #2. Com isso, retornemos para a sala da roda.

O que você quer fazer lá é seguir para o lado da direita, então, faça com que a roda fique de acordo para que você possa passar pra lá.
Lembra daquela sala com uma porta trancada que eu pedi para você memorizar? Pois é. Estamos indo pra lá, agora!
Destranque a porta com a chave que acabamos de conseguir, e você chegará em uma sala com um abismo enorme, várias plataformas móveis e, o pior, um Beamos bem no meio pra estragar o seu dia.
Se você quiser a sua bússola, você pode seguir pela plataforma da esquerda, e seguir o caminho de lá, usando a Roc's Feather quando tiver necessidade. Do outro lado desse caminho, você achará um baú contendo a Bússola.


O Bumerangue Mágico

Pegando a bússola ou não, siga pela plataforma da direita, e você continuará para dentro do calabouço.
Sua próxima parada é uma sala cheia de Keese, e com caminhos bem estreitos também. Eu espero que você tenha Pegasus Seeds consigo aqui! Siga o trajeto até o canto superior direito da sala, e você vai encontrar um botão. Quando você pressioná-lo, uma ponte vai aparecer do outro lado, mas, junto com isso, o chão vai começar a cair. O que você precisa fazer, Pegasus Seeds ou não, é correr até essa ponte antes que o chão caia sob seus pés. A melhor forma de chegar lá a tempo é tomando a primeira curva à esquerda, e tomar a próxima para cima, e para direita, e para cima. Se quiser, dê uma olhada no formato da sala antes de fazer alguma coisa.

Logo depois da ponte, há algumas escadas que podemos, e devemos, subir.

No andar de cima, além de Gibdos e um baú com dez Bombas, há uma parede rachada no canto inferior direito. Ponha uma bomba lá e exploda tudo para podermos passar.

A próxima sala contém uma armadilha na forma de um baú, que contém míseros 5 rupees. Se você ousar abri-lo, todos os Armos da sala vão voltar à vida, e vão atacar você. Então... Não perca seu tempo, simplesmente siga pelo caminho da esquerda logo que entrar, para que possamos prosseguir.

Na outra sala, mais Spiked Beetles e, dessa vez, eu recomendo que você os derrote, visto que precisaremos de espaço aqui. No lado esquerdo dessa seção da sala, há um trampolim. Empurre-o até a parte roxa do chão e, quando ele estiver bem em cima dela, pule nele para ir ao andar de cima.

Você chegará em uma sala com dois Darknuts vermelhos, e uma passagem pelo sul. Siga por ela para dar de cara com um soldado com uma maça com corrente. Enfrente-o, se quiser, mas, seu grande objetivo por enquanto é seguir para a direita, e, como o caminho já está liberado, não é necessário perder seu tempo com ele.
Feito tudo isso, vá para o lado direito dessa nova sala, onde você vai encontrar um baú contendo o item do calabouço: o Bumerangue Mágico.


Apesar de parecer apenas um bumerangue bem mais estilizado, esse aqui lhe permite um pouco de controle. Ao atirar o bumerangue, e manter o botão pressionado, você pode ditar o trajeto que ele vai tomar antes de, inevitavelmente, ele retornar a suas mãos. Eu adoraria dizer que você terá espaço para praticar aqui, mas, na verdade, você será testado logo de cara, com todos os Armos da sala ganhando vida no momento em que você abrir o baú. A boa notícia é que este Bumerangue novo é o ponto fraco desses nojentos, então, você pode usá-lo para derrotá-los de maneira rápida e fácil.

A chave do chefe

Saia de volta para a sala do soldado de maça e siga para o canto inferior esquerdo, onde você verá um buraco cercado de cristais. Quebre os cristais e caia nesse buraco.

Depois de algumas quedas contínuas, você chegará na sala inicial, e isso é ótimo. Nosso próximo objetivo fica perto daqui.
Siga pela esquerda, e dessa vez, siga por aquele caminho que ignoramos quando fomos pegar o mapa.
Você chegará em outra sala cheinha de armadilhas, e, a pior parte, é que você vai precisar passar mais tempo do que deveria com elas. No canto superior direito, há um baú com 10 rupees como prêmio de consolação, então... Yaaaaay.
Prepare as Pegasus Seeds e sua espada para correr e sair quebrando todos os cristais que estarão em seu caminho. O ideal é que você siga até o final dessa série de armadilhas vermelhas (aquelas que seguem você), o que inclui passar por uma porta trancada. Digo isso porque, no final, bem ao lado de uma armadilha comum, haverá um botão que você precisa pressionar (já que o mesmo destranca aquela porta trancada da qual falei agorinha). Pressione-o (tirando a armadilha do meio primeiro) e volte para a porta trancada, que, agora, não estará mais trancada... HA!

Agora, você terá a chance de praticar com o seu bumerangue! Como você poderá ver nessa nova sala, será preciso acertar uma alavanca que está em uma porção relativamente difícil, logo acima de um penhasco, no lado esquerdo. O que você precisa fazer é ficar de frente para esse pequeno abismo no lado esquerdo da sala, e atirar seu Bumerangue: segure o botão do item, e direcione-o até a alavanca para acertá-la (basicamente, você terá de fazer o bumerangue ir da esquerda para cima e para a direita). Explicando, realmente parece uma coisa louca de difícil, mas, acredite, não é.
Seu sucesso em acertar a alavanca vai causar o surgimento de algumas escadas. Suba por elas.

No andar de cima, ignore os Gibdos e chão quebrado, e siga imediatamente para o sul. Logo de cara, você vai encontrar um desafio parecido com o da última vez: acerte a alavanca isolada com o seu bumerangue, e você poderá passar. Faça justamente isso, e uma porta ao sul (que é onde queremos chegar) vai abrir. O problema agora é que, o caminho para lá infelizmente está na mira de um buraco que atira flechas constantemente. Para isso, você pode esperar uma chance para ir passando devagar, desviando das flechas (visto que há um lugar seguro mais para a direita), ou, você pode simplesmente seguir enquanto aguenta as flechadas. Seja qual for a sua escolha, siga para o sul.

A próxima sala tem dois Darknuts vermelhos e uma Anti-fairy, além de um baú que ainda não podemos alcançar. Isso vai mudar logo, no entanto.
Caia no buraco que está no canto superior esquerdo, e, quando você chegar no chão, mantenha-se indo firme para o sul até a tela seguinte, que é quando você deve tomar o caminho da direita e ir para o norte novamente.
Prepare o Estilingue e as Ember Seeds!! Nessa nova sala, há um total de cinco tochas que precisam ser acesas para que você possa prosseguir. Monte em uma das plataformas e cuidadosamente atire Ember Seeds em cada tocha. Quando todas elas forem acesas, as escadas para o andar de cima vão aparecer. Suba por elas, e prossiga pelo caminho bem linear (quebrando os potes no caminho para recuperar Pegasus Seeds e corações, se você precisar), até você encontrar um Rupee gigante.

Antes de mais nada, não se empolgue muito, isso vale apenas um rupee. Além disso, é outra armadilha: no momento em que esse rupee for tocado, as paredes daqui vão começar a se fechar. Portanto, quando você pegar esse rupee, CORRA para a direita, e se mantenha correndo, desviando dos Keeses, espinhos e correias que estarão no meio. Quando você chegar à parede da direita, siga pelo caminho de baixo, agora da esquerda. Apesar de ser um pouco longo (e tenso, já que você precisa chegar ao final antes que as paredes lhe esmaguem), essa é uma parte bem linear da coisa toda.
Não perca tempo em sair pela passagem da esquerda, e você chegará são e salvo à seção da sala seguinte com um baú contendo a Boss Key. FINALMENTE!


O PONTO MÉDIO ... MAIS PRA PONTO DO FINAL

OK, agora que temos tudo o que precisamos para dar uma surra épica no chefe desse lugar, siga para a direita, novamente.
Entrando por esse ângulo, as paredes estarão em seu estado normal (ufa!), o que vai permitir que você possa ver as escadas no canto inferior esquerdo desta seção da sala.

Elas lhe levarão a uma sala com Stalfos encapuzados, e que bem que poderiam ser derrotados, não é mesmo? Faça isso e, quando terminar, empurre o bloco superior esquerdo para cima, o que vai destrancar a porta do norte.
Do outro lado dela, enfrente as Ropes, se quiser, mas, de preferência, pule no buraco que está no canto superior direito. Minha recomendação, a propósito, é que você pule o mais próximo da parede direita possível. Fazendo isso, você vai cair em uma parte em destaque, com um trampolim. Siga pelo caminho rosa, SEM CAIR, até aquele baú, onde sua Small Key #3 estará esperando. Retorne para o trampolim, e pule nele para voltar ao andar de cima. Dessa vez, siga pela porta trancada no canto superior esquerdo da sala. Nós finalmente vamos dar de cara com o mini-chefe desse lugar, e, aviso logo, ele não é interessante.

MINI-CHEFE: VIRE



Ele não parece intimidador, mas, é sujeito a uma luta bem chatinha. O que você precisa fazer aqui é basicamente desviar dos projéteis que Vire vai atirar em você, e esperar ele se aproximar para atacar. Obviamente, não é tão fácil: Vire só vai atacar você de maneira confiante pelas costas, o que significa que você quase sempre precisará de um ataque giratório já preparado. Pra deixar ainda mais complicado, também existe o ponto de que ele vai fugir se você tentar chegar perto de frente, então paciência é, de fato, chave aqui.
Depois de uns três golpes giratórios, ele vai mudar de tática e vai se dividir em dois morcegos, e vai tentar atacar você nessa forma. Um ataque giratório é necessário para cada morcego e, com ambos derrotados, Vire vai aceitar derrota e fugir em definitivo, liberando, assim o ponto médio do calabouço. FINALMENTE, uma folga!

O ENCONTRO COM A PLANTA DEVORADORA DE HOMENS

Da sala do mini-chefe, você vai querer seguir pela direita, e, um aviso: quando você entrar nessa outra sala, se mantenha andando para a direita SEM PARAR. Se fizer isso, NENHUMA das armadilhas chatas que estarão do outro lado vai acertar você. NENHUMA.
Na outra parte da sala, no entanto, bom, aqui você precisará ter cuidado. Use a Roc's Feather para desviar dos pilares com espinhos, e siga até o final do percurso, onde uma porta trancada estará esperando, com um botão literalmente do outro lado dela. Aperte-o para abri-la e siga em frente.

Na sala seguinte, você terá de escolher entre dois botões. Sejamos sucintos: o botão que você deve pressionar varia. Há uma chance de 50% de você pressionar o botão certo ou errado. Caso seja o errado, vão cair algumas Ropes, então, é melhor sair da sala e tentar de novo. Quando você eventualmente pressionar o botão certo, uma escadaria vai aparecer no canto inferior direito. Suba por ela, e vá seguindo pelo caminho bem linear, só tomando cuidado com os Floormasters que estarão aparecendo por aqui.
Eventualmente, você chegará em uma sala com dois Hardhat Beetles e uma Esfera N. Consegue imaginar o que é preciso fazer? Use a esfera para derrotar os dois inimigos, e a porta da esquerda, nosso objetivo, vai abrir.

Enfrente os Darknuts e Wizzrobes daqui, se quiser, mas, seu foco deve ser as três alavancas móveis no lado esquerdo da sala. Você deve usar o seu bumerangue para ativar as três, mas, caso você acerte uma que já está ativada, ela irá desativar. Dito isso, não é nada de muito difícil, e apenas requer um pouco de atenção e mira.
Quando todas as três alavancas forem ativas, basta seguir pela porta ao sul.

Na próxima sala, vamos ser diretos: acabe com os Stalfos encapuzados que estão por aqui, e empurre aquele trampolim para a área rosa do chão. Dito isso, não pule nele ainda! Fizemos isso mais para referência. Empurre-o para o lado direito da área rosa duas vezes e, só agora, pule nele. Você será levado ao andar de cima, onde outra alavanca móvel estará lhe esperando. Acerte-a com seu bumerangue e desça para a sala de baixo.
Agora, siga pelas escadas à esquerda, que surgiram quando você acertou a alavanca.

No andar de cima, agora, basta empurrar esse bloco isolado que estará bem na sua frente, e, dele, quebrar os potes para conseguir se recuperar um pouco, e abrir a porta para dar de cara com o chefe.

CHEFE: MANHANDLA


Manhandla é um chefe bem chato, em especial por conta da arena, que fará com que você se mova para tudo o que é lugar, fazendo com que desviar dele seja uma tarefa herculeana.
Para danificar o chefe, você precisa acertar as bocas dele com o seu Bumerangue enquanto elas estão abertas. É possível fazer uma pancada de dano acertando várias bocas ao mesmo tempo, devido à natureza do bumerangue mágico, mas, ao mesmo tempo, você pode acabar se expondo muito, e acabar levando dano gratuito. Como é de praxe com Manhandla, a cada cabeça derrotada, ele vai ganhar mais e mais velocidade.
Mantenha-se focado, já que essa parte é possível com atenção e paciência.
A segunda fase da luta vai começar quando todas as cabeças estiverem destruídas e apenas o corpo principal do chefe sobrar. Aqui, você precisa continuar atacando com o bumerangue, mas, sempre tomando cuidado com sua posição e a velocidade do chefe. O que você quer fazer é acertá-lo três vezes consecutivas com o bumerangue (o que é bem possível, já que ele fica paralisado por um instante quando é acertado nessa forma) para que o "coração" dele seja revelado. Quando isso acontecer, não hesite em usar a sua espada para parti-lo e terminar com esse chefe.

Pegue o Heart Container que o chefe vai deixar cair, e suba para o topo das ruínas, onde você poderá adquirir a sexta essência: o Blowing Wind.

Na próxima parte, as coisas vão começar a ficar bem estranhas, com a chegada de piratas e outras coisas esquisitas...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário