sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Discussões - Cinco coisas que quero no próximo Zelda

Link e dois companheiros correndo atrás do prêmio que eles ganharam por fazer parte de um jogo tão bom.
2017 foi um ano bem louco para a Nintendo no geral, em especial para fãs de Zelda, que tiveram uma das experiências mais limpas, divertidas e inacreditáveis dos últimos anos.
No entanto, mesmo que Breath of the Wild seja tudo isso e bem mais, agora que já se passaram nove meses desde seu lançamento, chegou a hora de sentarmos e refletirmos sobre o jogo como um todo, desconsiderando nossa empolgação pelo título... Sim, BotW (que é como o chamaremos para ganhar tempo) é um jogo absolutamente maravilhoso, tão importante para a franquia quanto o primeiro Zelda e Ocarina of Time foram em seus respectivos lançamentos, mas, chegou a hora de sermos honestos consigo mesmos: BotW deixou um MUNDO de oportunidades de lado; e não estou falando apenas de fan service.
Então, aproveitando esse período de seca de postagens, e até mesmo de informações a respeito do segundo DLC do jogo (que ainda não tem detalhes muito sólidos, apesar de ter sido anunciado há tanto tempo), listarei abaixo uma lista de cinco coisas que quero ver no inevitável próximo jogo da franquia. Vale dizer que isso tudo é apenas opinião e, além disso, darei alguns spoilers para melhor basear possíveis argumentos. Com vocês, minha lista, sem ordem particular, de cinco coisas que o próximo Zelda deveria ter.




1. Cidades maiores
O mundo de BotW é absolutamente enorme, e, apesar de parte extremamente considerável dele ser uma série de lugares desabitados, o jogo tem uma quantia bem saudável de cidades e pontos de encontro para os NPC's, sendo os melhores exemplos do jogo todo sendo a pequena cidade de Hateno, com seus serviços variados, e a maravilhosa cidade das Gerudo, que finalmente dá um foco de respeito a essa raça tão INJUSTAMENTE deixada de lado. Isso tudo é ótimo, e tudo, mas, eu acredito que cidades maiores e mais abundantes não seriam uma má pedida em um futuro jogo. Na verdade, BotW já mostrou capacidade de algo do gênero; trago novamente o exemplo da cidade das Gerudo, que está absolutamente cheia de personalidade e de coisas pequenas para se fazer (até entrar na cidade requer uma pequena busca...!).
O ideal, no entanto, seria que todas as cidades fossem daquele jeito, e até com um pouco mais de conteúdo injetado nelas.
Imagine cidades como a Clock Town de Majora's Mask, por exemplo...! Acho que esse é o melhor exemplo que posso dar.

2. Sistema de armas mais aprofundado
Uma das quebras de padrão que BotW trouxe para nós foi a possibilidade de usar três diferentes tipos de armas, ao invés de apenas a espada, para combates a curta distância: espadas, lanças e espadas gigantes / martelos. Não só isso foi extremamente refrescante, especialmente para fãs de Zelda, que estão acostumados a ter apenas uma espada em mãos e ficar atacando tudo com ela, como também abriu espaço para diferentes tipos de jogabilidade. As espadas são do jeito que se espera, por exemplo, mas, as lanças tem melhor alcance e velocidade, e as armas gigantes, apesar de lentas, são absolutamente destrutivas e podem detonar o que estiver em frente.
Com essa porta aberta, que tal deixar esse sistema um pouco mais profundo, adicionando talvez alguns outros tipos de armas, ou, quem sabe, dando aos inimigos diferentes meios de reagir a diferentes armas. Por exemplo: imagine um Bokoblin bem protegido capaz de se defender com mais facilidade de uma lança do que uma espada gigante. Obviamente, se formos manter o sistema de troca de armas tão fluído quanto o que já temos em BotW, seria mesmo uma inconveniência muito grande que inimigos tivessem fraquezas a armas específicas?
Se você quer ficar ainda mais técnico, poderia ser interessante até fazer com que cada arma consumisse um pouco de sua energia a cada golpe, mas, acredito que isso poderia deixar o jogo um tanto inacessível para boa parte do público...
Seja como for, expandir o novo sistema de armas seria uma ótima ideia!

3. Maior variedade de inimigos
Uma triste tendência que muitos jogos da Nintendo nos últimos anos vem sofrendo é a inacreditável FALTA de variedade nos diversos inimigos. Fale o que você quiser, mas, quando, a cada nova área que você vai em BotW, a única coisa que difere os inimigos é a sua cor, se sentir satisfeito é difícil.
O que aconteceu com os diversos inimigos que a franquia tem em seu nome? Dodongos? Dekus? Zolas? Staldras? Tektites? Peahats? Bulblins? Dinolfos? Darknuts? E esses são apenas alguns...!
Claro, BotW tem um número até saudável de inimigos: Bokoblins, Moblins, Lizalfos, Chu Chus, Keeses, Octoroks, Hinox e Lynels. Mas, para um mundo daquele tamanho, ter apenas variações diferentes desses inimigos é, honestamente, uma decepção! Se houvessem mais monstros, que fossem apenas skins diferentes desses aí (Bokoblins - Bulblins, Lizalfos - Dinolfos, por exemplo), eu não reclamaria tanto. Colocasse diferentes monstros em diferentes tipos de clima! Dodongos nas montanhas de fogo, Dinolfos e Darknuts e ruínas e castelos, e por aí vai.

Eu também adoraria uma explicação de porque os Octoroks tomaram o lugar dos Deku como atiradores de pedra escondidos em arbustos...  Mas, acho que nunca vou ter isso, então... MAIS INIMIGOS!


4. Uma trilha sonora mais presente
Acho que quase todos concordamos no seguinte: Zelda, no geral, é bem popular por sua trilha sonora melódica e deliciosa de se ouvir (dependendo dos casos). No entanto, quando estavam desenvolvendo BotW, os desenvolvedores acharam melhor cortar a música por parte considerável da jornada, deixando-a presente apenas para cenas, combate, chefes, calabouços e em um momento ou outro dentro do jogo.
Apesar de achar a trilha sonora do jogo como um todo bem sólida, em especial as músicas dos diferentes chefes, não posso negar que a falta de uma música mais consistente realmente faz falta. Você quer um exemplo de trilha sonora constante (e ótima) em um jogo de mundo aberto? Xenoblade Chronicles X.
Sei que a ideia era dar uma atmosfera mais fácil de capturar e, não me entenda mal, Hyrule sem música funciona. No entanto, Hyrule com música funciona bem mais!

5. Uma história mais profunda
Por baixo de todo o decoro e estilo, a história de BotW é apenas uma outra versão da história de A Link to the Past / Ocarina of Time, na qual você parte para diferentes lugares importantes, salva alguém que estava preso lá e usa os poderes deles para enfrentar o Ganon.
Isso é quase um crime para um jogo com personagens tão intrigantes quanto BotW, e, a melhor parte, é que o jogo se dá ao trabalho de explorar melhor aquilo que ele propõe, colocando a inevitabilidade de um ressurgimento da Calamidade em foco, e a forma como os personagens reagem a tudo isso (em especial a Zelda). No entanto, apesar de existir um esforço na história (que é opcional em quase tudo), não posso negar que mais esforço seria muito bem-vindo. Personagens como Mipha, Urbosa, Revali, Daruk e seus respectivos parentes/descendentes, sem contar nos Sheikah e em todos os outros personagens importantes que você encontra no jogo mereciam muito mais. Por isso, e já sabendo que a Nintendo não revisitará esse título depois do segundo DLC, vamos evitar que isso aconteça de novo! Como, exatamente? Das seguintes formas:
  • Mais desenvolvimento a personagens secundários;
  • Sem Ganon, PELAMOR;
  • Mais personalidade ao Herói; ele já vem demonstrando sinais disso há muito tempo, mesmo;
  • Algo que seja mais pessoal do que "salvar o mundo do mal supremo". 
Sei que Zelda é geralmente sobre um Herói que salva o mundo do grande mal (o Ganon, na maioria das vezes) e tudo, mas, uma história com um foco, e escopo, diferente, seria muito bom para a série, que, com BotW, se mostrou mais do que capaz de ir atrás de novos ares. Jogos como Zelda II e Link's Awakening fizeram isso! É hora de tentarmos de novo.

E essas são cinco coisas que eu ADORARIA ver no próximo Zelda! Mas, o que você acha? BotW já fez tudo o que você queria ver, ou você também acha que algumas novidades nessa nova fórmula fariam bem? Deixe seu comentário e diga-nos sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário