sexta-feira, 12 de maio de 2017

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - Parte 4: O pântano Spool

Sabe quando você chega na parte do guia em que você se arrepende de ter começado a escrever? Pois é! É dessa parte que falaremos agora!

Mas, não vamos nos adiantar! Primeiro, imagino que você esteja na saída do segundo calabouço, certo? Se você ainda não conseguiu trocar o Lon Lon Egg, saia de perto do calabouço para que a Maple dê uma passada (minha recomendação para isso é que você vá para a tela da direita, onde você terá espaço para lidar com ela). Bata de cara com ela e troque o Lon Lon Egg por uma Ghastly Doll que ela vai liberar pra você (porque ela sempre anda com uma boneca, como todas as bruxas da idade dela...!).

Você pode aproveitar este tronco para trazer o inverno e facilitar seu caminho de volta.
Aliás, quando você estava a caminho do segundo calabouço, deve ter notado um curioso pedaço de coração só provocando você, já que você não tinha como alcançá-lo, estou certo? Façamos o seguinte: siga novamente para ele (que fica bem ao sul da casa onde conseguimos a nossa pá).
Use o bracelete que você conseguiu anteriormente para levantar a pedra e ganhar acesso ao Pedaço de coração!! Yaay, progresso! Devo lembrar que é preciso que seja inverno para que você consiga seu prêmio!

TOME ISSO, PEDRA!
Com isso fora do caminho, poderemos continuar nossa jornada. Ou, ao menos, em parte.

Apesar de não parecer, o jogo vai dar a você uma escolha bem considerável, e que vai afetar, em parte, como você vai se locomover pelo mundo de Holodrum daqui pra frente. Do que se trata, você pergunta? Bem...

Os amigos animais


Um dos diferenciais mais consideráveis dos jogos Oracle é a presença dos "amigos animais", três "montarias", digamos assim, que vão ajudar você a cruzar territórios impossíveis de cruzar sem eles. Você terá a chance de andar com cada um deles em momentos futuros do jogo, mais para um test drive, mas, você terá de escolher, agora mesmo, de fato, qual deles vai acompanhar você pelo resto da aventura.

Foi pensando nisso que, depois de muito chorar no chuveiro e repensar as decisões de minha vida, eu decidi fazer com que este guia abrangesse como pegar os três animais, e explicar, à medida que o jogo for passando, como tudo vai se desenrolar de acordo com o animal que você tem do seu lado.

Para ter um amigo animal, você deverá adquirir uma flauta especial. Existem três delas, e iremos explorar agora mesmo como adquirir cada uma. Eu gostaria de lembrar, no entanto, que, uma vez que você tenha uma flauta em mãos, você não poderá pegar nenhuma das outras duas

A seguir, vou explicar cada um dos animais e como pegá-los. As explicações estarão em "nível de dificuldade", digamos assim.

Ricky

Ricky é uma canguru boxeadora, capaz de pular por cima de buracos automaticamente, criar redemoinhos com seus socos, e até pular por cima de penhascos. Ela é a mais fácil de se adquirir, visto que, para isso, tudo o que você tem de fazer é não ir atrás de nenhuma outra flauta mágica. O jogo vai lhe dar a flauta da Ricky automaticamente quando você a encontrar.

Moosh

Moosh é um grande urso alado, capaz de sobrevoar buracos, causar um estrondo se ele carregar seus saltos no ar e... É, é isso. Ele também tem uma paixão curiosa por bananas.
Para se aliar a Moosh, você deve comprar a flauta disponível na loja da Vila Horon. A flauta estará a absurdos 150 rupees (!)

O item pode ser encontrado assim que você terminar o segundo calabouço, e será substituído se você for atrás de um dos outros dois amigos animais.

Dimitri

Dimitri é um dodongo amigável, capaz de nadar com velocidade e até nadar cachoeiras acima. Ele também come quase qualquer coisa que vier em seu caminho.
Adquirir a flauta de Dimitri pode ser um pouquinho complicado. O que você tem de fazer é retornar a Subrosia e ganhar o mini-game de dança diversas vezes. Depois de umas cinco vitórias (e vários prêmios depois), você receberá a flauta de Dimitri.

A boa notícia é que ganhar no mini-game vai dar a você uma quantidade absurda de Ore Chunks, a moeda de Subrosia. A outra boa notícia? Você vai poder usar esse dinheiro já, já!

Depois de escolher qual dos três coleguinhas vai acompanhar você, podemos prosseguir com o jogo. Se você não pegou nenhuma das flautas ainda, a sua última chance é agora. Chamo atenção para isso porque, para chegar a nosso próximo destino, teremos de dar de cara com a Ricky.

Procura-se Blaino - Ele tem luvas de boxe!!


Siga para a região norte de Horon (você lembra onde fica Horon, né? É a vila central! Onde você começou o jogo!), e, usando os Power Bracelets que você adquiriu no último calabouço, tire aquelas pedras nojentas que estavam no seu caminho mais cedo no jogo. Siga pelo caminho que elas liberaram...



A propósito! Do lado das pedras, existem dois arbustos. Se você queimar o mais afastado, você vai encontrar uma passagem, onde um homem vai lhe dar 100 rupees! LEGAL!

Você chegará em uma área onde é sempre primavera! Yay! Não comemore muito, já que essas bandas também são o lar de um novo inimigo: os Zoras de rio. Esses babacas gostam de ficar escondidos debaixo d'água, saindo ocasionalmente para atirar em você e se esconder imediatamente depois. Com seu equipamento atual, lidar com eles agora é um esforço irrelevante, então, apenas desvie quando notar as bolinhas da morte que eles atirarem em você.

Seja como for, durante o seu caminho, você vai se deparar com uma ramificação, levando tanto para a esquerda quanto para o norte. Para o bem do contexto, vou pedir para que você siga pela esquerda primeiro (se você estiver com pressa, pule o parágrafo seguinte).

Logo na próxima tela, você deverá seguir para cima, e, quando fizer isso, mantenha seu rumo indo apenas para a esquerda (digo isso porque essa região pode acabar lhe levando a áreas bem mais perigosas, ou inacessíveis, e não acredito que você tenha os equipamentos certos para lidar com elas ainda). Ao final do trajeto, você só poderá ir para norte ou sul. Siga seus sonhos e vá para o norte.
É por aqui que você vai encontrar Ricky, uma canguru gente boa, que vai afirmar ter perdido suas luvas de boxe para um boxeador local, chamado Blaino. Sem as luvas, ela não é ninguém (...a não ser uma canguru boxeadora falante; e isso é demais). Bom, já que você é uma pessoa que ama ajudar os outros pelo simples prazer de ajudar, vamos atrás daquelas luvas!!

Na área da ramificação, siga agora para o norte. Você vai chegar a uma área com uma nova árvore e um novo tipo de semente para o seu saquinho! Essas são as Scent Seeds, itens que são, na maior parte do tempo, praticamente inúteis! Pra que elas servem, você pergunta? Eu vou dizer pra que: elas podem ser usadas para distrair vários tipos de inimigos, permitindo que você passe por eles sem ter de comprar briga.


No entanto, o jogo já tem tão poucos inimigos em cada tela, sem falar que, se você for bom e rápido com sua espada (e você provavelmente é), você mal terá de se preocupar em distrair os inimigos; você já terá eliminado o problema de cara.
Enfim, dessa árvore, siga para a direita e, finalmente, siga para baixo, e você vai encontrar a casa onde Blaino mora. Sem perder muito tempo, entre!

Se você jogou e terminou Link's Awakening, é provável que você se lembre do Blaino! Você sabe! Aquele BABACA da Turtle Rock?! É! ELE MESMO!
A diferença é que você não vai precisar passar por todo um calabouço (chato que só a peste) de novo só pra enfrentar ele!
Fale com Blaino, e ele vai desafiar você a uma luta (pelo preço LIMITADO DE APENAS 10 RUPEES!!!).
Aceite o desafio!

MINI-CHEFE (?): BLAINO


Você terá de enfrentar o Blaino em uma luta mano a mano, o que significa que você não poderá usar NENHUM dos itens que você adquiriu até agora! Isso inclui tanto as suas armas quanto os anéis que você tem consigo. Para lutar, basta pressionar os botões A e B, que Link vai dar um soquinho na direção que ele está olhando; é como um golpe de espada, só que com alcance ridiculamente menor, quase que sem efeito e, honestamente, é uma porcaria de fazer.
O seu objetivo no combate é apenas tirar o Blaino do ringue. Apenas isso. Pode ser problemático só por causa do efeito pífio dos socos. Também tem o fato de que Blaino, por conta das luvas de boxe dele, é incrivelmente efetivo em termos de pancada, cada soco dele tendo muito mais chances de acertar você do que os seus murrinhos de vento.
Se você quiser ter uma chance, você vai ter de tentar atacar Blaino pelos lados (o mais longe possível das luvas dele) ou por trás. Além disso, a sua melhor chance de escapar dos golpes é indo justamente para os lados mencionados, ficando longe das luvas, E BOA SORTE, porque o nojento adora ficar se mexendo no ringue.
Você saberá que seus golpes estão dando efeito quando Blaino for empurrado em alguma direção.
É  uma luta um pouco desconfortável, mas, se você for cuidadoso, paciente o suficiente para encontrar o padrão dos movimentos dele, e saber quando atacar ou desviar, você vai sair vitorioso dessa.
Ah, e só mais um detalhe, se você equipar algum item na batalha, ou equipar um anel, Blaino vai perceber a sua trapaça, vai parar a luta e você terá de pagar 20 rupees se quiser tentar de novo. Não trapaceiem, crianças! É errado, feio, e coisa de gente que não sabe jogar!*começa a jogar Banjo-Tooie usando códigos*

Após a luta, Blaino vai dar a você as Ricky's Gloves como prêmio, além de dizer que você é bem-vindo a lutar com ele de novo algum dia.

Saia daqui e siga para onde Ricky estava.

ABRINDO AS COMPORTAS DO PÂNTANO


Fale com Ricky para que ela possa ter suas luvas de volta. Com isso, ela vai ficar tão feliz que vai ajudar você a chegar a seu próximo destino!
Vale lembrar, se você não foi atrás de nenhuma flauta animal até agora, Ricky vai dar a flauta dela a você, fazendo dela o seu parceiro animal pelo resto do jogo (isso significa que você pode chamá-la a qualquer momento com a flauta). Tenha isso em mente.

Jogadores que não pegaram nenhuma flauta antes disso receberão a flauta da Ricky!
Assim que ela receber as luvas, Ricky vai deixar que você entre na bolsa dela (que nem um bebê canguru! HAAAAAAAAA!), e vai lhe dar uma noção básica de como ela é controlada (basicamente, você se mexe do mesmo jeito, MAS, o botão A é usado para atacar, podendo ser carregado para que ela atire um FREAKIN' TORNADO). Caso você queira desmontar dela, basta pressionar o botão B.

Seja como for, siga com Ricky para o sul. Você chegará a uma trilha de buracos impedindo passagem. Isto é, eles impediriam passagem SE  você não estivesse com a Ricky. Como um canguru clássico, Ricky é capaz de pular por cima de buracos se você apenas andar na direção deles (pense a mecânica de pulo em Zelda's 3D pré-Breath of the Wild). No entanto, ela só é capaz de pular por cima de um buraco, então... Cuidado com isso...

Siga pela direção do sul, até não poder mais. Quando você não puder mais descer, siga pela esquerda uma vez. Por essas bandas, há uma casa na qual nós podemos continuar a nossa sequência de trocas. Mas, antes disso, um aviso. Se você não tem a flauta da Ricky, NÃO ENTRE NESTA CASA!!!
Permita-me dizer porque...
Para entrar em certos lugares, é preciso que você desmonte de seu parceiro animal. Ao entrar em algum lugar, existe a chance de seu parceiro sair do lugar atual e ir parar sabe-se lá onde. Se você não tiver a flauta da Ricky, e ela desaparecer, você estará preso nessa área, sem a menor chance de sair daqui. Sua única opção será reiniciar seu save ou, pior, reiniciar o jogo do zero. Por isso, não entre na casa ainda, somente se você tiver uma forma de chamar Ricky de novo. Caso contrário, só entre aqui depois que passarmos do próximo calabouço. Tudo vai fazer sentido eventualmente.

Se você não tem a flauta da Ricky, só entre nesta casa depois que passar pelo terceiro calabouço!
Seja como for, para aqueles que têm a flauta da Ricky, ou para aqueles que adoram o perigo, entre na casa, e fale com a senhora que está lá dentro.
Se você pegou a Ghastly Doll da Maple em suas viagens, é aqui que ela vai entrar em ação. Ao ver a boneca, a mulher, que estava morrendo de calor, diz que adorou o frio na espinha que ela sentiu, e vai pedir pela boneca, em troca de um Iron Pot. Será que vamos ter que cozinhar alguma coisa? Bem... Faça a troca e saia daqui.



Voltando a nossa jornada, siga pelo caminho do norte, e você encontrará um grande penhasco. Não se preocupe, pois a Ricky é tão maravilhosa que ela é até capaz de pular por penhascos, da mesma forma que ela pula por buracos. Faça isso e continue seguindo para o norte.

Se você não pegou a flauta da Ricky, na tela seguinte, ela vai se despedir de você e vai voltar para casa. Se você pegou a flauta, ela não vai dizer nada.

Não pegou a flauta da Ricky? Então ela vai lhe deixar neste ponto antes de voltar para casa.

Seja como for, siga para o norte e, depois, para a esquerda. Você vai encontrar outra árvore aqui, e uma bem mais útil do que a que vimos antes, porque esta árvore tem Pegasus Seeds, sementes que aumentam muito a sua velocidade quando você as utiliza. Tenho a impressão de que vamos precisar delas logo, logo...



Colete-as e siga para o sul.

Vá seguindo pelo único caminho disponível, até você encontrar outra ramificação. Dessa vez, siga logo para a sua direita. Você vai encontrar uma casinha com uma poça relativamente grande do lado.
Entre na casa e você conhecerá o... Uh... "Guardião" do pântano? Bom, seja lá o que ele faz, ele é horrível no trabalho dele, já que ele perdeu a chave que dá acesso ao pântano (o mesmo que nós estamos tentando visitar). Faça o trabalho dele por ele e acerte a alavanca que está no canto inferior direito da casa. Ao fazer isso, você vai encontrar a chave, que estava (pessimamente) escondida em uma pequena parte submersa da água. Pegue a Floodgate Key e saia da casa.

Ao drenar aquela parte submersa da casa, você também drenou a poça do lado. O que isso importa? O que importa é que isso abriu espaço para uma passagem secreta!! YAAAAY! Siga por ela.

Você será levado a uma caverna subterrânea e, logo de cara, você já vai precisar usar aquelas amáveis Pegasus Seeds que você DEVERIA ter pego na entrada do pântano.
Sabe aquele botão dando bobeira bem pertinho de você? Pois é... Se você pressioná-lo, a ponte que está diretamente à frente dele vai se abrir, MAS, por um tempo muito curto. Por isso mesmo, você deve pressionar o botão e passar o mais rápido possível para o outro lado. Como você vai fazer isso? Isso mesmo! Com as Pegasus Seeds! Use-as e siga em frente.

Na próxima tela, um quebra-cabeça saudável. Você deverá estar vendo cinco pedras verdes (de empurrar) e três marrons (de levantar). Para sair daqui em direção àquela escadazinha maravilhosa do outro lado, empurre a primeira pedra verde para cima (é a mais próxima de você), empurre a segunda pedra para baixo, levante e se livre da pedra marrom que está logo ao lado, e, então, você chegará a uma dupla de pedras verdes. Faça o seguinte: empurre a de baixo para a esquerda, e a de cima para cima. Isso vai liberar o caminho. Avante!

O resto do caminho é bem simples: basta seguir em frente, tomando cuidado com os inimigos eventuais que vão aparecer para encher o seu saco, até que você consiga sair da caverna.
Quando isso acontecer, inclusive, prossiga para o sul, e você encontrará uma tela cheia de inimigos aranhas chamados Tektites (que são menos chatos do que parecem de derrubar), uma pedra ocultando um solo para sementes gasha, e um deku que não tem mais o que fazer (a não ser vender um escudo a você por 50 rupees). Daqui, siga para a direita, e você vai achar uma fechadura super gente boa.
Ponha a chave que você acabou de adquirir nela e os portões do pântano vão se abrir para você!



O PÂNTANO SPOOL


Agora que as comportas foram abertas, podemos explorar o pântano. Saia de perto da fechadura, indo para a esquerda, para cima e para a direita. Isso vai levar você a um pequeno desfiladeiro, de onde você pode pular e ir direto para o pântano, sem precisar descer pela caverna de novo e tudo mais... Inclusive, o Sokra está aqui! É! Você pode falar com ele, se quiser, mas, ele não diz nada de muito interessante...
Descendo para as águas abaixo, você pode explorar a área ao norte, onde você vai encontrar uma caverna um pouco alta demais (que é onde nós deveríamos ir, mas, não temos meios de acessar ainda) e um tronco onde você poderá usar o Rod of Seasons, além de uma rota de retorno para onde você estava anteriormente, perto da casa do guardião das comportas. Não precisamos que seja inverno, no entanto, então, não mexa nele. 

Seu objetivo é seguir para onde todas aquela água foi: para o sul.  Infelizmente, ali é a casa de alguns novos inimigos: tektites aquáticos, pincers e as tais flores goponga.

Tektites aquáticos não são necessariamente ruins de se enfrentar, embora eles possam pegar você de surpresa; com apenas dois golpes de sua espada, eles serão despachados rápido (e eles não são muito bons em desviar).
As flores goponga não podem ser derrotadas por meios comuns, ao menos, não por meios que você já tenha à sua disposição; se você conseguiu a flauta no jogo de dança de Subrosia, no entanto, logo você terá uma forma de derrotá-los.
Já os pincers... Oh boy... Os pincers são inimigos chatos de lidar, visto que eles são rápidos e bastante irritantes. Eles se escondem em buracos e folhas secas (que estão em cima de um buraco) e, quando você se aproxima, eles saem rapidamente para machucar você. A sua única chance de lidar com eles é enquanto eles estão fora de seus esconderijos, o que significa que você não só tem de desviar deles como, também, deve causar o máximo de dor possível antes que eles voltem a se esconder. Eu recomendo que você os evite o máximo que puder, preferindo desviar deles do que atacá-los...

Dependendo do animal que você escolheu para si, sua jornada por este pântano poderá ser levemente diferente. Por conta disso, vou tentar detalhar cada caminho, de acordo com cada um dos três animais.
Antes de começarmos, vou só avisar que cada tópico será detalhado separadamente. Pronto? Então vamos.

SE VOCÊ ESCOLHEU A RICKY


Jogadores que pegaram a Ricky como amiga animal não têm muito o que esperar por aqui, pelo menos não em termos de eventos. Na verdade, a sua jornada será simplesmente uma de ir do ponto A ao ponto B, mas, vamos por partes...

Seguindo para o sul, você chegará no pântano propriamente dito. Tome cuidado com as tektites e a flor e siga para o sul novamente. Você chegará em uma tela com mais duas tektites e uma flor, além de dois buracos que impedem sua passagem para o sul (ver tópico abaixo), uma passagem para a direita e outra para a esquerda. Seja um rapaz militante e siga pela esquerda.
Você vai encontrar um pequeno desfiladeiro, além de uma passagem para o norte e o sul (que não lhe levará longe, inclusive).
O que você quer fazer aqui é puxar a sua flauta e chamar por Ricky que, como uma boa amiga que está sempre do seu lado, vai chegar sem demora.
Monte na canguru e use a habilidade dela para pular por cima do desfiladeiro, seguindo, também com ela, pelo caminho disposto.



Na próxima tela, você deverá estar vendo um portal que vai nos levar direto para Subrosia! Mas... Ele está cercado de árvores... COMO CHEGAREMOS NELE? HÁ ESPERANÇA?!
...
Na verdade, há...

Controle seu desespero e perceba que, logo à sua frente, há dois buracos e dois arbustos entre eles.
Use o soco tornado de Ricky para cortar os arbustos e abrir passagem. Então, pule pelos dois buracos e continue seu lindo caminho.

Na próxima tela, você vai encontrar um monte de folhas caídas, outra passagem para o norte e uma para a direita. Além disso, aqui também tem uma pedra que, caso levantada, vai revelar um espaço para plantar sementes Maku! Se você tiver interesse, vai em frente e plante alguma coisa aqui.
De qualquer forma, siga pela outra passagem ao norte, e você vai chegar mais perto daquele portal para Subrosia. O que vai lhe impedir é só uma pedrinha, que pode ser levantada com facilidade se você utilizar o bracelete que você adquiriu antes (e que você deve ter usado para levantar a pedra que escondia a terra de plantio).

Tire a pedra do caminho e siga direto para o portal, onde uma nova busca espera por nós!


SE VOCÊ COMPROU A FLAUTA NA LOJA


Siga pelo caminho sul, evitando as Tektites e as flores Goponga, até que você encontre o ponto onde você deverá estar vendo passagens tanto para a esquerda quanto para a direita (sem contar o caminho bloqueado pelos buracos à frente). Vá para a esquerda uma vez e, então, para o norte.

Você vai se deparar com uma cena um tanto absurda: um grande urso alado sendo abordado por três Moblins, que querem roubar a banana do urso alado... Huh...

Eh... Zelda já viu conceitos mais estranhos...




O urso, que não quer levar desaforo pra casa, vai comer a banana e vai voar alto, se atirando ao chão, a força do impacto sendo tão grande que vai atirar os três Moblins para longe.
Depois dessa cena digna de um prêmio da Academia, vá falar com o urso, que vai ser revelado como um bichão gentil, que reagiu por instinto...

Logo quando você falar com ele, os Moblins vão voltar para se vingar! Os nojentos!! A boa notícia é que você vai ter a chance de lutar com eles pessoalmente. Não precisa ficar assustado! Apenas um golpe em cada Moblin e eles vão fugir.
A propósito, faça uma nota mental do "Great Moblin" que eles mencionaram. Ele vai ser importante mais à frente...

Depois de lidar com os Moblins, fale com o urso de novo. O urso, que se chama Moosh, vai lhe agradecer por ter-lhe ajudado e vai se oferecer a ajudar você sempre que você tocar aquela flautinha que você comprou na loja, mais cedo.



Com tudo isso fora do caminho, você pode montar nele e continuar sua jornada para o interior do pântano, onde poderemos encontrar o que estamos procurando... O que é que estamos procurando mesmo...?

Enfim, hora dos detalhes. Como é de se esperar, você terá de se acostumar com um método de controle um pouco diferente enquanto estiver montado em Moosh.
Ao pressionar o botão A, você vai fazer Moosh flutuar no ar por um segundo; fique apertando o botão para manter Moosh no ar por mais tempo. No entanto, se você quiser tomar a ofensiva, pressione e segure o botão para realizar aquela barrigada (ou... bundada) épica que ele deu na cena que vimos antes. Parece show? É porque é! O único porém é que Moosh não é nada útil em água (apesar de ele ser UM FRINKIN' URSO!); mas, ele vai evitar só aguas fundas, então, não há muito com o que se preocupar no pântano.

Aproveite esta tela onde você está para testar os movimentos dele (e até conseguir algumas sementes de volta, se você bater no chão onde há folhas secas, é claro).

Depois que estiver com tudo preparado, retorne para a tela onde haviam dois buracos bloqueando seu caminho. Quando chegar lá, use o poder de flutuação do Moosh para voar por cima dos buracos, indo em direção à passagem ao sul. Pode parecer um tanto intrusivo e complicado só de ver, mas, nada tema. Essa é uma ação bem simples de executar quando você estiver acostumado com os controles.

QUANTAS LEIS DA FÍSICA ESTAMOS QUEBRANDO AGORA?
Moosh: Bee Movie é um filme engraçado...
...
OK, você provou seu argumento...!

Uma vez do outro lado, siga para o sul.
Logo na outra tela, você terá de refazer sua acrobacia impossível, então, faça-a, prosseguindo pelo caminho, evitando cair na água (de novo, você não tem como nadar nela...!).
Vá seguindo pelo caminho até você ter uma forma de entrar na área mais florestal do pântano, por onde há uma passagem pela esquerda. Saia de perto da água e siga por ela. A propósito, faça outra nota mental deste lugar, precisaremos voltar aqui mais tarde.

Prossiga pelo caminho novamente, evitando passar muito tempo no chão, já que é por aqui que moram os pincers, aqueles monstros insuportáveis.
Siga para a esquerda até você não ter mais opções para onde ir, a não ser o norte. Nesta tela, logo abaixo de uma pedra, há um lugar onde você pode plantar uma semente Gasha, então vá e faça isso se você quiser.
Observando os caminhos que levam ao norte, siga pelo da direita. Você chegará a uma área onde é possível ver um novo portal para Subrosia...! Tire a pedra do caminho com o bracelete que você já tem e siga para o portal, entrando em Subrosia uma segunda vez.


SE VOCÊ GANHOU UMA FLAUTA POR SER MELHOR DANÇARINO QUE O MICHAEL JACKSON


Entre no pântano seguindo o caminho ao sul. Não preciso lembrar, esta é a casa de Tektites aquáticas e flores Gopongas... Então, seja cauteloso...

Siga pelo sul até você chegar a uma área de bifurcação, com um caminho à direita, outro à esquerda, e outro ao sul (bloqueado por dois buracos inconvenientes)... Tá mais pra uma trifurcação, hã?! Hã...? Alguém...? OK...
Siga pelo caminho da direita, que parece levar para uma área mais alagada do pântano. Feito isso, siga para o norte e você vai se deparar com a seguinte cena:



Um animal ferido cercado por TRÊS MOBLINS?! NÃO PODE!!!!!

Ao se aproximar e falar com o Moblin de verde, ele só vai concordar em deixar o animal em paz se você pagar 50 rupees a ele. Não satisfeito, ele ainda vai cobrar 30 rupees de você, levando a um total de 80 rupees a serem pagos. Infelizmente, você não tem muita escolha aqui... Pague o dinheiro e os Moblins irão embora.

Agradecido por sua boa ação, a criatura vai se apresentar como Dimitri, o Dodongo... Isso mesmo... Ele é um DODONGO! Você sabe... ESSES BICHOS:


No entanto, Dimitri é um dodongo camarada (o que provavelmente explica porque ele é tão azarado... coitado), e ele vai estar mais feliz do que nunca em ajudar você, vindo até você (quase) sempre que você tocar a flauta que você ganhou em Subrosia.



De todos os animais, acredito que o Dimitri seja o mais versátil: não só ele é capaz de morder (e comer) vários inimigos se você pressionar o botão A, ele nada maravilhosamente bem (subindo até cachoeiras, o nojento...!), e ainda pode ser levantado se você usar o bracelete nele.
Nós ainda não veremos o total potencial de Dimitri, é claro, mas, nós veremos como ele nada agora mesmo!!

Monte nas costas dele e siga para o sul, onde várias flores Goponga e Tektites aquáticas estão. Dimitri é capaz de comer todos eles (até as flores), então prossiga sem medo (mas, com cuidado). Continue nadando pelo sul, já indo para a primeira faixa de terra que você encontrar.

O mais curioso é que o Dimitri é um dodongo nadador! É tão esquisito, E EU ADORO!
Quando chegar na terra, não é mais preciso ficar com o Dimitri, já que a falta de cuidado que ele tem com buracos pode ser um tanto problemática... Mas, se você quiser, fique andando com ele mais um tempinho...

Dessa pequena faixa de terra que você vai pisar, siga para o sul uma vez, e, então, prossiga, por dentro da floresta, pelo caminho da esquerda. Nessa região, Dimitri vai encorajar que você o carregue com o bracelete, o que pode facilitar um pouco a área. Mas, fica a seu cargo, honestamente.

Seja como for, você deverá chegar em uma área com dois caminhos que levam para o norte, além de uma pedra que contém um espaço para plantar uma semente Gasha; faça isso se tiver vontade.
O que você quer fazer mesmo é seguir para o norte pelo caminho da direita. Você vai encontrar um portal para Subrosia, separado de você apenas por uma pedrinha que pode, muito bem, ser tirada do caminho pelo seu bracelete.

Pise no portal, para voltar a Subrosia mais uma vez.

CAVANDO EM SUBROSIA


Bem-vindo de volta a Subrosia, o mundo alternativo onde as pessoas tomam banho de magma, adoram erupções, e estão o tempo todo vestidas em capuzes.

De onde você vai começar (que é perigosamente perto de um pequeno vulcão), existem alguns pontos de interesse: uma loja, que pode ser acessada se você para a esquerda duas vezes e, depois, para o norte; e a praia, que pode ser acessada se você for à esquerda e para o sul logo em seguida.

Acredito que você esteja louco para ver o que há de interessante lá na loja, não é mesmo? Bom, apesar de ter coisas interessantes lá, vou pedir para você ir primeiro para a praia, já que lá tem um item que vai nos permitir adquirir algo essencial na loja (e, pra não fazer tantas viagens, poderemos pegar tudo o que pudermos de uma vez só).

Indo para a praia, o que você vai querer fazer é, e não ria, pegar uma pá. Isso mesmo. Pegue sua pá. Então... Você sabe como, quando descobriram as terras das Américas, os povos europeus saíram cavando e procurando tudo o que era ouro? Pois é, senhoras e senhores... Agora... É nossa vez.

Garanto que aqui (nessa praia) tem ouro demais. E você vai cavar, para depois celebraaaaaaar~. Cave! Abra as minas, e cave até que se acabe com sua pá e retire a pedra em forma de estrela que a terra escondeu! É o Star-Shaped Ore...

E É MEU, MEU, MEU!!!
 A-ham! Oh... Uh... As coisas ficaram um pouco... Fora de controle... ENFIM!
Eu não estava brincando: você realmente precisa cavar aqui na praia, em busca de um item chamado Star-Shaped Ore, um mineral em forma de estrela que será essencial se você quiser seguir em frente.
Parece um tanto tedioso, mas, não é tanto assim. Enquanto você estiver cavando, existe a (grande) chance de conseguir muitos Ore Chunks para usar na loja. Além disso, você só precisa se preocupar com as quatro áreas iniciais da praia (a área de entrada, e as áreas ao oeste, ao sudoeste e ao sul da entrada). Dito isso, conseguir o mineral é uma questão de tempo (o que pode ser até um tempo incrivelmente curto, visto que as chances de encontrar tal mineral são altíssimas). O único perigo que há por aqui são inimigos conhecidos como Fire Pokeys, pilares de fogo que são bem fáceis de despachar (três golpes de espada; eles nem tem chance de se defender se você for rápido).

Eu consegui o mineral cavando apenas quatro buracos...! Viu só como pode ser rápido?
Depois de cavar atrás do mineral (e de conseguir vários Ore Chunks no processo; o que eu recomendo que você faça, caso você tenha achado a estrela de pedra muito cedo), siga para a loja.

Uma vez por lá, você vai perceber que eles têm uma seleção... Peculiar...






Mais do que isso, o método de pagamento deles também é estranho, visto que eles poderão pedir que você pague não só Ore Chunks como também algumas das sementes que você traz consigo.
Não precisa se preocupar, no entanto, de tudo o que você está vendo, vamos querer apenas dois itens.

O primeiro deles é o Laço, no topo, que iremos receber em troca da "estrela de pedra" que pegamos agora pouco. O segundo vai ser esse óbvio Pedaço de Coração, por 20 Ore Chunks e 10 das Ember Seeds que você deve ter consigo. Se você não tiver essas sementes, não se preocupe: o item não vai a lugar nenhum, nem vai aumentar de tamanho. Se você tiver, e se andou seguindo esse guia sem erro, você deve ter completado um novo coração com a compra desse bebê aqui. Parabéns!

Com esses dois itens em mãos, você pode sair da loja e voltar, para encontrar uma nova seleção de itens! De novo, apenas dois nos são interessantes, mas, acredito que eles serão de grande valor (um deles, pelo menos...).



O primeiro item que deverá lhe chamar atenção é essa bomba vermelha, que, na verdade, serve para aumentar o número de bombas que você pode carregar (passando de 10 para 30!!!). Ela vai lhe custar 50 Ore Chunks e 10 bombas. Se você tiver tudo isso, vai em frente e pega ela pra você! Você vai até receber de volta todas as bombas que perdeu, mais 20! QUE NEGÓCIO!

Você também pode comprar o anel se quiser, pelo valor de 30 Ore Chunks. Lembre-se que você terá de avaliá-lo e equipá-lo com Vasu, o perfeitamente adequado, lá em Horon.

Ao sair da loja e entrar uma terceira vez, você poderá comprar mais um anel (por 40 Ore Chunks) e uma semente Gasha (por 40 Ore Chunks e 20 Scent seeds). Compre-os se tiver interesse.

OK, chega disso tudo... Vamos direto para nosso objetivo!


A CELEBRIDADE UNDERGROUND E O PODER DO VERÃO


Agora que temos o laço, podemos continuar nossa aventura. Retorne para a área de entrada da praia. Você deve ter notado, enquanto cavava, que havia um pequeno caminho que levava para a direita, certo? O que você quer fazer é seguir por ali. Faça justamente isso e prossiga pelo caminho, até você encontrar uma Subrosiana de laranja... Parece familiar? Não...? Pois bem, vai ficar!

Se você esteve conversando com os Subrosianos dos arredores, deve ter ouvido falar dela! Esta é Rosa, uma Subrosiana bastante popular por... motivos...

Falando com ela, Rosa vai perceber que você tem o laço consigo e vai perguntar se você o trouxe para ela. Obviamente, foi exatamente esse o caso. RECONHECE ELA AGORA?! É a garota que nos trouxe a Subrosia no começo (embora ela não saiba disso...).

Entregue o laço para ela e, para aqueles de vocês que estão achando isso um absurdo, peço sua calma: tudo vai se explicar já, já!

Como agradecimento por você ter trago um laço novo para ela, Rosa vai sair em um """""""""encontro""""""""" com você, sugerindo que vocês sigam até o Templo das Estações. Por "encontro", eu quero dizer que ela vai acompanhar você em Subrosia até você retornar para Holodrum ou até você deixá-la no mesmo canto em que ela estava.
Vamos aproveitar essa companhia, sim?

Siga com Rosa para fora da praia e para a tela logo ao norte da loja. O lugar mostrado na imagem abaixo:


Os mais atenciosos devem ter notado essa chave marota que Rosa carrega consigo. Pode não parecer, mas, essa é uma chave mestre, capaz de abrir QUALQUER fechadura em Subrosia, e vamos usá-la agora mesmo!

Nesta tela, destranque a porta em sua frente e siga pela caverna até o outro lado (nada para temer aqui, a não ser a lava). Quando estiver do outro lado, bem... Você estará naquela primeira área que você visitou em Subrosia! Tudo o que você precisa fazer por aqui é retornar ao Templo das Estações que, acredito, você ainda lembra onde é.

Uma vez no templo, siga para a torre noroeste, que é a mesma torre onde está escondido o Espírito do Verão.



Uma vez lá dentro, você estará em uma sala CHEIA de pedras. Use o seu bracelete para se livrar das pedras amarelas, de maneira que se crie um caminho até o outro lado. Da mesma forma de antes, suba as escadas e prossiga até a sala do espírito, onde você receberá o Poder do Verão.





Agora, você poderá alternar as estações entre Verão e Inverno! Graças a esse poder, será possível chegar no próximo calabouço!

....Ufa... Acho que essa parte ficou um pouquinho grande demais, não foi mesmo?

Então, para evitar que ela se estenda ainda mais, vamos fazer o seguinte: na próxima parte, nós iremos explorar o terceiro calabouço do jogo, e poderemos até pegar umas coisinhas a mais.
Ótimo? Ótimo!

MAS, antes de acabarmos...! Nós temos que levar Rosa de volta para a praia! Faça isso, sim? É cavalheirismo! 

Rosa: Obrigada por hoje!
Link: Eu te amo!
Rosa: O que?
Link: O que?
*silêncio constrangedor*


OK, agora acabou a parte! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário