quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - Parte 2: Subrosia e o Templo das Estações

Da última vez, nós fizemos uma cobertura básica da introdução e do primeiro calabouço de Oracle of Seasons. Hoje, nós vamos continuar fazendo uma cobertura básica do que você deverá fazer a seguir. Digo assim porque eu tenho amor próprio o suficiente para não fazer um guia 100%. Por que eu escrevi isso...?
ENFIM! PARTE 2, VAI!!!!

Logo que você sair do calabouço, você será contactado por bruxaria pelo Maku Tree. Ele mencionará que viu o Templo das Estações em uma terra desconhecida. Fora isso, ele vai dormir de novo e você estará livre para andar por aí a esmo. Ou, ao menos, você FARIA isso se não tivesse este guia maravilhoso aqui com você! A quem estou enganando?! Esses guias são horríveis!!


Iniciando a busca de trocas

A primeira coisa que você vai querer fazer é retornar para a vila de Horon, já que, com o saquinho de sementes que você conseguiu na Raiz Deforme, será possível adquirir alguns itens bem bacanas por lá.

Maple

No caminho de volta, é provável que a música repentinamente mude e uma sombra comece a circular pela tela. Esses são sinais de que a aprendiz de feiticeira Maple está chegando. Ao invés de dar a vida a uma vassoura e obrigá-la a fazer seu trabalho por ela, Maple vai voar em círculos pela tela até colidir com você ou ir embora.


Antes de falar o que deve ser feito em relação a ela, permita-me explicar como a Maple funciona no jogo:

1. Ela só vai aparecer se você eliminar uma quantia relativamente grande de monstros. Por isso mesmo, é mais provável que você a encontre depois que terminar um calabouço.

2. Vez ou outra, ela carrega itens preciosos consigo... No entanto, é mais fácil que ela não tenha nada de muito interessante consigo. 

Agora, vamos explicar o que fazer!
É altamente recomendável que você bata de cara com ela. Fazendo isso, ela vai cair ao chão e os itens que vocês dois estão carregando (no seu caso, munição, sementes, rupees e corações) serão atirados para fora. Nesse momento, a bruxa graduanda vai desafiar você para uma corrida e para ver quem pega mais itens primeiro. Se você conseguir mais itens ou não realmente não importa; o que importa é você conseguir algum dos itens raros que Maple pode estar carregando consigo. E, quando digo isso, eu quero dizer que ela pode, muito bem, ter alguns anéis escondidos, assim como algo mais interessante, como uma Poção Mágica (que vai trazer você de volta à vida caso todos os seus corações acabem; a mesma função da fada dos jogos 3D, basicamente) ou, até mesmo, um Pedaço de Coração! No entanto, é importante que você tenha atenção! Caso a Maple derrube um desses itens, ela SEMPRE irá correr atrás deles primeiro; isso significa que você talvez não consiga pegá-los na sua primeira tentativa.
Vale lembrar que ela só aparece se você derrotar vários monstros, por isso, eu não me preocuparia em ficar tentando caçá-la para pegar todos esses itens de uma vez, já que esse será um processo longo e tedioso.

Você reencontrará Maple diversas vezes durante sua aventura, por isso, sempre procure bater com ela para ver o que você pode conseguir.


O iluminado... Yiiiesh.


OK, quando você chegar em Horon, a primeira coisa que eu recomendo que você faça é ir direto para a loja de Vasu, o lindo de morrer,  de forma que você possa ver quais anéis você conseguiu. Não se esqueça de que o preço para validar os anéis é de 20 rupees. Se você tiver o dinheiro, vai fundo. A propósito, o anel que você tem consigo (que eu assumo ser aquele que você conseguiu lá no primeiro calabouço) tem grandes chances de ser o "Discovery Ring", um anel capaz de sentir a presença de terra macia (onde você pode colocar as Gasha Seeds). Eu recomendo que você o equipe e retire o Friendship Ring, já que ele pelo menos serve para alguma coisa.

Falando em terra macia, não se esqueça que, a essa altura, você já pode tentar pegar quaisquer Gasha Nuts que você saiu plantando por aí, visto a maneira como elas funcionam. Se você for sortudo, pode até conseguir um Pedaço de coração!

A forma de uma árvore Gasha é assim. Perceba a enorme noz bem no centro dela. No caso, essa aí me deu um anel que nega dano dos ataques de Zoras de rio. Mais sobre eles no futuro.
Você também pode aproveitar para passar na casa de Bipin e Blossom, para ver como o filho deles está indo.

Aproveite, também, para ir à tela imediatamente ao nordeste da loja de Vasu, o perfeitamente aceitável, já que, lá, você deverá encontrar um Pedaço de coração dando bola por trás de uma pequena árvore. Por algum motivo, sua espada não tem efeito contra ela, MAS, as Ember seeds, que você adquiriu antes, têm. Use-as para queimar o arbusto e pegar seu pedacinho de amor, DIGO, PEDAÇO DE CORAÇÃO!! Pedaço de... Coração... É.



Seja como for, seu principal objetivo deve ser aquela casinha adorável que fica no extremo sudeste da cidade; é uma casa que fica na tela ao lado de uma das árvores de sementes (falaremos mais delas no tempo certo). Pra ser mais específico, da loja de Vasu, o perfeitamente belo, siga para o sul e, depois, para o leste. Logo na casa também tem uma lagoinha/piscina fenomenal, então, é difícil de não reconhecer.
Logo à frente da casa, também, há três arbustinhos maravilhosos, os quais você também pode queimar com as Ember Seeds. Use as Ember Seeds para queimar o arbusto do meio, revelando, assim, uma PASSAGEM SECRETA!! Siga por ela e você vai encontrar o esconderijo de um senhor fã de capuzes. Falando com ele, você vai ganhar 100 RUPEES! Essa é outra mecânica interessante desse jogo, emprestada do primeiríssimo Zelda, que é a de passagens secretas com pessoas dentro. Parece empolgante, mas, é uma mecânica que vai exigir bastante cuidado seu. Por exemplo, esse carinha daqui pode te dar 100 rupees, mas, não serão incomuns as passagens nas quais você PERDERÁ dinheiro. Por isso, sempre que descobrir uma passagem como essa, mantenha-se preparado tanto para ganhar quanto para perder.

Enfim, voltemos para falar da casa.
Lá dentro mora um carinha chamado Mr. Wright, que tem uma longa história de outros jogos e que está tentando ler, mas, não consegue, já que a tocha de sua casa está apagada e ele, aparentemente, se esqueceu como faz para sair de casa e aproveitar a luz do Sol. Já que ele é um caso perdido, use as Ember Seeds que você adquiriu junto com seu saquinho de sementes (uau... isso é tão errado) para  acender a tocha da casa. Feito isso, fale com o Sr. Introvertidodemaisatéprasairdaprópriacasa e ele, grato por ter finalmente como ler, vai lhe presentear com um livro: a Cuccodex. Parece inútil? É porque é! Para nós, pelo menos... Mas, não se preocupe, nós vamos logo dar esse livro para quem precisa.
A propósito, você também deve ter notado a parede rachada do lado direito da casa, certo? Ignore-a por enquanto, já que a passagem dela pode ainda não ser útil para você no momento. Paciência, eu digo! O mundo vai se abrir logo, logo...


Com o Mr. Wright tendo como ler, saia da casa.

Ovo: troco por algo melhor


Vamos logo nos livrar desse livrinho, sim? Retorne para a área que fica ao norte de Horon. Quando o fizer, siga para a área mais ao nordeste que você pode alcançar com seu equipamento atual. Mais precisamente, siga nessa ordem: norte, leste, norte, leste, norte. Você deverá encontrar uma casinha isolada.

Lá dentro, você vai conhecer Malon. Fale com ela, e a garota vai falar dos seus problemas até perceber que você carrega um livrinho muito do maravilhoso consigo. Ela vai pedir para você trocar com ela. Faça isso para conseguir um tal de Lon Lon Egg. Como você é uma pessoa sábia com o que tem, é um consumidor cauteloso, e sabe manejar suas coisas, É CLARO que você vai aceitar essa oferta imperdível sem nem reclamar! É sério, nem tente... Eles não retornam seu dinheiro. Nem seus livros... Que você nunca leu nem vai ler...



O que você fez foi dar os passos iniciais para a Sequência de Trocas desse jogo e, adivinha só, o resto dela será bem linear daqui para frente. Ou... Pelo menos, em parte. De todo jeito, mantenha o Lon Lon Egg na sua cabeça, ele será útil no futuro não tão distante.

Enfim, fizemos o que tinha de absurdo e opcional para fazer. Vamos dar progresso aos objetivos do jogo.

Subrosia, a terra dos vulcões


Quando você estiver com tudo preparado (leia-se, ter pego as coisas opcionais, ou não), siga para a parte mais ao leste de Horon (logo ao sul da entrada para o Maku Tree). Você deverá ter observado as duas árvores em miniatura que estarão na sua frente. Faça-se um favor e vá queimá-las!

Antes que você possa fazer isso, no entanto, você será RUDEMENTE INTERROMPIDO(A) por um tal profeta ambulante chamado Sokra. Ele vai discutir brevemente sobre como ele ainda sente que o Templo das Estações está ainda no mundo antes de sair e se deitar de novo.


Eu ia fazer uma piada de Avatar, só que eu notei aquele r no nome dele.

Quando ele sair do caminho, queime os arbustos e siga pelo caminho que eles estavam bloqueando.

Você chegará em uma área chamada de uh... "Winter Woods"... Isso não parece certo. ENFIM!
Com nosso equipamento atual, não poderemos fazer uma exploração adequada desse lugar, nem pegar um pedacinho de coração bem conveniente que se esconde por aqui...
O que nós já poderemos enfrentar, no entanto, é um pouco diferente do que você viu até agora...
Essa floresta é lar de alguns novos inimigos, os Moblins e os Like-Likes.

Os Moblins são, basicamente, de maneira bem rude, uma versão mais resistente e mais esperta dos Octoroks; isso basicamente significa que eles atiram algo em você de tempos em tempos. No entanto, diferente dos Octoroks, eles não param o que estão fazendo para atirar, podendo fazer isso em movimento, o que deixa sua tarefa de desviar dos golpes deles um pouquinho mais difícil.

Quanto aos outros inimigos, bem... Esses são os Like-Likes, monstros em forma de, não sei, uma minhoca obesa vertical? Eles não podem atirar projéteis em você, mas, eles tem uma mania muito irritante de devorar escudos, e o que você está carregando consigo obviamente está no menu, esteja ele equipado ou não. A boa notícia é que eles só fazem isso se você chegar perto demais... A má notícia é que você vai acabar fazendo isso se não prestar atenção. Cuidado...!

Além desses dois, ainda tem um terceiro que eu ia esquecendo que existia. Os Peahats são alguns dos poucos inimigos voadores que você vai encontrar no jogo, e eles são mais chatos do que difíceis de se lidar. Você poderá perceber que elas tem asas em formas de flor na cabeça, e elas ficam voando como um helicóptero; quando as asas/hélices desse inimigo estão girando, significa que ela está no ar, o que também significa que você não pode atacá-lo de maneira alguma; agora, quando as asas/hélices estão paradas, o inimigo está no chão, e está vulnerável.









Siga mais ao norte da floresta, onde você será parado por uma (linda) moça vestida de laranja, que vai aparecer correndo e dizendo que um "templo" caiu em sua terra natal, só que sem saber bem o que é um templo... Huh...



Ela, então, mostrando sua grande sabedoria, vai falar em voz alta que deve voltar a sua casa sem ser vista.
Fazendo as contas, você deve ter percebido que ela deve estar falando do Templo das Estações sobre o qual nós ouvimos há pouco tempo. Bom, já que é assim, você deve segui-la até lá para saber mais sobre o templo e sobre o que você deve fazer a seguir.

Seguindo a mulher de laranja


Vamos começar indo ao lugar, primeiro. Siga a garota na direção que ela foi. Isso vai iniciar um pequeno jogo de esconde-esconde, se é que me entende. Caso não, permita-me explicar.

Como a garota de laranja disse antes, ela deve ir para casa sem ser vista, por isso, você deve seguir a garota sem ser visto. Para garantir que ela está mesmo sozinha, a garota vai andar pela tela, olhando para todos os lados antes de seguir seu caminho. Se você quiser ficar fora da vista dela, você deverá ficar por trás das várias árvores que essas telas terão. Fique atento aos movimentos da garota e você conseguirá se manter bem escondido. Não é nada difícil, e apenas requer que você esteja prestando atenção ao que você está fazendo.
Você terá que se esconder dela um total de três vezes. No entanto, tenha MUITO CUIDADO na terceira vez, já que ela, assim que sair da tela, vai entrar de novo, como que para confirmar que ela está sozinha de fato.


Seja como for, vocês chegarão a um campo cheio de arbustos, e a garota vai desaparecer misteriosamente em um deles. Vá cortando os arbustos com sua espada, e, quando acertar o arbusto no qual a garota desapareceu, você vai encontrar um baita vórtex no chão!! Pise nele, porque você é vida louca assim, e você será transportado para outro... Plano...

Vai e volta, e para e gira



Bem-vindo a Subrosia, onde lava é quase água quente, as pessoas se vestem como vilãs de Star Wars, e pedras são mais valiosas do que hexágonos brilhantes. É, isso é lugar de louco... Menos de uma certa pessoa, mas, nós ainda vamos ver isso mais na frente.

Se você quiser, fique à vontade para explorar um pouco o lugar e ver o que se trata, mas, quando eu disse que lava era como água, eu não estava brincando. Subrosia está coberta até a tampa de lava em todos os lados; isso basicamente significa que várias áreas estarão inalcançáveis para você... No momento.
Seja como for, você deverá perceber uma das pessoas que moram aqui, que nós chamamos Subrosianos, brincando com o que parece ser um bumerangue. Não precisa se morder de inveja, nós vamos pegar um agora mesmo!

Indo da entrada, desça as escadas da esquerda e procure seguir pelo caminho que você pode acessar. Quando você encontrar um buraco bloqueando seu caminho, siga para o sul imediato e você encontrará umas escadas que parecem levar a algum lugar.


Descendo as escadas, você vai chegar em um hall com vários subrosianos, um deles vestido de chapeuzinho vermelho. Fale com ele e ele vai perguntar se você quer participar da "Dança Subrosiana". Se você quiser aquele bumerangue mágico, eu recomendo que você aceite.

A Dança Subrosiana é um mini-game relativamente simples, no qual você deverá simplesmente repetir os movimentos do mestre de dança sem errar e sem esbarrar em ninguém. Você tem apenas três botões para se preocupar aqui: os direcionais da direita e esquerda e o botão A. Eu recomendo que você ouça as instruções do jogo para saber exatamente o que cada botão faz e em que momento eles devem ser pressionados.
Quando a dança em si começar, você deverá seguir os passos do mestre. Você não precisa ser igual ao mestre na velocidade, no entanto, podendo ser um pouquinho mais lento (desde que você não demore demais) ou um pouquinho mais rápido (desde que você não esbarre em ninguém).

Fazendo a dança bem direitinho, você vai ganhar o bumerangue, um item mais do que essencial para nossa jornada.



Você ainda pode fazer a dança mais algumas vezes, se quiser, mas, eu recomendo que não faça isso ainda, visto que, dançando demais, você possa acabar se limitando um pouco em termos de caminho no futuro; parece estranho, eu sei, mas, tudo será explicado na hora certa. Por isso, paciência!

O Templo das Estações


Agora, chegou a hora de acabar com todo esse nhém-nhém-nhém e prosseguir. Saia dessa área da dança e retorne para o ponto de entrada de Subrosia. Quando chegar lá, ao invés de seguir pelas escadas da esquerda, vá pelas da direita.
Esse caminho lhe levará até um dos surpreendentemente verdes campos de Subrosia, onde outros subrosianos estarão de bobeira. Você pode falar com alguns deles, se quiser, para aprender mais sobre como tudo funciona em Subrosia.

Permita-me resumir: uma moça chamada Rosa é A pessoa, tem um tal "templo" ao leste, rupees não prestam pra nada (você quer é Ore Chunks!!!).

Enfim, como eu ia di... ESPERA, O QUE?!


É, isso mesmo, Ore Chunks são a moeda desse lugar, e você nem tem a chance de usar Rupees aqui. Dito isso, não precisa se preocupar! Ore Chunks são tão fáceis de encontrar quanto Rupees, bastando cortar grama para já ir pegando alguns. Existe uma forma de pegar mais, mas, você não pode fazer isso ainda. Não tema, já que não vamos precisar deles agora; o bumerangue é tudo o que precisamos.

Nessa área verde, procure seguir para o leste, que é onde você encontrará algumas escadas levando para mais perto da lava e de uma construção curiosa. Seguindo por aqui, você vai encontrar a entrada do Templo das Estações, um dos lugares mais importantes do jogo e onde habitam quatro espíritos representantes das quatro estações.



Passando pela entrada, você será recebido pelos quatro espíritos, que parecem bem empolgados em dividir algo com você. Quando eles terminarem de falar, siga em linha reta para o norte, até você entrar no templo em si.

Siga para o norte e suba no pedestal. Os espíritos falarão com você novamente e darão a você o Rod of Seasons (ou Bastão das Estações, que é como vamos nos referir a ele), um bastão mágico capaz de mudar a estação atual, assumindo que ele tenha os poderes necessários.
Falando nisso, você deve ter notado que esse bastão ainda não tem poder algum. Vamos dar um jeito nisso, certo?


Depois que os espíritos falarem o que eles precisarem falar, volte para o lado de fora.

O poder do inverno


Conforme você também já deve ter notado, o Templo das Estações é dividido em quatro torres, cada uma em um dos cantos do templo. Obviamente, cada uma das torres abriga um poder para o seu bastão, MAS, somente uma delas está acessível para nós no momento.

A torre ao sudeste do templo está aberta, e é para ela que você quer ir.


Quando você entrar, você deverá estar vendo uma trilha de lava isolando a sua passagem do resto da sala. Ao mesmo tempo, você deve ter notado aquela esfera azul que, surpresa, surpresa, é uma alavanca, dando bobeira bem na sua frente, certo?
Use o bumerangue que você acabou de conseguir para acertar a alavanca e criar uma pequena ponte na lava, permitindo passagem.
Siga pela ponte e vá andando tudo o que você tem de andar; não se preocupe: não há inimigos aqui e o caminho é exageradamente linear.

Ao final do seu percurso, você vai chegar à estátua de um dos espíritos. Aproximando-se dela, o espírito do inverno vai abençoar o seu bastão, dando, assim, o poder do inverno para você.
Com esse novo poder, você, finalmente, poderá mudar as estações, MAS, somente para o inverno.


 Saia do templo e retorne para Holodrum pelo mesmo caminho que você usou para vir até aqui.

E isso é tudo por hora!

Na próxima parte, você vai aprender a usar o Bastão das Estações, vai conseguir um item novo e vai se aventurar em um novo calabouço! Vai ser legal! Eu prometo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário