segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

DdUdH - Que personagens merecem um jogo só para eles?

Nos últimos dias, eu venho rejogando Hyrule Warriors (quando meu 3DS está cansado de jogar Monster Hunter 4 Ultimate) no Wii U e, recentemente, eu consegui finalmente comprar o pacote com todos os primeiros DLC's do jogo, o que me deu acesso a personagens como Young Link, Twili Midna e até o Tingle (aquele nojento).
Como era de se esperar, isso abriu minha cabeça quanto à série principal de Zelda e quanto às inúmeras possibilidades que existem de se criar um novo jogo com outro personagem na frente, que não seja o Link. Quer dizer, minha cabeça vem aberta a esse tipo de coisa já tem um tempo, mas, foi todo esse contexto que me inspirou a trazer de volta essa coluna para que possamos discutir o tema.

Quando se trata de possibilidades, Zelda realmente está cheio delas... Com o passar de seus (quase) 31 anos, a franquia criou um mundo verdadeiramente imenso; tão imenso, inclusive, que focar apenas em um dos vários elementos dele, que é a épica trajetória do Herói para derrotar o Mal, é quase que um crime. Inclusive, creio que seja justo mencionar que, mesmo em uma época de tradicionalismo, a franquia tentou mudar um pouco as coisas com diferentes histórias dentro de seu próprio universo: histórias que não tratavam da luta do bem contra o mal em si. A trajetória de auto descoberta, sem nenhum inimigo real, de Zelda II; a busca pelo caminho de casa em Link's Awakening; até mesmo a busca de Majora's Mask entra nesse esquema, não mostrando a luta do bem contra o mal em si, mas, sim, a busca pela salvação de tudo e todos.

Com isso em mente, acredito que, por mais que o Herói seja um fator de grande importância dentro da franquia, creio que, vez ou outra, talvez seja bom dar a ele um descanso e colocar o foco em outros personagens e situações. Vale ressaltar, até, que esse novo foco também poderia abrir as portas para estilos de jogos diferentes, mesmo que dentro do mesmo gênero.

Obviamente, estou falando de spin-offs, não da série principal. Além disso, para tentar montar meus argumentos, eu acabei mencionando diversos spoilers de vários jogos da série. Por isso, peço seu cuidado.
Então, sem mais delongas, vamos falar de alguns personagens que poderiam ter um jogo só para eles. Eles estarão listados abaixo, sem nenhuma ordem em particular, foi mais à medida em que eu ia me lembrando dos nomes (apesar de que um deles foi colocado na posição certa porque é um personage
m que eu AMO de paixão).

Chega de papo! Vamos à lista!



Impa


 Admito que, quando se fala em algum personagem que MERECE mais foco dentro de Zelda, minha cabeça várias vezes aponta para a Impa, a eterna serva / miga da Zelda. Digo isso porque, além do trio principal, ela talvez seja a personagem mais recorrente de toda a série (ao menos em nome). Além do mais, Impa já teve quase todo tipo de encarnação: anciã, sábia, guerreira, ninja, por aí vai. Então, porque não dar a ela um pouco de amor?

A trama poderia ser sobre os Sheikah, e poderia contar com o treinamento da Impa e de como ela conseguiu se tornar uma guerreira ou algo assim. Quanto ao que você poderia fazer no jogo... Pode parecer estranho, mas, eu acredito que um estilo mais focado em ação, tipo Hack 'n Slash, seria perfeito para a personagem.
Permita-me explicar com o exemplo de um contexto: suponhamos que Impa tenha recebido a missão de alguém da... Não sei... Família Real, para investigar algo estranho acontecendo em qualquer lugar de Hyrule. Ela vai e descobre uma treta daquelas, e, para garantir o sucesso da missão, ela vai e luta com todo mundo via Hyrule Warriors (só que não precisa ser tããão absurdo como aquilo).
Essa é uma ideia. Seria muito show também para expandir o mundo, e até pra mostrar um pouco mais dos Sheikah, um dos grupos mais obscuros no universo de Zelda.
Outra ideia seria a de um estilo que lembre os jogos de Metroid, com grande foco na exploração e na aquisição de diferentes ferramentas para progredir.
Para um spin-off, essas ideias seriam show.

Honestamente, não me importo em como poderia ser feito, só acho que, se explorando as claras habilidades que foram apresentadas em jogos como Ocarina of Time e Skyward Sword (mais este, honestamente), seria show.

Cia



Há alguns anos, eu disse que a Cia é uma das minhas personagens favoritas dentro da franquia.
Apesar de eu não ter mais tanta certeza dessa afirmação, ainda acho que Cia é uma das vilãs mais bem exploradas da franquia inteira, só perdendo para o Ganondorf, que teve vários jogos para se aprofundar como personagem. O motivo da "Feiticeira Negra" é diferente, certamente interessante, e seus métodos são bem mais explícitos e, com certeza, dignos de atenção.
Além disso, ela conta com um tipo de conflito interno que realmente não se percebe em outros vilões dentro da série, a única exceção sendo o Skull Kid, mas, foquemos na Cia.

Agora, você se pergunta: "Porque RAIOS a Cia deveria ter um jogo? Sobre o que seria? Como seria? Por que eu ainda estou lendo esse artigo quando vejo que o autor tem um parafuso a menos?!" Vamos por partes.

Primeiro, eu acredito que, considerando os poderes e habilidades que ela possui, a Cia tem material para protagonizar um jogo bem frenético ou, pelo menos, que envolva um pouco mais de estratégia. Ela até poderia ser chave em um Hyrule Warriors 2, quem sabe... E estou falando apenas de poderes!
Para melhor aplicar-se ao contexto, poderia ser contada uma história de redenção da feiticeira, o que poderia ficar bem grande em escala ou, pelo menos, que poderia aprofundar um pouco mais a personagem. De toda forma, apenas peço: mais Cia, por favor!

Rusl



Um dos muitos pontos que pessoas não favoráveis a Twilight Princess fazem é o seu potencial mal aproveitado. Se você curtiu o jogo ou não, creio que isso é irrelevante. O ponto que quero fazer é que, apesar de tudo, Twilight Princess contou com personagens bem memoráveis.

Dentre os vários personagens surpreendentemente coloridos do jogo, houve um certo quinteto que chamou mais atenção do que o geral: o grupo da chamada Resistência, que dá grande auxílio ao Link em sua jornada.
Um dos membros do grupo é Rusl, um velho amigo e o mentor de Link, e ele parece ter uma história bem interessante para contar. Além disso, ele é um perito em espadas, fazendo um jogo com ele no papel principal ser algo plausível em termos de possibilidade.

Imagine um título onde nos é explicado como ele conheceu os outros membros da Resistência, porque ele decidiu morar em Oron, como ele conheceu a esposa, Uli, e várias outras perguntas. Explique isso misturando a um pouco do combate da franquia e, porque não, um estilo de jogo semelhante ao que foi visto em Twilight Princess (menos a parte do Crepúsculo e do Lobo, obviamente) e você tem uma boa ideia para trabalhar!


Sheik

Colocando a versão do Hyrule Warriors porque ela é mais legal!

Se você me conhece bem, sabe que eu amo a Sheik de paixão. Ela é, de longe, uma das minhas personagens preferidas da série em termos de design, enredo e estilo. E, sim, eu sou daqueles que considera a personagem como feminina, apesar de existir todo um estranho debate quanto ao gênero dela.

Não sei a quantas anda ainda esse debate, MAS, eu sei que a Sheik daria bom material para um jogo. Não só as suas habilidades ninja seriam perfeitas para um jogo mais orientado para o estilo de stealth, como ela também poderia entrar em um contexto bem interessante; quem sabe, os anos de treinamento durante o intervalo de Ocarina of Time, se ela usou esse alter ego depois de tudo aquilo, quem sabe uma história original onde ela age antes que um Herói precise aparecer, e coisa e tal.

As possibilidades para Sheik são enormes, mais ainda se você deixar sua imaginação fluir um pouco. Ora, se, no passado, o próprio Eiji Aonuma já se mostrou aberto a uma ideia assim, manda bala povo! Vai ser legal! ... Eu espero...


De todo jeito, esses são alguns dos personagens que, creio eu, não seriam más ideias para protagonizar outros jogos dentro do enorme universo de Hyrule. Eu, certamente, não acharia essa diversidade nada ruim. Na verdade, eu a aceitaria de braços abertos!
E vocês? O que vocês acham? Que personagens poderiam ganhar os holofotes pelo menos uma vez? Digam o que vocês acham nos comentários!

P.S.: Ah, e será que seria pedir muito trazer os jogos do Tingle pras Américas? Sei lá, eles são tão loucos que merecem uma audiência! Qualé, Nintendo! Tenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário