domingo, 7 de fevereiro de 2016

O Pior de Hyrule - Aquelas malditas conchas!!

Há algum tempo, eu falei de como o The Minish Cap tem uma parte que era realmente digna de ser comentada aqui na coluna O Pior de Hyrule. Bom, cá estamos nós, para falar justamente disso.

Então, The Minish Cap é, no geral, um bom jogo, cheio de segredos, pedaços de coração, personagens esquisitos, e um mundo de outras coisas. É divertido, é engraçado, é cheio de coisas, e tem uma sidequest muito, muito chata. OK, talvez não tão chata, mas, é certamente uma das coisas mais tediosas e longas de se fazer em qualquer Zelda...
Não que os outros Zeldas não tenham buscas longas... Na verdade, desde o Ocarina of Time, a maioria deles tende a ter uma buscazinha por um número relativamente grande de itens, algumas vezes para prêmios legais e imediatos, outras para conclusões altamente decepcionantes...
No caso de The Minish Cap, está um tanto no meio desses dois...

 Estou falando, é claro, da busca pelas Mysterious Seashells!


O que a diferencia dos demais itens é que você não vai ter resultados conseguindo o máximo de conchas de uma só vez! Na verdade, chegar ao número máximo, especialmente nas primeiras horas de jogo é bem simples, e você chega lá antes de perceber!
O verdadeiro propósito das conchas é outro. Elas servem como moedas de troca. Trocar pelo que, você pergunta? Ora, muito simples! Para conseguir pequenos bonequinhos dos personagens do jogo.

No entanto, como eu meio que já disse antes, você não consegue esses lindos bonequinhos maravilhosos só trocando uma quantidade exata e dando adeus por isso mesmo, não, não... A questão de troca é, digamos, um pouco diferente disso...
O sistema de trocas em questão funciona da seguinte forma: quanto mais conchas você dar ao carinha que faz os ditos bonecos, mais chances você tem de conseguir ganhar um boneco novo. Soa um tanto estranho, mas, na verdade, até que não é tão cruel no começo...

Para o primeiro boneco, você tem que dar apenas uma concha, mas, daí em diante, para garantir que você tenha 100% de chance de ganhar um boneco, você já tem que ceder um pouco mais: duas conchas, por exemplo. À medida em que você vai adquirindo esses bonecos, a quantidade necessária de conchas para conseguir 100% de chance de ter um boneco novo vai aumentando. Eventualmente, passa das dezenas.
Caso você esteja se sentindo com sorte, pode simplesmente continuar dando apenas uma concha (embora suas chances diminuam a cada novo boneco). O problema é que, dessa forma, as chances de você não conseguir um boneco bom são bem grandes, e você vai sair atirando suas conchas ao vento.
Agora que você sabe como funciona, permita-me dizer o que eu acho disso.

Seria maravilhoso, SE EU NÃO TIVESSE UM LIMITE MÁXIMO DE CONCHAS PARA CARREGAR! É isso mesmo! Você só pode ter um limite de até 999 conchas: não há mais nada se você passar disso. Isso significa que, se você não tiver cuidado, você pode acabar deixando de receber CENTENAS de conchas de uma só vez!

Que tal a gente aumentar esse problema? Bom, primeiro, as conchas podem aparecer em qualquer lugar depois que você as descobre (no chão, na grama, debaixo de pedras e jarros); a questão é que, nesses lugares, elas só aparecem uma de cada vez. Quer dizer: se você tiver esgotado as fontes que dão centenas de conchas de uma vez, você vai ter que pegar uma por uma. Além disso: se você fizer isso com poucos bonecos restantes pra colecionar, você vai ter que passar MUITO tempo cortando grama e cavando chão, já que só vai poder aparecer para o Carlov (o carinha responsável pelas trocas de conchas por bonecos) com bem mais de uma só (beirando às sessenta ou setenta conchas) para ter uma chance de ter um boneco novo sem ter perdido todo o seu tempo...

Ele parece inocente... Mas não se deixe enganar!!

E, sabe pra que você faz tudo isso?! Além de ser só pra ter todos os bonecos (seria uma enorme perda de tempo se fosse só pra isso), é também para conseguir um pedaço de coração, e um Sound Test...!! UM. SOUND. TEST.
...
...
...
...
...
OK, eu ACHO que eu posso sobreviver ao Sound Test! É uma coisa que não é muito comum em Zelda, então, ter algo assim já está valendo. Mas, tem uma coisa que me incomoda, e MUITO... PRA QUE ESSE PEDAÇO DE CORAÇÃO?!
Tipo, você tem que levar em consideração que a coleção completa dos bonecos (que são 136, a propósito) só é liberada pra valer se você terminar o jogo! Pra que eu vou querer um pedaço de coração se eu já terminei o jogo?! O que vai estar faltando?! Conseguir o Mirror Shield?! Tenha dó!

Tá, mesmo que sejam necessários apenas 130 deles (os que você consegue ANTES de terminar o jogo), ainda é preciso levar em consideração que não vai ser legal ter um trabalho tão grande cedo só pra ter um pedaço de coração e ter todos os corações na luta final! Putz, não é um incentivo muito grande! O Sound Test, vá lá, mas o pedaço de coração compromete tudo justamente por ser um item que poderia muito bem ter ficado de fora dessa! Deixasse tudo como mais opcional ainda, puxa!

Se essa busca pelas conchas não fosse tão tediosa, e se não fosse pelo limite de conchas (me permitindo armazenar bem mais de uma vez, e soltar tudo o que eu tinha pra, só depois, ir atrás de umas conchinhas pra poder ir pegar os bonecos restantes), eu estaria mais disposto a aceitar esses prêmios. Putz, até os bonecos são bem legais, já que eles dão informações sobre os mais diferentes personagens, inimigos e espaços do jogo.
Mas, caramba, tudo o que é bom é absolutamente enterrado em uma série de coisas que são feitas propositalmente, e que, no final do dia, são chatas pra caramba.
EU PREFIRO CAÇAR 100 SKULTULLAS DO OCARINA OF TIME! Pelo menos, ali, elas me avisam quando estou perto... YIEEEESH!

Mais Pior de Hyrule!
- Inimigos chatos
- Itens inúteis
- Remlits

Nenhum comentário:

Postar um comentário