sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 10: A Máscara de Majora


Finalmente, chegamos na parte final do nosso guia. A parte em que, basicamente, tudo o que você tem a fazer é seguir instruções e ler como vai derrotar o chefão final. No caso de Majora's Mask, no entanto, é um pouquinho diferente, mas, iremos entrar em detalhes nisso depois.

Agora, assumo que você já tem todas as 23 máscaras (com um espaço estranho e sugestivo sobrando), conseguiu todos os potes e está entupido de pedaços de coração, não é mesmo? Não foi 100%, mas, vai por mim, você está mais do que pronto. Se deu pra sobreviver a tudo que o jogo jogou em você até agora, então, parar a lua não será tão difícil.

Ah, e se você foi mais explorador, não se limitando apenas às palavras deste guia, e está agora com 19 corações, então, não se preocupe, nós vamos achar esses quatro pedaços finais, também.
Oh, e, não esqueça de estocar algumas fadinhas, poções, e seja lá o que mais você pode precisar, sim? Ah, e eu recomendo que você dê uma passada no Milk Bar, durante a noite (depois das 10 da noite), para comprar um pouco de Chateau Romani: como isso vai deixar a sua magia infinita (e o efeito dura até você voltar no tempo), será útil para nós nesta última parte do jogo. Custa 200 rupees, a propósito, mas, eu acho que você não terá dificuldade em pagar certo? Você sabe onde conseguir o dinheiro.


Sem mais delongas, vamos partir!

Tudo o que você precisa fazer aqui é ir para aquele mesmo lugar onde você enfrentou o Skull Kid, a torre do relógio em Clock Town (onde você conseguiu a Ocarina do Tempo de volta). Caso você não lembre, você pode acessar o lugar com a Deku Flower que fica na ala sul da cidade (o que significa que você precisará da Moon's Pearl, também). Fique logo na porta, e espere até a meia-noite do terceiro dia.

 
Quando essa hora chegar, a torre do relógio vai passar por uma breve transformação de estrutura, e você poderá entrar.

Uma vez lá em cima, aquela mesma cena de antes vai acontecer de novo, mas, com algumas pequenas mudanças. O Skull Kid está se sentindo todo importante, acha que é o bichão, e a Tatl, bom, ela sabe melhor do que isso.

Depois de tudo, quando o Skull Kid começar a fazer a lua cair mais rápido, puxe sua Ocarina e toque a Oath of Order (que nós aprendemos no final do primeiro calabouço).


Se você liberou todos os quatro gigantes dos quatro templos (que, se você está aqui, eu REALMENTE ESPERO que você tenha feito), não só o Skull Kid vai passar pelo que parece um momento de conflito interno, como todos os quatro vão aparecer em uma cena bem bacana de se ver. Juntos, eles vão unir forças para SEGURAR A MOTHERFRICKIN' LUA!!! Por isso que a gente precisava dos quatro... Haha... Força bruta ganha de novo!


Quando a lua estiver parada, Tatl e Tael vão se reunir e comemorar a vitória. Então, a Tatl vai começar a brigar com o Skull Kid, falar que ele não devia ter feito tudo aquilo, enquanto que o Tael vai explicar que não é bem assim, que o Skull Kid estava mais para vítima, e tudo, porque ele não conseguia aguentar o poder da máscara.
Aí, a máscara vai se juntar à conversa e falar que, realmente, ele era muito mané para... Pera... O QUÊ?!?!!?!?!?!?!?!?!!?!?


SURPRESA!! A máscara de Majora era a grande vilã este tempo todo!! PLOT TWIST! HOLY BUJEEEZ!


Pra completar, a máscara vai chamar o Skull Kid de boneco, e vai derrubar ele no chão. Daí, ela vai entrar na lua, e vai controlar a lua por dentro (é o que?), fazendo com que a lua fique mais pesada, e com que os gigantes tenham um pouco mais de dificuldade de deixá-la no ar.

Então, o Link vai se meter a entrar na lua também, acompanhado de Tael e de uma relutante Tatl (mais da Tatl, já que o Tael some lá dentro).

DENTRO DA LUA______________
Bem-vindo ao lugar mais tranquilo do jogo todo. Irônico, não?

Não, essa imagem não está com problema. Não existe mais tempo dentro da lua!
Logo à sua frente há uma grande árvore em cima de um morrinho. Siga para lá.

Lá perto, você vai encontrar cinco crianças: quatro correndo, e uma sentada ao pé da árvore. Cada uma delas está usando uma máscara diferente, e, aqui, tem um sistema interessante. Permita-me explicar.

ANEXO: O QUE EU FAÇO AQUI DENTRO?!_______
Seu foco, agora, são as crianças correndo. Cada uma delas está usando uma máscara relacionada aos chefes que você derrotou: Odolwa, Goht, Gyorg e Twinmold. Quando você falar com elas, você terá a opção de entregar a elas algumas máscaras. Isso mesmo: você terá de entregar todas as máscaras que você adquiriu durante a sua jornada (EXCLUINDO AS MÁSCARAS DE TRANSFORMAÇÃO). Dependendo de qual era o chefe, elas podem aceitar menos máscaras ou mais máscaras. Por exemplo:
Odolwa era o primeiro chefe, então a criança com a máscara do Odolwa vai aceitar apenas 1 máscara.
Goht era o segundo chefe, então a criança com a máscara do Goht vai aceitar 2 máscaras, e por aí vai.
É imperativo que você entregue as máscaras para as crianças, para que possamos receber algo muito importante mais à frente.
Se você me perguntar, a ordem para entregar as máscaras pode ser, muito bem, a que está no seu menu: sem preocupações.


Com isso explicado, vamos analisar outro detalhe. Toda vez que você entregar o número certo de máscaras para cada criança, elas vão lhe teleportar para um mini-calabouço. Não é nada de impossível ou complicado, são coisas bem simples. No entanto, em cada um deles, é possível você pegar um pedaço de coração. Vamos explicar cada um da melhor forma que conseguirmos.

_______________________________________________

Siga, primeiro, para a criança com a máscara do Odolwa. Quando ela pedir, entregue a ela uma máscara. Isso vai teleportar você para o primeiro mini-calabouço.


MINI-WOODFALL___


Neste primeiro calabouço, você terá de usar a Deku Mask, então fique preparado.
Tudo o que é preciso fazer aqui dentro é usar as flores para planar de uma plataforma para outra (com algumas delas se movendo, e outra contendo um obstáculo que pode muito bem te derrubar. É uma simples questão de cronometrar bem os seus pulos. Como não há mais preocupação com o tempo, calcule seus pulos com cuidado, e sem pressa.


 Quando você chegar na parte antes da plataforma que tem uma flor amarela (daquelas que lança você mais alto), tente pegar justamente ela. Quando o fizer, procure seguir para o canto da direita, lá pro final da sala (na perspectiva de quem está ainda na primeira flor). Lá no canto, você deverá encontrar uma flor, uma pedra Sheikah e um pedaço de coração.


Com ele em mãos, use a flor para ir para o outro canto, bem à frente, onde haverá uma porta. Passe por ela.

Aqui dentro, tire a sua máscara e fale com a criança. Ela vai pedir outra máscara, então dê uma para ela. Depois de uma pergunta filosófica, você será teleportado de volta para o jardim da lua.


Siga para a árvore novamente, e procure pela criança com a máscara de Goht. Dê a ela duas máscaras quando ela pedir, e você será levado ao segundo mini-calabouço.


MINI-SNOWHEAD___


Aqui, a Goron Mask será sua melhor amiga.
Neste lugar, você terá de utilizar suas próprias habilidades para sair daqui. Assumindo a forma de Goron, você deve rolar pelo enorme percurso até à saída. Como estamos atrás do pedaço de coração, não vamos sair ainda. Na verdade, aqui deve ser mais fácil achar o pedaço de coração do que a saída. O que você precisa fazer é completar o percurso, sem atalhos, sem desviar do caminho óbvio que ele vai lhe apresentar. Ao final de tudo, você achará o pedaço de coração. Parece meio difícil, sem dúvida, mas, depois que você pega o jeito dos controles de rolar, não é tão ruim.



Para chegar na saída... Bom, isso é um pouco chato, devo admitir. Talvez, você tenha de voltar ao começo (se atirar para fora do percurso é uma boa ideia).
Quando o fizer, siga pelo percurso normalmente, até você chegar em uma área na qual você deve fazer uma curva bem aberta (isso é depois daquelas partes cheias de baús, que você utiliza para fazer voltas mais fechadas).

Estou falando daqui.
 Pare por ali, e siga para uma pontezinha estreita que está ali perto. Siga por ela e, ao final, procure por uma plataforma de aspecto branco e gelado.
Você também pode chegar aqui seguindo para depois do Pedaço de coração, pulando apenas para a plataforma seguinte. Você vai encontrar a ponte que leva para essa mesma plataforma.

NÃO PISE na coisinha brilhante no meio da plataforma em que você está (fazer isso vai te jogar de volta no começo), e use a ponte da direção da plataforma branca para rolar, ganhar velocidade, e poder pular para a tal plataforma. Uma vez lá, basta seguir pela porta.


Tire a sua máscara e entregue duas máscaras para a criança. Sairemos daqui, e voltaremos para o jardim.



Siga para perto da árvore novamente, e procure pela criança com a máscara do GYOOOOOOOOOOOOOOORG. Entregue três máscaras a ela, e você irá ao terceiro mini-calabouço.


MINI-GREAT BAY____


Zora Mask, eu escolho você!!
Então, este calabouço, por algum motivo, foi alterado na versão 3DS. Por isso, nós vamos fazer um guia rápido explicando como pegar tudo nas duas versões (N64 e 3DS).
Aqui dentro, você passará boa parte do tempo nadando, e, honestamente, tudo o que você precisa fazer é seguir pelos túneis para chegar a algum lugar. Obviamente, existem apenas dois caminhos que você quer pegar: o do pedaço de coração e o da saída. Vou listar os túneis que você deve seguir logo abaixo:

VERSÃO N64
Pedaço de coração: Esquerda, Esquerda, Direita, Esquerda.
Saída: Esquerda, Esquerda, Direita, Direita.
Tenha em mente que existem múltiplas formas de  chegar tanto ao pedaço de coração quanto à saída. As que estou colocando aqui são apenas sugestões de caminhos.

VERSÃO 3DS
Pedaço de coração: Esquerda, Direita, Meio
Saída: Esquerda, Direita, Topo
Tenha em mente que, nesta versão, será necessário pular para fora da água ainda durante o nado (segurando R para fazer um boost de velocidade, na direção da superfície) para que você possa chegar na parte seca da plataforma. Pode ser meio chato, mas, você vai conseguir!!

Pedaço de coração (está atrás da Gossip Stone)

Saída.

Na saída, entregue mais três máscaras para a criança, e você voltará ao jardim.


Procure, agora, pela criança com a máscara de Twinmold. Entregue quatro máscaras, e você será levado para o quarto e último mini-calabouço.



MINI-STONE TOWER___


Este é o mini-calabouço mais simples de todos. Você terá de andar por algumas salas e, em cada uma delas, terá de derrotar um mini-chefe. Como você já tem a Gilded Sword E a Great Fairy Sword, nenhum desses inimigos será uma ameaça. Mesmo assim, vamos te guiar para que você possa saber o que fazer nas partes menos simples.

Logo nesta primeira sala, você já pode aproveitar para pegar um pouco de munição para sua magia. O resto virá logo, logo.





Passe pela porta, e você irá enfrentar um Dinolfos. Usando a Gilded Sword você pode derrotá-lo com apenas dois golpes, mas a Great Fairy Sword só precisa de um golpe para abatê-lo. Escolha a sua preferida. Passe pela outra porta, e você vai chegar a uma sala com uma Gossip Stone. Nada demais aqui, então, vamos prosseguir.


Na próxima sala, você terá de enfrentar o Garo Master, aquele de Stone Tower Temple. Ele não deve ser muito difícil de derrotar dessa vez. Quando ele cair (cuidado com a explosão que ele vai causar), um baú vai aparecer em uma parte aparentemente inacessível da sala.


Use seu hookshot para ir até ele e abra-o se estiver precisando de flechas. Passe pela porta, onde você vai achar outra Gossip Stone. Nada para ver aqui, siga para a próxima sala.


Seu próximo oponente é um Iron Knuckle. Como nós estamos armados até os dentes (lembrando da sua Great Fairy Sword), não deve demorar para derrubá-lo. Só lembre que ele é extremamente poderoso e, mesmo que você esteja com sua defesa dobrada (por conta do nosso passeio em Great Bay Temple), ele ainda é formidável. Não subestime!
Quando ele cair, um baú vai aparecer, contendo nada menos do que uns Bombchus. Primeira vez que temos esses nojentos no inventário, e, honestamente, única vez que vamos precisar deles para prosseguir.


Você deve ter notado que existe uma parede com rachaduras nesta sala, não é mesmo? Alinhe-se com ela e puxe o Bomchu. Espere ele piscar algumas vezes (umas três e meia - quando ele começar a piscar na quarta é pra você soltar) e solte-o na direção da parede rachada. Se feito corretamente, a parede deverá explodir, revelando uma alavanca-olho (engraçado, final do jogo e eu não faço a menor ideia do que chamar essas coisas).  Atire uma flecha nele e uma escadinha vai aparecer. Siga por ela.

Nesta próxima sala, além de uma Sheikah Stone, também há um pedaço de coração (de longe, o mais fácil). Pegue-o.


Aqui dentro, também, há uma parte rachada no teto. Alinhe-se com ela (ficando bem no meio) e puxe outro Bombchu. Espere ele piscar três vezes para, então, soltá-lo. Quando a parede papocar, você pode atirar uma flecha de fogo no olho congelado (haha, olha aí) para seguir para a próxima sala.



ANEXO_______
Parece que, se você tocar a Song of Storms nas Gossip Stones que nós encontramos aqui, elas farão com que as paredes rachadas sejam destruídas. Isso é uma forma útil de prosseguir caso você queira economizar bombchus, ou você tenha ficado sem munição.
______________

A próxima porta, a propósito, lhe leva para a saída. Entregue mais quatro máscaras para a criança com a máscara do Twinmold (o que deverá deixar você só com as três máscaras de transformação: Deku, Goron e Zora) e você voltará para o jardim uma última vez.




DE VOLTA AO JARDIM DA LUA_____
Agora que falamos com todas as quatro crianças,  poderemos nos focar naquela que está sentada à árvore. É a criança que está usando a Máscara de Majora.


Diferente dos outros (que queriam brincar de esconde-esconde), ela vai querer brincar de "Polícia e Ladrão", ou "Caras bons contra caras maus", em uma tradução direta. Se você entregou todas as 20 máscaras para as crianças (assumindo que você pegou todas as máscaras, é claro), a última criança vai lhe entregar a última máscara do jogo (e, em tese, a mais poderosa), a Fierce Deity's Mask.


Com isso, você será teleportado mais uma vez, desta vez, para uma arena. Chegou a hora de, finalmente, terminar tudo isso.
Nesta nova arena, siga alguns passos para a frente, e as quatro máscaras dos chefes vão sair do seu bolso e vão parar nas paredes.


Com isso, a máscara vai... Uh... Acordar...? E vai entrar em ação. VAMOS CHUTAR A BUNDA... PARTE DE TRÁS... DELA!


 Existem duas formas de se aproximar desse chefe final, e eu vou cobrir ambas a seguir.

Modo normal

CHEFE: MAJORA'S MASK


Hora da batalha final! E, grande surpresa, você vai ter que derrotar a Máscara de Majora! Essa é a primeira de três lutas, então, procure não ser muito inconsequente. A parte de frente da máscara é invulnerável a itens como flechas, mas o fundo é bem mais macio. Existem dois ataques que ela pode fazer: girar e tentar cortar você ao meio e atirar um raio... laser... Por incrível que pareça, esses dois ataques são oportunidades mais do que perfeitas para você virar o jogo.
No caso da parte de girar, você pode preparar um Spin Attack e, assim que ela chegar bem perto, soltá-lo, o que deverá paralisar a máscara, e deixar a parte de trás dela vulnerável a ataque; você também pode desviar do golpe, ou defendê-lo com seu escudo, e atirar flechas na parte de trás quando ela passar. Escolha seu método favorito.
Já no caso do laser... Bom, você pode (e deve) usar o seu escudo para refletir o golpe. Com sorte (e um pouco de mira) você pode fazer o golpe acertar a parte de trás do chefe bem em cheio, o que também vai paralisá-lo e deixá-lo aberto para ataque.
Depois de alguns golpes, as quatro máscaras dos chefes vão se juntar à festa. Eu recomendo que você se livre delas o mais rápido possível, já que elas podem ser muito inconvenientes. Você pode refletir o laser da Máscara de Majora para que ele acerte as máscaras dos chefes, eliminando-as com apenas um golpe (obviamente, é mais fácil fazer isso sem usar o Z-targeting, não que você fosse usar para esta ocasião).
Retorne à luta com o chefe, lembrando que a Great Fairy Sword vai ser de IMENSA ajuda aqui.

Quando você conseguir derrubar o chefe, a Máscara vai passar por uma transformação, e... Bom, ela não vai ser mais uma máscara.

CHEFE: MAJORA'S INCARNATION


Mas que diabos é isso?! Não faço ideia, mas está bem aí.
Essa é, talvez, a forma mais fácil. Faça Z-targeting nela para ficar de olho o tempo todo, e mantenha seu escudo sempre levantado. Somente isso já é suficiente para garantir que ela não consiga lhe acertar. Para que você possa causar algum dano, você pode atirar algumas flechas para que ela caia no caminho e fique paralisada por um tempo (esperneando... huh), mas, você também pode se aproximar, sempre com seu escudo levantado, e acertá-la com uma espada (talvez a Gilded Sword seja a melhor opção para isso, já que você pode usar o escudo com ela, diferente da Great Fairy Sword). De todo jeito, quando ela cair no chão e começar a espernear, essa é a sua chance para acertá-la várias vezes com sua melhor arma. Repita isso algumas vezes para acabar com essa fase.

Então, na velocidade da luz, o chefe vai tomar uns esteroides, vai ficar bombado e monstro, vai criar tentáculos, e vai estar pronto para lutar de novo.

CHEFE: MAJORA'S WRATH


De longe, a forma mais difícil, e a mais épica. Não só Wrath é uma forma muito ágil, sendo capaz de desviar da maioria das suas armas com facilidade, como também, por conta dos tentáculos, tem chance de acertar você, mesmo que você esteja com o escudo levantado. É, ela é difícil.
A sua melhor chance aqui são as Light Arrows, mas, mesmo assim, você não pode simplesmente ficar atirando como se não houvesse amanhã. Mantenha-se sempre na defensiva, e de olho no que o chefe está fazendo. Quando ele parar para fazer uma provocação, ou estiver no meio de usar os tentáculos (como chicotes, ouch), puxe seu arco e atire uma flecha de luz nele. Isso deverá paralisá-lo por alguns instantes, então, seja rápido, corra até ele, e dê uma surra no safado.
Uma maneira alternativa é se aproximar dele devagar, com o escudo levantado, e acertá-lo com sua espada. Como eu disse antes, existe uma chance de ele lhe acertar, mesmo que você esteja com o escudo em mãos. Por isso, evite usar essa estratégia (a menos que você esteja sem flechas, ou esteja se sentindo a pessoa mais fantástica da Terra).
Depois de apanhar o suficiente, ele vai começar a invocar algumas coisinhas cheias de espinhos e indestrutíveis, difíceis de desviar, e que podem te pegar por trás. Por conta deles, evite passar pelo centro da sala, e siga pelas paredes, dando a essas novas armadilhas menos chances de acertar você. Tente prosseguir com a luta até que você consiga dar o golpe final no nojento.

Quando Majora finalmente morrer, você terá a chance de ver uma cena dele (ou dela) se desintegrando, e tudo vai ficar em paz...

Oh, você deve saber qual é a outra forma de derrotar Majora, né? Bem...

Modo MOTHERFRICKIN FIERCE DEITY!!!!!

Equipe a Fierce Deity's Mask assim que entrar na arena, e dê alguns passos para a frente. As quatro máscaras dos chefes vão para a parede, e a Máscara de Majora vai despertar para o confronto final.

CHEFE: MAJORA'S MASK
Faça Z-targeting e pressione B até você ganhar.

CHEFE: MAJORA'S INCARNATION
Faça Z-targeting e pressione B até você ganhar.

CHEFE: MAJORA'S WRATH
Faça Z-targeting e pressione B até você ganhar.

Pronto.


Com a destruição de Majora, a lua vai ser destruída (em um efeito bem legal, devo admitir), e as pessoas estarão em vários cantos de Termina, comemorando o fato de que, no final das contas, o mundo não vai acabar.


O Skull Kid (que agora é um cara bonzinho e tranquilo, já que ele não está bêbado pelo poder ou algo assim) descobre que os Gigantes, seus antigos amigos, nunca terminaram sua amizade com ele, e, emocionado, ele começa a chorar. Com isso, os Gigantes retornam para os templos de Termina.




O Vendedor de Máscaras aparece e pega a Máscara de Majora (agora sendo apenas uma máscara comum) e agradece a Link pelos seus esforços. Com isso, ele vai embora.


Link decide se despedir, para continuar sua busca original, enquanto que Tatl, Tael e o Skull Kid ficam em Termina para curtir o carnaval (ah, é! Tinha um carnaval!!). Quando Link parte, Tatl o chama uma última vez, e agradece.




Com isso, chegam os créditos finais! Importante ressaltar, você precisa ter pego todas as máscaras, e ajudado todo mundo (veja seu Bomber's Notebook para referência) se quiser ver os créditos por completo.
Assumindo que você ajudou todo mundo (já que fizemos exatamente isso neste guia), você poderá ver que o carnaval não foi cancelado, a banda de Zoras Indigo-Go's toca um ótimo show (com a aparição especial do Link em forma de Zora... Oops?), todas as raças se reúnem, Kafei e Anju se casam, o mundo todo está em paz, hashtagfinalfeliz (nem tanto, já que o mordomo dos Dekus descobre o que aconteceu com o filho dele). No final, você vai ver é Link montado em Epona novamente, no meio das Lost Woods, assim como no começo do jogo. Ele vai partir em direção ao desconhecido.


A última imagem do jogo é um toco de árvore, com um desenho aparentemente feito pelo Skull Kid, contendo ele, Tatl, Tael, os quatro gigantes, e Link.


E isso fecha Majora's Mask! Eu espero que você tenha gostado do jogo e que este guia tenha sido de ajuda! Uau, demorou pacas pra terminar, mas, ei, cá estamos! Muitíssimo obrigado pela sua atenção, e até a próxima!

Ajudando os outros (3/3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário