segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 8: O canyon assombrado (4/4)

[NOTA: O calabouço a seguir, por algum motivo ou outro, sofreu algumas alterações na versão de 3DS. Pelo bem de conseguir enviar esta parte do guia, não pude parar para analisar todas as diferenças e colocá-las aqui, mas, eu fiz o meu melhor para citar diferenças mais ao final, durante a luta do chefe e sobre onde conseguir a máscara dessa parte. Por conta disso, esta parte estará sujeita a atualizações, que serão feitas quando eu conseguir sentar e analisar as diferenças. Dito isso, o guia deverá ser o suficiente para ajudar você a passar por quase tudo da versão de 3DS.]


Hora de arrombar a porta e conseguir achar o último guardião pra impedir aquela droga de lua de cair nas nossas cabeças!
Você chegou na porta do último calabouço do jogo... É hora de testar todas as suas habilidades e ver o que você aprendeu nessa longa partida. S-sim, são só quatro calabouços. O jogo foi feito em menos de um ano, QUERIA O QUE?!

OK, vamos começar indo de volta para Stone Tower, caso você seja uma das pessoas que desligou o jogo desde a última parte. Nós tínhamos conseguido acertar a segunda estátua de coruja de Ikana, lembra?

Pois é, aquela estátua nos deixava, literalmente, na PORTA do calabouço. Nós teremos de fazer uma coisinha meio chata pra entrar, primeiro...

ELEGIA DO VAZIO________________________________
Vamos começar; assumindo que você esteja bem em frente à estátua, olhando para ela, vire-se para trás, e você vai se deparar com uma senhora escultura de pedra, que mais parece um monstro com uma boca aberta, do outro lado de um abismo.

Nunca vou entender essa arquitetura moderna...

 Um pouco antes disso, mais pro seu lado, existem três botões, que, de acordo com a perspectiva que eu mencionei há pouco, estão ordenados assim:

   x
x    x

Certo? Pois bem, nós precisamos formar uma ponte para chegar naquela estátua imensa (que, a propósito, é o calabouço). Para isso, vamos nos utilizar do mesmo método que usamos para subir a torre de pedra. Pois bem, usando sempre uma forma diferente (menos a do Deku), toque a Elegy of Emptiness (a música que aprendemos na última parte) e forme uma estátuas nos botões, seguindo a numeração a seguir:

   2
3    1

Caso o esquema não tenha servido muito, você pode usar essa imagem como referência. Eis a ordem:
1 - Humano  2 - Goron  3 - Zora

Procede? Seguindo este formato, você vai conseguir formar uma ponte de plataformas para o outro lado. Faça isso e, do outro lado, entre na estátua.

O TEMPLO DA TORRE DE PEDRA______________________________
Ah... Essa música... Trás lembranças... De quando passei mais de dois meses nessa parte... Urgh...
Mas, não se preocupe, o templo não é muito difícil, ele só requer muita atenção e paciência (especialmente paciência)...
Permita-me, também, ressaltar o seguinte: este calabouço VAI usar todas as quatro formas de Link (humano, deku, goron e zora), significando que você terá de estar preparado para usar quaisquer uma dessas formas. Digo logo isso para poupar o meu e o seu tempo.



Logo na primeira sala, tem muita coisa acontecendo, hã? Tipo, muita mesmo. Inimigos pra tudo o que é lado, e, olha só, dá até pra ver o céu! Por que será...?
Não há MUITA coisa pra fazer aqui, mas, já podemos acessar um baú. Elimine os inimigos, se achar que eles estão incomodando muito você (o que é perfeitamente possível), e atire uma flecha naquele olho dando bobeira nessa grande imagem à frente... Você pode cortar a grama ou quebrar as caixas dessa área para conseguir um pouco de munição.


Isso vai fazer com que um baú apareça bem na sua frente. Use a Bunny Hood ou o Hookshot para chegar até ele, e abra-o para adquirir a Stray Fairy #1. Começando cedo, e, bom, elas vão ter grande utilidade para nós.

Quando tiver a fada, siga para a porta que está à esquerda da entrada.

Passando por ela, você vai encontrar uma sala bem ocupada, e cheia de botões (tem um até no teto! - mas, ignore esse por enquanto). Obviamente, será necessário pressionar cada um deles para que possamos prosseguir. São, no total, quatro botões. Você vai querer usar as estátuas de suas formas Humana, Goron e Zora. No entanto, acho que você ainda deve lembrar, o Deku e a estátua são muito LEVES para chegar a pressionar qualquer botão. Sabendo disso, procure por uma parede toda rachada e destrua-a, seja com a Blast Mask, uma bomba ou um pelo inimigo bombchu que está correndo de um lado para o outro.


Lá dentro dessa nova área, logo atrás das caixas maiores, você deverá notar umas caixas pequenas. Procure chegar até elas sem quebrá-las. Apesar de serem ocas e leves pra burro, elas são pesadas o suficiente para pressionar um botão: substituindo perfeitamente o Deku...
...
...
...
Sim... O Deku é mais leve do que uma caixinha de madeira...


Ah, e, caso você ainda não tenha notado, um dos botões dessa sala é bem maior que os demais; no caso dele, apenas a estátua do Goron vai surtir algum efeito. Quando todos os botões estiverem pressionados, você vai ganhar acesso a uma outra área, aberta.

Aqui, nós teremos uma porta trancada, um pequeno grupo de escadas, e uma parte meio estranha no chão.


Exploda essa parte do chão, e caia por ela (ou desça as escadas, se assim preferir).

Você chegará a uma sala bem escura, com um daqueles blocos de sol bem à sua frente, e com vários armos ao seu redor. Use a luz que está saindo do teto para se livrar logo do bloco. Antes de ir pelo caminho que ele abriu, vamos, primeiro, pegar outra fada.

Logo à direita da entrada das escadas, se você observar por cima, vai encontrar um alvo de hookshot no teto.


Use-o para chegar a um novo baú, com a sua Stray Fairy #2.

Cruze a lava que estava com o bloco de sol para encontrar um baú com o nosso Mapa.


Agora, antes de sairmos daqui, tem mais uma coisinha que devemos fazer. Sabe todos esses Armos que estão aqui? Vamos ter de derrubar todos eles. Aliás, não todos eles, mas sim os que estão mais próximos do baú com o mapa e os que estão na lava. O soco do Goron deve ser o suficiente para acabar com eles...
Quando todos caírem, você terá acesso a um novo baú: dessa vez com a nossa primeira chave. Fantástico. Agora, suba as escadas de volta para aquela sala aberta.

Não tem segredo, siga pela única porta trancada daqui (e a única que você pode acessar no momento).

Uuuuh... Parte chata... Você vai precisar usar a máscara do Zora aqui... Pule no corpo d'água que está bem à sua frente, e, de dentro dele, procure fazer um salto para chegar àquela outra plataforma, que está do outro lado da sala. Você precisará tomar impulso, e precisará estar na maior velocidade para conseguir fazer o salto direito. Vai por mim, é um absoluto PORRE, mas, com prática, dedicação e MUITA paciência, você consegue.

Na outra plataforma, abra o baú para conseguir outra chave.


Aproveite que está aqui em cima e siga para a parte esquerda dessa plataforma (o caminho da frente, tomando a perspectiva da imagem acima), e dê uma forma de acertar aquela alavanca do outro lado da grade (um spin attack deve dar conta do serviço).


Isso vai gerar um novo baú com uma fada, mas, ele estará inacessível no momento... Voltaremos para abri-lo em pouco tempo.
Não há mais que se fazer aqui, então, volte para a água. Ainda debaixo d'água, existe uma passagem para a próxima sala, logo abaixo da plataforma da qual acabamos de sair. Siga por ela, tomando cuidado com aquela mão insuportável na parede.

Na outra sala, imediatamente já vá afundando. Você deverá encontrar, lá no fundo, um botão, cercado de minas.


Caso você não lembre o que fazer aqui, permita-me refrescar sua memória. Use os bumerangues-nadadeiras do Zora para fazer com que as minas acertem umas às outras, o que as fará explodir, e abrirá espaço para pressionar o botão.

Isso vai fazer com que surja um baú bem no teto... Mas hein?! Bom, não há como pegá-lo agora, então, eu sugiro que você nade até a superfície por enquanto.

Suba na única plataforma possível na superfície, e puxe seu arco. Mire para a parte de cima de uma passagem com um espelho esquisito, e você encontrará um olho congelado.

ESTOU TE VENDO AÍ EM CIMA SEU SAFADO!!
Atire uma flecha de fogo nele para ativá-lo, e um baú vai surgir logo atrás de você... No teto... QUÊ?! Isso tá ficando muito estranho...
Enfim, você deve ter notado que, logo à frente, existe um pequeno feixe de luz, certo? Você pode até vê-lo, perto da cabeça do Link, na imagem acima. Pois é, isso vai nos ajudar com um quebra-cabeça bem doidinho de se fazer, e que terá uma versão mais complicada daqui a pouco.

Sabe aquele espelho esquisitão (também visível na imagem acima)? Aparentemente, ele é um espelho mágico que ABSORVE luz. Depois de ser exposto e absorver o suficiente, ele solta uma rajada de luz breve, geralmente, sendo pelo mesmo período de tempo ao qual ele foi exposto a luz. É uma daquelas coisas que você entende melhor fazendo.

Siga até o espaço de luz e use o reflexo no seu escudo para iluminar o espelho por um tempo. Quando você não puder mais refletir (ou chegar a um ponto em que você se sentir confortável; o que vier primeiro), corra para o feixe de luz que o espelho vai gerar e use-o para iluminar o bloco de sol que está bloqueando nosso caminho. Isso servirá de atalho para a entrada do calabouço...
Além disso, também vai nos dar espaço para abrir um baú com a bússola. Só tome cuidado com o bombchu que está perto dele...


Pois bem. Siga pela porta trancada que estava do outro lado daquela ponte, e chegaremos a uma sala cheinha de espelhos como o que tivemos de usar há pouco. Veja isso como uma versão mais difícil do quebra-cabeça que você acabou de resolver. Ah, e como a sala está cheia de Bo's pretos, eu recomendo que você ponha a Stone Mask para que eles parem de encher o saco.
Antes de irmos pra cima, porém, nós vamos pegar uma coisa rapidinho.

Logo na entrada da sala, você vai encontrar uma coluna bem estranha com esculturas de pedra.


Como Goron, solte uns murros nessa coluna para despachar cada escultura, uma a uma. Isso vai revelar um ponto de luz. Use-o para iluminar os sóis que estão ao seu redor. Praticamente só há um correto, que é o terceiro da fila da direita. Para uma melhor ideia visual, é esse aqui:

x           o
x           x
x           x

Isso vai liberar outro baú, com a Stray Fairy #3.

Retorne ao ponto de luz, e se prepare para iluminar os espelhos. Existem dois caminhos, e apenas um deles é obrigatório; o outro vai nos levar para outra fada. Vamos começar por esse, mas, se você não tem interesse, pode continuar o resto do guia.


Ilumine, primeiro, o espelho da direita. Faça isso até que você tenha como iluminar o bloco de sol do outro lado. O processo é o mesmo: exponha o espelho à luz até que ele forme um feixe de luz (ou até você achar confortável; de novo, o que vier primeiro).

Quando o bloco sair do caminho, abra o baú que está lá dentro para conseguir a Stray Fairy #4.

Retorne ao ponto de luz e, dessa vez, ilumine o espelho da direita. Essa parte será um pouquinho mais difícil, já que você terá de aproveitar o feixe de luz deste espelho para iluminar outro e, só então, iluminar o bloco de sol do outro lado. Não esqueça de usar a Stone Mask caso os inimigos estejam chatos demais.

Quando você conseguir, siga pelo caminho aberto, quebre as caixas se quiser 40 rupees fáceis, e prossiga pela porta.

Chegaremos a outra salinha chata...
Aqui, você poderá prosseguir por um caminho Goron e por um Deku. Teremos de passar por ambos, então, paciência...
Perceba os exaustores que estão atirando vento para o céu. Em forma de Deku, use a flor daqui para planar até perto do primeiro deles. Feito isso, você deverá notar uma passagem pelo lado da esquerda. Siga por ela e você cairá em uma plataforma cheia de rupees e outro baú, este contendo a Stray Fairy #5.

O truque é você já ir dobrando assim que estiver chegando perto do exaustor. Mais fácil de fazer do que parece.
OK... Teremos de usar o Deku para passar por todos esses exaustores, mas, no momento, há algo que podemos fazer em forma de Goron.
Ponha sua máscara e caia dessa plataforma para a lava lá em baixo.
Bem próximo à entrada de onde viemos, mas, ainda na lava, há um botão como aqueles vistos em Snowhead. Como Goron, pressione-o (pressionando A + B), e outro botão, do outro lado do rio de lava, vai ficar liberado. Essa é a parte chata: você terá de correr até lá, de preferência rolando, para chegar antes de as chamas que bloqueavam o botão voltem.
Quando você conseguir pressionar o outro botão, um baú logo acima ficará liberado das chamas que o cercavam. Isso facilita as coisas...

Retorne ao início da sala, e, usando sua forma de Deku, flutue acima do rio de lava, usando os exaustores para prolongar seu "voo". Uma dica: quando você der a primeira curva, para pegar o segundo exaustor, apenas segure o analógico para a esquerda: isso deverá fazer com que você consiga pegar o exaustor, além de lhe permitir fazer a curva de maneira bem fechada, salvando você do bombchu e permitindo que você chegue (por muito pouco) ao terceiro exaustor com relativa segurança. Outra dica: quando chegar ao terceiro exaustor, é possível que você comece a cair um pouco antes de chegar nele; caso isso aconteça, não se preocupe: continue segurando o analógico para frente e você deverá conseguir chegar ao exaustor o suficiente para que retorne ao voo.

Quando estiver do outro lado, abra o baú (que você deve ter liberado quando estava na forma de Goron) e consiga a Stray Fairy #6.


Legal, agora, prossiga pela porta que deverá estar logo atrás de você.
Ande alguns passos e... AH, QUALÉ!

MINI-CHEFE: GARO MASTER


Então, deixa eu explicar qual é a do mané aí. O Garo Master é um dos mini-chefes mais simples do jogo, mais vai requerer de você MUITA atenção. Primeiro: ponha o Z-targeting nele. Segundo: fique afastado dele. Em ocasiões nada raras, ele vai mirar as duas espadas que ele está carregando e vai mirar em você. Você pode defendê-las com seu escudo, mas, se você estiver distante o suficiente, ele vai acabar sumindo no ar. Isso significa que ele está no teto, e vai cair a qualquer momento. Saia imediatamente de onde você estiver, e espere ele cair. Quando ele o fizer, acerte-o com sua espada. Puxe logo seu escudo ASSIM que o fizer, já que ele vai contra-atacar logo em seguida. Repita essa operação de defesa até que ele caia.


Quando o Garo Master perder a luta, ele vai dar uma dica do que fazer a seguir. Depois de fazê-lo, ele vai puxar uma bomba, e vai desaparecer (morrendo, presumidamente).
As portas vão se destrancar, e um novo baú vai aparecer. Abra-o para conseguir o último item de calabouço do jogo: as Flechas de Luz.


Agora, nós poderemos explorar várias outras áreas do calabouço, além de desatar alguns nós.

Siga pela porta pela qual você ainda não passou, e você chegará a uma sala de estrutura interessante. Suba seja lá o que for isso à sua frente, e pule para a plataforma seguinte. Você vai se deparar com a figura a seguir:


Use o hookshot para se livrar da máscara daquele monstro, e derrote-o normalmente. Antes de passar pela porta, no entanto, tem algo que você precisa fazer se quiser pegar todas as fadas. Primeiro de tudo: desça para essa grade que está logo abaixo da plataforma em que você e  monstro lutaram. Para referência, veja onde você deve ficar na imagem abaixo:


Percebeu a alavanca de cabeça para baixo? Acerte-a de alguma forma (uma explosão deve funcionar - use bombas ou a Blast Mask para isso). Isso vai liberar um novo baú, lá no chão da sala, que contém a Stray Fairy #7. Desça e pegue-o, sim? Você pode voltar por meio de um alvo de hookshot que tem bem no teto da sala, próximo da porta de onde você veio.

Prossiga pela porta que você não passou ainda.

Você voltará àquela sala onde nós usamos o Zora (que, a propósito, nós teremos de revisitar em pouquíssimo tempo). Estaremos numa parte diferente, e teremos de enfrentar um Eyegore.


A luta consiste em você fazer com que ele acerte o chão (se afastando assim que ele se preparar para fazê-lo), atirando uma flecha no olho dele quando este ficar amarelo. Repita isso algumas vezes até ele (literalmente) explodir. Seu prêmio será um baú contendo a Stray Fairy #8. Com isso, siga pela próxima porta, e estaremos de volta à sala de início.

Poderíamos ir direto fazer o que precisamos fazer para prosseguir, mas, primeiro, retorne àquela sala onde você virou Zora pela primeira vez. Eu recomendo que você siga pelo caminho inicial, passando primeiro pela sala cheia de botões, já que o que você tem de fazer é ainda naquela primeira plataforma, não na segunda.

Quando chegar lá, volte sua atenção para o bloco de sol que estará à sua esquerda. Pegue suas flechas de luz novas e solte uma nele.

Livre-se do Beamos por meio de uma explosão, e abra o baú logo atrás dele (que só vai estar aqui se você atingiu a alavanca que está nessa mesma sala mais cedo) para pegar a Stray Fairy #9.

Agora, retorne para a entrada.

Use uma flecha de luz no sol que está no meio de uma parede (aquela logo em frente a um baú já aberto).


Isso vai gerar mais um baú em cima do teto. AH, QUALÉ! Que coisa!
...
...
Quer descobrir porque isso está acontecendo? OK, vamos descobrir.

Coisa fora de padrão, mas, agora, nós vamos ter de sair do calabouço. Siga para o lado de fora e pressione o botão que está à sua direita (mantenha-o pressionado com uma estátua). Isso fará com que apenas uma pedra saia do lugar, e essa mesma pedra estava bloqueando algo que nós vamos precisar ter acesso. Siga para uma das outras pedras, e mire com seu arco para o espaço vazio. Você deverá encontrar algo como isso:


Atire uma única flecha de luz bem nessa parte vermelho do símbolo, e algo muito bizarro acontecerá: o mundo vai ficar de cabeça para baixo.
Apesar de o Link cair na direção do... céu... Você estará de boa, e poderá cruzar a nova ponte de volta para dentro do calabouço. A propósito, eu também não sei como o Link se safa disso, isso nunca é explicado, e fica por isso mesmo... Huh...

O TEMPLO DA TORRE DE PEDRA, DE CABEÇA PARA BAIXO__________

Estranho, mas nós iremos revisitar o calabouço, que estará de cabeça para baixo. É quase um lugar completamente diferente, então fique atento. Além disso, era por causa disso que alguns baús e botões estavam aparecendo no teto. Agora, poderemos acessar a todos eles. Ou, pelo menos, a alguns...

Nessa primeira sala, pegue o baú que estará à sua frente (e que apareceu quando você atirou naquele sol há pouco tempo), para pegar logo a Stray Fairy #10.
Feito isso, prossiga pelo caminho da direita (a partir da entrada).

Use uma flecha de luz para despachar o bloco de sol que estará na sua frente, e você chegará naquela área que ERA cheia de água.
Existem muitas coisas para se fazer nessa sala, então vamos analisá-las com cuidado... Você deve ter notado que, no chão da sala, existem três grandes buracos, que estão gerando muito vento, certo?


Assumindo a forma de Deku, ignore a flor que está perto de você e pule na direção dessa rajada de vento mais próxima a você. Quando fizer isso, continue segurando o analógico para frente, e Link conseguirá alcançar um buraco na parede mais à frente, onde deverá estar outro baú (que você fez aparecer mais cedo).


Abra-o para pegar a Stray Fairy #11.
Agora, saia daqui e pegue a corrente de ar que deverá estar à sua esquerda (é a direita da perspectiva de duas imagens atrás).
Ponha-se em segurança na plataforma que você vai encontrar e, usando uma estátua, pressione o botão daqui: isso vai liberar um baú, ao qual nós pegaremos logo, logo. Aproveite, também, a oportunidade para atirar uma flecha de luz no sol que está na plataforma do baú.


Infelizmente, o que esse sol vai fazer é liberar um baú que está de cabeça para baixo... Não se preocupe, no entanto, voltaremos para ele assim que tivermos a chance. Vamos nos focar em seguir em frente por enquanto.

Agora, mova-se para a corrente de ar que deverá estar mais afastada de você. Como Deku, voe por ela, e siga para a mesma plataforma onde está o baú que acabamos de liberar das chamas. Só tome cuidado com as minas. Abra-o para pegar a Stray Fairy #12. Faltam poucas agora...
Pule para a plataforma que está logo abaixo de você (essa da imagem) e enfrente o monstro.



Siga pelo caminho único caminho disponível (seguindo uma linha reta de acordo com a perspectiva da imagem acima) e pressione o botão ao final dele. Isso fará com que um baú apareça. Abra-o para conseguir uma nova chave.

Agora, finalmente, podemos sair dessa sala... Vá para a última corrente de ar que você usou e, dela, procure acessar a plataforma isolada bem no topo da sala. Mais uma vez, cuidado com as minas.

Aquela é a plataforma que você quer.
Siga pela porta, usando a chave que você acabou de adquirir, e você entrará em uma sala bem curiosa...
Você deverá estar vendo a porta mais à frente, mas, aparentemente, é impossível chegar até ela, não é? Olhe de novo. Logo acima dela, estará outro símbolo como aquele na entrada. Atire uma flecha de luz nele para fazer a sala ir de ponta cabeça. Agora, sim, é possível cruzar. Assuma a forma Goron e passe pelo rio de lava. Quando chegar do outro lado, simplesmente atire no símbolo de novo para fazer com que a sala volte ao normal. Siga pela porta quando o fizer.

A próxima sala se usa de uma ideia parecida, mas tem uma execução diferente.



Aqui, seu objetivo será, simplesmente, puxar um bloco até um certo ponto na sala. É  super simples, mas você terá de virar a sala algumas vezes até conseguir colocar o bloco no lugar certo. Por sorte, essa sala tem um Chuchu verde e um amarelo: eles sempre lhe darão munição de flechas e magia.
Não creio que seja necessário explicar como você deve empurrar o bloco, mas, se você realmente precisar de um guia para isso, apenas faça isso (considerando a perspectiva da sala de acordo com a imagem acima).

  • Empurre para a frente uma vez. 
  • Vire a sala (deixe-a de cabeça para baixo).
  • Empurre mais duas vezes para a frente. 
  • Empurre uma vez para a direita.
  • Vire a sala.
  • Empurre mais cinco vezes para a direita. 
  • Empurre para a frente uma vez.
  • Vire a sala. 
  • Empurre para a frente duas vezes.
  • Vire a sala.
  • Empurre duas vezes para a frente.
Quando o bloco estiver no local apropriado, suba nele e pule para a plataforma onde a porta está. Siga por ela para a próxima sala. Ah, mas, primeiro, pegue algumas flechas se você estiver com poucas... Você vai precisar...

MINI-CHEFE: WIZZROBE


WIZZROBE, VAI ARRANJAR O QUE FAZER, COISA!! A ÚNICA diferença nessa batalha é que, dessa vez, ele vai poder aparecer em lugares que você não pode alcançar; pra isso, apenas use o arco... Se você já não fazia isso nas outras lutas... A essa altura, você já deve saber como acabar com ele, não é? Muito bem...

 Depois que ele morrer, um baú vai aparecer em uma plataforma mais elevada. A propósito, você sabe que sala é essa? É aquela sala escura, que nós tivemos de explodir o chão/teto para que ficasse claro, e podermos conseguir um mapa e uma fada. O legal é que, como a lava está no teto, fica derramando essas "gotas de fogo" no chão, o que é um efeito bem bacana (e mostra que a lava está, de fato, GRUDADA no teto). Enfim, prossigamos...
Use seu hookshot no baú para que você possa acessar aquela parte onde ele está. Não esqueça de abri-lo para pegar a Stray Fairy #13. Feito tudo isso, siga pela passagem que está próxima.

Essa próxima sala é um tanto... Especial... Tomando cuidado com os Poes, assuma a forma de Deku e flutue da plataforma em que você está para a próxima. Quando chegar na outra plataforma, use a flor desta para poder acessar o buraco que deverá estar na parede mais próxima.

Essa passagem aqui...

Para facilitar sua vida, utilize a Stone Mask aqui dentro para que nenhum dos inimigos perceba você. Navegue o pequeno labirinto até você encontrar um botão (veja o mapa da imagem abaixo para referência).


Pressione-o e deixe uma estátua nele. Siga para o baú que acabou de ser liberado das chamas (visível no mapa da imagem acima) e abra-o para conseguir uma nova chave. Retorne para a parte onde estavam os Poes e saia pela porta mais próxima (a mesma pela qual você não passou).

Você chegará em uma nova sala meio parecida com a que nós acabamos de sair. Não se preocupe com nada agora e, simplesmente, siga pela sua direita. Haverá um caminho, e uma porta, por ali. Passe por ela.

Estaremos de volta à sala inicial, mas, dessa vez, em uma área MUITO importante. Por mais bobo que possa parecer, essa parte define tudo e, se não passar por ela, você não termina o calabouço. Agora que eu deixei a coisa pesada pra caramba, vamos ver o que fazer aqui...


O que você quer fazer é pular para aquela outra plataforma (o que é possível se você rolar logo antes do pulo, ou usar a Bunny's Hood) e pressionar aquele botão. Isso vai fazer com que um baú (contendo uma fada) apareça no teto mais alto da sala (ou chão mais fundo, dependendo de onde você olha). Com isso feito, podemos prosseguir. Retorne para a sala anterior...

A primeira coisa que eu recomendo que se faça aqui, agora, é usar o hookshot (ou o arco, se você for feito de flechas) para poder despachar umas minas no canto esquerdo da sala.


Faça isso para liberar espaço o suficiente para que possamos flutuar até lá com a flor Deku. Faça isso e, quando chegar lá, você poderá usar a outra flor Deku para voar para a próxima porta (visível na imagem acima).

Voltaremos à sala com as correntes de ar, mas não poderemos acessar o lugar, então, sem stress... Siga por esse corredor, tomando MUITO cuidado com os Blue Bubbles que estão aqui. Não lembro se comentei antes no guia, mas, aqui vai: se você tocá-los, eles vão impedir que você puxe sua espada por alguns momentos. Por isso, cuidado.
Quebre as caixas que estão do outro lado para pegar munição, e siga pela porta. Encontraremos um novo mini-chefe.

MINI-CHEFE: GOMESS


Eita, mas o que é isso?! De longe, um dos mini-chefes com mais personalidade do jogo todo. Embora ele não tenha nenhuma. A estratégia dele é bem simples, e, putz, é um mini-chefe divertido!
Tudo o que você tem a fazer é atirar uma flecha de luz para afastar todos aqueles morcegos que cobrem o corpo dele. Quando você fizer isso, o ponto fraco dele estará exposto, e poderá ser atacado com sua espada. Defenda-se assim que você atacar, já que ele vai fazer um contra-ataque ferrenho. Falando nisso, ele é altamente agressivo, então ficar com seu escudo a postos o tempo todo não é má ideia. Repita a operação mais algumas vezes até que ele morra.

Depois de uma cena final bem cinematográfica, siga pela passagem que se destrancou, e abra o baú lá dentro para adquirir a Big Key.


OK, e isso é basicamente tudo... Agora, nós estamos prontos para seguir em frente. Retorne para a entrada. Talvez você já saiba disso, mas, você pode usar a Song of Soaring para voltar à sala inicial de um calabouço, enquanto estiver dentro dele. Eu sei que é meio tarde falar isso, mas, na verdade, esse é o único calabouço em que isso pode ser necessário (até pra economizar um mundo de magia e flechas).

Agora, eu vou prosseguir o guia falando como pegar as Stray Fairies restantes. Se você não tem interesse nisso, basta pular essa próxima parte.

PARTE OPCIONAL____________
Então, nós vamos, basicamente, virar o calabouço de novo, para que possamos abrir os dois baús que nós conseguimos encontrar durante a jornada, certo?
Para fazer isso, apenas saia do calabouço, como antes, e, uma vez lá fora, pule na ponte de pedras para poder mirar no símbolo do calabouço e atirar nele, fazendo tudo voltar ao normal. Infelizmente, você terá de refazer a ponte para entrar de novo no calabouço... Basta olhar lá em cima no guia para rever a ordem, caso você tenha esquecido.

Os dois baús são ridiculamente fáceis de pegar, então será rápido... O primeiro deles está logo na sala de entrada, lá na parte funda.


Abra-o para conseguir a Stray Fairy #14.

Da entrada, siga para a sala da direita, a mesma onde nós conseguimos a bússola, e havia aquela parte submersa. Assuma a forma de Zora e afunde na água. Você deverá encontrar o baú na segunda plataforma mais alta, debaixo d'água.


Abra-o para conseguir, finalmente, pegar a Stray Fairy #15.

Isso conclui essa parte opcional... Faça o calabouço ficar de cabeça para baixo de novo, do mesmo jeito de antes.

FIM DA PARTE OPCIONAL________________

OK, chegou a hora de finalmente acabar com isso. Estando o calabouço de cabeça para baixo, fique na sala de entrada. Olhando para o teto, você deverá estar notando aquele baú que surgiu quando pressionamos o botão mais cedo, não é?

Só por curiosidade, foi por eu não saber o que fazer a partir daqui que eu fiquei preso nesse calabouço por semanas. Simplesmente não entrava na minha cabeça, e eu não sabia o que fazer. Eu lia os guias, mas eu sempre entendia tudo errado. Quando eu descobri, eu realmente queria me dar uma pancada, mas, ao mesmo tempo, foi tão legal, que eu deixei a surra pra depois.

Use seu hookshot e atire nesse baú (a Tatl vai até apontar para ele, facilitando sua mira); estando aberto ou não, quando você o acertar, você irá até ele, e vai parar naquela plataforma lá em cima. Usando a última chave que encontramos, passe pela porta trancada.

Nessa nova sala, teremos um reencontro com o Eyegore, e a luta é exatamente a mesma, embora ele, agora, comece a atirar raios com os olhos (mas, não é nada que seu escudo não defenda). Derrotando-o vai gerar um último baú gigante. Abra-o para conseguir a Giant's Mask.

AWWW YEAH!!
Se você estiver jogando a versão do 3DS, não é isso que vai estar te esperando dentro do baú... Mas, falaremos mais disso mais à frente.
Siga pela porta recém-destrancada, para que possamos chegar na última sala antes do chefe.

Existe uma alavanca bem próxima de você, mas, não se preocupe com ela... Ao invés disso, puxe seu hookshot e mire para cima.

De repente a minha insistência em acertar alavancas de maneira diferenciada começa a fazer sentido, hã?
Use o hookshot no baú para subir àquela parte da sala. Não saia do lugar, no entanto, tomando cuidado com esses espinhos que vão de um lado para o outro do pequeno corredor. Mire seu hookshot para encontrar outro alvo bem à frente, e atire nele quando os espinhos se afastarem um pouco. Você vai cair em uma área mais afastada, e, praticamente, todas as suas preocupações acabaram aqui.
Desça para a parte mais baixa da sala e, logo na sua frente, estará a porta do chefe, em toda a sua glória.


Abra-a com a Big Key que pegamos há pouco tempo, e bem-vindo à última sala de Stone Tower Temple. Pule no meio dela quando estiver pronto.


CHEFE: TWINMOLD
Assim como o Gyorg, existem duas formas de lidar com o Twinmold; três, aliás: duas para o N64, e uma para o 3DS. Vou colocar as duas logo abaixo.

VERSÃO N64______________________
OLHA O TAMANHO DESSAS COISAS!!! Nojento GRANDE! Nem preciso dizer, é por causa disso que você conseguiu a Giant's Mask. Equipe-a e Link ficará tão grande quanto os monstros, permitindo que você os ataque com precisão. No entanto, existem uns probleminhas... Primeiro, a máscara vai drenar constantemente sua magia, significando que você não pode ficar muito confortável com ela (mas, você pode adquirir mais magia quebrando esses pilares gigantes com um golpe de espada, retirar a máscara, e ir correndo pegar os jarros de magia - só faça isso antes de sua magia acabar). Outra coisa: você só pode usar sua espada e seu escudo, todos os outros itens estão além dos limites.
Os únicos pontos fracos dos Twinmold são a cabeça e a ponta do rabo, então você terá suas mãos cheias aqui. Cada um precisa de vários golpes para, finalmente, cair morto, também. Você precisará atacá-los, sempre de olho em sua magia, e pronto para parar o que estiver fazendo e correr para destruir um dos pilares e recuperar magia. Ah, e a propósito, não ande longe demais na arena... Senão, você vai cair em areia movediça e vai ter de reiniciar a luta... É... Cuidado com isso.

PARECE QUE O JOGO VIROU, QUERIDINHAS!
Existe uma outra forma de lutar com eles, mas requer um número insano de flechas, além de ser coisa de gente suicida: você só precisa ficar parado em um canto e atirar flechas na cabeça ou no rabo de ambos os Twinrova até que eles morram. É perfeitamente possível, mas é bem lento, e, como eu disse, vai drenar muitas flechas suas.

Escolha a forma que achar melhor e acabe com eles!

VERSÃO 3DS)_____________________
Na versão 3DS, você inicia a luta AINDA sem a Giant's Mask. Isso mesmo! Você luta com Twinmold sem a máscara. Não é tudo perdido, no entanto. Você deve só atirar suas flechas nos olhos que estão abaixo do Twinmold azul. É bem mais fácil do que a estratégia suicida do N64. Depois que ele cair, o olho principal dele vai sair, virando um alvo fácil para suas flechas. Quando o Twinmold azul MORRER, aí, e só aí, vai surgir um baú bem no meio da arena, contendo a muitíssimo amada Giant's Mask! Mas, tem um porém... Ela não funciona da mesma forma que a do N64...

HOLY SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIEET!
Com a Giant's Mask, Link vira um senhor gigante, e sua estratégia é mais direta: encher o Twinmold vermelho de PORRADA! É isso mesmo! PORRADA! Mas, é mais fácil falar do que fazer... Essa poderá ser uma luta longa...

O que você tem de fazer é acertar o Twinmold quando ele estiver voando pela arena. Você tem que tentar acertar três combos de golpes em cima dele, para fazê-lo cair ao chão (dez golpes, também, se você não conseguir fazer os três combos de uma vez só). Caso ele consiga se enterrar na areia, você terá de tentar fazer os três combos de novo. Assim como na versão do N64, não se afaste demais na arena, ou você vai afundar na areia. Cuidado com isso.
Quando o chefe ficar paralisado por conta dos golpes (aqueles combos de que eu estava falando) Link pode se aproximar ou do rabo ou da cabeça, e agarrá-lo para golpeá-lo de formas ÉPICAS, VIOLENTAS e absolutamente DEVASTADORAS! Se você ficar circulando o Circle Pad enquanto Link executa as ações que estou falando, você vai causar ainda mais dano.
De vez em quando, o chefe vai soltar algumas versões menores dele mesmo, que são fáceis de derrotar, e vão lhe prover com corações e magia quando forem eliminadas.
Repita essa operação algumas vezes até o chefe pedir penico e ser absolutamente destruído.

Finalmente, depois da longa luta, pegue o Heart Container e o Twinmold's Remains no centro da arena, e saia pela luz azul.



Seremos transportados uma última vez para o reino dos gigantes, onde o último deles nos espera. Ele irá lembrar a você que chame a ele e seus irmãos. Tatl vai reconhecer isso, mas, ao mesmo tempo, ela vai perceber que eles estão com vozes tristes. Ao perguntar se eles não querem ajudar, os gigantes simplesmente responderão: "Perdoe seu amigo."


Apesar da confusão toda, você vai voltar a Ikana. Logo atrás de Link, estará uma nuvem que vai sugar todo o mal da terra, removendo todos os fantasmas e sei lá mais o que que estava assombrando o canyon.

OK, vamos entregar as Stray Fairies para que nós possamos, FINALMENTE, terminar essa parte... A sorte é que a caverna da Grande Fada está praticamente ao lado. Bem perto da entrada da Stone Tower, você deverá ver essa casa:


Siga lá dentro, e entregue as 15 fadas para a Grande Fada.

Não faça contato visual... Não faça contato visual... Não faça contato visual...
 Diferente de todas as outras fadas, essa daqui vai ser bem mais direta, e, ao invés de lhe dar uma magia, ou uma coisinha legalzinha e tranquila, ela vai te dar uma ESPADA. A Great Fairy Sword.


Essa é, na verdade, a arma mais poderosa do jogo, e funciona como um item do botão C, parecendo um Deku Stick em termos de controle. No entanto, ela é realmente bem poderosa, e será útil em algumas coisas que ainda iremos fazer.
Depois disso, a Grande Fada vai desaparecer (ainda bem, meus olhos não aguentavam mais).

[~]

E, é isso... Exploramos tudo o que era obrigatório em Ikana, conseguimos uma porrada de novos itens, e finalmente conseguimos terminar o último calabouço! Putz!
No entanto, acho que não é muito legal ir direto para o chefe final a partir daqui. Por isso, a próxima parte (ou próximas partes, vai depender do tamanho que vai ficar) será completamente focada em pegar as máscaras restantes. Posso até ver quais pedaços de coração podem ser adquiridos, e coisa e tal, mas, não terei muita certeza.
Por isso, preparem-se, pois iniciaremos uma última caça ao tesouro na próxima parte. Ufa... Agora, me dê licença, minhas mãos exigem descanso depois de digitar tanto... Até, ai, a, ai, próxima, ai, pessoal!... Ai...

O canyon assombrado (3/4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário