terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Biografia: Ganondorf (Ocarina of Time)



(Spoilers, leia por sua conta e risco)

NOME: GANONDORF
PRIMEIRA APARIÇÃO: OCARINA OF TIME
ÚLTIMA APARIÇÃO: TWILIGHT PRINCESS / THE WIND WAKER / HYRULE WARRIORS (NÃO-CANÔNICO)*

Ganondorf foi o primeiro homem a nascer na tribo das Gerudo em 100 anos. Por conta disso, seria ele aquele quem as governaria. Apesar disso, Ganondorf não tinha grande interesse em seu destino. A terra que seria sua era de natureza árida e hostil, enquanto que seu povo sempre estaria em desvantagem, vivendo em um lugar como aquele. Além disso, ele foi criado por duas mães substitutas, as bruxas Twinrova, e, acredita-se, foi forçado a viver em isolamento por muito tempo.

Durante seus dias de jovem, ele partiu em uma missão diplomática para o reino de Hyrule, e o que encontrou o deixou encantado.
Logo à sua frente se estendiam grandes campos verdes, cheios de vida, tão convidativos e agradáveis que lhe agradaram muito. Junto a isso, Ganondorf sentiu uma leve brisa, tão doce, suave, e diferente dos ventos ásperos do deserto. Foi naquele instante que ele decidiu... Aquele país seria seu.

Durante anos de estudo, o futuro rei Gerudo adquiriu centenas de novos conhecimentos, estudando magia negra, habilidades de espadachim, montaria, e lendas antigas. A que mais lhe atraiu foi uma relíquia divina de grande poder, deixada pelos deuses para socorrer os mortais do mundo. Aquele poder antigo e implacável, conhecido como "Triforce" o tentou logo de imediato, e o fez perceber que, com ele, conseguiria conquistar Hyrule.


Depois de sua coroação, Ganondorf partiu em busca da Triforce. Ele não mediu esforços para conseguir seu objetivo, roubando e matando todos os que ficaram em seu caminho. Em sua busca, Ganondorf descobriu que, para chegar à Triforce, seria necessário adquirir três pedras espirituais, cada uma guardada por diferentes tribos em Hyrule. Depois que as tivesse, ele deveria conseguir uma outra relíquia, a Ocarina do Tempo, e ir ao Templo do Tempo, onde colocaria as pedras e teria acesso ao Reino Sagrado.

Ganondorf sabia que não seria capaz de apenas pedir pelas pedras, e menos ainda que poderia roubar pedras tão fortemente guardadas. Então, ele buscou formas alternativas.

Primeiro, ele partiu para o domínio dos Gorons, na montanha, e, vendo que eles utilizavam uma caverna próxima como fonte de alimentos, ele decidiu enchê-la de criaturas antigas e perigosas, os Dodongos, secretamente, para que pudesse barganhar a pedra com os Gorons. Para dar uma amostra de seu poder, Ganondorf selou a caverna com uma grande pedra, e ofereceu limpar a caverna de todos os monstros se o líder Goron, o poderoso Darunia, lhe desse a Pedra Espiritual do Fogo, o Rubi Goron.
O líder Goron, compreendendo os desejos sombrios no coração de Ganondorf, recusou-se a entregar a pedra. O líder Gerudo, ciente de que os Gorons morreriam de fome sem sua ajuda, seguiu em frente, esperando retornar para encontrá-los aos seus pés, implorando por sua ajuda.

A próxima parada dele foi no Domínio dos Zoras. Assim como os Gorons, os Zoras preferiram não se desfazer de sua pedra, a Safira Zora, e Ganondorf, secretamente, envenenou a divindade deles, o lorde Jabu-Jabu.

A última parada do Rei das Gerudo foi na pacata floresta Kokiri. Ele chegou em uma noite sombria, e se deparou com a entidade protetora da floresta: a Grande Árvore Deku. Logo que o identificou, a Grande Árvore imediatamente se pôs contra ele e seus planos. Vendo que ele também não teria a pedra, a Esmeralda Kokiri, ali, Ganondorf soltou uma maldição na árvore, e esperaria que ela morresse para que pudesse retornar e coletar a pedra.

Mesmo sem ter nenhuma pedra em mãos, Ganondorf era um homem paciente, e sabia que suas maldições e feitos haviam de arruinar aquelas tribos. Seria apenas uma questão de tempo até que as pedras fossem suas.

Sua próxima missão, naquele momento, era conseguir uma forma de acesso ao Templo do Tempo, sem levantar suspeitas. Ele decidiu que faria isso com uma audiência com o Rei de Hyrule, onde ele prometeria paz em nome dos Gerudo, e isso o protegeria de quaisquer ataques que poderiam acontecer. Além disso, ele também aprenderia onde a Ocarina do Tempo era mantida.
Dias depois, durante sua audiência, Ganondorf se pôs perante ao Rei, fazendo uma reverência. No entanto, quando fez isso, por um motivo que ele jamais conseguiria explicar nos anos que se passaram, seus olhos viraram para a direita, onde havia uma pequena janela. Por trás da janela, estavam a jovem princesa Zelda, de Hyrule, e um jovem garoto de roupas verdes. Aquilo era suspeito, e Ganondorf preferiu manter-se cauteloso daquele momento em diante.

A audiência com o Rei foi um sucesso, e Ganondorf conseguiu ficar em Hyrule por mais alguns dias. No entanto, para sua surpresa, algo estava errado. A Esmeralda Kokiri, a pedra espiritual pertencente  havia desaparecido e a pedra que bloqueava a Caverna dos Dodongos havia sido removida, e não havia mais monstros nela. Logo, logo, ele teorizou que alguém estava atrás da pedra e, àquela altura, já estaria a caminho de conseguir a terceira.
Essa repentina mudança de eventos forçou Ganondorf a tomar medidas drásticas, e apressar todo o seu plano.

Usando a magia que ele havia aprendido a usar no passado, ele invadiu o Castelo de Hyrule, e matou o Rei de Hyrule. Descobrindo a princesa Zelda fugindo, ele foi atrás dela e montou em seu cavalo, assim que notou que ela carregava algo azul e valioso com ela.

Ganondorf chegou perto de alcançá-la, mas foi impedido no último minuto por uma Sheikah, Impa. Ela conseguiu distrai-lo por tempo suficiente até que montasse em um cavalo com Zelda, e saísse galopando do castelo. Ganondorf manteve seus monstros no castelo, e foi atrás delas.

Quando ambos passaram pelo mercado, e estavam na ponte de saída, Ganondorf notou Zelda atirar algo para a distância, e desaparecer na névoa de uma tempestade que se iniciava. Ele tentou apressar seu cavalo, mas foi em vão: Zelda e a Sheikah haviam desaparecido completamente.
Ganondorf parou seu cavalo em frente ao castelo, cansado, e furioso.

Foi naquele momento que ele percebeu um garoto de roupas verdes ao seu lado. Reconhecendo-o como o mesmo garoto que vira na janela do castelo alguns dias antes, Ganondorf o questionou sobre o cavalo de Zelda e onde ele teria ido. No entanto, apesar de se impor com grande efeito (ele notava que o garoto estava tremendo), o menino não falou nada.

"Então... Você pensa que pode protegê-las de mim?", Ganondorf perguntou, admirando a coragem do garoto.


Como que em resposta, o menino puxou a espada e o escudo que carregava consigo. Aquele ato impressionou tanto a Ganondorf, surpreso em ver alguém tão fraco e insignificante pronto para lutar contra alguém muito maior e mais forte, que ele soltou uma pequena risada.

"Você quer um pedaço de mim? Você tem coragem, garoto..."

Com apenas um golpe, Ganondorf atirar o menino longe, gritando para ele.

"Seu tolo patético! Você sabe com quem está lidando?! Eu sou Ganondorf! E, logo, eu governarei o mundo!"

Com essa frase, Ganondorf, partiu pela tempestade, em busca de Zelda ou da Sheikah que estava com ela. Ele procurou por algum tempo, mas, então, ele percebeu algo. Ela havia atirado algo para o lado durante a fuga... Imediatamente, Ganondorf deu meia volta e chegou à entrada do castelo. Foi então que ele se lembrou do garoto de verde novamente.
Sorrateiramente, ele seguiu para o Templo do Tempo, onde chegou a tempo de ver o garoto tocando uma melodia e abrindo as portas para o Reino Sagrado. Enquanto o garoto puxava uma antiga espada, um brilho intenso ocorreu na sala, e Ganondorf pôde descobrir o Reino Sagrado.

Rindo, sozinho, ele soltou um agradecimento irônico ao garoto, desaparecendo no ar, enquanto pegava a Triforce, e fazia seu pedido. Agora, Hyrule seria sua, e ele teria poder o suficiente para ser indestrutível.

No entanto, quando suas mãos tocaram a Triforce, ela se dividiu em três partes, uma ficando com ele, e as outras duas saindo de seu alcance. No entanto, com apenas um pedaço da Triforce, ele ficou tão poderoso, que, naquele momento, quase não importava mais. O mundo seria seu em pouco tempo.

Em menos de um ano, Ganondorf tomou o trono de Hyrule para si. Nesse período, uma grande onda de mal surgiu em Hyrule, absorvendo tudo em trevas. As pessoas começaram a ficar hostis umas com as outras, e todos temiam contrariar os desejos de Ganondorf. Em pouco tempo, ele ficou conhecido como o Rei do Mal.

Com o passar dos anos, e, mesmo controlando o mundo, ele não esquecia do desaparecimento repentino das outras partes da Triforce. Quando foi ler mais sobre isso, ele descobriu algo que o deixou intrigado. A separação ocorrera por seu coração não possuir equilíbrio, e a parte que lhe coube foi a Triforce do Poder. Não demorou para que ele imaginasse que a princesa Zelda, ainda foragida, teria parte nisso, e ele iniciou uma busca ferrenha por Hyrule.
Mais uma vez, aquelas terras queimaram com sua vontade, com Ganondorf exigindo a máxima lealdade de todos. Aqueles que ficavam em seu caminho, como fizeram os Gorons e os Zoras, sofreram destinos terríveis, sendo atirados a dragões, ou sendo congelados por uma maldição.

Exatos sete anos depois de conseguir a Triforce, Ganondorf soube que algo havia acontecido no Templo do Tempo. Ao investigar, ele descobriu que o garoto de roupas verdes, agora um homem jovem, havia retornado a Hyrule. No entanto, ao invés de caçar e matar o garoto, Ganondorf decidiu esperar. Ele acreditava que o garoto iria, de alguma forma, encontrar Zelda. Ao mesmo tempo, ele pressentiu uma parte da Triforce no garoto. Mesmo sabendo que apenas esperar seria um grande risco a se tomar, Ganondorf se manteve paciente. As duas partes que faltavam da Triforce seriam suas finalmente.
Como um teste, Ganondorf criou um fantasma e o atirou para um dos Templos que o rapaz visitou. Ao ver que o jovem, chamado Link, conseguira derrotar o fantasma, Ganondorf se encheu de antecipação, imaginando como seria o seu verdadeiro embate, e como ele seria mais poderoso com aquela Triforce em suas mãos.

Passaram-se os dias, com o Rei observando os passos do jovem Herói, até que, finalmente, ele o levou a Zelda. Esperando apenas a confirmação de que ela tinha a outra Triforce consigo, Ganondorf a capturou, na esperança de fazer com que o Herói fosse atrás dele, para que ele pudesse tirar as Triforces de ambos.

Em pouco tempo, Link quebrou todas as defesas do castelo de Ganondorf, e o invadiu. Ganondorf meramente tocou um grande órgão, esperando que o Herói chegasse até ele. Quando ele o fez, Ganondorf sentiu tanto a Triforce da Sabedoria quanto a Triforce da Coragem ressoando.

"As partes da Triforce estão ressoando...
Elas estão se combinando em uma novamente...

As duas partes da Triforce que eu não pude capturar naquele dia sete anos atrás...
Eu não esperava que elas estariam escondidas em vocês dois!
E agora, finalmente, todas as partes da Triforce se juntaram aqui!

Esses brinquedos são demais para vocês!
Eu os comando a retorná-los para mim!"



Com uma rajada de trevas, Ganondorf entrou em combate com o Herói do Tempo. Foi uma luta gloriosa e violenta, que entraria para a História, e seria parte de uma das maiores lendas de todos os tempos. Ganondorf não se segurou, e usou tudo o que tinha, mostrando-se um oponente letal e formidável. No entanto, o Herói, mesmo não sendo mais poderoso, foi capaz de sobreviver ao embate, e, utilizando-se de flechas mágicas, capazes de passar pela poderosa barreira que protegia Ganondorf, e de uma espada sagrada, saiu vitorioso, ferindo criticamente o Rei do Mal.

Ganondorf, de joelhos, não conseguia acreditar que havia sido derrotado por um mero rapaz. Usando todo o seu poder, o Rei do Mal fez com que toda a estrutura de seu gigantesco castelo entrasse em colapso, na esperança de enterrar tanto Link quanto a princesa nas ruínas. No entanto, mesmo que ele desse o máximo de si para destruir tudo com rapidez, os dois conseguiram escapar.

Em meio a todas as ruínas, Ganondorf, absolutamente exausto, e, agora, afundado nas ruínas que ele mesmo destruiu, em seus últimos segundos de vida, decidiu usar todo o poder da Triforce que ele tinha. Transbordando com uma nova sensação, Ganondorf saiu dos escombros, ainda a tempo de ver Link e Zelda em sua frente, e iniciou uma transformação absolutamente dolorosa, mas que deveria ser o suficiente para destruir seus inimigos.


A transformação lhe custou seus sentidos, mas teve grande efeito. Com apenas um golpe, ele afastou a espada sagrada que Link carregava, e criou um círculo de fogo, para impedir que seu inimigo escapasse: por muito pouco, ele havia deixado Zelda de fora. Os dois entraram em um combate épico, e Link, mesmo sem a espada, era capaz de enfrentar Ganondorf. Suas habilidades foram poderosas o suficiente para fazer com que o Rei do Mal perdesse o controle do círculo de fogo, e ele recuperou a espada.
Os dois lutaram mais uma vez, e, desta vez, Link conseguiu empalar o monstro na cabeça.


Louco de agonia e fúria, Ganondorf não percebeu Zelda fazendo um chamado. Quando notou, ele estava sendo selado em uma outra dimensão. Não havia mais nada o que fazer, sua batalha havia sido perdida.

O selamento o forçou a voltar à sua forma original, e ele se viu preso em um mundo vazio. Foi naquele momento que ele jurou que voltaria, e iria destruir o legado que Link, Zelda, e os outros responsáveis por aquilo, haviam de criar. Sua promessa era clara, e ele voltaria.

EM OUTRA LINHA DO TEMPO...

Após a sua vitória, o Herói do Tempo retornou para seu próprio tempo, pouco antes de conhecer a princesa Zelda. Ele usou dessa oportunidade para avisar a ela e aos membros nobres da Família Real sobre a traição que Ganondorf faria dali a alguns dias.

Foi por causa disso que, antes que, antes de descobrir que seus planos estavam dando errado, Ganondorf foi aprisionado pelas autoridades de Hyrule, e levado à justiça. Todas as tribos apresentaram-se para depor contra ele, e, logo, logo, ele foi julgado e sentenciado à morte.


No entanto, o destino preferiu falar mais alto e, na hora de sua execução, assim que ele foi empalado por uma poderosa lâmina, as deusas de Hyrule, cientes de que ele deveria ter conseguido a Triforce com suas próprias mãos, cedeu a ele a Triforce do Poder, a mesma que o faria ter poder suficiente para dominar Hyrule. Com ela, ele foi capaz de voltar dos mortos, e, destruindo as correntes que o aprisionavam, ele matou um dos Sábios que o julgavam (o mesmo que atirara a espada nele). Ainda sem controlar direito o poder da Triforce, Ganondorf começou a se transformar lentamente em uma poderosa besta sombria.
Os Sábios, como última defesa, o atiraram em um mundo desconhecido, o mundo do Crepúsculo, onde ele deveria ficar sozinho, andando nas trevas pela eternidade. O que eles não esperavam, no entanto, é que a sociedade Twili, os habitantes do mundo do Crepúsculo, havia ficado altamente sofisticada.
Dentro de alguns séculos, Ganondorf aprendeu a utilizar a Triforce que ele tinha consigo, e, em um futuro não muito distante, ele a usaria para voltar a Hyrule outra vez.

QUANDO O HERÓI FALHA
Em outra linha do tempo, o Herói do Tempo, em algum momento de sua jornada, é derrotado. Sem mais ninguém para impedir Ganondorf, os Sete Sábios juntam-se com um grupo de soldados que resistem ao domínio do Rei do Mal, e iniciam um processo de selamento, sendo capazes de prender Ganondorf no Reino Sagrado, agora chamado de Mundo Sombrio. O selo é altamente poderoso, e funciona muito bem.
Mas, Ganondorf, agora completamente transformado em um monstro, lentamente descobre como se manifestar no chamado Mundo da Luz. Isso o levará a uma nova campanha contra Hyrule.

LEGADO
Ganondorf é o grande nêmesis daqueles que possuem o espírito do Herói e o sangue da Deusa. Por conta de uma maldição antiga, ele está fadado a voltar de novo e de novo, com o único propósito de mergulhar o mundo em trevas.
A única pessoa que seguiu decididamente os passos de Ganondorf foi o instável Rei Usurpador Zant. Ganondorf, por conta dos anos de isolamento em sua juventude, além dos séculos que passou aprisionado em dimensões alternativas, o tornaram praticamente insuportável de se ter por perto. Dizem que ele tem uma aura maléfica ao seu redor, que, somada ao seu físico imponente, aterroriza a todos que põem os olhos nele.
Poucos seguiram os ideais de Ganondorf, mas as entidades maléficas do mundo parecem lembrar-se dele quando criam seus próprios monstros: o impiedoso Malladus é um exemplo disto.
Assim como Link e Zelda, Ganondorf sempre terá uma chance para voltar ao mundo, e para criar verdadeiro caos nele.

*: A história de Ganondorf não acaba aqui. Assim como a do Herói e das descendentes da Deusa, ele se divide em três linhas do tempo, e, em cada uma, procura uma forma de afundar o mundo em trevas novamente. Cada uma delas será explorada na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário