quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

História - A Link to the Past: Parte 2 (Dark World)

Light World

"Você sabe lutar bem! Mas eu não estou pronto para admitir derrota ainda! Eu vou puxar você para o Mundo Sombrio!"

As palavras de Agahnim ainda ecoavam na cabeça de Link quando ele finalmente abriu os olhos. Atordoado com a experiência que acabara de vivenciar, o rapaz levantou-se lentamente do chão dourado e brilhante que o sustentava. Certamente, o mago era muito poderoso, e, agora, mais do que nunca, Link tinha certeza disso.
Seus olhos ergueram-se para os céus, e ele viu nuvens sombrias, impedindo qualquer fonte de luz que pudesse brilhar do outro lado delas de sequer tocar a terra. A única luz que havia estava fraca, ao longe, no horizonte, de uma fonte inesgotável, e sem fornecer nenhum calor e segurança, tamanhas eram as trevas.

Antes mesmo de olhar ao redor, Link sabia onde ele estava. Não só aquele era o mundo ao qual ele fez uma breve visita no passado recente, como também deveria ser o Mundo Sombrio que Agahnim falou: o mesmo em que haviam sido atiradas as jovens sequestradas pelo mago e seus súditos... - as damas!!
Em um terrível choque, Link lembrou-se do terrível destino das damas. Assim como ele, elas foram atiradas ali, naquele mesmo mundo. No entanto, elas foram desarmadas, completamente indefesas, e sem a menor chance de retornar para casa. Os mais terríveis pensamentos assombraram Link naquele momento, cada um visualizando fins igualmente terríveis e cruéis para as jovens tão gentis, cujo sangue era o único elemento que as ligava a tudo aquilo; ligava-as com correntes inquebráveis e sujas, definitivamente injustas, como o destino costuma ser tantas vezes...

Foi perdido nesses pensamentos, que Link sentiu uma leve brisa passar por ele, o primeiro e último toque gentil que ele sentiria naquele mundo corrompido e podre. Junto da brisa, uma voz familiar alcançou seus ouvidos.

- Link, sou eu, Sahasrahla. - A surpresa de Link foi imensa neste momento; mesmo sabendo das capacidades do Ancião, falar com ele em uma distância que parecia tão grande lhe surpreendeu. - Estou me comunicando com você pelo vazio através de telepatia... O lugar no qual você agora pisa era a Terra Sagrada, mas poderes malignos tornaram-na no Mundo Sombrio.

Aquela explicação dava a Link uma luz melhor do que ele havia descoberto no passado. Era certo que as deusas de tempos antigos jamais esconderiam um poder tão absoluto e perigoso como a Triforce em um mundo tão vil e sombrio quanto aquele.
Pela primeira vez, ele percebeu onde estava: no topo de uma grande pirâmide, de onde podia ver a extensão do mundo.

- O mago quebrou o selo dos Sábios - continuou Sahasrahla - e transformou o portão do Castelo de Hyrule em um portal ligando aquele mundo a esse. - Link já sabia disso... Afinal, ele viu a última descendente, a doce princesa Zelda, ser atirada ao Mundo Sombrio com seus próprios olhos... Zelda... Ele só podia rezar para que ela ficasse bem. - Para salvar esta metade do mundo, o Mundo da Luz, você deve reclamar o Poder Dourado! Você também deve resgatar as sete damas que Agahnim enviou ao Mundo Sombrio! Como descendentes dos sete Sábios, elas têm um poder que, certamente, irá ajudá-lo!

Aquelas palavras do mago encheram Link de esperanças. Afinal, ele estava errado sobre o perigoso destino que teria caído sobre as damas... No entanto, era preciso que Link se apressasse pois, se as palavras do Sábio eram reais, certamente que Agahnim teria conhecimento desse poder escondido, e ele não hesitaria em destruir as jovens para impedir algo que pudesse pará-lo. Mesmo com tanta disposição para salvá-las, ele sabia que o mundo em que estava era imenso, talvez tão grande quanto a própria Hyrule... Link pediu a Sahasrahla que o ajudasse a iniciar sua busca. Depois de alguns instantes em silêncio, o Ancião finalmente respondeu:

- As damas estão trancadas em calabouços secretos cheios de criaturas malignas e armadilhas perigosas... - Em um breve momento de pausa, o Ancião continuou. - O Palácio das Trevas deve ser seu primeiro objetivo neste mundo!

Sem mais um minuto de espera, Link amarrou com força a bainha de sua espada e desceu as escadas da pirâmide. A última coisa que ouviu, antes de descer ao chão do mundo, foi a voz de Sahasrahla, ecoando fragilmente no vento:

"Link, você é nossa única esperança! Por favor, faça os desejos deste velho se tornarem realidade! Eu imploro!

Logo que chegou à base da pirâmide, Link descobriu a população daquele novo mundo: criaturas sombrias, semelhantes aos monstros da própria Hyrule, mas mais ferozes e poderosos. Com seu objetivo sempre em mente, o herói passou por eles, fosse por meio de uma escapada silenciosa e rápida, ou após uma dura batalha.

Link chegou em pouco tempo a um labirinto escuro e denso. Em sua passagem pelos infinitos ramos, ele percebeu uma nova presença, mas não foi capaz de distingui-la bem... Somente quando os ramos saíram, foi que Link descobriu, ao seu lado, um pequeno macaco. Para sua imensa surpresa, o macaco lhe falou:

- Olá! Meu nome é Kiki! Você poderia me dar alguns rupees?

O herói não sabia se deveria ficar surpreso com o fato de ter encontrado um macaco falante, ou de o mesmo ter lhe pedido dinheiro. Acreditando que o macaco Kiki não lhe seria ameaça, e podendo dispor de alguns rupees, já que o peso do dinheiro que ele havia adquirido durante suas viagens começava a lhe incomodar, Link fez o que ele pediu, e o macaco decidiu ficar com ele por algum tempo.

Em pouco tempo, as paredes imponentes do Palácio das Trevas se estenderam sobre eles. Foi quando Link percebeu que se tratava de uma versão macabra e corrupta do Palácio do Leste, a sua primeira parada em sua longa jornada.
Em troca de mais dinheiro, Kiki ofereceu sua ajuda a Link, afirmando que poderia abrir as portas do palácio.
A oferta de Kiki lhe pareceu bem mais cara do que a última, mas a possibilidade de entrar no palácio mais rapidamente foi o suficiente para convencer o herói a pagar. Com alguns pulos, e usando um conhecimento passado, Kiki abriu as portas do palácio, e o herói correu para dentro, sem mais um segundo a se perder.


Dentre as escuras paredes do palácio, Link se viu enfrentando novos desafios, solucionando enigmas, e tendo de usar toda a sua força para derrotar um guardião poderoso e impiedoso.

Quando a criatura foi banida do mundo, um cristal misterioso desceu dos céus, direto para a mão do jovem herói. Ao ser tocado, o cristal flutuou e ficou cada vez maior, finalmente permitindo quem o observava a ver o rosto de uma das jovens descendentes dos Sábios, saudável e sã. Por um breve instante, uma grande onda de alívio atingiu Link, feliz por ter chegado a tempo de resgatá-la, mas ele logo teve de se recompor, pois ainda havia muito trabalho a ser feito. Em silêncio, ele escutou as palavras da jovem:

- Link, por sua causa, eu escapei das garras dos terríveis monstros. Obrigada! ... Este mundo já foi a Terra Dourada onde a Triforce havia sido escondida. Mas, por conta do desejo de Ganon, o rei dos Ladrões, este mundo se transformou... Estou certa de que ele está querendo conquistar o nosso Mundo da Luz depois de acumular seu poder aqui! Ele espera usar a nós, damas, e ao poder dos Sábios que foi passado para nós como chaves para abrir um portal ainda maior entre os mundos perto do Castelo de Hyrule. Mas, o portal não está completamente aberto. Ainda temos tempo! Juntas, nós, as sete damas, poderemos quebrar a barreira que protege o esconderijo de Ganon. Eu também acredito que você o destruirá, Link! Eu retornarei a minha forma original então. Que o caminho do Herói leve à Triforce!

Quando ouviu o que a jovem tinha a dizer, Link se sentiu aliviado: as damas não corriam perigo de vida ainda, devido ao seu valor para o misterioso Ganon. Sentindo que havia ganhado tempo precioso, ele perguntou à dama sobre a localização das outras, e esta, com os poderes de seus ancestrais, foi capaz de lhe dizer. Revigorado com as palavras da jovem dama, e possuindo o conhecimento que ela lhe passou sobre onde estavam as outras descendentes, Link prosseguiu em sua jornada.

Para viajar pelo Mundo Sombrio, Link teve de aprender diferentes truques. Por conta do estado destruído e caótico daquelas terras, ele, mais de uma vez, se viu voltando diversas vezes para o Mundo da Luz. Suas descobertas acabaram levando-o para o Palácio do Pântano, cujos corredores inundados exigiram astúcia, agilidade e coragem do herói.


Ao final de diversas tribulações, Link conseguiu sair vitorioso mais uma vez, e encontrou a segunda descendente, a quem escutou com atenção:

- ... A Triforce realizará o desejo de quem for que a toque, enquanto essa pessoa viver... Foi por isso que ela foi escondida na Terra Dourada. Somente algumas pessoas foram informadas de sua localização, mas, em algum momento, essa informação foi perdida... Aquele que redescobriu a Terra Dourada foi um terrível ladrão, chamado Ganondorf. Felizmente, ele não conseguiu descobrir como retornar ao Mundo da Luz. ... Bem, lembre-se que você possui poderes mágicos, os quais apenas o Herói pode utilizar! Você é o único que pode destruir Ganondorf, o Ladrão... Não... Ganon, o Rei das Trevas...

Deixando aquele pântano para trás, Link foi ao Norte do Mundo Sombrio, onde descobriu a localização de um novo calabouço, talvez o mais escuro e vil que ele teria de enfrentar em toda a sua aventura, dentro de uma terrível floresta.


O que havia restado de vários guerreiros e criaturas retornou à vida para caçar o jovem Link, que usou toda a sua coragem e determinação para sobreviver às provações daquela floresta perversa. Ao fim de tudo, ele prevaleceu, e uma nova descendente se deixou encontrar no cristal que um terrível guardião protegia:

- Você já ouviu falar do Grande Cataclisma? Ouvi dele da seguinte forma... Se uma pessoa com um coração ruim pegar a Triforce, um Herói está destinado a aparecer, e ele, sozinho, deve enfrentar a pessoa que libertou o Grande Cataclisma. Se aquele que é mau derrotar o Herói, nada poderá salvar o mundo de seu reino perverso. Somente um membro dos Cavaleiros de Hyrule, que protegeram a realeza de Hyrule, podem se tornar no Herói. Você é da linhagem deles, não é? Então, você deve resgatar Zelda sem fracasso!

As palavras da descendente não reconfortaram Link, mas lhe mostraram que seu fracasso resultaria na queda de toda Hyrule, ou pior, de todo o mundo. O peso de sua responsabilidade era imenso, muito mais do que ele acreditava que podia carregar, mas, mesmo assim, o herói decidiu continuar. Por um momento, lembrou-se de seu tio e de sua bravura, e isso foi o suficiente para que ele conseguisse seguir em frente.

Link seguiu para o sul da floresta, onde encontrou a versão sombria da vila de Kakariko. Falando com seus habitantes, ele ouviu rumores de que uma jovem garota havia sido aprisionada no lar do terrível líder dos ladrões: Blind. Sem medo, ele foi capaz de descobrir o esconderijo, e desvendar seus segredos, finalmente encontrando uma garota muito parecida com uma descendente dos Sábios. No entanto, havia uma presença maligna nela, e Link, suspeitando de tudo aquilo, a levou a uma sala que ele havia encontrado mais cedo, cheia de luz.
Agonizada pela luz, a garota se revelou como o próprio Blind que, como Link havia descoberto durante sua breve estada na cidade, repudiava a luz. Os dois entraram em combate, com Link sendo o vencedor absoluto. A descendente verdadeira surgiu dentro do cristal, agradecendo a Link pelos seus esforços, e compartilhando sua sabedoria com ele:

- Enquanto os Sábios selavam o caminho para o Mundo Sombrio, os Cavaleiros de Hyrule os defendiam dos ataques de monstros malignos. Eu soube que os Cavaleiros quase foram completamente aniquilados naquela batalha... Talvez, você seja o último a carregar o sangue daqueles Cavaleiros... É irônico que o último da linha tem o potencial para ser o Herói da Lenda. Com certeza, você pode destruir Ganon!

Enquanto estava na cidade, Link tentou repor alguns dos suprimentos que havia utilizado durante sua longa e árdua jornada, mas teve pouca sorte. Ele prosseguiu com bem menos dinheiro, e com menos do que tinha em mente, mas, na situação em que se encontrava, ele tinha poucas opções.

O herói seguiu para um enorme lago, onde ele encontrou um imponente Templo feito de gelo, onde criaturas e enigmas terríveis estavam à sua espera. Usando da mágica que adquiriu em suas viagens, Link sobreviveu ao Templo do Gelo, e foi capaz de encontrar uma nova descendente, que lhe contou ainda mais sobre os acontecimentos do passado.


- Dizem que os antigos Hylians tinham poderes misteriosos, assim como os Sete Sábios. Mas, o sangue dos Hylia enfraqueceu com o tempo. E nós, que carregamos o sangue dos Sábios, também não possuímos o poder de nossos ancestrais. No entanto, nosso poder vai aumentar se misturarmos a coragem dos Cavaleiros com a sabedoria dos Sábios! Talvez ainda há uma forma de nós ajudarmos você. Mas, o portal no castelo ligando os mundos estará completamente aberto em pouco tempo. Se você derrotar Ganon, este mundo deixará de existir, e a Triforce esperará por um novo mestre. Eu acredito em você... Boa sorte!!

À medida em que Link salvava as descendentes e prosseguia pelo Mundo Sombrio, ele sentia que o fim ficava cada vez mais próximo. Mas, ao mesmo tempo, ele se sentia nervoso, tinha medo do que o destino estava guardando para ele ao fim da jornada. Ele começou a aceitar o fato de que, para que impedisse que algo como aquilo acontecesse novamente, teria de enfrentar o grande comandante, o maestro de toda aquela cruel sinfonia: o misterioso Ganon, e vencê-lo.
Mesmo assim, ele preferiu não pensar naquilo ainda: ele tinha de priorizar o resgate das demais descendentes.

Sua próxima parada foi um pântano denso e sombrio, onde ele encontrou uma grande fortaleza, na qual mais uma jovem dama estava aprisionada.

- Ganon nos capturou porque ele não conseguiu quebrar o selo dos Sábios apenas com seu poder. Então, usando o mago Agahnim como peão, ele nos puxou para o Mundo Sombrio. Depois de rachar o selo com nosso poder, ele nos selou nesses cristais e nos deu para seus monstros mais leais... No entanto, ele não esperava que você fosse chegar tão longe. Agora, a princesa Zelda está esperando por você dentro da Pedra da Tartaruga. Por favor, vá rápido!!

A mera menção de Zelda fez com que Link tivesse um choque. De repente, todas as memórias que ele tinha dos eventos de sua prisão e banimento voltaram a ele, fazendo-o perder todo o medo e apreensão que haviam se formado em seu coração. Lembrou-se do sacerdote, de todos aqueles que morreram depois que Agahnim surgiu em Hyrule e, mais importante ainda, de seu tio.

Com novo vigor, Link viajou novamente para a Montanha da Morte do Mundo Sombrio, ironicamente, o primeiro lugar que ele havia visitado quando foi transportado acidentalmente para lá. Já parecia tanto tempo atrás... Os caminhos da Montanha eram traiçoeiros e perigosos, mas a habilidade do herói se provou superior, e ele chegou à Pedra da Tartaruga inteiro e muito vivo.
Ele venceu a todos os desafios, sem jamais hesitar.


Quando o guardião da Pedra caiu, Link teve em suas mãos o último cristal, que, agora, mostrava para ele a imagem muito querida e esperada de Zelda, que, acima de tudo, estava grata em ver que o Herói conseguiu ir tão longe.

- Fico tão feliz de ver que você chegou tão longe para me resgatar... Como eu havia imaginado, você é o Herói lendário. Eu senti isso na primeira vez em que nos vimos... - A voz de Zelda era doce, e, ao terminar tais palavras, ela e Link apenas se olharam por alguns instantes, compartilhando um momento que podiam jurar ter esperado ou visto sem saber. No entanto, ambos sabiam, não era hora de descobrir que sentimentos eram aqueles - ... ... ... Ganon está dentro de sua torre, esperando para passar pelo portal ligando os dois mundos. Se ele entrar no Mundo da Luz, será impossível pará-lo... Mas, se ele for mantido no espaço fechado deste mundo, você poderá encontrá-lo em qualquer lugar que ele vá. Leve os sete cristais para a Torre de Ganon! Nossos poderes combinados vão quebrar sua barreira! Vamos trazer a paz de volta ao mundo, e os sorrisos aos rostos das pessoas! Que o caminho do Herói leve à Triforce!!


A imensa Torre de Ganon não ficava longe dali... Em pouco tempo, Link a encontrou e pôs o poder dos cristais em uso. Em um único instante, a mágica dos cristais destruiu uma enorme barreira que proibia o acesso à torre, e Link conseguiu entrar.

De todos os lugares que encontrou, a Torre era, facilmente, o mais inóspito e hostil. Bestas horríveis e soldados altamente perigosos caminhavam pelos corredores, armados e preparados para o que surgisse em seu caminho. Mesmo com todas as habilidades que ele adquiriu durante sua viagem, ele se viu sobrevivendo a muitas batalhas por muito, muito pouco.


Cada inimigo era um obstáculo feroz e quase impassível. Por um breve momento, Link duvidou de si próprio, mas logo lembrou-se de Zelda, das outras descendentes, e do destino de toda a terra, e foi capaz de se reerguer e enfrentar as adversidades, mesmo que ainda tivesse medo.

Não foi nada fácil, mas ele escalou a Torre, e chegou ao seu ápice. Na sala mais alta de todas, Link reencontrou Agahnim, que o recebeu com uma risada fria e distante, como um predador finge ignorar sua presa, logo antes de dar um bote rápido e imparável. Mesmo assim, Link estava pronto para qualquer coisa, e não teria prestado atenção às palavras do mago, não fosse sua voz impiedosa e grave:

- Ho ho ho ho... Link... Fico feliz de ver que você chegou tão longe... Mas, mesmo estando feliz em ver você aqui... É melhor você acreditar que não teremos um terceiro encontro... Prepare-se para o seu fim!


Uma nova batalha se iniciou entre o mago e o herói, e ambos lutaram com o máximo de suas habilidades. Enquanto Agahnim usava todas as magias que conhecia para destruir Link, o jovem conseguia desviar da maior parte delas, e, vendo através de suas ilusões, foi capaz de ferir mortalmente o mago.
Após uma longa batalha, Agahnim soltou um último urro, e foi ao chão, com uma trovoada da iminente tempestade ecoando pelo ar o acompanhando.

Link olhou uma última vez para o cadáver de Agahnim, exausto de todas as suas batalhas, mas certo de que havia mais a ser feito. Foi então que ele percebeu um brilho malicioso nos olhos mortos de seu inimigo, e um enorme morcego de fogo se materializou diante do corpo. Link não precisou de ninguém para entender o que era aquilo. Sempre tentando acertar o morcego, ele o seguiu de volta para a pirâmide.

Quando ambos chegaram ao topo, o morcego atirou-se contra o teto da pirâmide, e entrou nela com grande facilidade. Disposto a parar a criatura, Link a seguiu de perto, e, somente na escuridão da pirâmide, foi capaz de ver a verdadeira forma dela: o Demoníaco Rei do Mal, Ganon, estava bem diante de seus olhos.
Com uma voz poderosa como um trovão, Ganon se dirigiu ao jovem:

 - Eu nunca imaginei que um garoto como você poderia me dar tanto trabalho... É inacreditável que você conseguiu derrotar meu alter-ego, Agahnim, o Mago Sombrio, duas vezes! Mas, eu jamais lhe darei a Triforce! Eu vou destruir você, e fazer meu desejo de conquistar ambos os mundos Sombrio e da Luz se realizar, sem atraso!


Quase que sem terminar as palavras, Ganon usou de seu poderoso tridente para atacar o jovem herói, cujos rápidos reflexos o salvaram de uma morte instantânea. A batalha dos dois foi lendária, digna de ser contada por gerações a fio: ambos queriam o mesmo objeto, mas o usariam para fins diferentes. Ganon queria a Triforce para que pudesse conquistar os dois mundos, enquanto que Link a usaria para acabar com todo o mal no mundo.
O poder de Ganon e a coragem de Link digladiaram, da mesma forma que muitas vezes antes, em vidas e tempos passados. No entanto, por mais que ambos fossem oponentes formidáveis, apenas um deles continuaria de pé.
Link, usando de suas habilidades e inteligência, temperadas pela longa jornada à qual se submeteu, foi capaz de vencer e matar o Rei do Mau, que, de um jeito, finalmente estava livre do Mundo Sombrio, mas não seria capaz de dominar mais ninguém.

Com a queda de Ganon, Link encontrou a Triforce em uma sala afastada. Lentamente, ele se aproximou dela, e ouviu uma voz solene entrar em sua mente.


- Bem-vindo, Link... Eu sou a Essência da Triforce... A Triforce vai realizar os desejos do coração e da mente de quem a tocar. Se alguém de bom coração tocá-la, ela fará de seus bons desejos uma realidade... Se uma pessoa de más intenções tocá-la, seus desejos malignos serão atendidos. Quanto mais forte for o desejo, mais poderosa é a expressão da Triforce. O desejo de Ganon era o de conquistar o mundo. Aquele desejo mudou a Terra Dourada no Mundo Sombrio. Depois de acumular seu poder, Ganon planejava ir ao Mundo da Luz para cumprir seu desejo. Mas, agora que Ganon foi destruído, o Mundo Sombrio certamente desaparecerá. A Triforce está esperando por um novo mestre. O Poder Dourado está em suas mãos... Agora, toque-a e pense no desejo de seu coração.

Com aquelas palavras, Link se aproximou da Triforce, completamente encantado com sua beleza, tão divina e tão simples, e, muito timidamente, tocou-a, fazendo seu desejo.
Em um brilho intenso, o Mundo Sombrio, de fato, deixou de existir, e muito do mal de Agahnim e Ganon foi apagado.

O rei voltou ao castelo, assim como voltou a saúde do Sacerdote, e do tio de Link, que, afinal, conseguira sobreviver aos eventos daquela noite fatídica.
A doença desapareceu de Hyrule, e o povo foi revigorado. O reino estava livre e em paz.


Como último ato, Link retornou à floresta, onde ele colocou a Espada Mestre, a mesma lâmina que o ajudou a salvar o mundo, em seu devido lugar. Ele olhou para trás uma última vez, e permitiu que a espada descansasse... Desta vez, para sempre...


FIM

Nota: as personalidades, algumas expressões, e formas de aproximação no texto acima são fruto de minha interpretação dos eventos do jogo.
Nota: as imagens utilizadas neste artigo vêm de diferentes artistas, mas são todas consideradas arte oficial. Este blog não detém nenhum direito legal sobre elas, sendo cada uma propriedade de seus respectivos criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário