sábado, 16 de janeiro de 2016

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 8: O canyon assombrado (1/4)


 Olá, lindas leitoras e leitores! Hoje, nós estaremos entrando na parte mais assombrada, terrível, e bizarramente popular de Majora's Mask! É essa parte que ajudou muito o jogo a se tornar popular, e a ser considerado um dos jogos mais sombrios de Zelda, e é essa a parte em que o jogo simplesmente joga tudo no ar, grita "DANE-SE", e começa a ficar mais assustador que um monte de joguinhos de zumbis sem zumbis!!

Acontece também que esta é a última seção do jogo. Isso significa que, depois dela, tudo o que nos resta fazer é ir de cara contra o Skull Kid e a lua. Ainda teremos algo para fazer antes disso, então, não segure seu ar agora... Aliás, mantenha ele bem preso sim, você vai precisar pra essa próxima parte.

É óbvio que eu não faço ideia do que escrever nessa introdução, então, permita-me calar a boca e começar logo isso.

Nossa próxima parada vai ficar lá em Ikana Canyon, uma área que nós já visitamos antes, inclusive, mas que teremos de olhar com todo um detalhe novo. Vai ser bem assustador, também, então, se você é do tipo que se aterroriza fácil, jogue essa parte de manhã.

Mas, antes de nós irmos, creio que já podemos começar E terminar uma sidequest bem curtinha, mas bem bacana, que deverá nos ceder nada menos do que QUATRO pedaços de coração. Também podemos aproveitar a chance para aumentar nosso estoque de bombas. Para isso, carregue com você uns 200 ruppees (carregue também a Big Bomb Bag: ela será necessária pra essa parte, também). Vamos começar logo com isso para, quando nós chegarmos onde precisamos chegar, não ter de sair por aí para ainda resolver mais coisa.

A primeira coisa que você quer fazer é conseguir a Moon's Tear e ir falar com aquele Deku Scrub que mora bem na ala sul de Clock Town. É, aquele chato que sempre te interrompe se você chegar perto demais da flor dele. Fale com ele e entregue a Moon's Tear para que ele vá embora. Ele vai lhe ceder um item em troca.


Com isso terminado, mova-se para o pântano, mais precisamente, a sacada daquela primeira loja, onde conseguimos a câmera fotográfica.


Fale com o Deku Scrub daqui, e, na forma de humano (se você falar com ele como Deku, ele vai lhe ofercer Magic Beans por 10 ruppees), ofereça a ele o item que o primeiro Scrub nos deu. Ele vai ficar feliz pacas e vai voar para longe daquela área.



Aproveite o espaço vago que ele deixou e, assumindo a forma de Deku, utilize a flor para voar para o teto da loja que está do seu lado. Faça isso para pegar o primeiro pedaço de coração da sidequest.


Agora que isso se passou, siga para a frente da vila dos Gorons, nas montanhas. Logo de cara, você deverá ver o Deku de bobeira.


Primeiro, aproxime-se dele no formato de Goron. É essencial que você tenha tanto a Big Bomb Bag quanto 200 rupees com você. Falando com ele como Goron, ele fará a oferta de um Biggest Bomb Bag, pelo valor de 200 rupees E o Big Bomb Bag que você tem em mãos. Aceite essa troca para aumentar o seu estoque de bombas para 40.


Depois de que esse negócio for feito, fale com ele em forma de Deku, e ofereça o item que nos foi dado pelo Deku do pântano. Isso fará com que ele fique super animado e saia do caminho.


Use a flor que ele deixou para ter acesso a uma área bem acima, onde estará o segundo pedaço de coração.


Dessa vez, vá para Great Bay, mais especificamente, o quarto de Lulu. Caso você não saiba, é aquele que tem um Zora que parece que está querendo arrombar a porta.



Entre como Zora. Lá dentro, assuma a forma de Goron e fale com o Deku. Ofereça a ele o item que você recebeu há pouco, e o Deku irá embora.


Aproveite a flor que ele deixou para pegar o terceiro pedaço de coração logo acima de você.


Vamos dar uma parada na busca agora. Nós precisamos ir para uma área nova, se quisermos prosseguir com o jogo, e terminar essa busca. O nosso próximo objetivo ficará a leste, dessa vez. E, adivinha só, precisaremos de uma máscara em particular para entrar. A máscara é a Garo's Mask, que nós mostramos como conseguir aqui. Eu sugiro que você dê uma olhada caso ainda não tenha pego. Cheque esta parte, também, caso você não tenha pego ainda a Song of Storms, que também será essencial. Se já tiver tudo isso, ótimo, siga para o leste e vá montado com a Epona para o canyon.


Depois de pular todas as cercas, você chegará àquela área com um enorme precipício subindo na sua frente. Aproximando-se dele, você será chamado por um carinha que está sentado lá em cima sem fazer nada.

"É também onde o Conde Drácula mora, mas ele não está aceitando autógrafos no momento..."

Usando a Garo's Mask, o carinha vai, inesperadamente, falar que você tem alguma chance e vai invocar uma arvorezinha, sumindo no processo. Use o seu hookshot para chegar até lá em cima (o que significa que a Epona não vem com você... Aww...).


Uma vez na parte de cima do precipício, mantenha-se andando na única direção possível, tomando um mundo de cuidado com os monstros que estão nessa área (eles são difíceis de desviar, e fazem um barulho chaaaaaaaaato).

Quando você terminar o percurso, você chegará no infame Ikana Canyon, um dos lugares mais pirados e assustadores de todo o jogo! GASP!

Esse lugar parece SUPER divertido.
 Existem algumas buscas extras que nós podemos fazer aqui, e eu vou tentar colocar você para ir resolver todas elas em seu devido tempo. Na verdade, pausa aí um minuto, deixa eu explicar como isso vai rolar...
Pra evitar de ficar aquela coisa um tanto confusa do que foi no guia da Great Bay, vamos fazer assim: antes de nós irmos resolver vários detalhes da história do jogo, nós vamos tentar resolver uma sidequest. A boa notícia, é que não será necessário passar por uma imensa fase só pra poder voltar no tempo uma única vez: essa primeira coisa que vamos fazer será rápida, e vai ser relativamente simples de fazer. Depois daí, dificulta um pouco, mas, com esse guia, não é nada ruim.

Primeira coisa que nós queremos fazer aqui é encontrar a estátua da coruja, a fim de podermos ir e vir quando quisermos. Então, siga para aquele píer bem à sua frente. Logo nele, você vai notar dois Octorok's bem chatinhos. Congele os dois com as Flechas de Gelo que você conseguiu no último calabouço, e use-os como plataformas para chegar até a área do outro lado.

Acho que não preciso dizer, mas, não mate nenhum dos dois.
Uma vez nela, use seu Hookshot para mirar e usar as árvores localizadas acima para subir o canyon. Elas não são nada difíceis de achar, já que estão bem expostas, cada uma um pouco acima da outra.

Elas são fáceis de ENCONTRAR e de acertar.
Na última delas, você vai encontrar a nossa estátua de coruja (que eu recomendo fortemente que você acerte), além de encontrar o paradeiro do Tingle. Derrube ele para comprar um mapa dessa área.

Você vai ter que subir um pouco pra catar o Tingle.
Antes de prosseguirmos, vamos terminar aquela busca dos Deku Scrubs, OK?

Depois de acertar a estátua (só reforçando pra você não ter que subir isso tudo do jeito difícil de novo...), caia de volta para a parte de baixo do canyon. Lá, siga para terra firme, e ande para o lado leste da região (ficaria à direita de onde você entrou. Você terá de passar por uma pequena caverna, então, é difícil de perder.

Se a descrição estiver confusa, veja o mapa da imagem como referência.
 Quando chegar do outro lado, seja uma boa pessoa, e fale com o Deku logo à sua frente, em forma de Zora, é claro. Dê o item a ele e, como agradecimento, ele vai lhe dar 200 ruppees! Nossa...


Segure bem esse dinheiro se quiser, mas o nosso objetivo principal aqui é o quarto pedaço de coração, que é perfeitamente acessível com a flor que o Deku vai deixar.


Isso resolve a questão dos Dekus, e deve ter ajudado você a conseguir um novo coração também (eu acho).

[~]

OK, agora, volte para aquela área onde você ativou a estátua da coruja. Quando fizer isso, e prestando mais atenção, você deverá perceber que tem uma festa louca acontecendo bem ali.


Aposto que aquela é a casa do Imhotep aquelas múmias estão atrás de um autógrafo dele!!
U-ahau... Nós... Vamos querer mexer naquilo ali... Não, sério! Só que, não diretamente, é claro... Você deve ter notado que, do lado daquela casa, está o que parece ser o curso seco de um rio, correto? Nosso objetivo agora é seguir naquela direção. Suba o "rio" e você encontrará uma caverna (você vai precisar dar uma boa volta para poder subir, mas, não se preocupe, é bem rápido e autoexplicativo).


Entre lá, e você chegará em uma área muito bizarra... Dando alguns passos para frente, uma cena vai começar e um fantasma vai dar as caras. Ele tem uma das falas mais sombrias e memoráveis de toda a série Zelda, então, eu vou transcrevê-la logo abaixo:


"Este não é lugar para alguém tão cheio de vida quanto você. Ou, você diz que quer se unir aos mortos? Tudo bem... Se é esse o caso, durma gentilmente para a melodia das trevas que o compositor, Sharp, vai tocar e una-se aos mortos."

Com isso, uma música assustadora vai tocar, e toda a caverna vai se encher com uma névoa do mal. Parece bem terrível, não é? Mas, não se preocupe: temos como sair dessa! Toque a Song of Storms assim que você recuperar o controle do jogo, e algo vai acontecer. A caverna vai se encher de água, e isso, por algum motivo, vai afastar o fantasma. No processo, também, os Gibdos que estavam cercando aquela casa voltarão ao chão. Confuso? Música = alegria = vida. Entendeu ? Alguma coisa nessa linha...


Depois de toda essa cena, o foco vai voltar à caverna, onde você vai dar de cara com o fantasma de novo. Então, hora da revelação, vai ser agora que vamos descobrir que ele é irmão do mesmo fantasma que compôs a Song of Storms nesse jogo. Tocado pela música do irmão, ele vai se arrepender e vai dar a você instruções de como salvar Ikana. Aparentemente, nós temos que ir para o templo do lugar, onde está localizada a fonte dos males. Mas, antes que possamos fazer isso, será preciso falar com o rei de Ikana, que está em um castelo por aí. Então, o fantasma vai embora.

Quando a conversa acabar, saia da caverna, e mova-se para perto da casa. Talvez você note que uma garotinha está do lado de fora, olhando para a água.


Chegue perto dela, e ela vai sair correndo para dentro da casa (a propósito, FAÇA isso, não é opcional - senão, você vai ficar preso).
Se você tentar entrar na casa de novo, você não vai conseguir passar da porta, já que alguém vai impedir você.

Então, agora, vai ter um pequeno truque. O que você precisa fazer é ficar longe o suficiente da casa, e esperar (ficar logo atrás da casa também funciona). Na primeira vez, vai ser possível ver a garotinha saindo da casa de novo.


Mantenha-se longe até que ela fique bem afastada da casa e, então, saia correndo pra lá (mas, de novo, não chegue perto da garotinha, senão ela vai voltar e trancar a casa de novo).
Parece um tanto complicado, mas, vai por mim, não é nada muito intimidador.

Quando você conseguir entrar na casa, siga para o andar debaixo (as escadas estão bem à sua esquerda). Pra ser sincero, tem algumas coisinhas interessantes que você pode parar pra olhar aqui embaixo, mas, o nosso foco está naquele armário lá no fundo. Chegue perto o suficiente e BAAAAAAM! UMA MÚMIA!! Ou... Sei lá... O quê...?

EITA NÓIS!
Então, seu objetivo NÃO é lutar com esse cara!! O que você quer fazer é puxar a droga da Ocarina e tocar a Song of Healing pra ele. Fazendo isso, você vai salvá-lo da maldição em que ele se meteu, e a garotinha, chamada Pamela, vai aparecer correndo para abraçá-lo. Isso, certamente, explica muita coisa...


No processo, ele vai deixar cair a Gibdo's Mask.


É, não se trata de uma máscara de transformação, mas vai ser incrivelmente útil para ganhar algo bem grande mais à frente, então, segure-a de boa.




Depois de tudo isso, você pode sair e entrar na casa quando quiser, podendo falar com o cientista e ver o que mais a casa dele tem a oferecer. Só não fale com a Pamela: ela vai te expulsar (por diversos motivos, mas todos eles plausíveis).

[~]

O que nós podemos fazer agora é bem diverso. Primeiro, vamos caçar um pedaço de coração, e, então, vamos explorar a área que deveríamos ficar de olho.

ANEXO: SOBRE OS GIBDOS E O PAI DE PAMELA_____
Você deve estar morrendo de confusão sobre o que raios anda acontecendo em Ikana, não é? Vamos analisar isso com cuidado nas próximas partes, mas, agora, vamos falar rapidinho dessa cena que você acabou de presenciar.
O pai de Pamela é um cientista obcecado pelo sobrenatural. Por isso, ele se mudou para o topo de um canyon mal-assombrado, tem tantos pôsteres de monstros na parede, e, provavelmente, queria ser uma das garotas de Fatal Frame (pra ver os fantasmas, é claro). Um dia, ele fez alguma asneira muito grande, que acabou o amaldiçoando, e o transformando em um meio-Gibdo.
Se você voltar no tempo e usar a Gibdo Mask para conversar com os Gibdos que estão rondando a casa, você ouvirá que eles querem, na verdade, tirar o pai da Pamela de lá ("One of usssssssss."), já que ele foi amaldiçoado e é, tecnicamente, um deles. Assustador, não?
________________________________________________________

O CORAÇÃO DE QUATRO DAMAS______
Na seção superior de Ikana, é possível encontrar uma casa com aquele cara esquisitão lá do precipício. Falando com ele, você pode participar de um minigame bem brabo, e bem familiar, se você jogou Ocarina of Time.


PREÇO: 30 ruppees
REGRAS: A coisa é simples, você deve enfrentar e derrotar as quatro irmãs Poe, no tempo estabelecido. Se o tempo acabar, ou você ficar com apenas três corações, o jogo acaba, e você perde. As irmãs Poe funcionam do mesmo jeito que funcionavam no Ocarina, mas, na eventualidade de você não ter jogado aquele jogo, e, bom, considerando que não se enfrentam muitos Poes em Majora's Mask, vou explicar a estratégia delas.


As três primeiras irmãs são simples o suficiente: faça o Z-targeting, acerte-as com a espada, se afaste e levante o escudo, espere ela ficar visível de novo, e repita até elas caírem.
A quarta e última é um pouco diferente. Ela vai se dividir em várias cópias e vai cercar você. Usando seu arco, atire naquela que fizer um giro completo (de preferência, só puxe o arco quando você souber qual é a que se vira e estar de frente pra ela). Repita isso algumas vezes até que ela caia também.
Se você aguentou o tranco, você receberá um pedaço de coração pelos seus esforços.


_____________________________________

Eu sei que deixei vocês esperando e, pra ser muito honesto, queria evitar ter de fazer QUATRO partes do guia de Ikana, mas, nós vamos ter de parar o guia por aqui. Digo isso porque, na verdade, Ikana tem três grandes áreas, todas elas relativamente longas, e cada uma delas complexa o suficiente para requerer uma parte inteira.
Além disso, fica até mais fácil para se localizar. Nós já pegamos os principais itens para iniciar Ikana, e, também conseguimos encher os bolsos de pedaços de coração. Na próxima parte, nós vamos iniciar o fim do mal de Ikana, pegando um certo item que ilumina as coisas de forma bem perturbadora.

As casas das aranhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário