domingo, 1 de fevereiro de 2015

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 4: A montanha congelada (2/3)



Você lembra da Ice Cavern? Pois é... Piora aquilo umas mil vezes e você tem o nosso próximo destino... Mas, antes que eu comece a reclamar e falar mal e reclamar e falar mal, vamos primeiro andar até lá, né?

Estando bem em frente ao enorme vale de Snowhead, onde um vento exageradamente forte está... ventando...


Assuma a forma de Goron e toque a Goron's Lullaby. Feito isso, todo aquele vento vai se revelar como um Goron invisível e jegue, que vai cair no sono e da montanha (putz...). E, sim, você podia ver ele usando as lentes da verdade. Eu não citei isso por que... Motivos. Ah, sim, dá pra dizer que foi esse Goron que derrubou o Darmani e o enviou, caindo, até sua morte.


Bom, o caminho à frente poderá ser subido de duas formas diferentes.

A primeira requer que você tenha muito controle sobre a habilidade de rolar do Link Goron. Rolando, você poderá chegar perto da torre de gelo do outro lado e ainda subir a enorme ladeira que leva para a entrada do calabouço.

A segunda forma apenas cita que você tem de ir andando, e rolar quando for necessário (leia-se aquela subidinha marota). Dá pra subir aquilo tudo sem rolar, mas isso vai ser demorado e você estará vulnerável às bolas de gelo. Use a Bunny Hood e a Bomb Mask para sobreviver aqui.

Bom, eu vou andando porque se eu rolar, vão acontecer MUITAS quedas.


De todo jeito, entre no calabouço.


Level 2 - Snowhead Temple


ESSE LUGAR....

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRGG..................

Prepare a Goron Mask e a Great Fairy Mask, já que você vai usa-las muito aqui. Essa sala está cheia de White Boes, então derrube-os se estiver a fim... De todo jeito, siga para aquele bloco gigante que está lá na frente.


Empurre-o como Goron e você chegará a outra sala, onde um White Wolfos vai aparecer. Como não precisamos ir a lugar nenhum, cuide dele pra descarregar sua raiva naqueles Wolfos CHATOS que nos importunaram antes.

É só pra aliviar estresse, já que esse babaca não dá nada quando cai.

Derrubando ele ou não, siga pela ÚNICA porta acessível desta área. Chegaremos à primeira sala que vai ter umas fadinhas.
Siga pelo caminho congelado aqui, até aquela ponte. Hmmm, o chão é bem escorregadio, não é? Vamos usar isso para nossa vantagem! Para aproveitar o chão, como Goron, role do chão escorregadio, seguindo pela ponte.


A falta de tração, de alguma forma, vai ajudar você a chegar na fase dos espinhos (segunda fase do período de rolamento) sem se mexer muito. Use isso para sua vantagem e passe por aquele buracão na ponte.

Estando do outro lado, prepare sua mente, porque temos nada menos do que DUAS fadas pra catar! A Stray Fairy #1 vai estar logo abaixo dessa plataforma na parede. Você vai precisar do arco para pegá-la. Caso esteja sem flechas, basta acertar os vasos que tem desse lado da sala (o mesmo onde você está).


Agora, olhe para o outro lado e você deverá ver um pilar no meio da sala, com a Stray Fairy #2 dando sopa dentro dele. Use as Lens of Truth para ver as possíveis paredes invisíveis e atire outra flecha para pega-la, do ângulo apropriado é claro.


Temos duas fadas, então dá pra prosseguir. Comece indo pela escadaria que está logo acima da plataforma onde pegamos a primeira fada.

Nesta nova sala, use a Great Fairy's Mask para conseguir a nossa Stray Fairy #3!

Uau, essa foi rápida!
Livre-se do Bombchu vivo que existe aqui e abra o baú que está nessa sala para receber o Mapa.


Retorne para a sala anterior e siga pela porta pela qual nem entramos.
Chegaremos a outra sala, uma bem grande e bem importante, já que ela é a sala central do calabouço.


A primeira coisa que vamos fazer aqui é cair. Não, você leu direito: cair. Desça por qualquer um dos buracos aqui (ou pelas escadas ao lado da porta a qual acabamos de usar, se você for sem graça).
No andar de baixo, dê uma volta por aqui até você encontrar um botão gigante.


Pressione o botão, na forma de Goron (até porque essa é a melhor forma de fazer isso sem se machucar) e um baú vai aparecer mais adiante. Siga até ele e abra-o para conseguir sua Stray Fairy #4.


OK, agora que já fizemos tudo o que podemos fazer aqui em baixo, mova-se para as escadas (de novo, se você já o fez) e retorne ao andar de cima...
Mova sua bunda de pedra até a porta com bordas amarelas. Aquela ali na imagem:


Da forma que for, assim que você entrar lá, vire para a sua esquerda e você vai achar... um bloco... em cima de outro bloco... A-hã... De todo jeito, na forma Goron ou não, puxe-o para revelar um baú dando bobeira. Abra-o para conseguir a nossa Small Key #1!
Antes de sairmos dessa sala, puxe esse bloco gigante até o outro lado dessa área coberta com neve.


Feito isso, você conseguirá descobrir um baú. Mas, infelizmente, não poderemos chegar até ele ainda... Então, vamos esquecer esse lugar por enquanto e sair daqui de volta para a sala anterior.

Seguinte: nós queremos ir direto pra sala onde damos de cara com o Wolfos branco, lá no começo. Você pode andar aquilo tudo se quiser, mas eu tenho uma ideia um pouco melhor, e que vai facilitar a nossa vida por aqui.
Lá na sala central, procure por essa porta congelada:


Ela fica isolada, então você vai achá-la rápido. Fique perto de uma daquelas tochas e, com seu arco, mire para o gelo, como na imagem:


Atire uma flecha no gelo e, se ela passar pelo fogo (o que é pra acontecer), ela vai descongelar a passagem, permitindo que você siga. Essa é uma forma bem útil de criar um atalho, visto que essa porta nos deixa logo na sala que queremos. Iremos fazer isso com frequência, mas logo teremos uma certa ajuda.
Feito essa zoeira toda, você vai parar na sala do Wolfos. Siga pela porta trancada, usando sua chave recém-adquirida, sim?
Chegaremos em uma nova sala, essa com uns dois Wolfos pra ter de lidar...

EU TÔ TE VENDO, SABICHÃO!
Então, lide com os Wolfos daqui, e abra aquele baúzinho maroto ali. Dentro dele, acharemos a Bússola.
Como essa sala tem muito gelo, e estamos com poucas opções para sair descongelando tudo, siga até a parede rachada que está láááááá no final. Usando uma bomba, ou a Bomb Mask, exploda essa parede.
MAS, antes de prosseguirmos, você deve estar notando uma caixa solitária, em cima daquela coluna, do lado da parede rachada. Se você tiver uma bomba, puxe-a e espere um pouco, atirando quando ela está perto de explodir, na direção da caixa. Dessa forma, a explosão vai acertar a caixa, e a Stray Fairy #5 vai dar as caras.


OK, siga pela parede recém-quebrada, e chegaremos a outra sala, cheinha de gelo. OH NÃO! O QUE PODEMOS FAZER AGORA?!?! Antes de entrar em pânico, olhe para cima, sim?

Oh, olá!
Usando seu arco, atire nessas estalactites, para que elas caiam e destruam o gelo. Lembrando: são duas flechas para derrubar uma delas!
Foque nas que estão mais próximas de você, e, quando derrubar as que puder, suba nos pilares que estão aqui no chão. Feito isso, vire-se para a parede, onde você deverá ver o que parece ser neve... Hein?


Então, aquilo ali indica que temos uma passagem secreta. Usando as lentes ou não, pule de um pilar para outro até chegar lá dentro, onde você achará um baú com nossa Stray Fairy #6.


Show, agora saia daqui e vá para aquela bola de neve gigante que está lá do outro lado. Usando uma explosão ou um soco do Goron Link, tire ela do caminho para descobrir um baú, que conterá a Small Key #2.

Ande para a porta pela a qual ainda não passamos (a que está trancada).

Ah, essa sala é interessante. Use as lentes para descobrir que, lá no teto da sala, existe a Stray Fairy #7, doidinha pra ser resgatada! Atire uma flecha para salvá-la da bolha e use a Great Fairy's Mask para trazê-la até você.

OK, agora vamos fazer o que é preciso fazer mesmo na sala... Prepare a Goron Mask e, com ela, suba naquele pilar amarelado, próxima da porta pela qual nós viemos. Performe um Ground Pound (B, enquanto está segurando A) nele e os pilares vão mudar de posição. Aproveite aquele que ficou bem mais alto e use-o pra chegar do outro lado da sala.

Teremos que ser um pouco rápidos nessa... Siga até o pilar verde que tem desse lado e faça o Ground Pound nele... Isso vai fazer com que outro pilar, na neve, se erga, só que por pouco tempo.
Retorne para aquele pilar que surgiu há pouco (e que nós usamos para chegar desse lado da sala) e faça um Ground Pound nele. Isso fará com que a porta, que ficou inacessível, se libere. Rapidamente, siga para o pilar na neve que cresceu quando acertamos o verde e, dele, pule para o lado da porta onde queremos ir.
Parece um tantinho complicado, mas, assim que você começar a fazer, vai entender direitinho.

Siga pela porta, e nós retornaremos à sala central, só que num andar superior. Em forma de Goron, role pela ponte para chegar ao outro lado, e iremos nos deparar com outro problema. Essa passagem está congelada, então não poderemos seguir... OH NÃO!
Aí, você vai fazer o seguinte: está vendo essa trilha de neve logo ao lado? Pois é... Vamos ter que rolar por ela...


Muito cuidadosamente, role por essa barreira de neve, e chegaremos a outra ponte. Role por ela, ignorando a porta que estará logo atrás de você, e você chegará a outra porta. Ataque as bolinhas de neve se quiser flechas e corações... Precisaremos deles para o que vai acontecer assim que você entrar.

MINI-CHEFE: WIZZROBE


Sim, essa coisa feia é um Wizzrobe, e, sim, ele é um porre. Como nossa espada ainda está em um nível relativamente baixo, vamos usar o arco para lidar com ele.
A ideia é BEM simples: ele vai aparecer, de maneira aleatória, em um desses... botões(?) que estão no chão. Fique aguardando por ele (você vai ouvi-lo chegar, graças a um certo som que ele faz) e, assim que aquela cara azul de Smurf aparecer, dê-lhe uma flechada; mas espere ele aparecer completamente (ou seja, espere ele dançar), senão ele vai desaparecer e ir em outro botão.
Depois de três golpes, ele vai criar três clones que ficarão correndo de um lado para o outro feito um bando de manés.
Ignore toda essa atividade e continue procurando pelo Wizzrobe (você saberá que é ele porque ele continua fazendo a mesma coisa, diferente dos outros, que ficam correndo).
Mais três flechadas e ele baterá as botas!

Com ele morto, um baú NOVINHO vai aparecer. Siga até ele e o abra para conseguir as Flechas de fogo!


Confuso? Deixe-me explicar: nesse jogo, todos os itens de calabouços serão flechas elementais, isso porque você lidará com diferentes tipos de elementos. É... Não espere TANTA variedade assim nesse Zelda.

OK, agora que temos as flechas, é hora de queimar umas calorias. E gelo! Retorne para a sala central e, como Goron, role pela ponte, chegando naquela porta que ignoramos na última parte.
Passando por ela, nós chegaremos naquela sala onde pegamos o mapa, só que na área de cima.

Podemos fazer duas coisas aqui. A primeira é acertar aquele olho congelado na parede para que a plataforma central suba. Isso poderá servir de atalho caso você saia do jogo por algum motivo.
A segunda coisa... Bem, siga até o final dessa parte de cima e, olhando para o lado da parte de baixo da sala, use as lentes.


Sem usar a Bunny Hood, vá pulando por essas plataforminhas, até chegar à mais alta delas, de onde você poderá estar vendo um baú. Abra-o para descobrir a nossa Stray Fairy #8


OK, agora retorne para a sala anterior (usando o atalho que acabei de falar, caso você caia) e retorne para aquela passagem congelada. Pra não ter que rolar por aquela parte de neve (já que você pode fazer um engano e cair), use a passagem que tem bem ao lado. Essa da imagem:


Descongele logo essa área, mas não suba ainda... Se o fizer, descobrirá que a sala de cima está meio que impassável...
Ao invés disso, desça para o andar de baixo (por mais estranho que pareça, eu sugiro que você caia, pra ganhar tempo). 

Saia procurando por uma das portas verdes congeladas dessa área. Qualquer uma serve. 


Descongele-as para ganhar passagem. Nessa área, livre-se dos Freezards, seja com as flechas de fogo ou simplesmente na pancada mesmo. Quando eles forem derrotados, abra o baú para pegar a Stray Fairy #9 e use as flechas para acender as três tochas que estão aqui. Quebre os vasos se ficar precisando de flechas ou magia...


Siga pela porta destrancada e você encontrará um pilar dando sopa. Ao pressioná-lo, uma enorme coluna de pedra vai surgir no meio da sala. Ela será muito, muito importante.

Saia daqui e, antes que façamos mais alguma coisa, siga para aquela sala onde pegamos a bússola. Lembra-se daquela cheia de gelo? Pois é. 

Use as flechas de fogo para derreter os gelos que prendem um bloco e um botão. Pressione o botão para que um baú apareça: nós já já estamos indo pega-lo. 
Pegue o bloco e empurre-o para onde ele está na imagem abaixo:

O chão está congelado, então o bloco vai chegar no seu destino bem rapidinho.
Suba no bloco e, dele, pule para a área onde está o baú. Abra-o para conseguir a Stray Fairy #10


Agora, empurre o bloco para que ele fique na posição abaixo:


Suba nele e passe pela porta, onde chegaremos à sala onde pegamos a primeira chave. Se você empurrou aqueles dois blocos até o ponto certo, eles ainda estarão lá, e servirão de plataforma para que você chegue ao outro lado, onde poderá encontrar a Stray Fairy #11


Daqui, retorne para a sala onde nós conseguimos as duas primeiras Stray Fairies (saia pela outra porta daqui, caia no andar de baixo, e use as escadas para subir e, de lá, poder ir direto pra sala). Puxe as flechas de fogo e elimine todos os Freezards dessa sala. Use também as flechas para derreter aquela parede de gelo que isola um deles. Quando você fizer isso, um baú com a Small Key #3 vai aparecer. 

Prossiga para a sala onde pegamos o mapa e use o atalho para ir para o andar de cima e você dará de cara com a coluna gigante. Assuma a forma de Goron e dê um soco nessa parte azul-clara da coluna. 


Como ela é feita de gelo, a força do soco vai empurrá-la e destruí-la, diminuindo a altura total da coluna. Acerte as duas "rodelas" e suba pela passagem que descongelamos há pouco tempo. 
Lá em cima, destrua uma das "rodelas de gelo". Para alcançar a outra, role pela passagem de neve que está logo ao seu lado direito. Depois que destrui-las, siga para a porta trancada que deverá estar logo atrás de você. 

Derrote os inimigos dessa nova sala para que possamos explorar melhor. Você deverá estar vendo algo na parede que parece com neve, não é mesmo? 


Adivinha só! Aquilo é uma parede falsa. Use as lentes para descobrir que a sua Stray Fairy #12 está escondida ali atrás. Use o arco para salvá-la.
Nessa sala, ainda, use as flechas de fogo para queimar o gelo que está por aí, e prossiga pela nova passagem. 


Chegaremos em uma área onde dois Dinolfos farão uma emboscada. Sabe qual é a melhor parte? As Stray Fairies #13 e #14 estão dentro deles. Derrote-os como fez em Woodfall Temple e as duas vão dar as caras!

Isso é tão feliz que até a imagem ficou até esquisita!!
Saia pela porta daqui e você chegará na sala central novamente. Como não temos muita escolha, pule daqui para a área do meio, onde a coluna gigante ainda deve estar. Caia em cima dela.

Estando aqui, vire-se para o lado noroeste da sala, onde você poderá ver, um pouco abaixo, uma parte da parede com neve... Usando as lentes, você verá que se trata de uma passagem secreta. 


Assuma a forma humana e, usando a Bunny Hood, dê um salto longo (rolando na direção do abismo) para cair lá dentro. Uma forma de ajudar seria puxando a espada e atacando quando estivesse bem perto, justamente pra garantir que você vai cair lá dentro...

Pois bem, abra o baú de lá para conseguir a Stray Fairy #15. Ufa, pegamos todas elas!
Use a Deku Flower para voar até a ponte que estará à sua esquerda e suba as escadas, para que possamos chegar lá no topo da coluna de novo. Estando lá, prossiga para dentro daquela área que está cheia de bolas de neve. Vá as destruindo enquanto passa e suba as escadas ao final.

Chegaremos na parte mais alta do calabouço. Estando aqui, na forma de Goron, role até o outro lado da ponte, onde você deve estar vendo uma Deku Flower. Uma vez lá, use a Deku Flower para voar para aquela área mais completinha, a mesma que vemos na imagem:


Caindo lá, quebre as estalgmites e os potes para conseguir flechas e magia. Então, entre pela única porta que dá pra entrar.

MINI-CHEFE: WIZZROBE 2
Sim, ele de novo! E é mais ou menos da mesma forma que antes... A grande diferença é que ele chamará mais clones para encher o saco. Faça como fez da última vez para dar aquele pontapé na bunda mágica dele. Ah, e as flechas de fogo fazem dano extra. Então...

Quando ele morrer, siga pela porta destrancada e abra o baú daqui para FINALMENTE conseguir a Boss Key. 


Com essa lindeza em mãos, saia daqui pela outra portinha, e chegaremos novamente à sala principal. 

Procure pular daqui direto na coluna de pedra, lá embaixo e, dela, retorne para o lado mais alto (seguindo por aquela área cheia de bolas de neve gigantes e tudo mais). 

Role por essa ponte uma última vez, e siga direto para a porta do chefe: não há mais nada que temos de fazer aqui. Quebre as estalagmites se precisar de magia e flechas e, quando estiver pronto, siga pela porta. 


Rapaz, esse é o bicho-vaca-gente mais feio que eu já vi. 
OK, lá está o chefe, e nós vamos ter que dar um jeito de tirar aquela máscara da cara dele, já que, aparentemente, é disso que estamos atrás nesse jogo...

A primeira coisa que você vai querer fazer é atirar uma flecha de fogo pra descongelá-lo primeiro... Nós não queremos que...

Oh...

Oh... Não...
OOOOOPS!

CHEFE: MASKED MECHANICAL MONSTER GOHT
OK, TALVEZ descongelar um monstro antigo, que aparentemente estava selado, possa ter sido uma má ideia... 
Essa é uma das lutas mais únicas de Zelda, e você logo descobrirá o porque. 
A arena em que vocês estão é circular, e, como uma pista de corrida, dá várias voltas. Goht ficará correndo, praticamente sem parar, na arena e você terá de alcançá-lo se quiser dar-lhe uns sopapos. 
De longe, a única forma de fazer isso é usando a Goron Mask e sair rolando atrás dele. Precisaremos de muita magia para isso, então faça questão de acertar os potes verdes no caminho para recuperar um pouco (não se preocupe, eles sempre retornam). 

VOLTA AQUI SEU BODE VELHO!

Procure chegar na parte do rolamento em que você fica cheio de espinhos e tente acertar o Goht enquanto estiver nessa forma. Claro, o bichão não vai deixar barato, e fará o possível para te pegar também, seja, usando uns raios de luz, trovão, pedras e até fazendo estalactites cair. Qualquer pancada que você levar vai resultar em parada imediata, forçando você a ter de retornar à segunda fase do rolamento. 
À medida que a luta for seguindo, Goht vai ficar com mais recursos e mais criativo: atirando bombas ou parando e atirando raios de eletricidade na sua direção. Nem preciso dizer o que acontece se você for pego, certo?
Quando acertá-lo, você pode acabar dando sorte, e derrubando ele, deixando MUITO vulnerável ao ataque. Nessa ocasião, fique rolando em cima dele o tempo todo, o que vai arrancar muita coisa da vida dele! Para derruba-lo dessa forma, você terá de acertá-lo enquanto estiver no ar, o que é meio perigoso, mas que vale o esforço.

Existe uma outra forma de derrotá-lo, mas ela é MUITO lenta. Para fazê-lo, você deverá ficar logo na área de entrada, para ficar fora do caminho dele e, sempre que ele passar, atire uma flecha de fogo nele. Essa tática é mais segura, mas vai demorar cerca de doze horas do jogo: é tempo pra burro. Além disso, de vez em quando, você terá que ir atrás dele, já que ele parou pra ficar atirando raios, então... 
Eu recomendo a primeira operação: ela é mais rápida, com mais ação, MUITO mais divertida, e testa seus reflexos e habilidades. A segunda é muito, muito chata... Sem mais.

O que indica o dano que ele está sofrendo são as faíscas que ficarão aparecendo na traseira dele: quanto mais faíscas, melhor! Além disso, fique atento aos truques dele: quanto mais ele atirar em você, mais perto você estará de fazer AQUELE churrasco!
Quando ele morrer, pegue o Heart Container e, em seguida, os Goht's Remains.



Depois disso, seremos levados de volta aquele lugar sem noção, para falarmos com o segundo gigante. 

É nessa hora que eles vão revelar que são os guardiões de Termina.


Depois de algumas perguntas sem resposta, a primavera finalmente chegará à montanha, já que, como nós matamos o Goht, o inverno acabou... De alguma forma...


Mas, ei, antes de você ir fazer qualquer coisa, nós temos que entregar as Stray Fairies, lembra?! 

Retorne para perto do calabouço, onde nós tivemos que tocar a Goron's Lullaby e tudo mais. Você encontrará o Goron de antes, sentado, e, se falar com ele, vai descobrir que ele não fazia ideia do que estava fazendo até aquela hora. Uau, cara...

De qualquer jeito, prossiga para a torre, montanha ou seja lá o que raios aquele calabouço era. Na parte de baixo dele, antes de você subir para a entrada, dê a volta e você vai achar isso aqui:


Entre aqui para encontrar o lugar onde vamos deixar as fadas. Lá dentro, as fadas vão se unir e formar outra Grande Fada, essa aqui sendo de cabelo verde. Estranho.


Essa é a Grande Fada da Sabedoria e, por você ter ajudado-a a voltar ao normal, ela vai dobrar a sua magia! Que demais, cara!


A morte do Goht libera várias coisas importantes para nós, duas das quais se provarão essenciais no futuro. Como é muita coisa, e essa parte já ficou bem grande, deixaremos tudo isso para a próxima parte do guia. 

Se você quiser voltar ao tempo aqui e agora, eu recomendo, até porque agora nós temos duas vezes mais poder mágico, o que acaba ajudando na luta contra o Goht (que terá de ser refeita para que possamos aproveitar as coisas). 

Pois bem, na próxima parte, nós vamos resolver uns assuntos pendentes na montanha, o que inclui uma bomba mais poderosa e... Uma espada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário