segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Segredos de Hyrule: O Skull Kid (Parte 1)



Estava eu batendo um papinho relativamente inocente semana passada, a respeito daquele nosso artigo de Biografia do Skull Kid (eu vou colocar a URL dele na seção Para Ler mais, não se preocupem), quando uma pergunta muito interessante surgiu:
"Ué, mas não tem um Skull Kid lá no Twilight Princess?"

Diante dessa pergunta, minha mente implodiu com as diversas possibilidades que ela abria. Claro, eu já sabia que tinha um Skull Kid no jogo e, sim, eu sempre achei que ele não era o mesmo presente no Ocarina of Time e Majora's Mask (até porque isso já ia ser fan service demais...). Inclusive, até surgiu um comentário lá no artigo que levantou essa hipótese também.

Eu já imaginava que o Skull Kid de Twilight Princess iria precisar de um artigo que explicasse quem raios ele era. Mas, aí, surgiu um problema: não há material para fazer uma "biografia" inteira do personagem... Vendo que nós teríamos de cair direto no reino da especulação, decidi analisar nesse artigo aqui alguns pontos:

1. O que são os Skull Kids, só pra ajudar a localizar, mesmo...

2. Porque ele não é o mesmo Skull Kid do N64;

3. Qual a sua função dentro da floresta;

4. Não sei ainda, eu queria quatro tópicos, mas só pensei em três até agora... Então...
Comecemos com o tópico 1.



De acordo com uma fonte que está sempre certa e ponto final, os Skull Kids são criados quando crianças se perdem dentro das Lost Woods. Mas aí, antes que eu forme um pensamento, você chega e pergunta: "Mas, Davi, estamos tratando de três jogos diferentes. Tem certeza que essa 'origem' pode ser atrelada a todos eles?"

A pergunta é excelente, e minha resposta é: sim. Vejamos porque.

Por favor, não esqueça que Majora's Mask é uma sequência direta de Ocarina of Time, o que torna os mitos de ambos ou extremamente similares ou idênticos. De maneira semelhante, as roupas dos Skull Kids nos jogos são idênticas, o que melhor baseia a teoria.

Quanto a Twilight Princess, ele se trata de uma sequência indireta de Ocarina of Time e, de acordo com aquela linha do tempo confusa pra caramba, é o jogo que vem diretamente depois de Majora's Mask, mesmo que, cronologicamente falando, trata-se de um intervalo de várias gerações. Com isso em mente, ou seja, os três jogos estando na mesma linha, e sendo tão próximos entre si (vale lembrar, também, que o Hero's Shade de TP É o Herói do Tempo), então a origem dos Skull Kids contada para Ocarina of Time vale para os outros dois.

Continuando o raciocínio, Skull Kids são crianças perdidas na floresta, que sofrem essa alteração física. Como toda boa resposta, ela acaba gerando mais perguntas... E todas elas podem ser respondidas, mas apenas por respostas especulativas... O que? Você achou que chegaríamos a algo definitivo aqui? Ha-ha, quem me dera... Bom, eis as perguntas:

1. Como assim, perdidas? E por quanto tempo?

2. De que tipo de crianças estamos falando? Hyruleanas, descendentes de Hylias, ou o que?

3. Kokiris contam como crianças?

Vamos por partes...

Quando se fala de perdidas, acho que a melhor alternativa seria ficar preso em um lugar, sem a menor noção de como sair dele... Imaginemos então que essa criança foi abandonada na floresta, ou se perdeu de seus pais e ficou na floresta, mas sem achar o caminho de volta.

Também estamos falando de alterações físicas, já que um Skull Kid, só de olhar, não parece muito com sua típica criança humana, ao menos não em termos de pele, textura e rosto. Com isso em mente, podemos imaginar que o tempo que a criança tem de estar perdida deve ser o suficiente para que seu corpo comece a se tornar parte da floresta, sua pele passando a ser de madeira, e coisas do tipo. Digamos, alguns anos...

Mas, aí, você, que é uma pessoa chata, me interrompe de novo:

"Mas, Davi, você está esquecendo do fato de que, em alguns anos, as crianças crescem e se tornam adolescentes! Isso não iria contra o fato de que o Skull Kid tem que ser uma criança?"

Aí, eu respondo: você está absolutamente certo, corujinha! Realmente, em termos biológicos, as crianças cresceriam antes de se transformar. É nesse momento que um detalhe muito importante entra em jogo: não estamos falando de uma floresta qualquer. Considerando a quantidade de propriedades mágicas que ela tem, é seguro dizer que o único palco florestal em que isso poderia acontecer são as Lost Woods. Isso explicaria o fato de que não existem Skull Kids em qualquer lugar de Hyrule, nem em todos os jogos (visto que, em alguns deles, as Lost Woods estão sob uma aura diferente).
Com esse novo detalhe em mente, e considerando a mágica que cerca as Lost Woods, não acho que seria absurdo dizer que a floresta, através da magia, impede o crescimento da criança, lentamente tornando-a parte de si. Uma vez transformada, podemos especular, a criança perde o interesse em sair da floresta, sentindo-se parte dela e feliz em seu novo lar.

HORA DA ESPECULAÇÃO_______________________________
Pensando nisso, me veio à memória o fato de que os Skull Kids, nossas crianças transformadas pela magia da floresta, não se sentem à vontade perto de adultos. Ora, sabemos que é rara, para não dizer impossível, a presença de adultos nas Lost Woods; mas, nós também sabemos que, caso se percam na floresta, os adultos acabam se tornando em Stalfos... Seria então que os Skull Kids (que nós não podemos taxar como monstros devido à sua simpaticidade perante crianças) temem não exatamente os adultos mas, sim, o que eles vão se transformar estando na floresta?
Sabemos que um Skull Kid em particular não tem problema com adultos enquanto ele está fora da floresta. E também conhecemos outro que "testa" o adulto que ele encontra, mas cessa fogo ao ver que aquele adulto é mais do que parece... Então, é possível que eles apenas enfrentem ou sejam hostis perante possíveis futuros Stalfos... Isso, ou eu estou apenas analisando demais um obstáculo que os desenvolvedores colocaram só por colocar... Bem, voltando à teoria...
_______________________________________________________

Estando felizes com seu novo lar, os Skull Kids passam a praticar certas atividades, sendo a mais expressiva delas o toque de flauta. Eles costumam não fazer muito mais do que isso, mesmo... Apenas tocam flauta... Nesse caso, porque alguns (dois deles, em particular) possuem ou apresentam atributos que não vemos nos outros?

Depois de certa análise, eu consegui chegar a uma certa conclusão, que, por favor, não deixa de ser uma especulação daquelas.
Talvez, quanto mais tempo o Skull Kid passa nessa forma e quanto mais ele se mostra um só com a floresta, mais habilidoso e mágico ele fica, podendo controlar alguns elementos dela ou outros... O que quero dizer é que, talvez, os Skull Kids ganhem seus atributos mágicos com base no tempo e na satisfação que eles tem com sua forma. Alguns deles também parecem poder aprender o segredo para se mudar de dimensão, que é o que o Skull Kid de Majora's Mask sabe fazer; outra habilidade notável é o controle de diversos "bonecos", todos oriundos e controlados pelo que poderiam, muito bem, ser os galhos das árvores (ou o poder da música), coisa que vemos o Skull Kid de Twilight Princess fazer. Essas seriam as duas habilidades "especiais" deles.

No caso do Skull Kid de Majora's Mask, nós podemos ter uma ideia de quantos anos ele tem, analisando sua história de fundo no jogo. Nela, é revelado que ele viu os quatro gigantes se afastarem do centro de Termina para os quatro cantos. Só o fato de ele protagonizar uma história que foi parar em um livro de folclore já indica que ele passou dos cem ou duzentos anos, talvez chegando aos milhares. Isso explicaria a sua capacidade "superior" de mudar de dimensões à vontade. Devo lembrar que a máscara não tem nenhum dedo nisso, visto que, na história, o Skull Kid viu a divisão dos gigantes e saiu de Termina ANTES de pegar a máscara. Ele só foi adquiri-la no período entre os eventos de Ocarina of Time e Majora's Mask.
Mas e o Skull Kid de Twilight Princess? Quantos anos ele teria? Vamos analisar isso com cuidado. Sabemos que ele é capaz de controlar diversos bonecos de uma vez, seja através da música que ele toca em sua corneta ou através das árvores (ou através dos dois) mas, espera um momento aí... Eu disse "corneta"... Isso mesmo; por algum motivo misterioso, ele toca uma corneta, e não uma flauta como os outros Skull Kids... Seria ele de uma outra geração? E, nesse momento, outra pergunta surge: por que ele está sozinho na floresta? Por que não existem outros?

Antes de olharmos isso, eu gostaria de chamar a atenção de vocês para uma habilidade que todos os Skull Kids parecem ter: a de desaparecer ou, pelo menos, ficar invisível. Depois de tudo o que falamos aqui, até agora, acho que podemos entender o porque de essa habilidade ser tão "comum" entre eles... Já que os Skull Kids são parte da floresta, sua capacidade de desaparecer seria uma forma de camuflagem, fruto do conhecimento que eles tem da floresta (como se conhecessem a si mesmos) e de suas cores serem semelhantes às das árvores. Como um camaleão, eles se confundem com seus arredores, e são tão bons nisso que realmente ficam invisíveis.

Antes que possamos responder a essas perguntas, ainda existem aquelas que nós estabelecemos como essenciais para responder de onde vêm os Skull Kids. Não se preocupe, iremos ter tudo imaginado a seu tempo (até porque, isso vai ser de extrema importância para o segundo tópico).

A minha segunda pergunta, caso você não esteja lembrando agora (mas você DEVIA), era para saber que tipos de crianças têm de estar perdidas para que elas formem um Skull Kid. Após uma análise, eu percebi que não temos muito chão para andar aqui. Nunca vimos um Skull Kid cujo formato lembrasse um Goron ou um Zora, por exemplo. Na verdade, nunca nem vimos um Goron ou Zora nessa fase. Aliás, vimos Zoras, que parecem girinos, mas Gorons... Uh...

O que quero dizer é que, por questão de semelhança física, teremos de pensar justamente nos habitantes mais comuns de Hyrule: hyruleanos, ou os antigos hylia. Ambos os casos são válidos, visto que Skull Kids tem vidas muito longas (se a idade do Skull Kid de Majora's Mask nos mostra alguma coisa). É difícil incluir as outras raças visto que elas não andam com frequência em locais como florestas, e cada uma tem um habitat tão distante e tão diferente. Fico até triste em dizer isso, mas teremos que nos contentar com a aparência dos Skull Kids, que é claramente antropomórfica.

OK, feito isso tudo, falta apenas uma pergunta, mas eu meio que a respondi por acidente já... Na pergunta anterior, perceba que eu citei Zoras e Gorons como exemplos de criaturas que não poderiam ser Skull Kids (mesmo que tenhamos pouca evidência). Por que eu não falei sobre criaturas como os Dekus, que claramente provam ser capazes de sociedade, tem diferentes ciclos de vida e moram na floresta, podendo se perder nela? Ou, melhor ainda... Por que não foram citados Kokiris?

Eu vou ser bem honesto logo de cara e dizer que uma das especulações que eu criei aqui era a de que o Skull Kid do Twilight Princess era, na verdade o Mido, sob a desculpa de que ele sabia tocar a Saria's Song e usava um instrumento diferente. Mesmo que ambos os motivos não sejam nem um pouco bons, o que jogou essa teoria fora foi o seguinte: Mido é um Kokiri e, como tal, ele é "imune" às forças mágicas da floresta por já fazer parte dela! A melhor prova que eu tenho comigo é justamente a Kokiri que faz parte da sequência de trocas do Ocarina of Time. Ela fica dentro das Lost Woods, e é ela quem alerta Link de que, se ele se perder na floresta, ele se tornará um Stalfos. Considerando que, caso criança, Link correria o risco de virar um Skull Kid, por que raios ela continua parada lá dizendo aquilo? Meu palpite é de que ela não corre perigo nenhum, visto que ela é um Kokiri, um ser das florestas, e, portanto, imune às suas magias (ao menos às do gênero que estamos falando aqui).

Mas, aí, você pode me perguntar (de novo):
"Davi, se for assim, por que o Link não virou um Skull Kid no começo de Ocarina of Time? Ele não era Kokiri, então devia ter virado um por ter passado tanto tempo na floresta (praticamente o mesmo tempo que passaria se estivesse 'perdido')."

É um bom argumento, não vou negar. Mas, Link não ficava dentro da parte "perigosa" das florestas de Hyrule, leia-se Lost Woods. Sua morada era em Kokiri Forest, uma floresta sobre a guarda da Great Deku Tree e protegida pela sua influência e magia.
Dentro dessa teoria, eu não consigo deixar de imaginar que o que "cria" os Skull Kids é próprio das Lost Woods e das Lost Woods apenas, não estando presente em nenhuma outra floresta.

Com tudo isso, podemos confirmar que os Kokiri, apesar de terem a fisiologia de crianças, não contam como crianças... Ao menos não quando se fala de poder tornar-se em Skull Kids...

Falamos, falamos e falamos, tudo isso só pra restabelecer o mito do Skull Kid e colocá-lo sob perspectiva! Pro artigo não ficar muito grande, que tal dividirmos ele em partes, hã?
Não se preocupem, não vai demorar pro resto sair (diferente de outro artigo). Isso é apenas pra poder recuperar o fôlego mesmo (isso e vocês devem estar cansados de ficar me aturando)... Na próxima parte, finalmente vamos tratar do Skull Kid de Twilight Princess, falar sobre quem ele é, ou deveria ser, analisar sua função e tentar responder as perguntas que foram criadas aqui.

Para ler mais:
- Biografia: Skull Kid (Majora's Mask)
- O mistério de Ikana
- A teoria Stone Tower of Babel

Nenhum comentário:

Postar um comentário