quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 4: A montanha congelada (1/3)



Então, você deve estar se sentindo no topo do mundo! O céu é o freaking limite! Você vai dizer que está super empolgado para continuar a jornada e ir logo dar um tapa na cara do Skull Kid, né?! Bom, segure seus cavalos porque, antes disso, vamos primeiro dar uma "aprimorada" no nosso arsenal. Tem muita coisa pra ver, então, relaxe...

Calma você também, Tatl! Temos coisas pra fazer!

A primeira coisa que vamos fazer aqui é fazer um test drive mais apropriado nesse arco maravilindo que você tem aí... E isso, claro, será apenas o começo dos diversos mini-games que vamos fazer na cidade. Dessa história, sairemos com dois pedaços de coração e uma aljava bem maior.

Vamos começar com a aljava. Considerando que você está em Clock Town, no primeiro dia ainda, siga para a área leste da cidade. Procure por uma loja que tem aquela cara de Octorok nela e entre. Você chegará no primeiro mini-game de tiro ao alvo.


_SHOOTING GALLERY____(Preço: 20 Rupees)___
Esse aqui é um mini-game bem alto explicatório. Tudo o que você precisa fazer é acertar os Octoroks vermelhos com seu arco. Sempre que você acertar um, você ganha pontos. No entanto, vão aparecer, também, um bando de Octoroks azuis também, e acertá-los fará você PERDER tempo! OH, TRAGÉDIA!

Se você quiser sair daqui com um prêmio, você terá de acertar 40 octoroks vermelhos e evitar os azuis a todo e qualquer custo. Não é exatamente difícil, mas você tem que estar prestando atenção! Feito isso, você terá acesso a uma aljava maior, que lhe permite carregar 40 flechas.


Detalhe especial: em vezes consecutivas, acertando todos os 50 octoroks vermelhos vai lhe render um pedaço de coração!
_________________________________________________________

Quando terminar com ele, procure por uma casa com um rosto feito de alvos, ainda nessa parte da cidade. Esse é um dos dois mini-games diários nos quais você pode participar aqui em Clock Town.


_HONEY AND DARLING'S SHOP_________(Preço: 10 rupees [por dia])_
Pequeno detalhe, se você quiser fazer esse mini-game, vai precisar da Bomb Bag... Cheque o anexo que está na parte 2 do guia para saber como pegar o Big Bomb Bag logo de cara.
Esse é um caso muito raro em que a primeira parte é, de longe, a mais difícil de todas... No caso, você estará nessa plataforma que fica girando, e tem que acertar os alvos nas paredes com Bombchus! Como a plataforma é giratória e se move de cima para baixo, você precisará cronometrar bem quando for soltar um Bombchu. O truque é esperar que ela chegue ao chão e soltar o Bombchu caso um alvo esteja na sua frente. Claro, essa é minha tática, e ela nem sempre vai funcionar...
Procure prestar atenção e criar uma estratégia própria pra sair dessa!
No dia 2, você deverá atirar bombas dentro das pequenas cestas que estão nas paredes. Isso é, de longe, muito mais fácil do que sair mirando e cronometrando Bombchus. Tenha noção de espaço que você sobrevive a essa também.
No dia 3, tudo o que você precisa é de uma boa mira. Use o arco para derrubar os alvos que estarão ao seu redor. Simples assim... Se você fizer certo, nem vai precisar se mexer!
Ao final do terceiro dia, você sairá com um pedaço de coração!
_________________________________________________________


Depois que você "sobreviver" ao primeiro dia, siga para a área norte. Procure por uma Deku Flower e use-a para entrar no cercado que existe bem próximo dela (ou, você pode simplesmente subir o cercado como o Link "humano"). Desça pelo buraco e siga o caminho para encontrar o segundo mini-game diário.


_DEKU SCRUB PLAYGROUND_____ (Preço: 10 rupees [por dia])_
Os três dias do mini-game são idênticos: flutue de plataforma a plataforma pegando o dinheiro. É perfeitamente "fazível" em um minuto ou menos. Tenha paciência, mas saiba ser ousado... Meça bem as distâncias entre cada plataforma e cronometre suas saídas com calma, estudando os padrões se for necessário.
Você ganhará um pedaço de coração no terceiro dia.
________________________________________________________

OK! Agora que nós conseguimos essa zoeira toda, e, imaginando que você esteja ainda no primeiro dia, siga para a área inicial do pântano (aquela onde você achou o Tingle). Quando chegar lá, mais ou menos perto de uma árvore ~do mal~, você deverá notar que o caminho se divide em dois, não é mesmo?


Siga pelo caminho da esquerda (que é o caminho pelo qual você, muito provavelmente, não foi). Ao final do percurso, você encontrará uma cabana. Entre lá e fale com o cara daqui de dentro para começar OUTRO mini-game!


SHOOTING GALLERY________________________


Esse mini-game é auto-explicativo. Mire e atire. Você só precisará acertar praticamente todos os inimigos da tela. Estude o padrão deles e veja qual é a melhor ordem para acerta-los. Procure mirar também nos que estão mais afastados, para ganhar mais pontos. Saindo daqui com 2500+ pontos, você ganhará a maior aljava!
________________________________________________________

Depois de mais esse mini-game, siga para a região norte de Termina, perto da montanha. Ande pelo desfiladeiro, onde está tudo coberto de neve e tem uns Dodongos chatos perambulando. Entrando do oeste (lado do mar), você deverá encontrar um buraco perto de uma das... árvores? Cogumelos? Argh, não sei, uma daquelas coisas altas.

AHÁ 2000: a sequência que foi direto pra DVD e você nem sabia

Desça por ele e enfrente os Dodongos que estão aqui dentro. Derrotando os dois dará a você um novo pedaço de coração!

Olá senhores. Eu soube que vocês tem um pedaço de coração por aqui! É verdade?

Retorne à cidade e continue com os minigames que você iniciou, sendo estes o segundo e o terceiro dia.

OK, com essa zoeira toda, nós agora podemos FINALMENTE CONTINUAR! Volte ao primeiro dia e saia da cidade pela ala norte.


Estando de frente para a montanha, pule no desfiladeiro com neve. Siga em frente e você deverá encontrar um caminho que leva para mais perto da entrada da montanha. Suba por ele e você encontrará um aglomerado imenso de gelo!

É só subir por aqui! Essa área está, literalmente, em frente à cidade. Não tem como errar!


Antes que você pire e se desespere por não conseguir passar, puxe seu arco e mire para aquela estalagmite que está bem acima de todo o gelo. Ela é bem característica, e acho que a Tatl ainda vai lhe apontar pra ela. Atire duas flechas nela para liberar caminho.

Mire e atire duas flechas. É o suficiente pra derrubar aquilo ali.

_MAS EU SOU ALÉRGICO A MONTANHAS!________________


Se você seguir em frente, chegará em uma região cheia de neve, mas relativamente fácil de atravessar. Não existem segredos aqui, já que tudo o que você tem que fazer é explodir bolas de gelo gigantes quando precisar. Use as bombas ou a Bomb Mask para prosseguir.


Ao final desse percurso peculiar, você chegará em um lugar novo: a Mountain Village. Existe muito pouco que podemos fazer aqui, então a primeira coisa que eu quero que você faça é ir ativar a estátua que está aqui por perto.


Depois que o fizer, siga para o lado leste da vila, onde você encontrará outra passagem.



Chegaremos ao que, uma vez, foi um lago. Nessa área aqui, você vai poder se comunicar com o Tingle, e pedir o mapa da região (no caso, Snowhead). Além disso, existem alguns Wolfos brancos em cada ilha, mas nenhum deles é capaz de te acertar se você simplesmente seguir andando, sem parar; então, nem precisa se preocupar com eles. Com o mapa ou não, siga para a passagem do outro lado das ilhas.

Chegaremos a outra área de interesse, a vila Goron. Sim, eles tem uma vila. Sim, ela está aqui. Sim, eles estão morrendo de frio. Sim, você está fazendo essas perguntas.
No entanto, não há muito o que podemos fazer com eles aqui. O problema é que precisaremos dar uma passada na vila de todo jeito, então...



Você deverá estar vendo um Goron sozinho bem no meio da neve. Fale com ele e peça para que ele abra passagem para dentro da vila. Como está muito frio, ele vai fechar a porta em pouco tempo, então teremos de ser um pouco rápidos. Mas, antes que você se preocupe, basta pular por essa passagem que tem bem ao lado de vocês, que você cai de cara na porta, sem erro.  Faça isso e entre na vila.

Pule bem aqui...

....e vire 180 graus!


Assim que você chegar na vila, você será recebido por um dos choros de bebê mais conhecidos da série Zelda (talvez por ser o único). Todos os Gorons daqui não conseguem nem tirar as mãos dos ouvidos (que eles não tem) porque o choro é muito alto.

Sem perder muito tempo, suba toda a vila até você chegar em uma sala isolada lá no topo. Lá dentro, você vai encontrar a fonte daquele barulho quase insuportável: um bebê Goron chorando. Fale com ele para descobrir que ele sente saudades de seu pai e, por isso, ele está sendo tão... Enfim...



Depois que falar com ele, saia da vila.

A propósito, se você está pensando em pular essa parte, eu digo logo pra você mudar de ideia. Entenda: em alguns momentos, nós vamos fazer uma coisa que EXIGE o conhecimento do bebê chorando por falta do pai. Se você não fizer isso, o Link não vai saber que isso rolou e a história do jogo não vai pra frente. Obviamente, se você tem um segundo save, tem que fazer isso do mesmo jeito... Uma besteira, eu concordo.

Agora, siga para o outro lado dessa área. Você vai saber onde é por dois motivos:

1. Tem uma sombra, aparentemente sem motivo, parada aqui.

2. AQUELACORUJAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRGH!


Elas sim, mas você...

Fale com Kaepora II e ela vai lhe direcionar para seu próximo objetivo (diga "Yes" quando ela perguntar...). Como ela vai fazer isso? Muito simples! Voando e soltando as penas dela no penhasco...


Faça o contrário do que o seu senso comum está dizendo e pule na direção das penas que ela solta, uma por uma. Você estará pisando em plataformas invisíveis, e parece que está voando no penhasco. A-ham...

ISSO NÃO É NORMAL!

Siga a trilha das penas até aquela caverna solitária do outro lado.

Lá dentro, abra o baú para conseguir as Lens of Truth!


Se você teve um bom avanço em Ocarina of Time, com certeza lembra dessas belezinhas! Sua função é simples: elas revelam coisas invisíveis. Parece algo bobo, mas, vai por mim, a utilidade vai compensar os poucos usos.

Inclusive, já podemos começar a usa-la agora mesmo!  Quando você sair da caverna, use as lentes para revelar as plataformas pelas quais nós saltamos antes. Siga por elas até o outro lado.

OOOOOOOOOOHhhHHHHHHhhh...


_SE TEM ALGO ESTRANHO... NA SUA VIZINHANÇA... QUEM VOCÊ VAI CHAMAR?______
Lembra daquela sombra que eu falei? Pois é, olhe para ela usando as lentes e você vai encontrar um OH GOD! UM FANTASMA! RÁPIDO, LIGUEM PARA OS-oh, espera...

BAN-DAN-DAN-DAN-BAAAAAAAAN-DAN-DA-DA-DA-DA-DAN!

Fale com o fantasma sem nome, que vai ficar surpreso por estar sendo visto por alguém e vai pedir a você que o siga. E o que nós fazemos com fantasmas estranhos que aparecem e pedem que nós os sigamos? Nós os seguimos, é claro! Senso comum? O que é isso?


Siga o fantasma esquisitão por essa área e pela próxima. Apenas fique perto dele e, sempre que ele chegar no final de cada área, aproxime-se um pouco mais para que ele possa seguir em frente. Você pode economizar muita magia (gasta com as Lens of Truth) se apenas usar as lentes quando ter que "interagir" com o fantasma, ou seja, quando tem de se aproximar dele pra ele continuar andando; nas outras ocasiões, desative as lentes e siga apenas a sombra dele.

Quando vocês retornarem à vila, acompanhe-o até vocês chegarem em um pequeno lago, onde ele vai subir um penhasco, aparentemente impossível de subir.

Posso começar a chorar?

Considerando que você ainda tem um pouco de magia sobrando, use as lentes para descobrir que essa parede de gelo esconde uma escada ~invisível~. Ela é cheia de voltas e coisas do tipo, mas não é nada impossível de perceber...
Siga essas direções enquanto estiver subindo e o caminho se ramificar: direita, esquerda e direita.

FINALMENTE! FORAM SEMANAS SUBINDO!

Estando no topo do penhasco, se aproxime do fantasma e ele entrará em outra caverna. Não estamos fazendo mais nada, então siga atrás dele.


Dentro da caverna, fale com ele para descobrir que seu nome é Darmani III, um corajoso e poderoso guerreiro Goron que, quando foi enfrentar um demônio que estava na montanha, foi puxado pelo vento e caiu num desfiladeiro... Aí ele morreu e virou um fantasma, porque ele não tinha nenhuma fadinha rosa, eu acho...

O que eu sei é que ele está cheio de arrependimentos e tristeza e, por isso mesmo, não pode sair para a pós-vida. Ele acredita que você, por sua mágica, pode ser capaz de ajudá-lo a "curar" seus sofrimentos. Huh...

Caso você ainda não tenha notado, é pra tocar a Song of Healing aqui. Quando você o fizer, uma cena relativamente tocante vai aparecer, e o poderoso Darmani vai ser capaz de mudar de plano, só que deixando algo para trás: uma máscara.







É nesse momento que você receberá a próxima máscara do jogo: a Goron's Mask.

Antes que você passe muito tempo apaixonado loucamente por ela, ponha-a logo na sua cara para que possamos ir progredindo aqui.

Ê carinha linda.

Quando você estiver usando-a, siga para perto do enorme pedestal de pedra onde Darmani estava. Puxe-o para trás e a sala inteira vai se encher de água... quente. 




Use um pote que você tenha e pegue um pouco dessa água. 

Aviso: essa água quente VAI esfriar depois de um tempo. Parte de mim acredita que ela esfria sempre que o ponteiro troca de hora, mas não tenho certeza quanto a isso... Não que importe muito, já que nunca aconteceu comigo! HA!

Saia da caverna e retorne para aquele lago congelado.


_HORA DE DORMIR, PEQUENO GORON_____________________
Uma vez no lago, novamente, desça para a água congelada e siga para perto da última "ilha". Procure por uma bola de neve que é bem maior do que as outras.


Como Goron, dê um soco nela para que ela seja destruída, e um... Goron... muito, muito, muito feio... congelado vai aparecer.

Que Goron feio e... Oh... Droga...

Derrame nele aquela água fervente que nós pegamos há pouco, e ele será descongelado.


Ainda estando vivo, ele vai tentar continuar seu caminho para o topo da Snowhead, já que ele também ficou sabendo que a "festa" toda tava acontecendo lá. Na forma de Goron, fale com ele. Ele vai se assustar por um momento e achar que você é só uma ilusão, porque vai confundir você com o falecido Darmani, e vai tentar ignora-lo.

Então, é nessa parte que o conhecimento do bebê chorão entra. Se você NÃO falou com o bebê, então o Goron aqui nem vai prestar atenção em você, e você não vai sair do canto.
Se você falou, então é aqui que tudo começa a ficar interessante.

Link vai dizer ao Goron que seu filho sente falta dele. Depois de alguns conflitos paternais, ele vai lhe ensinar o começo de uma nova música (já que ele não consegue lembrar do resto).




LULLABY INTRO: A, >, <


Quando você tiver essa música em mãos, corra de volta para a vila Goron, e vá direto ao bebê. Na forma de Goron, toque a introdução da música e o bebê, sendo o menininho adorável que ele é, vai completar. É aqui que toca uma das músicas mais legais da série Zelda, e que explora uma relação que vemos muito pouco na série: a de pai e filho.



GORON'S LULLABY: A, >, <, A, >, <, >, A



Ao terminar de tocar a música, o bebê vai imediatamente cair no sono, junto de todos os outros Gorons da sala (putz, isso que é efeito, hein?). Ok!


Estamos quase na hora de ir para o calabouço, mas tem duas coisas que podemos fazer logo. Para a primeira, vamos aproveitar que estamos aqui na vila.

[~]

_DON GERO'S MASK____________________


Lá na vila do começo da montanha, você deve ter passado por um Goron que se tremia de frio e estava preso, né? Bom, podemos salvar esse Goron agora!

Na vila dos Gorons, use um Deku Stick para acender todas as tochas apagadas do lugar.

Nenhuma das tochas está escondida, mas eu recomendo que você dê uma voltinha rápida pela vila para garantir que sabe onde todas elas estão. Ah, sim, e use a Bunny Hood para garantir que vai chegar na última antes da primeira apagar!
Você pode usar a sala onde o bebê está para conseguir o fogo. Quando todas as tochas forem acesas, um grupo de vasos, suspenso no ar, vai começar a girar.


Como Goron, vá até a sala do bebê e, em cima daquele "tapete" vermelho, comece a rolar (pressionando e segurando o botão A). Role do começo do tapete até o outro lado, pulando pela ladeira que está ao final do percurso; muito provavelmente, você vai acertar um dos vasos que está girando. Fique os acertando até que caia uma pedra na forma de um pedaço de carne.


Quando ela cair, pegue-a (na forma de Goron, é claro) e saia da vila.

O que? Você achou que eu tava de brincadeira? Tava não, você realmente tem que levar essa coisa na marra.

Ande cuidadosamente da vila Goron até a vila da montanha (lembrando que os Wolfos das "ilhas" são muito lentos para te acertar, então basta ignorá-los).

Leve a pedra até o Goron preso. Quando estiver perto dele, jogue a pedra para ele e ele conseguirá sair de lá.

Tava com fome, hein rapaz?

Como prêmio, você será perguntado se não estava morto e vai receber a Don Gero's Mask! A utilidade dessa máscara ainda vai demorar pra aparecer, então seja paciente, sim?


_SUBINDO SNOWHEAD___________________________


Muito bem, siga pelo outro caminho da vila da montanha, o mesmo que nós ainda não fomos (aquele perto da estátua da coruja). Você chegará em uma área que vai exigir o uso do Goron Link, então seja bonzinho e vire um Goron!

ROLL LINK, ROLL!

Não existe segredo aqui: role. Role o máximo que puder, se controlando pra não cair até chegar ao outro lado... Basicamente isso...

Nosso objetivo está logo ali!


Quando chegar do outro lado, acerte a estátua da coruja aqui e, se quiser, volte ao banco, ponha seu dinheiro e salve o jogo. Daqui pra frente, poderemos acessar durante qualquer horário, em qualquer momento.

[~]

Nenhum comentário:

Postar um comentário