domingo, 18 de janeiro de 2015

Desenvolvimento de personagens: Moblins

Dentre os que mais mudam de rosto estão os Moblins e os Bokoblins que, na sua maioria, são tratados como os principais serviçais de inimigos como titio Ganny e companhia. Depois de um tempo sem ter o que fazer, comecei a me perguntar se os diferentes rostos animalescos que esses inimigos recebem tinham algo mais do que só estética no meio. E, bom, o resultado dessa pesquisa você vai encontrar aqui!

Nesse artigo, em particular, veremos o design dos Moblins, começando com o primeiro Zelda e partindo dele até o Wind Waker.



Acho que todos já sabem que os Moblins, na sua primeira aparição, tinha uma cara canina, lembrando muito os populares buldogues.

Buldogues, na cultura pop, são geralmente retratados como animais valentes e ferozes, sendo adicionados, humoristicamente, como cães irritados com tudo e que adoram morder o carteiro ou qualquer outro infeliz que chegue perto do seu jardim em desenhos animados.

O Spike é um dos mais famosos buldogues do mundo, e ele cai bem nessa descrição... Pelo menos que eu me lembre.


Curiosamente, os Moblins são bem agressivos também... Eu sei que todos os inimigos do primeiro Zelda são agressivos até certo ponto, mas esses aqui são os mais "interessados" em ver você cair, visto que são capachos do Gannon (sic), e também são mais civilizados do que as demais criaturas, que são animais silvestres apenas (exceto os Zoras, aqueles chatos).

Os Moblins, na série animada. 

Nos jogos, eles eram desenhados com o nariz de porco, mas o resto da cabeça é bem canino.

Mas, os buldogues são agressivos?

Diferente do que os desenhos nos fazem pensar, os Bulldogues são animais incrivelmente gentis e pacientes. Pela minha grande e extensiva pesquisa, são animais que gostam de ficar em família, e são capazes de se apegar muito aos humanos (e nós a eles, porque d'aaaaaaaaaaaawwwwwwww....).
Mesmo com sua aparência relativamente intimidadora, eles são super amigáveis...

Com essas informações, eu fico me perguntando porque o visual deles foi adotado para as encarnações dos terríveis Moblins! Vou especular que isso tenha se dado ao fato de os Bulldogs serem uns dos principais representantes da espécie canina. Além disso, como eu disse antes, eles têm uma aparência relativamente intimidadora, especialmente para pessoas que não gostem de cães... Vai ver também que os Moblins só adotaram o rosto porque ele daria medo a qualquer um se fosse pintado de azul escuro e fosse colocado em um corpo antropomórfico... Vai saber...



Outro ponto pode estar relacionado à típica "lealdade" da raça, como eu citei antes. Os Moblins não são conhecidos por sair fugindo de lutas, e, mesmo vendo seus colegas caírem, eles continuam em frente, talvez em nome do grande Gannon (sic... de novo), a quem eles devem prezar muito. Isso, obviamente, pode ser comparado com o apego e amor que os bulldogs dão às suas famílias.

De todo jeito, esse visual deles é mantido sem alterações no Zelda II, mas sofre uma mudança drástica em A Link to the Past.
Ao invés de serem bulldogs, eles agora são... porcos? Mas, hein?


Acho que isso não é tão difícil assim de explicar... Como todos nós sabemos, o visual de Ganon é muito consistente, e, pelo menos até hoje, sempre é mostrado como um suíno. Sim, já vimos um javali, e tudo mais (seja ele quadrúpede ou não), mas o que mais aparece é o de um porco grandão.
Os Moblins, sendo eles seus lacaios, devem seguir essa "moda", sendo porquinhos também. Tem que combinar com a roupa do chefe, né?

Eles serão porcos em Link's Awakening também, embora a "variação Bulldog" apareça no jogo... E tem uma terceira... Daquele que te dá o bumerangue... E também tem o chefe deles, que sequestra o BowWow... Uhhh... Será que existem diferentes subespécies de Moblins...? Ou "Moblin" é apenas um termo usado para se referir a esses tipos de soldados?

Uau, isso aqui já está virando material da coluna Segredos de Hyrule! Então, antes que as teorias comecem a povoar a minha cabeça, e a gente comece a pirar aqui, vamos considerar que existem diferentes subespécies.

O formato canino, apesar de esquecido em A Link to the Past, vai ser trago de volta em Ocarina of Time. A coisa é que os Moblins são menos... Bulldogs. Estão mais com cara de Pug se me perguntar. Ou melhor... Uma mistura de Pugs com porcos... É, isso faz sentido.


Assumindo ser esse o caso, descobri que a raça dos adoráveis pugs é, assim como os bulldogs, muito gentil e carinhosa, embora possa ser bem preguiçosa.

Se formos ver em termos simbólicos, essa transformação faria um enorme sentido! Os Moblins de Ocarina of Time só aparecem em uma única área o jogo inteiro, mantendo a rotina de patrulha o tempo todo, sem sair nem nada. Verdade, eles são bem agressivos, muito chatos, até; mas, de maneira simbólica, parece fazer sentido.

Aww, não faz essa cara! Eles só são parecidos com você de cara, rapaz... Você é um bom menino!


A próxima aparição dos Moblins, pelo menos NOVA, foi em The Wind Waker. Nossa última parada do dia. No jogo, eles retornam ao estilo de suínos, com patas de porco, rabo de porco e cara de porco. Uau... Só não chamo de "Chovinista" porque... oh... droga, já chamei.


O que é interessante nessa nova "encanarção" é que os Moblins passaram a ser usados como alívio cômico, também. A pelagem deles, no entanto, é digna de atenção... Se você parar para analisar, deve notar que eles não são cor-de-rosa como tantos outros porcos. Além disso, eles possuem presas, na parte inferior da boca, o que lembra muito os porcos do gênero Babyrousa.

Outro ponto interessante deles nesse jogo é que nós descobrimos que eles são capazes de sentir afeição por seres humanos. Isso pode ser confirmado pelo jamais visto Moe, um Moblin que, de alguma forma (bizarra e muito, muito confusa) aparenta gostar de uma jovem garota chamada Maggie. É tanto que ele escreve uma carta a ela dizendo que "gosta tanto dela que quer comê-la no jantar"... Arrã... Você pode dizer que ele está sendo bem literal, mas eu acho que isso é uma forma de dizer que ele gosta muito dela, tanto que a comparou com um delicioso jantar...
Putz, eu estou tentando ver mais do que aparenta existir em uma carta escrita por um monstro-porco fictício... Será que devo me internar?

Uma coisa que todos podemos concordar, no entanto, é que essa carta abre muito espaço para que possamos falar sobre a inteligência dos Moblins.

Durante os anos iniciais da série, quando Zelda não era limitada a apenas videogames, os Moblins eram constantemente mostrados como seres capazes de fala e de raciocínio, embora fossem um bando de idiotas. Hoje em dia, eles são apenas um bando de idiotas e nada mais... O mundo não parece dar muitas voltas, não é?

Grato aos sites Zelda Wiki, Zelda Wikia, Tom and Jerry Online e Wikipedia pelas imagens

Para ler mais:
- O que é coragem?
- Curiosidades e referências #11
- Biografia: Ganon

Nenhum comentário:

Postar um comentário