quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DdUdH: Seria Zelda U uma sequência de Ocarina of Time?

A essa altura, você deve saber que eu acho o Ocarina of Time um dos melhores jogos de todos os tempos, já que tudo o que ele faz é lindo e maravilhoso.
Um dos pontos que o Ocarina introduziu na série Zelda foi o mito do Herói do Tempo, que é o mais famoso de todos os Links, e que é sempre confundido com os demais heróis de Hyrule (muita gente diz que o Link do primeiro Zelda era o Herói do Tempo, quando não era o caso). Mesmo não sendo o protagonista do maior número de jogos, o Herói do Tempo deixou uma marca muito profunda na série Zelda, não só sendo aquele ao qual todos os heróis que vieram depois tentaram se igualar, como também sendo o responsável por alguns dos acontecimentos mais cruciais dentro da franquia. Putz, dependendo se ele vive ou morre a linha do tempo se altera... Isso é o suficiente para dizer que ele é importante.

O que me incomoda nessa história toda é que nós nunca tivemos um esclarecimento a respeito do que aconteceu com ele.
Ele chegou a encontrar a Navi? Que outras aventuras ele viveu? Será que ele conseguiu entender a arte da pescaria?! Vai me dizer que ele acabou casando com a Ruto?!

São perguntas como essas que me deixam pirando e desejando que uma terceira história feita com ele fosse criada. Não precisaria ser algo sobre "como ele morreu", nada disso. Só uma terceira viagem com o Herói do Tempo...


Aí, me aparece aquele trailer do Zelda U e, nele, eu percebi algo bem interessante. Olhando para o Link que vemos no jogo, eu pude observar como ele parecia habilidoso, mais do que o normal. Ele nem está usando as roupas verdes, mas já derruba um monstro com muita facilidade, usando nada menos do que um arco.
Foi aí que a minha mente, que já foi analisada por vários psicanalistas, mas todos eles saíram pirados, começou a fermentar uma ideia... E se o Zelda U fosse, na verdade, um Ocarina of Time 3?


ANTES que você feche essa página, deixe-me explicar onde estou baseando meu argumento. Ora, se as pessoas dizem que a Hyrule do jogo pode ser a mesma do primeiro Zelda, porque isso que eu estou dizendo é tão impossível? (Embora a teoria das Hyrules seja bem possível.)

A primeira coisa que eu gostaria de comentar é a habilidade e uso do arco no trailer. Mas, aí, você pergunta: MAS DAVIIIIIIII! TODOS OS LINKS JÁ USARAM ARCO! POR QUE ISSO É TÃO IMPORTANTE NESSE CASO?

Primeiro, por conta da maestria e forma de uso. O arco parece ser uma arma muito importante dentro do jogo, ainda mais com aquela "flecha especial".



Link se mostra muito confortável com aquele arco em mãos. Muito mesmo. Ele é capaz de mirar enquanto está no ar com muita precisão, indicando ser um arqueiro de vários anos (contrário a ficar parado ou se mexer no chão, como é o caso de todos os jogos da série).
Se você lembrar bem, praticamente todos os maiores quebra-cabeças dos templos de Majora's Mask aproveitam o uso do arco e de diferentes tipos de flechas.
É mais do que possível dizer que, durante a jornada em Termina, o Herói mais do que treinou o uso do arco, e explicaria o porquê de ele estar tão confortável com a arma no trailer.

Você também pode notar que o arco terá grande importância quando Link estiver montando no cavalo (que, talvez por engano, talvez não, já foi chamado de Epona, pelo próprio Miyamoto, até). De maneira semelhante, o Herói do Tempo usava o arco quando montado na sua égua.

Mas, aí, você pode se alertar para o fato de que o Herói do Crepúsculo também era capaz de fazer isso. Na verdade, ele podia usar bem mais itens de uma só vez. Eu acho que esse é um ponto crucial e, se você realmente pensou nisso, parabéns, você está conectando bem os pontos!

É verdade, o Herói do Crepúsculo (vulgo Link do Twilight Princess) sabe fazer isso e mais. Jogando fora a ideia de que isso foi apenas uma comodidade, para deixar o jogo mais confortável e dinâmico ao jogador, temos dois pontos a analisar.
O primeiro é que o Link do TP, antes de se tornar herói, era um vaqueiro. Ele estava acostumado a montar em cavalos, o que explicaria a facilidade que ele tinha de usar diferentes itens enquanto mantinha controle de Epona.
O que tira ele da reta nesse novo jogo é, mais ou menos, a idade especulada do novo herói. Se analisarmos bem (e torcendo pra que as aparências estejam de acordo), o Link de Zelda U parece mais jovem do que o de TP, parecendo estar nos estágios finais da adolescência (uns quinze, dezesseis anos), enquanto o Link de TP aparenta estar nos dezenove, talvez já nos vinte. Seria bem anacrônico colocar uma versão mais nova do Link de TP salvando Hyrule, ou em uma aventura em grande escala. Tipo, eu adoraria um TP 2, mas não faria sentido assim...



É também a suposta idade do novo herói que me dá fôlego para sustentar a ideia de que ele seja o Herói do Tempo. A idade e a pose. Vamos começar com a idade.
O último jogo em que vimos o Herói do Tempo em toda a sua glória foi Majora's Mask, onde ele ainda era uma criança! Ele pode, muito bem, ter crescido (se livrando das suas roupas no processo, talvez porque ele queria evitar atenção) e continuado vagando por Hyrule, como o aventureiro bonzão que ele é. É também seguro dizer que ele estaria um pouco mais jovem do que era quando salvou o mundo pela primeira vez como adulto (coloca aí uns... cinco, seis anos depois dos eventos de Majora's Mask).
O que me ajuda na ideia do "evitar atenção" é o fato de que ele está usando um capuz. Primeiro Link que eu vejo fazendo isso... Não sei bem porque, mas isso pode refletir o fato de que ele não quer ninguém reconhecendo o seu rosto.

O que melhor apresenta isso é a sua pose toda. Geralmente, o herói Link é tratado como inexperiente em combate, e ele sempre está com sua roupa verde (ao menos em teasers).
Aqui, o uso do capuz, assim como o seu estilo carregando o arco, fazendo todos aqueles saltos, e atirando flechas (lembrando que ele segura duas de uma vez enquanto atira uma delas no trailer), revelam que ele é muito experiente nesses tipos de combate, aprendendo várias técnicas e truques com o passar dos anos, além de mostrar certa maturidade. Se considerarmos que o Herói do Tempo se manteve vagando pelo mundo, isso explicaria toda a sua habilidade.

Apesar de não termos visto muito da cara do "novo" herói durante o combate, toda essa pose dele passa o ar de certa maturidade. Mais uma vez, a confiança que ele passa, junto com a habilidade e calma, todas apresentadas no trailer, dão a entender que ele já passou por várias situações difíceis antes; e qual Link foi o que, de fato, amadureceu antes do tempo e teve uma vida, supostamente, mais longa do que a dos outros? Ninguém menos que o Herói do Tempo, que voltou a ser criança, mas com uma mentalidade de adulto (isso é até apresentado no estilo dele em Majora's Mask).

Existem outros pontos que vocês podem estar analisando. A roupa azul do personagem, que bate de frente com o Herói dos Ventos, do Wind Waker, pode acabar provando ser mais importante do que é, mas, com os detalhes presentes, creio que há a possibilidade de isso se tratar de um Ocarina of Time 3!
Eu posso estar muito bem exagerando pacas aqui (isso sempre é uma possibilidade), mas eu realmente acho que o que estou dizendo faz sentido, nem que seja bem pouquinho.
Seria muito legal ver uma nova entrada com o Herói do Tempo e, mesmo que isso não aconteça nesse próximo Zelda, que seja algo que possamos ter no futuro!
Mas, sendo sincero por um minuto, é bem provável que isso tudo que eu escrevi seja apenas sonho. Eu não me surpreenderia!

Mais um detalhe: alguém pode dizer que as Hyrules são diferentes demais para se tratar de uma sequência. Nesse caso, eu gostaria de apontar para dois detalhes:

1. Zelda II é uma sequência direta do primeiro jogo e os dois acontecem na mesma Hyrule, mas os panos de fundo do jogo são desenhados de formas completamente diferentes;
2. Existe a possibilidade de a Hyrule de Zelda U ser aquilo que o Link não explorou em Ocarina. Eu tenho certeza que o mundo de Hyrule é bem mais vasto do que aquele apresentado no Ocarina of Time.

E vocês? Acham que isso faz sentido? Minha tese deve estar cheia de buracos, mas, ei, se der pra sair uma discussão bacana, já tá valendo! O que vocês acham que vai ser tratado no Zelda U?

Nenhum comentário:

Postar um comentário