Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Majora's Mask e a teoria dos 5 estágios

Majora's Mask foi um dos maiores clássicos da franquia Zelda, não é a toa que os fãs pedem tanto um remake em HD. Porém, existe uma teoria que reforça que o universo e os personagens de Majora's Mask foram criados a partir de uma hipótese criada pela psicóloga suíça Elisabeth Kübler-Ross, popularmente conhecida como Os Cinco Estágios da Dor. Essa hipótese diz que quando uma pessoa passa por uma perda de uma pessoa querida, ela é obrigada a passar por 5 estágios para enfrentar essa dor da perda, esses 5 estágios são : Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação. Mas oque isso tem a ver com Majora's Mask, leia o resto desse post, e eu vou explicar tudo detalhadamente.



Primeiramente, eu vou explicar oque significa cada um dos estágios, pois eles serão importantes pra entender o resto dessa teoria:

Negação : Nesse estágio, a pessoa se recusa a acreditar no que aconteceu, e que pessoa tão querida por ela ainda está viva.

Raiva : Quando começa a acreditar que tudo isso é verdade, a pessoa começa a sentir uma raiva enorme do que aconteceu, e ás vezes coloca a culpa em uma pessoa que não tem nada a ver com isso.

Negociação : Quando a raiva passa, ela procura negociar com outras pessoas, e principalmente consigo mesmo, tentando reverter oque aconteceu, normalmente, nesse estágio, a pessoa começa a acreditar que um milagre vai acontecer, e que aquela pessoa vai de alguma forma voltar da morte.

Depressão : É o estágio onde a pessoa fica deprimida e desanimada, muitas vezes se isolando.

Aceitação : O último estágio, quando a pessoa aceita totalmente oque aconteceu, vê que aquela pessoa não vai voltar, e que ela deve continuar sua vida.

Não esqueça esses estágios, pois eles serão muito importantes para entender a teoria.


Link a procura de Navi, em Lost Woods
Vamos lembrar que no final de seu antecessor, Ocarina of Time, a fada de Link, Navi, se separa dele, e no ínicio de Majora's Mask, Link está vagando por Lost Woods em busca dela, oque se assemelha muito com o primeiro estágio da teoria, Negação, pois Link procura Navi mesmo sabendo que não vai encontrar, a partir disso podemos ver que Link está passando pelos 5 estágios da dor, e pessoa querida que ele perdeu foi sua fada.



Quando Link chega em Termina, podemos ver mais um sintoma do estágio da Negação, os moradores de Clock Town se recusam a acreditar que a lua está realmente caindo sobre a terra, e preferem se preparar para o carnaval que vai acontecer.



Após passar do estágio da negação, Link volta no tempo e vai para a região de Woodfall,onde entra no estágio da Raiva. Lá ele encontra o Rei Deku, que também passou por uma perda, o desaparecimento de sua filha, e que está passando pelo estágio da raiva, e inclusive está colocando a culpa em um pobre macaquinho, que ele diz ser o culpado pelo desaparecimento de sua filha, e isso é um dos sintomas do estágio da raiva, depois de Link ir ao templo de Woodfall e resgatar a filha do Rei Deku, ele enfrenta o chefe Odolwa, que também tem uma cara de raiva, oque demonstra que Link realmente está no estágio da raiva.


Rei Deku enfurecido pelo desaparecimento de sua filha.

O chefe do templo de Woodfall, Odolwa.


Após passar do estágio da raiva, Link vai para Snowhead, e lá encontra a tribo Goron, que está de luto pois seu lider Darmani morreu. Após algum tempo, Link encontra o fantasma de Darmani, que pede para que Link o traga de volta a vida para salvar sua tribo. A partir daí percebemos que Link se encontra no estágio da Negociação. Link não consegue traze-lo de volta a vida, mas tocando a música Song of Healing, consegue transformar seu espírito em uma máscara, para assim poder se transformar no líder, e realizar os desejos que Darmani não conseguiu cumprir enquanto estava vivo.


Darmani, o líder arrependido.
Ao passar desse estágio, Link chega em Great Bay, onde encontra Mikau,um Zora, guitarrista de uma banda, morrendo na beira de uma praia, após tentar recuperar os ovos de sua namorada Lulu, que depois da perda de seus ovos, se isolou e ficou muda, oque representa o estágio da Depressão.


Mikau e Lulu


Mikau

Quando Link chega em Ikana Canyon, ele entra no estágio da Aceitação, e aceita que aquele é seu destino, e que ele e Navi nunca mais vão se encontrar. Agora ele não tem mais nenhuma tribo para salvar, nem de Dekus, nem de Gorons, nem de Zoras, encontra-se completamente sozinho, e pronto para enfrentar seus próprios desafios, e inclusive aprende uma nova canção, Elegy of Emptiness, que cria cópias de Link, para ele não se sentir tão sozinho. Existe algumas partes do Stone Tower Temple que Link vira o templo de cabeça para baixo, oque simboliza que Link está revertendo a situação.


Depois disso Link aceita tudo que aconteceu, porém não foi contado se 
Link voltou para Hyrule ou se encontrou 
Navi, mas quem sabe algum dia descobrimos isso?  
Talves com uma sequencia direta do Majora's 
Mask, isso só o futuro dirá.


E você? 
Acredita nessa teoria? 
Poste nos cpmentários!

Um comentário:

  1. Essa teoria anda circulando bastante na Internet, e de formas bem variadas. Mas, eu devo dizer, de todas as versões, essa que você falou é a que faz mais sentido. A ideia da perda da Navi, de alguém querido, não de outra zoeira. Também gosto como você não deixou de relacionar os estágios de dor com os habitantes de Termina também. Mandou bem! :D

    Ah, e se você não comenta que a máscara do Odolwa tem expressão de raiva e faz relação com isso tudo, eu nunca ia notar. xD

    ResponderExcluir