segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 1: Introdução

Fala pessoal! Cá estamos nós com o detonado muito pedido e muito aguardado de The Legend of Zelda: Majora’s Mask.
Diferente do detonado de Ocarina of Time, esse aqui vai ser um guia básico, mais focado em como chegar em determinadas partes do jogo e passar do principal (além de conseguir todas as máscaras) do que conseguir todos os itens, como os pedaços de coração. Nesse caso, eu creio que um guia separado seja de mais ajuda. Isso não só me permite escrever esse guia com mais frequência, sem ter de me preocupar em sair pesquisando coisas que eu, admito, não sei, como também deixa o guia menos pesado e mais fácil de pegar. Mas nada temam! Iremos atualizar os guias já existentes com as informações desse aqui e, obviamente, faremos os guias de pedaços de coração e de potes logo após concluirmos esse detonado (ou durante o mesmo, depende da demanda).

Então, sem mais delongas, comecemos o nosso guia para pegar a Máscara de Majora!





Parte 1: Introdução
- Skull Kid, Tatl e Tael



O jogo começa com uma cena um tanto longa... Nela vemos Link, após sua aventura em Hyrule, cavalgando lentamente por uma floresta. Ele parece ter viajado por muito tempo, e parece estar cansado.


Observando-o, estão duas fadas. Uma branca e outra roxa. Elas fazem sinal uma para outra e se afastam. 

Enquanto Epona para um momento, e Link aproveita para olhar seus arredores, as duas fadas aparecem e assustam a égua. Link acaba caindo no processo e desmaia por um momento.


Nessa hora surge um Skull Kid mascarado. Satisfeito com o trabalho das fadas, ele vai se aproximar e vasculhar as roupas do jovem herói para ver se encontra algo de valor.



Ele acaba achando a Ocarina do Tempo, um item de extremo valor, tanto pessoal quanto universal, na verdade. Curioso com ela, ele começa tocá-la e ri a cada som que sai. Tael, a fada (ou fado?) roxa, tenta brincar também, mas é repreendido por Tatl, sua irmã, a fada branca.


Eventualmente, Link acorda, e vê o que está acontecendo. Skull Kid escapa dele montando em Epona que, assustada novamente, começa a correr. Link pula e se segura na perna do Skull Kid...

Com isso, ambos são levados em uma viagem bem desconfortável para o interior da floresta.

Finalmente, Skull Kid chuta Link para fora do cavalo e foge com ele para dentro de uma caverna.
Link lentamente se recompõe, e, você finalmente ganha controle...


Nessa primeira área, aproveite a oportunidade para ir se adaptando aos controles. Caso você tenha jogado Ocarina of Time recentemente, não deverá sentir muita diferença...
Aproveite também para usar sua espada nos arbustos e adquirir alguns rupees (dinheiro)...


Quando você terminar de se acostumar com os controles, siga para dentro da caverna.


Aqui dentro, também existem alguns arbustos. Corte-os se assim preferir, também para ganhar uns rupees...


Quando terminar, tente subir pelos troncos cortados daqui. Suba do mais baixo, e vá seguindo para os que são um pouco maiores.


Finalmente, passe pela entrada do outro lado...




Mais uma cena... E nela, Link entra na primeira ideia de “inferno” que teremos durante o jogo... Para resumir as coisas, Link encontra Skull Kid e as fadas novamente... Ele se livrou de Epona, e agora amaldiçoa Link, dando a ele o corpo de um Deku Scrub.



Sem dizer como quebrar a maldição, ele vai embora... Tatl, a fada branca, não consegue acompanha-lo e fica presa com você.


Sendo a dama que ela é, Tatl vai EXIGIR que você abra a porta pra ela!

Antes de fazermos isso, vamos dar uma checada nos controles de Deku Link... Ele funciona de forma um pouco diferente da que você deve estar acostumado, já que ele não pode usar uma espada, nem rolar...


Quando você se acostumar com os controles (e cortar os arbustos daqui para conseguir mais rupees), siga para a porta onde Tatl está e abra-a (apenas pressione o botão A na frente dela).


Com isso feito, prossiga pelo corredor... Ao final dele, Tatl vai dar as caras novamente. Ela vai pedir desculpas de forma bem... chata, e se auto proclamará como sua parceira! Bom, não há espaço para discussões, então, que seja.


Aqui, você tem a opção de ir ao chão e pegar AINDA mais rupees...


Se você saiu cortando arbustos desde o começo, você deve ter agora uns 15 rupees (ou até mais, dependendo da sorte).

______________Nova habilidade: Planar por flores (Deku Link) ____________________


Todas as formas especiais de Link terão uma habilidade ou outra que ajudam a explorar melhor o mundo ao seu redor. Neste caso, é a habilidade de planar por flores. Sempre que você encontrar uma flor gigante, suba nela e pressione e segure o botão A. Feito isso, Deku Link vai afundar na flor.


Quando ele abrir a boca e um pequeno vapor sair dele, solte o botão A. Link vai surgir no ar com duas flores menores em seus braços.


Essas flores permitem que você plane brevemente pelo ar. Use isso para sua vantagem e para cobrir caminhos bloqueados por enormes abismos. Mas não esqueça que isso é por tempo limitado. ________________________________________________________________________

Agora, suba em uma das flores gigantes. Pressione e segure A para que Deku Link afunde em uma delas... Solte A para que ele saia com duas flores em mãos e use-as para planar por um tempinho. Use isso para sua vantagem e plane para a porta do outro lado.



Passando pela porta, você chegará a uma área cheia de buracos e poucas áreas de pouso... Daqui, você deve estar vendo um baú à distância... Use uma das flores daqui para ser levado até lá. Abrindo o baú, você conseguirá algumas Deku Nuts.


Agora, quando você estiver planando, poderá pressionar B para soltar uma delas no chão!



Agora, tente seguir para o lado à direita, onde você deve ver uma passagem junto de uma... árvore? Use as flores para planar até lá, sim?


Ao chegar perto, Tatl vai lhe falar um pouco das mecânicas do Z-Targeting, que eu acredito que você já tenha entendido completamente a esse ponto...


Chegando do outro lado, dê uma checada na árvore. Tatl fará um comentário de como ela parece um pouco com a forma que você tem agora... Isso e ela irá falar que a árvore parece tão triste, como se fosse chorar a qualquer momento...

Depois dessa, prossiga caminho...


Link vai passar por um corredor retorcido, semelhante ao que vimos em certas partes de Ocarina of Time e, finalmente, você chegará a uma área cheia de água e engrenagens... Curioso...



Siga pela ladeira aqui, e você chegará ao ponto mais alto.



Tentando sair pela porta, você será interrompido por uma risadinha. Parando por um momento, você conhecerá o Happy Mask Salesman, ou Vendedor...



De maneira curta, ele dirá que esteve seguindo você e que ele precisa de sua ajuda para recuperar um item que foi roubado dele pelo Skull Kid... Pelo que ele diz, uma máscara...
Ele logo explica que lhe recompensará transformando você à sua forma real quando você pegar o que você perdeu. A Ocarina?


Ah, mas isso já seria bom demais, não é mesmo? O problema é que ele diz precisar sair daquele lugar em três dias, já que ele é muito ocupado (aham, sei...).


Pouco depois disso, ele vai lhe deixar seguir em frente. Sem mais delongas, passe pelas duas portas gigantescas...


- Três dias em Clock Town



OK, uma coisa que preciso explicar de antemão é como a mecânica de tempo funciona... Quando você pisa para fora de dentro da torre do relógio (era onde você estava), um tipo de relógio vai aparecer no canto inferior da tela...

Esse relógio conta as horas e mostra em qual dos três dias você está... Cada hora passa no que lembra mais ou menos uns 30 ou 40 segundos... Por conta disso, você deve saber manejar seu tempo. Poderemos manipulá-lo no futuro, mas agora não dá... Então, aproveite essa chance para viver com ele...
Ah sim, outro detalhe... Quando o relógio tocar nas 6h da manhã do que seria um quarto dia, o jogo vai acabar! Fique muito atento para não ser pego de surpresa. O tempo aqui é seu maior aliado e maior inimigo (do mesmo jeito no vestibular, na verdade...).

Bom, estando aqui na cidade, você tem cinco áreas para explorar... Tatl vai mencionar que poderemos receber ajuda da Great Fairy da cidade.



Poderemos encontra-la logo de cara na verdade... Caso você esteja interessado em ir falar com ela, basta seguir para uma caverna na área norte da cidade... Mas, você não poderá fazer muito lá...



Antes de irmos pra lá, vamos seguir para a região ao sudoeste da cidade... Da torre do relógio, você deve ter visto uma pessoa mascarada saindo de lá.

Tome cuidado com o cachorro branco daqui (ele não é muito fã de Deku Scrubs), e siga pela passagem que a pessoa mencionada fez...


Uma vez lá (o local se chama Laundry Pool), você deverá estar vendo uma fada sobrevoando a água. Como Deku Scrub, você pode dar 5 pulos consecutivos na água... Use essa vantagem para pegar a fada... Ela dirá que é parte de um grupo maior, e que precisa de sua ajuda para chegar até a fonte no norte... *



Pois bem, estando com ela, siga para a área norte da cidade (a entrada fica bem atrás da torre do relógio).

Nessa área, você vai encontrar alguns personagens relativamente importantes para nossa aventura. O primeiro deles é um homem completamente vestido em verde, chamado de Tingle.


Falando com ele, ele vai contar um pouco da história dele e como ele sonha em se tornar uma fada. Estranho, eu sei...
Após o papo dele, ele vai oferecer alguns mapas... Infelizmente, você vai ter de pagar por esses aqui. Se não me engano, o mapa da Clock Town (que é onde estamos) está por 5 rupees. Supondo que você tenha essa quantia no bolso, pague-a a ele. Você vai receber o Map of Clock Town. Com isso, pode terminar de conversar com Tingle.


O outro personagem importante daqui é um garoto que fica atirando em um balão... Não tente falar com ele agora. Faremos isso em outro momento. Por enquanto, siga para a caverna que está logo atrás dele.
Lá dentro, você deverá encontrar um grupo de fadas pequenininhas semelhantes àquela que você acabou de pegar. Tatl vai ficar chocada com a forma que a Great Fairy tomou... Quando você se aproximar o suficiente, a fadinha que estava com você vai se unir às outras, e elas irão se fundir, e se transformar na Great Fairy.


A Grande Fada vai explicar que ela ficou daquele jeito por causa do Skull Kid. Para lhe recompensar, ela vai lhe dar um Magic Meter, e lhe ensinar a arte de cuspir bolhas.



______________Nova habilidade: Bolhas (Deku Link)____________________
Todas as formas especiais de Link possuem uma habilidade específica. Além da habilidade de planar, Deku Link agora pode atirar bolhas. Para fazer isso, pressione o botão B, e o jogo ficará em primeira pessoa. Então, pressione e segure o botão B para que Link crie uma bolha com sua boca. Quanto mais você segurar o botão, maior vai ficar a bolha, mas tenha cuidado, a bolha vai estourar se ficar grande demais. Outro detalhe é que você gasta magia sempre que atira uma bolha, então mire com cuidado.
________________________________________________________________________

Quando você aprender isso, saia da caverna.

De volta à região norte da cidade, veja o que o garoto de capuz vermelho está fazendo. Percebeu que ele está atirando em um balão?



Aparentemente, ele quer estourar o balão, mas não consegue porque seus tiros são muito fracos. Fique do lado dele e atire uma bolha no balão, sim?


Isso fará com que o balão estoure. Com isso, fale com o garoto.


Ele ficará surpreso com sua ação e vai propor que você faça o teste para os Bombers.

___BOMBERS_________________

Um grupo de garotos que anda por Clock Town, procurando resolver os problemas de seus habitantes. Existem seis membros permanentes, sendo que cinco deles andam pela cidade, e um fica de guarda no esconderijo secreto.
O esconderijo é o planetário, que fica nos arredores da cidade. Para chegar lá, o grupo utiliza uma passagem secreta pelo subterrâneo.
_____________________________


Aceite esse desafio, e ele chamará outros quatro membros de seu grupo. A ideia aqui é simples. Os cinco membros vão se esconder por Clock Town, e você tem até o amanhecer do segundo dia para encontra-los. 
Ainda bem que não perdemos muito tempo, então, não é mesmo?

Antes de mais nada, não é necessário procura-los nas regiões sul e na Laundry Pool (onde pegamos a fadinha). Não há nenhum por lá. Com isso em mente, comecemos a caçada.

____MINI-GAME: A busca pelos Bombers______________________
A ideia aqui é simples. Os cinco membros ativos dos Bombers vão se esconder em diferentes lugares de Clock Town, e tudo o que você tem a fazer é encontra-los, ir atrás deles e tocá-los. Feito isso, eles irão desistir e se render. No entanto, não vá achando que será tudo maravilhoso, não. Eles não vão cair sem uma luta, e irão fugir assim que notarem sua presença. Por conta disso, você terá de saber ir atrás deles rápido, e pegá-los mais rápido ainda.







Seja persistente, e você conseguirá...
_____________

Quando você pegar todos eles, os Bombers vão dar a você uma senha. A senha se utiliza dos números 1, 2, 3, 4 e 5, e ela varia de jogo para jogo.


Pode ser algo como 41325 ou 51243... É aleatório, então tenha certeza de anotar ou memorizar o código que eles vão lhe dar.
Com isso feito, prossiga para a ala leste da cidade (onde você pegou o Bomber com a galinha). Por lá, siga para a região logo atrás do Milk Bar e perto da prefeitura. Você deverá encontrar um garotinho bloqueando uma passagem escura.


Fale com ele e diga o código a ele. Caso o código esteja correto, ele irá sair do caminho.
Aproveite para entrar.

___A LÁGRIMA DA LUA______________
Nesta área escura, siga pelo corredor estreito.


Ao final dele, use sua habilidade de pular pela água para chegar até uma área seca e, dela para a região do outro lado.


Aqui, siga cautelosamente e tome MUITO cuidado com uma Skultulla gigante. Você pode escolher desviar dela, seguindo pela parte molhada deste corredor, ou pode enfrenta-la, usando o Z-targeting e atirando uma bolha (B) nela quando ela revelar seu lado mais macio.


De todo jeito, você deverá chegar a uma área grande com um balão próximo de escadas.


Estoure o balão com uma bolha e suba as escadas. Feito isso, prossiga pelo corredor.

Você deverá chegar ao observatório aqui... Ignore o espantalho e suba as escadas.


Ao topo, você deverá ver um homem idoso encurvado vendo no telescópio. Fale com ele e diga que quer ver no telescópio.
Quando estiver vendo os campos de Termina, mire para a torre do relógio e faça um zoom (A). Skull Kid poderá ser visto de cima da torre, e ele olhará para o céu.



Link vai acompanhar automaticamente e verá que um pequeno meteorito cairá de um dos “olhos” da lua.



Com isso, Skull Kid fará um gesto mais ou menos obsceno (do jeito que não pode ser feito, crianças!) e irá embora...


Saia do telescópio (B) e saia do observatório pela porta que existe nesse andar.


Você estará em uma região isolada de Termina Field. Não há muito que podemos fazer em termos de exploração agora, então seja bonzinho e pegue aquele objeto azul que está no chão.


Você terá em mãos a Moon’s Tear. Este item, muito bem nomeado, não tem nenhuma utilidade para combate, mas será importantíssimo para que possamos pegar nossas coisas de volta.

Com este novo item em mãos, volte para dentro do observatório, e, de lá, volte para Clock Town.

OK, agora, siga para a região sul da cidade. Por lá, procure por uma flor amarela um tanto grande.


Ela é semelhante àquelas que nós usamos para sair de dentro do relógio no começo do jogo, então não deverá ser difícil de achar (elas são chamadas de Deku Flowers). Quando você a achar, siga para perto dela e um Deku Scrub vai aparecer. Ele vai pedir que você não invada a sua... “propriedade”... Certo.



Fale com ele e ele irá comentar que adoraria dar algo à esposa dele. Quando ele disser isso, ponha a Moon’s Tear em seus itens equipáveis e mostre-a para ele. Ele ficará encantado com a pedra e lhe dará o Land’s Deed. Com isto, você terá a flor dele para você.




O Deku Scrub dará adieu e vai embora. Caso você experimente a flor, você vai notar que ela tem uma força bem maior e, além de deixar você bem mais alto, lhe permitirá “voar” por mais tempo também.

Com tudo isso feito, você agora deve esperar até a meia-noite do dia 3... Você pode escolher gastar esse tempo do jeito que preferir, mas existem outras formas de gastar esse tempo.

____ECONOMIAS__________________
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que Clock Town tem um banco. Ele fica no distrito comercial da cidade, que é a ala oeste. Antes que você pense que se trata de um desses bancos grandes, não é bem assim...
Enquanto está na ala oeste, procure por um cara magrinho que, por algum motivo, fica o tempo todo batendo nos joelhos dele (ou é no tapete...?).


Ao falar com ele, o banqueiro (é como iremos nos referir a ele), vai lhe marcar com uma tinta, ou algo assim, e, a partir de agora, você poderá depositar ou retirar rupees do banco. Por enquanto, deposite o dinheiro que você deve ter consigo...
É ALTAMENTE importante que você deposite seu dinheiro o máximo que puder. Iremos falar a razão disso em breve, apenas confie em mim nessa...

____E O DIA QUE NÃO CHEGA?_______________________
OK, agora vamos tratar de coisas a se fazer para passar seu tempo...Existem algumas maneiras bem simples, então vamos lista-las abaixo*.

1.  A primeira coisa (e, ao mesmo tempo, a mais óbvia) é esperar o tempo passar, literalmente... Você pode aproveitar isso para sair pela cidade, conhecer um pouco de cada lugar, e sair experimentando os mini-games. No entanto, por você ser um Deku Scrub, você não vai ser muito bem aceito pelos locais... Na verdade, essa primeira parte deixa você muito limitado em questão de opções... Não se preocupe que entraremos em mais detalhes sobre tudo o que acontece na cidade nas partes conseguintes. 

2. O ideal a se fazer é seguir para a ala oeste de Clock Town, e entrar na loja de variedades (aquela que tem um emblema azul poligonal ao lado da porta). Lá dentro, você vai encontrar um espantalho energético, que está morrendo de vontade de dançar. Ao falar com ele, você tem a opção de dizer que está querendo dançar também. Então, após uma pequena cena, o tempo passará, e você terá dançado até a segunda parte do dia... Você pode fazer isso até a noite do Final Day (dia 3), que é o recomendável.


Seja qual for a opção que você escolher, é importante que você chegue à noite do terceiro dia. Quando estiver nesse período, siga para a ala sul da cidade, direto para a flor que aquele senhor Deku nos cedeu tão gentilmente. Entre nela e saia planando.




Siga para aquela plataforma alta na torre do relógio, logo abaixo do próprio. Quando você cair por lá, pegue seu Pedaço de coração #1 (se ainda não tiver o feito, antes). 

Então, fique aqui e espere até às 00:00 AM (você não precisa estar aqui neste exato momento, mas é recomendável porque é mais seguro). Quando o relógio bater, é hora do Carnival of Time! Alguns fogos de artifício vão estourar no céu, e o relógio vai “mudar de forma”.



Isso vai gerar um grupo de degraus à sua frente. Quando você reganhar o controle, suba por eles.

___DE VOLTA PARA O PASSADO______________________________________
Você chegará ao topo da Clock Tower, onde estará o Skull Kid, segurando a sua Ocarina, e a fada Tael.


Ao encontrar-se com eles, Tatl tenta persuadir Skull Kid para que ele deixe de ser um mala e devolva a máscara. Obviamente, ele está tão louco com o poder que nem ao menos dá ouvidos a ela. Tael então fala para eles trazerem aqueles que estão no pântano, montanha, oceano e canyon. Por algum motivo, Skull Kid não gosta disso, e soca o irmão de Tatl para o lado.


Ele, então, comenta que eles não teriam poder para pará-lo agora...


“Se é algo que pode ser parado, então pare agora!”

Com um grito, ele faz com que a lua desça com mais velocidade. E você deve reganhar o controle mais ou menos agora.


OK, não podemos deixar que aquela lua caia. Então, atire uma bolha no Skull Kid (com o botão B, lembra?). Isso vai paralisá-lo e ele vai deixar cair a sua Ocarina.



Sem perder tempo, corra até ela e você vai recuperar a Ocarina of Time. Nesse momento, vai rolar um flashback, onde Link vai se lembrar de Zelda. Ele também vai lembrar de uma música que foi ensinada no passado: a Song of Time.



SONG OF TIME: >, A, \/, >, A, \/


Ao lembrar dessa música, Link será interrompido por Tatl, que, desesperada, vai implorar à “deusa do tempo” por mais tempo. Nessa hora, pause o jogo e equipe a Ocarina em um dos botões C. Então, use a Ocarina, que vai se tornar em um grupo de trombetes.


Agora, toque a música do tempo. A opção de salvar o jogo vai surgir, então salve se assim preferir.

Quando a última nota tocar, Link cairá em um vórtex branco, e vai flutuar, ou melhor, cair nele, por alguns instantes. Então, um grupo de imagens vai aparecer, como se tudo o que aconteceu antes de Link sair da torre do relógio estivesse acontecendo de novo.

_____DE VOLTA AO NORMAL________________________________
O jogo vai voltar com Link e Tatl de volta ao começo do primeiro dia. Atordoada e assustada com o que acabou de acontecer, ela vai comentar que tudo parece ter recomeçado... Então, os dois parceiros vão correr e olhar para cima, em procura da lua.



É, parece que tudo reiniciou mesmo, já que a lua estará bem distante novamente.
Após algumas perguntas perplexas de Tatl, ela vai lembrar do Vendedor de Máscaras. Com isso, entre novamente na Torre do relógio.


Lá dentro, encontraremos o Vendedor. Apenas fale com ele e uma nova cena vai acontecer, na qual o Vendedor vai ficar feliz em ver que você recuperou seu instrumento. Então, ele vai ensinar a você uma outra música, a Song of Healing.



SONG OF HEALING: <, >, \/, <, >, \/


Essa música tem propriedades especiais que curam os sentimentos ruins, trazendo paz e calma. Então, lembre-se bem dessa música. Nós a usaremos bastante com o recorrer do jogo...
Ao tocar essa música, o Deku que vive dentro de Link vai embora, e ele poderá voltar ao normal.



Com isso, você também vai adquirir a Deku Mask, a primeira máscara do jogo!


A “maldição” de se tornar Deku está selada na máscara, e você pode controla-la, apenas colocando-a ou tirando-a.


Agora, o Vendedor vai erguer a mão, e pedir que você entregue a Máscara de Majora para ele... O problema é que nós não a pegamos... Ele vai entrar em um estado de fúria e dirá que a Máscara tem um poder terrível!


Então, ele vai explicar mais a respeito dela.

___________MAJORA’S MASK_____________________________________________


Não se sabe quem foi que criou a Máscara de Majora. Reza a lenda de que ela era usada por uma tribo muito antiga para rituais de bruxaria. No entanto, o poder da Máscara era tão grande que, temendo que ela caísse em mãos erradas e destruísse o mundo, a tribo a selou nas trevas, para que ela nunca fosse encontrada.
Porém, parece que ela estava destinada a ser descoberta e usada para o mal novamente...
______________________________________________________________________

Frustrado com o fato de o Skull Kid ter a Máscara agora (e, ainda por cima, usar seu poder), o Vendedor implora que você recupere-a. Claro, por você ser uma pessoa educada e gentil, você vai dizer sim (é automático, nem opção você tem).


Feito isso, o Vendedor irá lhe dispensar para procura-la.

E é hora de uma nova aventura começar... Dessa vez, pra valer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário