terça-feira, 7 de janeiro de 2014

História - A Link to the Past: Parte 1 (Light World)

"Me ajude, por favor me ajude...

Eu estou presa na masmorra do castelo...
Meu nome é Zelda...
O mago Agahnim me aprisionou aqui e fez algo terrível com as outras garotas,
Agora só há a mim...

Agahnim tomou controle do castelo e agora está tentando abrir o selo dos sábios.
Eu estou na masmorra do castelo...
Por favor, me ajude..."

Com essas palavras, Link acordava de seu sono em uma madrugada chuvosa e escura. Ainda atordoado, ele percebeu um homem na mesa ao lado da cama, de cabelos curtos e escuros, e um bigode ousado e destemido; era seu tio, equipando-se com uma espada e escudo. Quando notou que Link acordara, o tio falou-lhe, evitando olhar para ele:

"Link, eu vou dar uma saída, mas você não precisa se preocupar. Estarei de volta pela manhã, mas não quero você saindo da casa até lá... Volte pra cama, e espere meu retorno.", disse ele, saindo logo ao terminar sua frase, armado, para o lado de fora.



O jovem tentou voltar a dormir, mas o tempo passou e a voz misteriosa retornava.
"Por favor me ajude"



Frustrado, ele saiu da cama, pegou sua lanterna e saiu em busca do tio.

A chuva era forte do lado de fora. Um vento frio soprava da direção do castelo, a norte dali. Link vasculhou seus arredores brevemente, à procura do tio, mas não o encontrou. Então, ele avistou as enormes paredes de tijolos brancos do castelo que se estendiam ao norte. Ele lembrou-se das palavras da misteriosa Zelda, que ainda ecoavam em sua cabeça, e, agora que já estava desobedecendo o tio, resolveu investigar.


Ele percorreu a floresta úmida e fria (por causa da tempestade), direto para o castelo. Ao chegar lá, ele percebeu um soldado que guardava o portão. O mesmo parecia estar fora de si, com uma expressão vazia e, ao mesmo tempo, sombria.

"Isso não é hora pra criança estar acordada! Volte pra casa!", rosnou o soldado.

Sentindo-se intimidado, Link afastou-se um pouco e pôs-se a pensar. Foi então que a voz de Zelda ecoou em sua mente:

"Existe uma passagem secreta nos arredores do castelo que você pode usar."

Link decidiu tentar, já que não tinha nada a perder, e sorrateiramente seguiu para uma das laterais do castelo. Para sua sorte, nenhum guarda estava de patrulha naquela área. Em meio aos arbustos, Link conseguiu encontrar uma passagem, e passou por ela.
Ele chegava em um corredor estreito, um pouco inundado pela água da chuva. Andando um pouco, ele encontrou seu tio, desmaiado e ferido. Ele, então, correu ao seu encalço.
Mesmo fraco, o tio foi acordado por Link:

"Unnh... Essa voz... Link? É você? Eu achei que te mandei ficar em casa... Eu acredito que não tem como escapar do seu destino... Aqui, tome essa espada e escudo de mim." dizia ele, entregando seu equipamento ao sobrinho. "Link, você precisa resgatar a Princesa Zelda. Nosso povo está destinado a fazer isso. Mas não se torne vítima... do destino... Link... Eu sempre lembrarei... do nosso tempo... juntos..."

Ao terminar de falar, ele sua cabeça baixou e ele não mais se mexeu. Entristecido com aquele acontecido, Link puxou as armas de seu tio e, revigorado pela sede de justiça, ele prosseguiu pelo corredor até os jardins do castelo, onde encontrou diversos soldados, todos com a mesma expressão do porteiro: uma mistura de vazio e maldade.

Em uma mistura de tristeza, ansiedade e raiva, Link avançou contra eles, usando sua recém-adquirida espada e, de alguma forma, ele foi capaz de lutar com todos os guardas. Era como se a habilidade de espadachim estivesse em seu sangue. Aproveitando-se disso, Link derrubou vários soldados. Sempre que sua espada acertava um, eles simplesmente desapareciam, ao invés de caírem mortos.
Nenhum soldado sobreviveu à sua fúria e, quando deu por si, Link havia exterminado todos eles. À medida em que seu sangue esfriava, ele começou a se sentir exausto.

Antes que a misteriosa voz retornasse a ele, Link entrou no castelo. Procurando se desviar dos guardas, ele conseguiu descer no castelo, e chegou com sucesso até a masmorra. Lá, ele encontrou a princesa trancafiada, e um soldado armado com uma maça. Link lutou contra o soldado e o venceu. Então, ele pegou a chave que estava no bolso do soldado, e abriu a cela de Zelda. Agradecida, ela lhe pediu que o acompanhasse até a sala do trono, onde deveriam encontrar uma passagem secreta.

Link a escoltou até o trono, e lá, eles encontraram uma passagem que levava aos esgotos de Hyrule.


Juntos, eles atravessaram a escuridão, e chegaram até o Santuário.
Lá, o sacerdote e a princesa começam a especular que Link possa ser o herói escolhido pelas deusas.
Encarando a situação, o sacerdote conclui que não há escolha a não ser acreditar que Link é o herói, e que ele deve fazer algo a respeito do que está acontecendo.

Acreditando ser mais seguro que ela fique no Santuário, aos cuidados do Sacerdote, Zelda recomenda a Link que ele procure pelo ancião Sahasrahla, que mora em Kakariko Village, já que o mesmo poderá guia-lo em sua jornada, e explicá-lo onde encontrar a lâmina que bane o mal, a Espada Mestre. Mas, ao mesmo tempo, o sacerdote previne Link dos perigos, pois ele pressente uma presença maior guiando os passos do terrível mago Agahnim.

Link parte para Kakariko Village. No caminho, ele percebe que os campos de Hyrule estão infestados de soldados à sua procura. Ele procura desviar deles o máximo que pode e chega sorrateiramente em Kakariko. Na casa do ancião, Link encontra apenas sua aprendiz. Ele então a pergunta onde está o ancião, e se ela sabe algo sobre a espada sagrada.
Ela lhe conta a história da Espada, mas afirma não saber onde o ancião está. Ela apenas sabe que ele desapareceu pouco antes do mago Agahnim começar a abduzir as sete damas.

Desnorteado, Link anda pela vila tentando imaginar o que fazer a seguir. É então que ele descobre uma placa, na qual ele é incriminado de ter sequestrado a princesa. Olhando ao redor, ele percebe que alguns moradores da vila estão assustados com sua presença, e decide se afastar dos olhares.
Ele anda sem rumo até o sul da vila, onde encontra o neto do ancião, brincando com as Cuccoos. Um pouco nervoso com o que possa acontecer, ele lhe pergunta do seu avô. O garoto olha para os lados e fala que pode revelar, mas Link tem que prometer ser um segredo. Então, ele lhe diz que Sahasrahla partiu para as ruínas ao leste, onde os soldados de Agahnim não podiam alcançá-lo.

Link parte para o leste, em busca do ancião. O herói segue seu caminho o mais rápido possível, tentando escapar dos soldados.
Por fim, ele chega ao seu destino: as ruínas do leste. Para a sorte dele, poucos eram os soldados que patrulhavam aquela área, mas a mesma ainda estava sendo habitada por monstros.
"Pelo menos eles não estão procurando por mim", pensou Link para si mesmo.

Em meio às ruínas, Link encontrou uma casa abandonada. Ele entrou e, lá dentro, encontrou o ancião Sahasrahla.


O jovem herói lhe explicou o que estava acontecendo, e Sahasrahla, surpreso com o intuito do herói de encontrar a Espada Mestre, explica-lhe que apenas uma pessoa que possua os três pedantes da virtude pode usar a espada.
Para testar o jovem herói, Sahasrahla resolve lhe mandar para o palácio que fica nas ruínas para que ele possa recuperar o Pedante da Coragem.

"Depois, eu compartilharei mais do meu conhecimento com você."

Link preferiu ignorar essa frase do ancião, e partiu para o Palácio do Leste.

Ao entrar no Palácio, o herói descobriu que o lugar havia sido invadido por diversos monstros. Usando sua perspicácia, somada a um mapa e uma bússola que ele encontrara perdidos no calabouço, Link descobriu um arco e foi capaz de desvendar todos os seus segredos.

Ao final, quando ele pensou que iria encontrar o Pedante, Link foi surpreendido por diversos cavaleiros gigantes. Apesar de assustado, o herói foi capaz de despachá-los usando seu arco e espada.
Quando os soldados caíram, Link encontrou o Pedante da Coragem.

Com o mesmo em mãos, ele saiu do Palácio e foi direto para o esconderijo de Sahasrahla.
Satisfeito e aliviado com o retorno do jovem herói, o ancião lhe explicou que, da linhagem dos antigos cavaleiros defensores do Pedante, deve nascer um Herói que irá proteger Hyrule do mal.

Após isso, Sahasrahla presenteia Link com as Botas de Pégaso, na esperança de que elas o ajudem em sua busca. O ancião, então, marca no mapa de Link as localizações dos outros pedantes, assim como lhe disse onde a Espada Mestre havia sido escondida no passado.

Link retorna a Kakariko, seguindo um palpite, e encontra lá o livro de Mudora, que lhe ajudaria a traduzir a linguagem de Hylian antigo.
Então, o herói partiu para o deserto, no sudoeste.


Os monstros de areia e os abutres testaram as habilidades do herói, mas ele ainda conseguiu sobreviver aos testes, e chegou às portas do Palácio do Deserto. Usando o livro de Mudora, Link foi capaz de passar pelos portões e enfrentar os desafios de lá. Ele saiu vitorioso, utilizando as Luvas do Poder e o Pedante da Sabedoria.

Lhe restava apenas um pedante.

Em suas viagens, Link ouviu falar de dois lugares misteriosos em Hyrule que lhe poderiam ser úteis. Então, Link foi para uma caverna no sudeste, onde encontrou um Bastão de Gelo, e logo em seguida foi para o lago dos Zoras, ao nordeste, onde ele comprou um par de nadadeiras por um preço perturbador.
Depois de fazer tudo isso, o herói seguiu para a base da Montanha da Morte, onde ele encontraria a Torre de Hera.

Enquanto vagava pelas escuras cavernas, ele encontrou um idoso que havia perdido a lanterna. Juntos, eles seguiram pelas cavernas. O idoso se revelou como o avô de uma das damas que foram sequestradas por Agahnim, e comentou com Link sobre a Triforce.

Quando os dois chegaram à montanha, o idoso deu a Link um Espelho Mágico, que ele tinha consigo. Link o guardou com cuidado e prosseguiu viagem.

Depois de alguns minutos andando, o herói encontrou uma estranha formação no chão. Não considerando-a importante, ele pisou nela. Então, ele se viu sendo sugado para outra dimensão.

Quando acordou, Link estava com o corpo alterado para o de um coelho roxo. Assustado, ele começou a procurar ajuda. Foi quando ele encontrou duas criaturas misteriosas correndo. Ao se aproximar delas, ele descobriu que elas já tinham sido humanas, como ele, e que aquele era o mundo onde a Triforce havia sido escondida.
As criaturas lhe explicaram que aquele que entra no Reino Sagrado tem sua forma alterada para algo que reflita seu coração.

Link passou vários minutos pensando no que fazer. Antes que ele pudesse se desesperar mais ainda, ele notou um brilho estranho no espelho que ele recebera do idoso mais cedo. Olhando para ele, Link sentiu-se sendo puxado para sua superfície de vidro. Ele deixou-se levar e foi puxado pelo espelho de volta para Hyrule. Ao notar que seu corpo havia voltado ao normal, Link preferiu digerir aquela experiência depois, e continuou caminho para a Torre de Hera.


Ao encontrar a imensa torre, Link se aventurou pelos seus corredores, e, lá, encontrou um artefato muito interessante: a Pérola da Lua. Ele não sabia o que era, mas preferiu manter consigo, pois pressentia que ela seria útil de alguma maneira.
No último andar, Link encontrou o Pedante do Poder.

Com os três pedantes em mãos, o herói seguiu para a localização da Espada Mestre: as Florestas Perdidas, no noroeste de Hyrule.

No ar, soava neblina, dando a todo o lugar uma aura de magia.


Na floresta habitavam alguns animais e muitos ladrões. Link teve de ser rápido para desviar deles enquanto seguia pelo caminho misterioso sem se perder.

Depois de encontrar o verdadeiro caminho por entre os troncos das árvores, Link encontrou, à distância, um altar com uma lâmina solitária fincada em um pedestal.


Enquanto Link se aproximava, vários animais curiosos surgiram para ver o que estava acontecendo.

O herói se aproximou da lâmina e a puxou. Com a ajuda dos três pedantes, ele foi capaz de puxar a lâmina que bane o mal.

Quando a espada se erguia em cima dele, a voz de Sahasrahla ecoou no vento. Link se impressionou por um segundo, mas foi capaz de entender o que o ancião estava dizendo.
De acordo com ele, Link agora seria capaz de enfrentar o mago Agahnim.

Com sua coragem renovada, Link saiu da floresta, se dirigindo para o castelo. No entanto, mal o herói pisou novamente nos campos de Hyrule, mais uma vez uma voz ecoou ao vento. Era Zelda:

"Link! Socorro! Os soldados estão vindo para o Santuário!!! ARGH!"

Surpreso com aquela mensagem, Link corre em direção ao Santuário. Ele cruza as portas, mas tudo o que encontra é o Sacerdote, caído no chão. O jovem herói se aproximou dele, e tentou ajudá-lo a se levanta:

"Link... Se você tivesse vindo mais cedo... Um grupo de soldados estava aqui...
Eles levaram a Princesa Zelda. Eu temo que eles a levaram para a torre mais alta do castelo. Eles querem sacrificá-la!
Você deve encontrá-la antes que o mago use sua mágica!
Por favor, Link...
Você é nossa única esperança..."

Ao terminar de dizer essas palavras, ele desmaiou. Link o colocou em um lugar mais confortável e, mais uma vez com o desejo de vingança, ele partiu para o Castelo de Hyrule.


Nenhum soldado foi capaz de segurar Link enquanto ele corria para o castelo.

Usando a Espada Mestre, Link destruiu as barreiras mágicas do castelo e o invadiu, derrotando os guardas que ficavam em seu caminho.

Em pouco tempo, o herói havia chegado na sala mais alta da torre mais alta. Lá, ele encontrou o terrível mago Agahnim, com a princesa desmaiada logo à sua frente:

"Ho, ho, ho... Nos encontramos finalmente, Link!", disse ele. "Eu estava esperando por você! Quero fazer Zelda desaparecer bem em frente aos seus olhos!"

Logo ao dizer isso, ele terminou o encantamento, que fez Zelda desaparecer. Link sentia-se fraco e impotente, sem forças para reagir.

"Viu só, herói?!" zombou Agahnim. "O herói não pode fazer nada contra nós, a Tribo do Mal! Não enquanto nós tivermos o Poder do Ouro!", disse ele, enquanto desaparecia nas sombras.

Link o seguiu para trás de uma cortina, até chegarem em uma enorme varanda. O mago mostrou-se surpreso em ver o herói ainda lhe perseguindo:

"Então, você quer que eu o extermine? Pois bem!"


Os dois entraram em combate. Agahnim usava diversos poderes mágicos maléficos, mas a Espada Mestre era capaz de desviá-los e rebatê-los.

Por fim, as habilidades e a coragem de Link foram o suficiente para derrotar as malévolas forças do mago.

Ferido e cansado, Agahnim revelou um último truque em sua manga:

"Você sabe lutar bem! Mas eu não estou pronto para admitir derrota ainda! Eu vou puxar você para o Mundo Sombrio!"

Com essas palavras, ele jogou um feitiço em Link, que o atordoou e o jogou em escuridão.

Dark World


Nota: as personalidades, algumas expressões, e formas de aproximação no texto acima são fruto de minha interpretação dos eventos do jogo. 

5 comentários:

  1. de onde é essa história???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu devia ter explicado melhor. Essa aí é a história do A Link to the Past, mas adaptada para uma narração. Em outros termos, sou eu tentando escrever a história do jogo do meu ponto de vista. :)

      Excluir