terça-feira, 12 de março de 2013

Os melhores rumores de Zelda: Ocarina of Time e a Caça pela Triforce

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos melhores jogos já produzidos na história dos videogames... E, independentemente do que vocês possam acreditar, acho que todos concordamos que o jogo é uma obra-prima sem igual. É um título simplesmente inabalável pelo tempo, e o seu remake no 3DS está aqui para provar que, quando um jogo é bom, ele se torna atemporal.

Apesar de hoje ser um jogo bem... "rodado", digamos assim, Ocarina of Time teve um período de desenvolvimento bem longo. Isso indica que várias ideias foram colocadas e retiradas do jogo...

Uma delas, em particular, causou o início de uma verdadeira caça ao tesouro infrutífera, mas que resultou em um dos rumores mais divertidos e interessantes da série Zelda...

Este rumor, meus caros, é o que eu gosto de chamar de "caça pela Triforce".




Essa caça pela Triforce foi resultado de uma série de rumores, especulações e mal-entendidos (especialmente o último). Apesar de estar vivo na época, eu realmente nem conhecia Zelda ainda, muito menos tinha acesso à Internet para saber desses detalhes à época, então vou dividir em tópicos aqui de acordo com o que me PARECE ser a cronologia certa de eventos...

1. Ariana: a garota que achou a Triforce
Ah, esse é meu caso favorito...
Creio que foi entre os anos 1998-1999, quando uma pessoa que se chamava Ariana enviou alguns e-mails ao já finado site Land of Zelda, nos quais ela garantia que havia encontrado a Triforce em Ocarina of Time. Aliás, não só isso como, para provar, ela ainda mandou três fotos que pareciam verídicas.
Vão abaixo as três imagens:





Na época em que foram mostradas, vocês não fazem ideia da briga que essas imagens causaram. Ora, indo apenas na suposição aqui (lembrando que eu não estava presente quando elas saíram embora eu só tivesse 5 anos, então não faria a menor diferença), esse ainda era o período "inicial" da Internet. Acho que modificar imagens na época era uma artimanha bem mais difícil do que é hoje. Então, essas imagens tiveram um quê de crédito.
Mas, analisando-as bem, você pode observar algumas inconsistências.
O primeiro de tudo é a textura e a qualidade gráfica em algumas delas. É o caso das imagens 1 e 3, que adotam cores um pouco diferentes das que vemos no jogo mesmo...
Além disso, na 1, podemos notar que a espada do herói está no seu ombro direito, e não esquerdo! Lembrando que o Link, até bem pouco tempo, era canhoto!
A imagem 2, apesar de ser a mais próxima da "realidade", conta com um detalhe um pouco falho, que é o contador de rupees... Ele está com uma fonte diferente no contador de números... Há quem possa querer falar sobre a ausência do mapa, mas ele pode ser desativado no Ocarina of Time convencional...

Aí, você deve querer me perguntar, o que aconteceu com a tal Ariana? Ela foi executada pela Nintendo por saber demais? Era na verdade, um cara grande e solitário que queria atenção? Ela sequer existiu?!
Bom, eis algumas boas perguntas, meus caros! A identidade real de Ariana permanece um mistério, até os dias de hoje... E, bom, seja lá quem foi a pessoa por trás disso, merece uma bofetada na cara por todas as esperanças falsas que criou!

Ah, sim! Caso você tenha interesse em ler os e-mails que ela mandou, clique aqui.
Eu bem que queria colocar os e-mails aqui, mas dei uma observada, e acredito que não poderia trazer a tradução alheia para cá. Isso e ficaria um pouco grande demais!

2. Até tu, Brutus Nintendo?!
Não, você leu certo. Até a Nintendo quis tirar uma "casquinha" dos jogadores quando teve a chance. Tudo começou no dia Primeiro de Abril de 1999. A Nintendo, numa brincadeira, liberou 3 imagens mostrando que era possível, sim, conseguir a Triforce no jogo. Não só uma, mas três vezes!




E, como se isso não fosse o bastante, eles ainda mandaram uma imagem não-relacionada, mas ainda mais intrigante do que as anteriores.


Eu já me pronunciei a respeito dessas imagens três anos atrás, então não vejo por que entrar em detalhe de novo... Mas, sério, quando a empresa faz uma piada dessa magnitude, nós acabamos acreditando...

E quando ele fala alguma coisa a respeito de Zelda, você ainda acredita... Tsc, tsc... Estou brincando Miyamoto, eu ainda te amo <3 span="">
Bom, pra que essas coisinhas aqui se acalmassem, foi necessário que a Nintendo, rindo da própria piada, explicasse que não passou de uma reles e inofensiva brincadeira. Pra um grupo de pessoas que fazem um streaming em vídeo com seu CEO e seu principal produtor usando um certo chapéu verde, você sabe que não pode levar a sério tudo o que eles dizem...

3. Montagens e conteúdos BETA
No final das contas, a principal razão por trás de tudo isso foi uma reles cena em um trailer de menos de 20 segundos. Você pode ver a tal cena no gif acima...
Essa única cena inspirou centenas de montagens e brincadeiras Internet afora, e, bom, acho que todo mundo aqui já viu uma ou duas delas...



Então, finalmente, alguém me pergunta. Davi, é possível pegar a Triforce em Ocarina of Time? Não. Tudo não passou de uma ideia que foi retirada por qualquer motivo. A única Triforce que você vai pegar em Ocarina of Time aparece antes da luta final, na mão esquerda do Link, ok?

Pra deixar aquele gostinho doce de zoeira na boca, confira algumas montagens das centenas que já passaram por aí...





Oh, e caso alguém queira saber sobre a Pirâmide em Desert Wasteland, eu digo que esse não é o canto ideal para falar daquilo, sim? Talvez em outro momento.

Bom, e é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa edição! Algum de vocês viveu um dos momentos que citei acima? Ainda acha que a Triforce pode ser encontrada no jogo? Não deixem de comentar, e até a próxima!

Edição anterior: The Valley of Flood

Agradecimentos ao Link de Hyrule por sugerir esse tema para a coluna.
Também agradeço ao Super NinTendO por alguns detalhes que eu teria esquecido...

Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.

3 comentários:

  1. Muito bom post!Realmente levou muita polémica mesmo.

    ResponderExcluir
  2. kkk, desde quando li sobre as piadinhas de 1º de Abril da Nitendo não acreditava em Triforce em Ocarina, mas tenho que admitir que a cada teoria aparentemente "certa" eu me assustava :P

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei sabendo dessa não, apesar de que se eu tivesse jogado na época, eu com certeza teria infartado! haha

    ResponderExcluir