sábado, 23 de março de 2013

Detonando! The Legend of Zelda: Ocarina of Time - Parte 19: O Ataque ao Castelo

OK, vamos dar uma última olhada em nosso inventário agora, sim? Vejamos... Temos todos os 20 corações, 99 golden skultullas, todos os itens de inventário e, bom, praticamente tudo... Neste exato momento, estamos em condição perfeita para ir até o castelo de Ganondorf e chutá-lo pra fora!
Se você ainda não fez tudo, bom, eis a sua chance. Pegue todas as skultullas, pedaços de coração, potes e itens extra que puder!

Quando você estiver pronto, siga para o castelo de Ganondorf, que é onde o Hyrule Castle costumava ficar...

Se você ainda não teve a curiosidade de ir lá, uma cena vai aparecer, apenas fazendo a introdução de Ganon’s Castle.


Aproxime-se do castelo e uma nova cena vai surgir. Rauru vai falar telepaticamente com você e, junto com os outros Sábios, vai criar uma ponte para o castelo de Ganondorf.
Ele explicará que a parte central do castelo está protegida por seis “barreiras do mal”, e que precisaremos derrubá-las uma por uma se quisermos salvar Zelda.

Então, depois de um show de luzes, a ponte será formada.


Mas... Antes de passar por ela, continue pelo caminho rochoso da direita... Você deverá chegar em uma construção em ruínas (onde ficava o portão para o castelo). Passe dele, vire-se e use seu Longshot para pegar a digníssima Golden Skultulla #100


Com isso, você pode retornar para Kakariko Village e falar com o último cara que estava amaldiçoado. Ele vai lhe dar 200 rupees por cada visita sua! É um prêmio meio bestinha, infelizmente... Mas, ei! Você pegou todas as 100 skultullas! E isso... É um trabalho e tanto!

OK, agora prossiga pela ponte e entre no último calabouço do jogo.

NÍVEL FINAL: INSIDE GANON’S CASTLE

OK, a ideia por trás desse calabouço, além de ser o último, é de testar tudo o que você aprendeu pelo jogo.

Nessa primeira sala, simplesmente desça as escadas e passe pela porta ao final... Nem precisa se incomodar com os Beamos.


Chegaremos à sala mais importante... Essa aqui conecta os principais pontos do castelo. Cada um dos raios que saem de cima das portas dá força à barreira que nos impede de entrar no castelo. Ou seja, cada uma dessas luzes é uma “barreira do mal”.
Primeiro, vamos começar com a da Floresta... Seria a luz verde, que imagino que esteja logo à sua direita.

FOREST BARRIER
 
Logo na primeira sala, derrote o Wolfos e abra o baú para 5 rupees... Então, acenda as tochas ao seu redor, ou usando o Din’s Fire ou usando as Fire Arrows... De todo jeito, eu recomendo que você use a Fire Arrow para uma tocha que está bem à frente, logo acima da porta trancada. 


Quando as tochas forem acesas, a porta será destrancada, então siga por ela!

OK, essa outra sala é uma tremenda dor de cabeça. A ideia é a de pegar todos os rupees cinzas! Sim... De novo.
Faça assim, primeiro de tudo, prepare-se para trocar bastante de botas aqui. Ponha as Iron Boots primeiro.




Toque a Song of Time aqui para que um bloco apareça. Use ele para pegar o primeiro rupee cinza. Então, espere o ventilador daqui parar para trocar as Iron Boots pelas Hover Boots. Quando ele começar a rodar novamente, deixe-se levar (dê uma ajuda andando) para a plataforma logo em frente.
Aqui, jogue uma bomba no Beamos para que não precisemos nos preocupar com ele... Então, use as Hover Boots para chegar na plataforma onde ele estava.
Daqui, pule para a plataforma mais próxima, que deve conter outro rupee. Então, pule para a plataforma do botão (com cuidado).
Pressione o botão e um daqueles pilares/alvo vai aparecer... Use o Longshot para ir até ele. Suba nele e pegue o outro rupee.
Daqui, siga para a plataforma onde o Beamos estava, e, de lá, vá para a plataforma mais próxima com um rupee.
Finalmente, siga para a parte onde a porta trancada está. Aqui, aguarde até o momento em que o ventilador próximo parar, e pule na plataforma para pegar o último rupee.
Feito isso, a porta será destrancada, e você poderá passar.

Nessa nova sala, chegaremos a uma sala interessante... Você deverá estar vendo uma esfera vermelha cercada de luz. Quebre os jarros da sala se precisar de magia e flechas, então atire uma Light Arrow na esfera...


Isso quebrará a Barreira da Floresta, e Saria usará seu poder para lhe tirar de lá...

Do lado de fora, você verá que a luz verde se apagará...
Daqui, prossiga para a luz azul... Seria a barreira da água.

WATER/ICE BARRIER

É interessante que essa área lembra mais a Ice Cavern do que o Water Temple (segurem seus vivas para depois do jogo, sim?).


Mate os Blizaards nessa sala e encha dois de seus potes com Blue Fire. Ou, ao menos, encha um e pegue mais logo depois... Use o Blue Fire no gelo vermelho logo à frente, pegue mais se achar necessário e prossiga pela porta.

Nessa outra sala, você tem 2 minutos para resolver um quebra-cabeça de blocos... Bom, é simples... Abaixo, eu vou fazer um esquema muito simples, só pra ajudar na explicação.

         1         pedra 1
passagem      
                       pedra 2
         2     buraco

OK. É simples. Empurre o bloco 1 para a pedra 1, e, de lá, empurre-o pro buraco. Com isso, empurre o bloco 2 para a pedra 2, depois para a pedra 1, e depois para a passagem.
Suba no bloco 2 e use Blue Fire para derreter o gelo vermelho.
Feito isso, use o Megaton Hammer para pressionar esse botão enferrujado. Isso deverá destrancar a porta.
Agora, simplesmente vá por ela.

Aqui, atire uma Light Arrow na esfera. A barreira de água... ou será de gelo?... será quebrada. Ruto vai aparecer e lhe retirar daqui...

Do lado de fora, quando a luz azul sumir, prossiga para a porta da luz laranja. A Barreira do Espírito.

SPIRIT BARRIER


Nessa primeira sala, mais uma vez faremos o desafio de pegar todos os rupees cinza. Mas a boa notícia é que isso aqui é mais interessante. Primeiro de tudo, pegue todos os que estão no nível do chão... Tudo o que você tem a fazer é evitar as armadilhas. Ah, e exploda o Beamos também, ele só vai atrapalhar. No caso dos rupees que estão em espaços pequenos, nos quais as armadilhas quase não se mexem, simplesmente puxe as estátuas que estão nos lados para dar mais espaço a elas. Isso também vai permitir que você tenha mais espaço para pegar os rupees...
Também use o Longshot para pegar o rupee que deve estar logo acima de onde o Beamos estava.
Quando todos forem pegos, siga pela porta destrancada.

Aqui, derrote os dois inimigos... Então, use um Spin Attack na alavanca mais próxima da grade (isso não é necessário na versão do 3DS) para que um baú apareça. Abra-o se estiver precisando de Bombchus.

Dando uma inspeção na grade, você notará que existe uma abertura logo no topo. Posicione-se de forma que essa abertura e a alavanca se alinhem, então solte um Bombchu, para que ele passe pela abertura e acerte a alavanca.  Feito isso, passe pela porta destrancada.


Eu, momentos antes de o Bombchu não acertar o alvo por 0,000000001 milímetros.

Siga um pouco por aqui, e você achará um pequeno feixe de luz no chão e diversos sóis. Primeiro de tudo, queime a teia de aranha que está bloqueando a luz no teto com uma Fire Arrow. Depois, use o Mirror Shield para refletir a luz no sol que está à direita de onde você acabou de vir. Isso deverá destrancar a porta... Evite acender os outros, a não ser que você queira se encontrar com alguns Wallmasters.

Na sala seguinte, atire uma Light Arrow na esfera e Nabooru lhe ajudará a sair daqui. Ah, e a barreira do espírito será quebrada.

Agora, procure pela luz roxa... Estamos indo para a Barreira da Sombra.

SHADOW BARRIER

Essa aqui é a mais chata até agora... Equipe logo a Fire Arrow e as Lens of Truth... Precisaremos delas aqui.


Primeiramente, atire uma flecha de fogo na tocha que está bem à sua direita. Isso vai revelar um caminho secreto pelo penhasco. Siga por ele. Do outro lado, tome cuidado com o Like Like e elimine-o, pra facilitar nossa vida.
Se a tocha ainda não apagou e o caminho escondido ainda está à vista (simplesmente atire outra flecha de fogo na tocha), olhe para trás e você deverá ver um grupo de blocos brancos. Pule neles até chegar ao botão lá no final...
Pressioná-lo fará com que um baú gigante surja... Use seu Longshot para chegar rapidamente até ele... Eu me pergunto o que tem dentro.


Abra-o para conseguir as Golden Gauntlets! Essas belezinhas são um tipo de upgrade para as Silver Gauntlets... Elas são bem limitadas, já que você só as consegue aqui no final do jogo... Ah, mas elas tem um efeito muito legal, e o Link fica estiloso com elas.

Pois bem, use as Lens of Truth para descobrir um caminho secreto aqui perto que leva até um botão enferrujado. Acerte-o com o Megaton Hammer para que a porta no final da sala seja destrancada.
Então, use as Lens of Truth para seguir pelo caminho secreto até a porta, ou use o Longshot na tocha logo ao lado da porta para ir mais rápido.
De todo jeito, passe pela porta.

Você já sabe o que fazer... Atire na esfera e Impa aparecerá, para tirar você daí e quebrar a barreira da sombra.

Antes de prosseguirmos para outra barreira, saia do castelo agora.

Uma vez do lado de fora, prossiga pelo caminho rochoso, por onde pegamos a última skultulla. Siga até o final e você deverá encontrar um obelisco cinza-escuro ao final do percurso. Com as Golden Gauntlets, você será capaz de levantar tal obstáculo... Faça isso, veja a cena exageradamente épica onde o obelisco é jogado para trás como se não fosse nada, e entre na passagem revelada...


Essa é a última Fairy Fountain que precisamos visitar. Siga até o símbolo da Triforce e toque Zelda’s Lullaby. A Great Fairy of Courage vai lhe dar um aumento de defesa. Seus corações ficarão com uma silhueta branca e você receberá metade do dano que recebia antes!

Quando o papo dela acabar, retorne para o castelo...

Muito bem... Dentro do castelo novamente, siga para a luz vermelha, a Barreira do Fogo.

FIRE BARRIER

Você precisará usar a Goron Tunic aqui, por causa do calor.
OK, outra sala de pegar todos os rupees cinzas...


Nessa aqui, eu recomendo que você fique com as Hover Boots por boa parte do percurso. Por que? Simples...
Quando você pula nessa plataforma que conecta todas as outras, ela começa a afundar lentamente... No entanto, quando você pousa nela com as Hover Boots, ela não se mexe.

Ah, e lembre-se: se você cair na lava, terá de fazer tudo de novo.

Bom, primeiramente, pule na plataforma logo à direita para pegar o primeiro rupee.

Pule de volta para a plataforma central, e entre na próxima à esquerda. Aqui, tome cuidado com as chamas para pegar o segundo rupee.

Prossiga caminho e entre na próxima à esquerda... Pule no bloco, e então na plataforma maior. Retire o obelisco daqui (que vai servir de plataforma) e pegue o terceiro rupee...

Retorne à plataforma central, e siga pelo caminho da direita agora (que deve ser o que está à sua frente). Pule para a plataforma que tem um Torch slug e o quarto rupee. Derrote o inimigo para facilitar as coisas...

Agora, eu recomendo que você tire as Hover Boots (se estiver as usando) por um tempo. Pule no obelisco (ou no que restou dele) e siga para o bloco logo à frente para o seu quinto e último rupee. Isso deverá destrancar a porta.
Sem perder tempo, pule de volta para o obelisco, e para a plataforma onde pegamos o quarto rupee.

Ponha as Hover Boots, e retorne para a plataforma central. De lá, mire com o Longshot no alvo que está bem ao lado da porta do outro lado. Então, passe por ela.

Aqui, coisa de sempre... Atire na esfera vermelha... Darunia vai aparecer e vocês vão quebrar a barreira do fogo...

OK... Pelos meus cálculos, resta apenas uma barreira. Siga para a luz amarela... Retire o obelisco da frente e prossiga pela porta... É hora de quebrarmos a Barreira da Luz.


LIGHT BARRIER


Essa é, de longe, a mais demoníaca de todas. Você precisará usar as Lens of Truth como nunca...
Logo nessa primeira sala, use as Lentes para descobrir alguns inimigos invisíveis... Elimine todos eles e abra o baú que vai surgir para pegar a Small Key #1. Use-a para destrancar a porta daqui e seguir em frente.

Nessa nova sala, fique em cima do símbolo da Triforce e toque Zelda’s Lullaby para que um baú apareça. Abra-o para conseguir a Small Key #2. Use-a para destrancar a porta... Siga para a próxima sala.

Aqui, você tem um minuto para... PEGAR MAIS RUPEES CINZA?! Sério, essa brincadeira perdeu a graça duas vezes atrás...
Todos os rupees estão fáceis de acessar, então você não deverá ter dificuldade em acha-los.
Quando você pegar todos eles, siga pela porta destrancada.

Epa...Essa sala está vazia...? Tem algo errado aqui... Se você usar as lentes, verá que a parede em frente é falsa. Siga por ela, antes que um Wallmaster apareça e você encontrará a câmara real.

Atire na esfera e Rauru surgirá... Finalmente, todas as barreiras foram quebradas, e agora, tudo o que nos resta é ir até Ganondorf...

Um pequeno show de luzes vai rolar, e a área central do castelo ficará disponível...


Eis o momento perfeito para dar uma pausa e controlar a tensão e a ansiedade que você provavelmente está sentindo... Estamos quase no fim...

O treinamento das Gerudo


Um comentário: