domingo, 6 de janeiro de 2013

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword #1

Senhoras e senhores, não vamos nos demorar para iniciar essa jornada. Sem mais demoras, a primeira parte do detonado de The Legend of Zelda: Skyward Sword está entre nós!


Parte 1: A Espada da Deusa


NOTA: o detonado possui textos em cores diferentes. Os textos em azul serão os trechos não-obrigatórios. Em outras palavras, vamos dividir sidequests, busca por itens e segredos da parte principal do detonado, que é o seguimento da história.

\\\\-----------------------////

Inicie uma nova partida e dê um nome ao seu herói (vamos usar "Link" durante o detonado). Então, teremos algumas cutscenes para introduzir a história.

Belíssima maneira de começar o dia: ser acordado por um pássaro roxo gigante na janela do seu quarto. Você começa o jogo no dormitório de Link. É uma boa testar algums comandos básicos do controle nesse momento. Note que agora o jogo possui uma barra de stamina, limitando Link a correr ininterruptamente. Estando no quarto, abra o armário do Link para encontrar um Blue Rupee (que equivale a 5 Rupees)! Começando o jogo já com dinheiro no bolso!

Saia do quarto. Agora estamos no hall do primeiro andar da Academia de Cavaleiros. Há vários dormitórios  visíveis, mas nenhum está acessível momento. Fale com o jovem de tunica amarela, o Pipit, que falará sobre a Wing Ceremony (Cerimônia da Asa), a qual você terá que participar. Veremos mais sobre isso adiante. Na sala de aula ao lado, fale com o Instrutor Horwell para ter uma explicação sobre a câmera do jogo usando o botão C do Nunchuk. Feito isso, fale com Fledge, o garoto que está tentando levantar o barril do outro lado do andar. Pegue o barril ao lado e leve para dentro do refeitório (sala ao lado) e entregue-o para a dona para Fledge lhe dar um rupee vermelho. Agora, podemos sair do local. Saia pelas portas à direita de onde está Fledge.


SKYLOFT
Skyloft é uma cidade que está flutuando no céus. No momento ainda não podemos explorar toda a cidade, temos que resolver primeiro o que a história nos pede.

Dentro da acadêmia, mas fora do prédio principal, temos agora como salvar o jogo usando as Bird Statues (Estátuas de Pássaro). Se quiser, salvar aqui. Siga à esquerda e você abordado por Horwell, explicando sobre o Z Targering (trave a mira e fale com ele, segurando Z e apertando A) e o dash. Depois corra na direção das caixas ao lado para escalar. Faça o mesmo para pular de uma plataforma à outra na sequência.

Fale com o instrutor e ele pedirá para você pegar uma gata chamada Mia no telhado mais alto do prédio. Aceite escolhendo "I'm on it!" (até por que, não custa nada, né =P). Nas paredes próximas, agarre-se nas vigas, pule as plataformas seguintes e escale a parede com folhas para chegar no telhado do primeiro andar. Empurre a caixa até a parede (o instrutor vai parar você para explicar também) e suba no teclado seguinte para achar Mia. Leve a gata até o instrutor para concluir esse pequeno serviço. Como bem disse o tio instrutor, vá à Statue of the Goddess (Estátua da Deusa) seguindo pela ponte e pela escadaria de madeira seguinte. Pegue no caminho o Stamina Fruit. Esses frutos vão ser uma mão na roda durante a jornada. Suba e entre no local da estátua para uma cutscene.

Acho que essa é a Zelda mais meiga e adorável de toda a série (alguém discorda?).

Zelda comenta sobre seu papel na cerimônia de hoje e de seu novo instrumento: a harpa. Ela vai perguntar o que achou da roupa de cerimônia dela. E então, temos a aparição do Gaepora, o pai de Zelda e diretor da academia, com uma explicação sobre a Wing Ceremony e os Loftwings, os tais pássaros enormes que estão presentes no jogo. Está tudo uma maravilha, não é? Errado. Link não consegue sentir a presença de seu Loftwing e Zelda o leva para treinar o vôo com o pássaro. E adivinha quem é empurrado da ilha flutuante para o mar de nuvens, senhoras e senhores!

Temos o primeiro problema do jogo: seu Loftwing está desaparecido e a cerimônia está para começar. Agora, com o controle de Link, volte e fale com Horwell (o tio instrutor que pediu para você pegar a Mia) para avisar da situação. A partir de agora, Skyloft está aberta para você explorar! Ou melhor, parte dela. Primeiro saia pelo portão principal (o que você encontrou fechado quando saiu da acadêmia pela primeira vez). Desça reto até encontrar um garoto tentando pegar um besouro na árvore. Role para bater na árvore (corre e cachoalhe o Nunchuk) para o besouro sair voando e um Rupee azul cair.

Explore o quanto achar melhor. Aperte + para abrir o mapa do jogo e vá até o local marcado com o nome The Plaza. Lá, rolará uma cutscene com o valentão Groose e seus companheiros, tentando bulinar Link, mas é claro, Zelda está lá para botar moral na casa! Aí está a pista necessária: Groose fez algo com seu Loftwing e agora você tem que encontrá-lo. Primeiro, vá à academia e fale com Gaepora para informar a trapaça que Groose fez. Depois saia pelo segundo andar do prédio para ver uma cena com Pipit e Fledge; desça e fale com eles. Parece que Fledge soube o que aconteceu com seu Loftwing. Ele está escondido na caverna próxima à uma caichoeira. Porém, há monstros perigosos dentro da caverna e você precisará carregar uma espada (AGORA SIM!). Entre no Sparring Hall (local ao lado de onde você conversou com Pipit) e fale com o comandante. Entre pela porta à direita e abra o baú para conseguir a Practice Sword (Espada de Treino). Fale novamente com o comandante para iniciar um rápido tutorial de como jogar com a espada.


Corte na horizontal, na vertical e empunhe sua espada para frente. Para fazer o spin attack, mova o Wii Remote e o Nunchuk para um lado ao mesmo tempo (seja para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita) e finalize com um fatal blow movendo os controles para baixo com a mira travada. Faça isso com os troncos para terminar o treinamento. Tente sair; o comandante vai impedir, mas depois lhe dará permissão de sair com a espada.

Agora, ande um pouco na direção do X marcado no mapa e ocorrerá mais uma cena com a aparição da Sheikah Stone. Ela dá algumas dicas de como resolver os segredos do jogo, mas como isso aqui é detonado, ela será um tanto inútil para nós. Agora sim, siga ao X do mapa. Você terá que pular por umas plataformas de pedra para atravessar a cachoeira. Note que há uma estátua de pássaro que está com um olho faltando. Lembre-se dessa estátua. Será de muito utilidade lá na frente.

Suba a colina e veja uma cena com Link sentindo a presença de seu loftwing carmesim! Corte a cerca de madeira e entre na caverna.

Waterfall
Ao entrar, elemine os morcegos e desça. Veja que a cerca de madeira à direita está quebrada; caia na plataforma seguinte e desta, pule para a plataforma mais abaixo, onde há um baú com um Rupee vermelho (vale 20 rupees). Caia da plataforma e suba correndo a elevação inclinada seguinte. Olhando pela esquerda, há uma parede trepável; suba para achar outro báu com rupee vermelho.

Os slimes presentes aqui deixam um item chamado jelly blob. Esses drops serão importantes mais para frente. Continuando, suba na próxima viga e vá pela direita para encontrar um pouco de gramado; corte para encontrar um buraco na parede. Rasteje por ele para pegar mais dois rupees vermelhos. Agora saia da caverna pela única saída disponível.

Desça a colina para se encontrar com Zelda e desça mais um pouco para achar seu amado loftwing. Corte as cordas que seguram a madeira para libertar o pássaro. Zelda conta para Link que alguém está a chamando lá de baixo, no mundo chamado de superfície e que ela tem curiosidade de conhecer tal mundo. Bem, agora que seu loftwing está livre, está na hora de aprender a voar! Durante a queda livre (é possível controlar o movimento de Link nessa hora) aperte "baixo" no D-pad do Wii Remote para chamar seu Loftwing.

Teremos um pequeno tutorial de como controlar o Loftwing. Mova seu Wii Remote como se estivesse batendo num tambor para o Loftwing bater asas e ganhar altitude. Gire o controle para mover para direita ou esquerda. Incline o controle para baixo para descer em alta velocidade. Aperte A para usar um movimento especial e ganhar impulso.

Agora, depois de mais cenas com o Groose, vamos começar a Wing Ceremony! Quando o instrutor der o sinal, corre para a borda da ponte para dar o salto às nuvens e chame seu Loftwing! Tudo o que você precisa fazer é alcançar o loftwing de penas douradas primeiro que os outros e pegar a estatueta presa em sua pata. Ele ficará marcado na tela, então será fácil identificá-lo. Acelere batendo asas e descendo para ganhar velocidade. Quando estiver se aproximando, aperte A para pegar a estátua. Na primeira tentativa, Groose e cia. vai atrapalhar você e terá que alcançar o loftwing novamente. Eles jogarão ovos em você; desvie de todos. A dica é sempre se manter indo de um lado pra outro para não levar ovada na cara (ou asa, vai saber). Aperte A quando estiver próximo para concluir a corrida.


Parabéns, você venceu a Wing Ceremony! E ainda levou uma bela garota com você em seu pássaro. Após a cena com o fim da cerimônia do vencedor e você recebe o Sailcloth, que ajuda a você pousar de grandes alturas sem levar dano. E o Link faz a animação de recebimento de item; a Zelda pede para ele parar com isso (eu também XD). Ela comenta sobre a deusa entregar um sailcloth para o seu herói escolhido a tempos atrás. Quando você pensa que a Zelda fará um certo contato físico com Link (ficou na espectativa, não é?), ela te manda pular da estátua! Porra, Nintendo! XD

Apesar dela pedir, o que acontece mesmo é que ela te empurra (denovo). Durante a queda, controle Link com o Wii Remote, se posicione no centro do circulo no chão e use o Sailcloth apertando B para pousar em segurança. Caso erre, haverá uma segunda chance. Na cena seguinte, Zelda fala sobre como Link ganhou a corrida... e sobre o clima... e o chama para voar pelos céus junto dela. (Sacou, né?). Já voando, quando ela estava prestes a falar algo muito importante... Um tornado misterioso os joga na escuridão! Link escuta uma voz e uma figura brilhante surge. Diz que ele precisa cumprir uma grande missão. Num súbito instante, ele se vê em queda livre com Zelda até que um monstro, ligeiramente familiar, abre sua bocas cheia de dentes para engolir--!

...

Link acorda em seu quarto. Gaepora estava junto perguntando se sua filha. Após Link explicar tudo, Gaepora começa a pensar sobre algo e pede para Link repousar, dizendo ter fé que sua filha esteja viva. Ao final da cena, Link escuta uma voz...

Saia do quarto. Você verá a tal figura brilhante flutuando sob a escadaria da academia. A partir de agora, vamos seguí-la! Siga-a até a saída da academia no segundo andar.

CURIOSIDADE: se você entrar no quarto de Karane e olhar pelo espaço na parede à direita, poderá ver um pouco do quarto da Zelda.

Do lado de fora, banhado pela noite, siga a figura que lembra um fantasma pela ponte e a escadaria, descendo as colinas logo à direita. No caminho, você se encontrar com Mia, mas ela ficará PUTA sem razão nenhuma. Você pode atacá-la, é inútil! Ela não morre e caso você a jogue nas nuvens, ela voltará... VOANDO! Primeiro galinhas, agora gatas! Deixando isso de lado, desça para a colina à direita para achar um baú com rupee vermelho. Volte e agarre-se nas vigas para seguir o fantasma. Mais a frente, pule nas colinas flutuantes e agarre-se nas trepadeiras para subir até o local onde você se encontrou com Zelda pela primeira vez no jogo. Siga o espectro azulado para ver uma cena. Entre na estátua da deusa e desça o pequeno corredor.

Na cena, o fantasma se apresenta pelo nome de Fi, que deve auxiliar você para completa seu grande destino  e ordena que Link tire uma espada que está estacada num pequeno pedestal. Ela conta que os sonhos de Link e Zelda estão conectados e confirma que Zelda ainda está viva, pois, assim como Link, também é uma escolhida para carregar essa importante missão. Apesar de ela questionar Link sobre desejar a espada, o herói não hesita e põe um passo a frente.


Aproxime-se do pedestal. Gire o controle de cabeça para baixo para entrar na posição, segure A para segurar a espada e faça um movimento rápido para cima para tirá-la do seu repouso. Agora, aponte o controle para cima (erga o braço para facilitar) e então você conseguirá a Goddess Sword!

Fi agora reconhece Link como o seu mestre. Gaepora entra em cena, surpreso em ver Link com a espada. Ele conta um pouco da lenda do herói escolhido pela deusa, que um dia ele iria surgir com a espada em mãos para acabar com o tormento do mundo. Fi confirma tal lenda. O herói deverá abolir o apocalipse eminente junto do espírito da espada e a donzela escolhida. Para encontrar Zelda, Link deverá seguir o seu destino embarcando numa jornada pela tal superfície para cumprir o seu destino. Então, Fi entrega uma placa que permitirá atravessar o grande mar de nuvens abaixo de Skyloft, conseguindo assim o Emerald Tablet.

Com o controle de Link, aproxime da crista flutuante e carregue um Skyward Strike. Basta ergue a espada para o alto. Após carregar, faça um corte com a espada para liberar o golpe, acertando a crista e erguendo um altar. Encaixe o Emerald Tablet nele. Agora, um pilar verde se encontra no mar de nuvens, sendo uma passagem entre os céus e o reino da superfície. Fi será sua companheira a partir de agora. Link aceita o pedido de Gaepora para trazer Zelda de volta e com isso, ambos vão descançar da longa noite.

E então, no dia seguinte, Link recebe de Gaepora as novas vestimentas merecidas por ter vencido a corrida. Como um cavaleiro, Link agora deverá iniciar sua jornada com uma nova roupa: a clássica tunica verde!


\\\\-----------------------////

Aqui encerramos a primeira parte do detonado de Skyward Sword. Na próxima, vamos começar a desbravar o mundo conhecido como superfície e as primeiras sidequests!

See ya!

3 comentários:

  1. Rindo muito com a parte que fala sobre a Mia. xD

    O texto está bom de se ler, não está enjoativo, e está fácil de se compreender. Belo trabalho! Como estou jogando no Hero Mode, seria uma boa conseguir 100%, já que é tudo mais complicado, e um monte de Heart Container não seria uma má ideia, né? xD

    Enfim, vou acompanhar o detonado! Quando chegar na parte onde estou, vou seguir o texto, para conseguir os 100%. o/

    ResponderExcluir
  2. Bem, como eu disse em outro comentario, ainda nao vou ler para nao estragar surpresas... mas isso nao significa que eu nao possa vir aqui parabeniza-los por mais um detonado de alto nivel, e sei que vai ajudar muitos players, incluindo eu num futuro proximo ^^

    ResponderExcluir