quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Detonando! The Legend of Zelda: Ocarina of Time - Parte 12: A inundação de um grande amor



O próximo calabouço, o Water Temple, está dentre um dos calabouços mais confusos. Nós temos a escolha de deixa-lo um tanto mais fácil, e é isso que vamos fazer agora.

Agora, vamos começar a Sequência de Trocas, ou melhor continuar. Se você segue esse guia bem direitinho, você já deve ter a Galinha azul, Cojiro, com você. Caso não tenha, siga para a Parte 8 do detonado para saber como pegá-la... Se você a tem, siga para Lost Woods, entrando por Kokiri Forest.
Não sei se você percebeu, mas toda vez que você entra aqui, é quase certo que você escute um cacarejar. Esse vem de Cojiro. Bom, da entrada de Lost Woods via Kokiri Forest, siga para a esquerda. Aqui, você encontrará um rapaz sentado. 


Mostre Cojiro a ele e, em troca, ele lhe dará um Odd Mushroom, pedindo que você o entregue à mulher da loja de poções.


Você terá 3 minutos para chegar em Kakariko... sem a utilização de qualquer música de teleporte. Siga pelo caminho normalmente, usando Epona para lhe auxiliar em Hyrule Field. 


Quando chegar em Kakariko Village (reze para que esteja de manhã), siga para a loja de poções que fica próxima à saída para Death Mountain. 


Uma vez lá dentro, passe pelo balcão, seguindo pela passagem à esquerda. Você chegará na área isolada de Kakariko. 



Desça as escadas e suba as outras, o que lhe levará a um outra casa (fechada quando você era criança). Entre e mostre o Odd Mushroom para a senhora daqui (fale com ela primeiro).



Você receberá em troca uma Odd Potion. Sem tempo limite, retorne para Lost Woods, onde você falou com aquele cara. Chegando lá, ao invés de encontrar com um rapaz estranhamente magro e deprimido, você encontrará uma das Kokiris. 


Entregue a poção para ela, e, depois de uma rápida ameaça, ela exigirá que você devolva a poção para ela. Em troca, você receberá a Poacher’s Saw, uma serrinha deixada por aquele cara.


Para prosseguirmos, entraremos em território que creio que você ainda desconhece. No caso, siga para Hyrule Field, e chame a Epona. Daqui, você andará até Gerudo Valley. Caso você não saiba, siga para o extremo leste. O local pode ser reconhecido porque sua terra é vermelha. Suba por ele e vá seguindo caminho.


O jogo então dará uma introdução ao Gerudo Valley (não sei porque, mas adoro esse nome). Além de fazer a sequência de trocas aqui, vamos aproveitar e pegar umas coisas. Bom, primeiro, siga normalmente aqui, andando pela tábua e tudo o mais. Você acabará chegando em uma ponte quebrada. Antes que você pense: “AIMEUDEUSAPONTECAIUCOMOÉQUEEUVOUPASSARAGORAJOSÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉ??????????!!!!!”, montado em Epona, corra na direção da ponte e sua linda égua vai dar um salto digno de um filme de aventura de Hollywood (daqueles bem mentirosos). 


YAHOOOOO-HOOO-HOOO!

Quando ela chegar do outro lado, você verá uma cabaninha, com um daqueles carpinteiros que moravam em Kakariko na frente. Puxe a serra e dê a ele. Em troca, você receberá a Broken Goron’s Sword.

Link: Ei moço, essa serra é tua?
Moço: Larga isso MININO, é muito perigoso! TÓ, pega isso aqui!

Link: Err... Moço...
Moço: MEUS CARPINTEIROS SUMIRAM E...
Link: Tchau, moço.
Antes de sairmos daqui, existem três itens que você pode pegar. Primeiro, faça com que fique de noite. Já sabe pra que, certo? Bem, mova-se para detrás da cabana do senhor carpinteiro ali. Logo de cara, você verá sua Golden Skultulla #58


Depois disso, Siga para um dos pilares de pedra que está bem ali, “próximo” à cabana do chefia. Mova-se até lá e, na parte de trás deles, você vai encontrar sua Golden Skultulla #59 relaxando à sombra do luar (?!).

Eu adicionaria um luar, mas fiquei muito ocupado vendo a Aurora Boreal em outro joguim aqui.
OK, feito isso, mova-se para perto da ponte. Olhando para baixo, você verá um longo rio, cheio de cachoeiras, certo? Muito bem, procure ficar bem próximo da parede próxima da cabana do velho lá (sério, falta que adjetivo pra eu usar aqui?). Pule para o rio, jogue-se do penhasco, atire-se no abismo, e depois curta nossa página no Facebook, adoramos suas visitas.

*Sniff* eu odeio desertos! Eles me lembram areia, que me lembra terra, que me lembra plantio, que me lembra planta, que me lembra grama, que me lembra gramado, que me lembra coisas em cima do gramado, que me lembra florestas, que me lembra árvores, que me lembra da Great Deku Tree, que me lembra da Saria, que me lembra de verde, que me lembra de sangue verde, que me lembra monstro, que me lembra mal, que me lembra Ganondorf, que me lembra racismo, que me lembra... ENFIM, VOU ME MATAR!


Piadinhas de lado, uma vez lá embaixo, lute contra a correnteza e siga para a parte de terra que deve ter atrás de você. Uma vez aqui, olhe para perto da cachoeira, sim? Você verá que atrás dela, existe uma escada. Pois bem. 



Siga e nade até lá, suba as escadas e você encontrará nada menos do que seu Pedaço de coração #25.
Chega disso, né?

Agora, vamos seguir para Death Mountain, mais precisamente para o topo da montanha que não a cratera. Caso você ainda esteja confuso, saiba: o local onde você falou com a primeira Great Fairy. Viaje da forma que considerar mais agradável...
Chegando lá, você irá dar de cara com um Goron gigante, que responde pelo nome de Biggoron. Não sério, ele é grande mesmo. 

Olá, senhor, gostaria de- NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOssaaaaaa....
SANTA MACAQUINHA, EU ESTOU VENDO SETAS!

Mostre a Broken Goron’s Sword e ele dirá que precisa de medicamento para consertá-la. Você receberá então a Perscription. Sem comentários...

Eu podia ter tirado uma foto melhor, mas essa vai ter que servir por motivos...
Agora é simples, ande até Zora’s Domain e fale com o Rei Zora. O rei dirá que possui os ingredientes, mas não o medicamento. Bom, já estamos aqui mesmo, então aceite a ideia e você receberá o Eyeball Frog. Eca....?


Huh, aparentemente em Hyrule rola contrabando de animais silvestres, sendo comandado por caras gigantes... Me pergunto quanto eles ganham nessa zoeira. É, eu sei que é só coisa de jogo, NÃO PRECISA ME JULGAR!
Bom, o jogo será cruel, e fará com que você tenha de correr contra o relógio mais uma vez. Você tem 3 minutos para VOAR até o Lake Hylia. Saia correndo daí e siga até o Hyrule Field. Chame Epona e, com o auxílio dela, corra até o lago. Creio que você sabe onde fica: ao sudeste.


Chegando lá, siga para a única casa do local e entre. Aqui dentro, você encontrará o Professor. Fale com ele primeiro e então mostre o Eyeball Frog. Ele pensará que é para ele jantar, mas perceberá que não é o caso.

É importante ressaltar que pode ser necessário falar com ele ANTES de mostrar o Eyeball Frog. 


Depois de um tempinho ele lhe dará o The World’s Finest Eye Drops, ou simplesmente, Eye Drops. Agora, mais uma vez, o jogo será cruel. Você terá 4 minutos para entregar isto aqui ao Biggoron. Mas, acreditem, é um tempo mais do que suficiente para chegar lá. Caso você tenha plantado aquele Magic Bean em Death Mountain Trail, você ganhará muito tempo. Tente da forma que quiser e, eventualmente, você conseguirá.

Quando você finalmente conseguir, dê o item para Biggoron e ele gritará um belo dum WOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOW!, indicando que ele está bem melhor.


Com isso, ele receberá a espada quebrada e lhe dará o Claim Check.

Agora, puxe sua Ocarina e fique tocando a Sun’s Song para que os dias se passem. Depois de algum tempo (uns quatro dias, acho), dê o Claim Check para Biggoron e você receberá a Biggoron’s Sword


Biggoron's Sword! Também conhecida como "AQUELAESPADAMELHORQUEAMASTERSWORD"... sword.

Essa poderosa espada é até melhor do que a própria Master Sword, com o único detalhe de que você fica impedido de usar o escudo... Chorem por isso.

OK, depois dessa distração muito da recompensadora, vamos voltar ao jogo, sim? Muito bem, puxe sua ocarina azul e brilhante e toque a Serenade of Water. Com isso, você chegará no agora seco Lake Hylia. Bom, você deve ter notado que só existe uma pocinha d’água no que já foi um grande lago, certo? Coloque a Zora Tunic e pule na água, colocando as Botas de Ferro assim que chegar na água. Você afundará. Dentro d’água, perceba que você só pode usar o Hookshot de suas armas. 




Equipe-o e atire na jóia azul que está acima das grades. Quando esta sair, o portão abrirá. Siga em frente.


Level 6 – Water Temple


Argh, esse lugar é quase uma desgraça. Aliás, é pior do que uma desgraça! É o Water Temple, aquele tido como um dos calabouços mais chatos e irritantes de toda a série Zelda. OK, ele definitivamente não é o pior, mas a fama que ele tem não veio à toa. Você vai passar muito do seu tempo colocando e tirando as botas de ferro. Por isso mesmo, sempre que eu dizer “afunde”, leia como “coloque as botas de ferro e afunde”, assim como “saia da água” significa “tire as botas de ferro e saia da água”. Certo, vamos ao lugar...

Nessa primeira parte, saia d’água e suba na parte seca. Você está na sala principal do calabouço. 


Não há muito o que explorar aqui. Pule na água e vá afundando até o final da sala (local que tem areia). Uma vez aqui, procure por uma entrada que tem duas tochas apagadas em frente. 


Siga pelo corredor e você dará de cara com Ruto! Sim, Ruto, princesa Ruto! 


Quieta mulher! Eu estava ocupado... Fazendo... Coisas... 

Além de dizer que você é um homem terrível (por ter feito sua querida noiva esperar 7 anos para ver você de novo), a nossa querida princesa dirá que existem três lugares no templo que permitem a você alterar o nível da água. Bom, ao final desse extenso diálogo, ela irá lhe guiar para o primeiro desses lugares, e quando eu digo guiar, eu digo nadar na direção dele e sumir completamente. Apenas retire as botas perto de onde ela estava para ir até o topo da sala, que seria no terceiro andar. Logo de cara, na parede, você vai notar um quadrado pintado com o símbolo da Triforce. Ignore-o por enquanto e entre na única porta dessa área. Aqui dentro, você vai se deparar com diversos... ouriços-do-mar feitos de metal...? É... Isso não pode ficar mais estranho.

WATER TEMPLE! Onde você enfrenta coisas marinhas do tamanho de um bonde!
Use seu escudo para transformá-los em pedras sensíveis e ataque logo em seguida com sua espada. Alternativamente, você pode usar seu Hookshot para derrubá-los. Quando todos forem derrotados, um baú surgirá na sala. Abra-o para adquirir sua Mapa


Bom, agora sim nós podemos voltar para aquele quadradinho na outra sala. Volte lá, fique de frente para a parede e toque a Zelda’s Lullaby. 


Quando a música terminar de tocar, o nível da água será reduzido até sumir. Pule pelo buraco (que antes estava cheio de água) e, ao chegar no chão, você deverá notar uma tocha no meio da sala que, de alguma forma muito misteriosa, ficou acesa. Puxe seu arco e flecha e mire nas tochas que estão nos cantos das salas, perto da porta. 


Já fizemos esse truque antes, no Forest Temple, só que dessa vez será mais fácil já que estamos parados. Quando ambas as tochas forem acendidas, entre pela porta que será destrancada. Aqui dentro teremos de enfrentar... Ostras maléficas... É... Acho que isso aqui é mesmo o templo da ÁGUA. Derrotá-las será mais difícil do que foi com os espinhos do terceiro andar. Aqui, prepare seu Hookshot e aproxime-se com cautela. Quando estiver próximo o suficiente, ela vai se abrir e revelar seu único ponto fraco: o que parece ser um músculo. Atire com o Hookshot lá (de preferência usando o Z-targeting) para derrota-la. 


Caso você falhe, puxe seu escudo imediatamente para se defender do ataque que ela vai usar. Quando ambas forem derrotadas, abra o baú que vai surgir para conseguir a sua Small Key #1.
Depois disso, saia dessa sala e retorne à sala principal. Aquela, cheia de areia no chão... Pois é, aquela.

Uma vez lá, siga pelo caminho à sua ESQUERDA e siga pela passagem. 


Ao final deste corredor, você deverá encontrar uma parte do chão que está rachada. Coloque uma bomba aqui e afaste-se, evitando que você se machuque com a explosão. Quando a parte do chão se tornar em um buraco (literalmente) siga por ele, afundando na água.
Aqui em baixo, nos encontraremos com outra ostra maléfica (elas são chamadas Shell Blades). Você pode optar por enfrenta-la nesse corredor estreito, ou, simplesmente, evita-la, tirando as botas e nadando até o outro lado. Faça como preferir, mas prossiga viagem.

Chegaremos em uma sala com um grupo de plataformas no centro. Suba em uma delas (a única que você conseguirá subir aqui) e pressione o botão para aumentar o nível da água daqui. 


Suba na plataforma logo à frente e use seu Hookshot para atirar no pescoço da estátua e ser levado até ela, passando pela água e chegando do outro lado. 


Derrote as Tektites que estão aqui e mova-se para a frente. Você vai descobrir uma curiosa grade, com o que seria a nossa alavanca para destrancá-la e uma Skultulla bem ali. Antes que você sente no chão e comece a chorar desesperado sem saber o que fazer, eu lhe apresento a solução! Fique o mais próximo possível da grade, procure ficar no centro dela também, prepare e faça um Spin Attack completamente carregado. 


Se der certo, a grade vai levantar, já que você acertou a alavanca. Aproveite e pegue a sua Golden Skultulla #60


Feito isso, retorne para a sala central.


Estando aqui, siga pelo caminho da esquerda e empurre o enorme bloco até que ele caia em uma poça. Siga-o, afundando e prossiga pelo corredor revelado. Ao final do corredor, saia da água e siga caminho. Você encontrará uma alavanca e uma vala entre você e o outro lado. Acerte a alavanca para que um jato d’água forte o suficiente apareça para lhe aguentar. Pule nele e siga para o outro lado, só tomando cuidado com a Tetktite (essas coisas estão em toda parte não é mesmo?!). 

Eis uma ideia: você pode usar o arco e flecha para acertar a Tetktite e fazê-la cair. 

Viu só?
Com isso, passe pela porta, e chegaremos a um novo desafio.


Essa sala nova tem um diferencial: a água daqui está com uma forte correnteza, o que pode complicar um pouco as coisas. Bom, nada é fácil, então afunde na água e tente ficar na estreita plataforma que está mais ao canto (você saberá qual é). Uma vez aqui, use seu Hookshot e procure uma cabeça de dragão por aqui. Mire logo na boca dela, onde você verá uma alavanca. 


Acerte-a para que uma grade seja aberta. Siga por ela, rapidamente, e saia da água naquela área. Você encontrará um novo baú. Abra-o para adquirir sua Small Key #2


Com isso, acerte a alavanca que está logo ao seu lado para reabrir a grade. Passe por ela e dê o fora, de volta à sala central.

Agora que fizemos tudo o que precisávamos fazer neste primeiro andar, siga para a torre bem ao meio da sala central, sim? Nela, procure por uma porta trancada. Uma vez que a vir, não hesite em passar por ela.


Aqui dentro, ande um pouco para frente pelo corredor e, quando estiver a uma boa distância, puxe seu hookshot e atire no alvo que estará na parede, atrás de você. 


Nessa plataforma, puxe sua Ocarina e toque Zelda’s Lullaby para aumentar o nível da água. MAS, antes que você possa fazer qualquer outra coisa, coloque as Iron Boots e afunde novamente na água (obviamente no corredor estreito). Aqui, você deverá notar um buraco onde o bloco que agora está na superfície costumava ficar. 

Na versão do 3DS, essa área é mostrada a você.
Caia por ele e siga pelo corredor estreito até uma área mais aberta, com uma daquelas alavancas. Use o hookshot para ativá-la e vários inimigos aquáticos vão surgir. 


Derrote todos eles para que uma passagem se abra. Siga por ela e abra o baú para adquirir a sua Small Key #3. Agora, retorne para a área onde mudamos o nível da água há pouco.

Volte à superfície e saia pela única porta disponível. Bem-vindo ao segundo andar. Antes que nós possamos fazer qualquer coisa aqui, ainda há um item a ser adquirido no primeiro andar, o qual só podemos pegar agora. Afunde na água e siga pela passagem na qual você encontrou Ruto. Lá, retorne para a superfície e você encontrará uma área rachada na parede. 


Use uma bomba para destruí-la e prossiga abrindo o baú, que terá sua Small Key #4. Agora sim, retorne ao segundo andar na sala central.
Nosso número de opções já é um pouco mais limitado aqui... Bom, procure pela passagem que tem dois potes na frente, sim? 


Siga por ela e você encontrará alguns espinhos e um alvo para o seu Hookshot. Atire no alvo com seu item (que, a essa altura, já deve estar na sua lista de itens favoritos) e vá subindo, sendo puxado pelo seu hookshot (isso deveria ser o nome de uma música), acertando o alvo mais distante dos três no teto. Nessa nova seção, aproxime-se do baú protegido por uma barreira d’água e atire com algum item de longa distância na alavanca (use o arco). 


Rapidamente após a alavanca ser ativada, abra o baú para adquirir a sua Bússola. Depois dessa, retorne à sala central.


Estando aqui, novamente, procure pela porta trancada em uma das paredes, sim? 


Quando a encontrar, prossiga por ela. Nesta sala, com uma alavanca e um pouco d’água (louco para subir), aproxime-se da água e espere por alguns segundos. Você deverá começar a ouvir o som típico de uma Tektite indo em sua direção. Saia dali e, quando ela aparecer, derrote-a. 

Pise aqui e saia...

Pra não ser pego de surpresa.

Faça isso para que ela não atrapalhe o que vamos fazer (curiosamente, esse truque não funciona na versão do 3DS). Suba na água e atire na alavanca com o arco, para ir subindo lentamente. 


Se você está jogando no 3DS, cuidado com a Tektite. Com isso feito, passe pela única porta dessa área.
Aqui fora, use sua Ocarina para ajustar mais uma vez o nível da água. Daqui, pule para a área central...

Aumente o nível da água...

E venha para esse lugar.
No terceiro andar, procure pela passagem mais simples de todas (a que parece a entrada de uma caverna e que está acima da passagem com os potes). Siga por ela até o final e afunde na água.
Estando aqui, pegue o bloco e puxe-o até não poder mais. 

Isso tudo vai fazer sentido logo logo.

Feito isso, retorne ao terceiro andar.


Agora, procure por uma porta trancada e passe por ela. Você deverá ficar com apenas uma chave sobrando.
Bem-vindos à sala da cachoeira! Aqui, siga pelo corredor (derrotando os Keese se preferir) e pule na plataforma logo à frente. 


Se você olhar para a parede da direita, você notará uma Skultulla! Procure se aproximar um pouco, mas sem cair da plataforma e, se usar seu Hookshot, você QUASE não vai conseguir, mas vai conseguir pegá-la. Faça isso e a Golden Skultulla #61 será sua!!

Caso você tenha dificuldade, volte aqui depois...
Agora, pule da plataforma para uma mais abaixo, que fica se movendo de cima pra baixo, e, dela use o Hookshot para tentar acertar uma das plataformas que ficam descendo na cachoeira. Uma vez que estiver em uma delas, não perca tempo e vá usando o Hookshot para ir subindo, até você conseguir chegar no buraco na parede, que é firme e não se meche! Passe pela porta trancada, gastando assim sua última chave (por enquanto).


Ah... Essa sala vai requerer um pouco de paciência. Além disso, aconteça o que acontecer, NÃO caia na água, já que não teremos como voltar. Enfim... Use seu arco para acertar a alavanca vermelha no meio de uma plataforma isolada. A mesma vai mudar de cor para azul e você notará que as cabeças vão ganhar um pescoço e vão aumentando (assim como o nível da água). Use o Hookshot na cabeça que está à sua frente. Com isso, atire na alavanca novamente, dessa vez para diminuir as cabeças. Atire no alvo que está na parede com o Hookshot e passe por cima da cabeça, tomando cuidado para não cair. 

Use a alavanca e aproveite as oportunidades sabiamente.
Siga um pouco pelo corredor e atire na alavanca novamente... Daqui, acerte na cabeça que está diretamente à sua frente e, uma vez aqui, atire mais uma vez na alavanca (só não esteja perto da cabeça quando ela começar a descer). Suba na cabeça e atire uma última vez na alavanca.


Nessa seção da sala, derrote as Tektites e o Like Like (a uma distância, com seu arco) e passe para o lado da porta, usando o Hookshot no alvo do teto. Passe, então, pela porta...


Você chegará a uma sala bastante... Incomum... Até parece que saímos do calabouço, hã...? Bem, prossiga para o outro lado (passando pela ilhazinha bem no meio)... Sou eu ou seu reflexo na água sumiu?! Bom, tente ir até a porta, e você descobrirá que ela está trancada com barras... Ah... Ótimo... Vamos tentar voltar e ver o que... Espera... O que é aquilo na ilha?! Aproxime-se e uma batalha será iniciada, sendo este o mini-chefe mais desafiador de Ocarina of Time, e um dos mais difíceis em geral...

MINI-CHEFE: DARK LINK



Dark Link... O próprio nome já indica que estamos em uma encrenca daquelas (eu acabei de falar a palavra encrenca...?!). A luta por si só, é simples, mas não deixa de ser difícil. Existem algumas maneiras de enfrentar Dark Link. As mais fáceis são a utilização constante do Din’s Fire, e a batalha usando a Biggoron’s Sword, que torna essa batalha ridícula de tão fácil. 

A Biggorron's Sword consegue quebrar as defesas dele quando fincada... Sempre!

O Din's Fire também é uma boa, mas consome muita magia.

No entanto, existem mais duas maneiras: o estilo clássico, usando a Master Sword apenas, e o estilo estiloso, que envolve uma mistura da Master Sword com o Din’s Fire (tá bom, eu inventei essa... ou não). O truque contra Dark Link é ser imprevisível e atacar da forma mais aleatória possível (isso quando você tem a Master Sword). No entanto, fique sabendo que, se não for com a Biggoron’s Sword, os Stabs (/\ + B) não vão lhe ajudar em nada, e podem acabar resultando em dano pra você. O Spin Attack também não funciona, já que Dark Link vai, simplesmente, desviar do mesmo. O mesmo vale para o Jump Attack, o qual Dark Link pode desviar e ainda por cima contra-atacar da mesma maneira... Minha recomendação é usar a forma estilosa, mostrando que você manja das coisas... 

Importante comentar: a vida do Dark Link, assim como suas defesas, é uma reflexão do que VOCÊ tem. Mais precisamente, o desafio dessa luta equivale ao número de corações que você tem. No nosso caso, ela pode ser bem demorada e desafiadora. Mas, caso você tenha apenas três corações, Dark Link mal vai se defender e você poderá derrotá-lo facilmente, mesmo com a Master Sword.
Caso você não esteja se sentido seguro, use a Biggoron’s Sword para ficar atacando ele na base do Stab, visto que, com essa espada, ele não consegue se defender de maneira alguma. Use a forma que achar melhor, e boa sorte...

Quando a batalha acabar, a sala vai mudar, e parecer realmente uma sala do templo. Bom, siga pela porta recém-aberta... Nessa nova sala, abra o baú para adquirir o seu Longshot


Apesar de ser um upgrade do Hookshot, que vai fazer o mesmo atingir uma distância duas vezes maior, ele vai tornar o Hookshot duas vezes mais útil (ou até mais do que isso). Acredite, para o resto deste calabouço, e para as coisas que ainda estão por vir, o Longshot será indispensável...
Bom, atrás do baú, você deve ter notado uma daquelas pedras do tempo. 


Puxe sua Ocarina e toque a Song of Time para fazê-la desaparecer magicamente... Com isso, siga pelo buraco que ela tapava.
Aqui, prepare seu coração, pois você viverá uma aventura inesquecível pra não esquecer jamais!! 


A única forma de passar por essa área é, simplesmente, seguindo pela água. Moleza, certo? ERRADO! Aqui, você, além de passar pela água, vai ter de aturar os inúmeros redemoinhos que estarão presentes. Zelda, um jogo divertido para toda a família.  Bom, minha recomendação...? Não coloque as Iron Boots e tente ir nadando, mesmo, já que o chão desta área é muito incerto, e você pode acabar deslizando na direção de um deles em poucos segundos. No entanto, mais ou menos perto do segundo redemoinho, você vai notar a presença de uma Golden Skultulla. Sem ter medo, coloque as Iron Boots a uma distância segura e use seu novo Longshot para pegar sua Golden Skultulla #62! E aí, é um item bom ou não é?


Logo após esse momento, você encontrará um grupo de plataformas na água. Tente subir em uma delas, evitando os redemoinhos daqui. Esforce-se para chegar até a plataforma mais próxima da área fechada (use o Longshot em um alvo do teto se preferir). 


Você pode usar esse alvo, se quiser, para chegar na outra plataforma e te ajudar.
Aqui, puxe seu arco e atire no olho bem à sua frente, o que fará o portão abrir. No entanto, não há tempo para nadar até lá, então use seu Longshot para atirar no baú dando sopa ali. Isso vai requerer um pouco de mira, então, faça a seu tempo e, mesmo que demore um pouco, você vai conseguir. 


Abra o baú para adquirir a sua Small Key #5. Prossiga, então, pela passagem daqui e você chegará na sala com a água da correnteza que vimos anteriormente... Pule aqui e retorne à sala central.
Estando aqui, siga para a sala onde você encontrou Ruto e suba à superfície lá. Use sua Ocarina para reajustar o nível da água e zerá-lo... Com isso, desça e entre na torre central. Reajuste o nível da água, para que ele fique médio. Saia da torre e, no segundo andar, procure por uma área que esteja protegida por um portão, mas que tenha um olho logo abaixo. 


Use o arco para acertar o olho e puxe seu Longshot para, rapidamente, acertar o alvo na parede e ser levado até ele. Dará tempo para o portão fechar...
Bom... Prossiga pelo corredor e você encontrará a sala onde nós puxamos um bloco mais cedo. Siga até o dito bloco e empurre-o. 


Siga pelo caminho recém-descoberto e abra um baú, contendo a Small Key #6.

Saia por aqui.

Está ficando cansativo, eu sei... Mas não se preocupe, o calabouço já está quase no fim...  Daqui, retorne ao primeiro andar (sem a necessidade de mudar o nível da água) e procure pela única área onde não entramos ainda... Seria aquela com uma área funda de areia na frente e dois Spikes. 


Passe por ela, e use o Longshot em um alvo que está na parede atrás de você e acima do nível da água. Aqui, use o Longshot mais uma vez para ir até o outro lado da sala, onde há uma porta.


Nesta nova sala (que também vai testar sua paciência...) você encontrará redemoinhos E tektites... Ah... Esse dia não pode ficar mais perfeito, não é mesmo? 



Tente prosseguir para a porta do outro lado, da maneira que achar melhor (se você for bom de mira, pode ir exterminando as Tektites com seu arco e flecha). 

Siga pela porta e pela passagem, e você vai cair em uma área cheia de água e com aquelas raias malditas... 


Elimine-as para que elas não nos atrapalhem aqui... Observando bem o final de cada uma das plataformas acima d’água, você notará que as mesmas possuem formatos irregulares e diferentes (uma delas até destruída em parte está), não é? 

"Meu senso comum está formigando!" - Deadpool
Coloque uma bomba nas duas e um corredor com um bloco vai surgir (mas que maravilha...) Procure levar o bloco até o botão debaixo d’água. Para isso, empurre-o de um lado e puxe do outro. 

É sério, o Link faz mais exercício puxando blocos do que matando monstros.
É bem auto-explicativo e, assim que você ver como funciona, você vai entender e fará bem direitinho. Quando o bloco acertar o botão, o nível da água vai aumentar, permitindo que você alcance uma área da sala antes inalcançável. 

AHÁ! 5: A sequência que ninguém queria
Prossiga por ela e pela porta...
Nesta nova sala, pressione o botão para que três colunas d’água apareçam. Pule por elas para chegar até o outro lado. 


Só tome cuidado com as Tektites daqui (que você pode tirar de cena com apenas uma flechada, já que elas tentarão te perseguir e vão cair no buraco). Quando chegar no outro lado, saia pela porta.
Voltaremos à sala onde os redemoinhos e as Tektites estavam... 


Aqui, siga pelo caminho da sua direita e caia no buraco que está abaixo do nível da água. Coloque as Iron Boots e, observando um pouco a parte de trás da pequena queda d’água, capture sua Golden Skultulla #63


Agora, prossiga pela sua direita, onde você encontrará outra Shell Blade. Derrote-a se quiser e suba à superfície de onde ela estava. Aqui, gaste sua última chave para passar pela porta. Abra o baú desta sala para conseguir a Big Key


Depois disso tudo, retorne à sala central.

Finalmente, não há mais nada que tenha de ser visto ou pego no calabouço. Só falta uma coisa para terminarmos... Retorne à sala central e faça com que o nível da água atinja o seu máximo. Suponho que, a essa altura, você já saiba como chegar lá.


Agora, no terceiro andar, procure por uma cabeça de dragão. Use seu Longshot para chegar no lado dela... Aqui, quebre os potes se achar que precisa de fadas e, quando estiver pronto, siga pela porta.
Aqui, você vai encontrar três daquelas armadilhas passando de um lado para o outro em um corredor inclinado. 


Essa é a última sala desafiadora do calabouço, e apenas requer que você passe na hora certa. Cronometre bem o seu tempo e passe pelas armadilhas. Não use as Iron Boots, visto que você apenas vai se atrapalhar e escorregar de volta. Quando passar por tudo isso, abra a porta para o chefe...

Hmm... Essa água não tem uma coloração normal, não é mesmo? Até mesmo a Navi vai fazer uma notificação a respeito disso. Pule em uma das plataformas e uma cutscene acontecerá, indicando que chegou a hora do pau!

Ah, Navi, cala a boca! Você só fala, fala, fala...

Link: e só fica falando... Se você fosse uma daquelas fadas grandes e bonitonas...

Link: Eu podia te aturar (até olhar uma coisinhas dava), mas sério, você é um...
Navi: LINK!
Link: QUE É, MULHER?!
Navi: ATRÁS DE VOCÊ!

Link: Oh...
CHEFE: GIANT AQUATIC AMOEBA MORPHA


Diferente do inferno molhado que é o Water Temple, Morpha é bastante simples, e só vai depender de sua paciência e atenção. Minha maior recomendação é sair das plataformas na água, e ficar lutando nos arredores, visto que você tem mais espaço para fugir dos tentáculos e existem mais chances de encurralar Morpha. 

Link: Não entendi! Aquilo é Morpha?!

Navi: Não... ISSO é Morpha!

O chefe possui apenas um ataque: ele cria um tentáculo com essa água estranha e o mesmo tenta pegar você (dando uma quantidade bem exagerada de dano). Evite ficar muito próximo dos tentáculos... O seu grande alvo é aquele núcleo rosado... Aquilo é Morpha. Use seu Longshot para tentar alcança-lo e pegá-lo. Quando você conseguir acerta-lo e puxa-lo até você, dê um golpe nele com sua espada (de preferência com a Biggoron Sword, visto que a mesma dá mais dano). Depois deste golpe, ele vai cair novamente na água, e você terá de refazer a operação, ficando ciente que, à medida em que ele vai se machucando, mais tentáculos vão sendo produzidos. No entanto, existe também uma manha que envolve puxar Morpha e encurrala-lo na parede, desferindo golpes sem parar e resultando em uma batalha extremamente rápida. Agora, este truque é bastante complicado de se fazer... Portanto, se você o fizer, pode se sentir bonzão e o melhor do mundo... Eu deixo porque eu conheço a sensação. De um jeito ou de outro, fique atacando o núcleo sem parar até que ele (finalmente) seja derrotado.

Link: Ei! Sabe com o que isso parece?
Navi: O que?
Link: Com uma pizza de calabresa rosa e queijo rosa... Mal feita...
Navi: Que diabo é uma pizza?!

Quando Morpha cair, a água da sala será toda drenada para uma... Goteira no teto... É... Faz sentido... E a mesma vai toda se reduzir a uma gota apenas e a mesma vai cair no chão, desaparecendo e deixando a luz azul aparecer. Pegue o Heart Container que está nessa sala e saia pela luz azul.


E estaremos dando uma nova visita à Câmara dos Sábios... E... A Sábia da Água é... Princesa Ruto, mas que grande surpresa... Bom, ela dirá que não esperava menos do homem que seria seu marido. 

Ei... Você pode ser minha Heroína do Tempo quando você quiser!

Segundo ela, Zora’s Domain e seu povo logo logo iria voltar ao normal (não se preocupe, você não verá o domínio Zora descongelado enquanto adulto). Além de dedicar a você o seu eterno amor (afinal de contas, ela É sua NOIVA), ela vai lhe dar o Water Medallion (tudo isso sabendo que você está à procura de Zelda).


Se você ver Sheik, dê a ela meus agradecimentos, OK?

Do lado de fora, Sheik estará observando o lago enquanto o mesmo está voltando a seu nível normal. 


É então que Link vai surgir, e dar o recado de Ruto a ela. Sheik mostrará o resultado dos esforços de Link e Ruto (que não fez muita coisa, mas enfim...). Enquanto Link (tolamente) fica observando o lago, Sheik lentamente se afasta e some. Quando Link vai procura-la, ela pula do topo da árvore e desaparece nas águas do Lago...
Depois dessa cena, rapidamente corra para o que parece ser uma tumba próxima da enorme árvore. Estando em cima dela, puxe seu arco e atire no sol que está começando a nascer. 

Atire agora!

Se feito certo, sua flecha vai voltar e pousar na pequena porção de terra, mas com o que parece ser uma bola de fogo. Nade até lá e clame a sua Fire Arrow





Com este upgrade, suas flechas queimarão quem elas tocarem, embora isso venha ao custo de um pouco de mágica. Elas funcionam como um item separado, portanto você não precisará se preocupar em gastar magia sem querer...

Bom... Nós poderíamos aproveitar essa oportunidade para pescarmos um pouco, mas deixemos isso para outro momento. Por hora, apenas comemore: o pior do jogo, e eu digo novamente: o PIOR do jogo, já passou...


O frio domínio do gelo

7 comentários:

  1. Cadê o resto??? Por favor digam que tem o resto... Esse é o detonado mais perfeito de todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que as próximas partes do detonado ainda estão sendo escritas, mas não falta muito. Vou tentar "apressar" a produção :D

      Excluir
    2. Fico muito feliz em saber que vai ter continuação! Eu tinha o 64 e agora, anos e anos depois, estou jogando no 3ds! ;)

      Excluir
  2. As legendas mais geniais do universo!

    ResponderExcluir
  3. mano essa skultulla 61 n to conseguindo pegar já fiquei na ponta o máximo possível mas mesmo assim n vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, procure voltar nessa sala e pegar a Skultulla DEPOIS de conseguir o Longshot. :)

      Excluir