terça-feira, 6 de novembro de 2012

Hylian Creed - Make It Happen...?


Hylian Creed - Make It Happen

Tendo lido essa frase já algumas vezes, eu sempre me perguntava se a mistura de estilos da série Legend of Zelda com os de Assassin's Creed seria realmente tão interessante assim, ou se não passa de um simples desejo de ver Link usando as túnicas dos assassinos.

Assassin's Creed é uma franquia que não precisa de introdução. Passando de videogames até livros, e até mesmo com um possível filme nos planos, a franquia conquistou fãs no mundo inteiro, e é considerada como umas das melhores e mais importantes dessa geração.
Sabendo de tudo isso, não é surpresa que muitos desejem que ocorra um cross-over dentre a famosa franquia da Ubisoft e a série épica da Nintendo (no caso, nossa querida The Legend of Zelda), apesar de não ser a boa maioria que teria interesse nisso... Ainda estamos falando de uma minoria.
No entanto, mesmo com todo esse desejo, será que valeria mesmo a pena fazer algo assim? Não existe a possibilidade de algo ficar perdido no caminho? Confira meus pensamentos depois da quebra.




Mesmo que muitos de vocês discordem, é fácil entender o porque de tanta aspiração em misturar as duas séries. Ambas são épicas e ambas tem uma jogabilidade de dar inveja, bastante focada na exploração, inclusive. Apesar de eu não ter ainda jogado todos os jogos da franquia Assassin's Creed, o pouco que eu sei já deve ser suficiente para afirmar isso. Mas, alguns podem retrucar: "Assassin's Creed nada tem a ver com Zelda!"...

E é verdade...
Eu não tenho como discordar disso. Apesar de serem ambos épicos e ambos muito bons de se jogar, não há como negar que são poucas, para não dizer inexistentes, as semelhanças. E esse é justamente o argumento que eu utilizo aqui.

O estilo mais realista e violento que o universo de Altaïr e Ezio Auditore possui não combina em nada com o mundo fantasioso no qual Link e Zelda habitam. Ocorreria um certo desvio logo aí, assim como dá pra abrir um novo tópico a respeito.

Não se perderia parte da mágica dos títulos? Assassin's Creed tem uma história contada no mundo real, planeta Terra e, se não fossem alguns aspectos da história (que, cá entre nós, são bem absurdos), se mostraria completamente possível de acontecer (ou de ter acontecido). Os inimigos do jogo são pessoas normais, soldados, mercenários, ladrões e políticos, especialmente. Compare tudo isso a Hyrule, onde os inimigos são monstros, e toda a história se desenrole a partir do bem contra o mau, não aquelas histórias de vingança e com briga de ideais complicadas mostradas em AC.


O grande charme de AC seria justamente a liberdade empregada no jogo, na qual você pode escalar prédios, pular de um para o outro, ao melhor estilo parkour, além, é claro, de seguir livremente pelas ruas, vendo o enorme número de pessoas, fazendo coisas diferentes.
Enquanto isso, o grande charme de Zelda seria justamente a ideia de explorar terras mágicas e fantásticas, além de desvendar quebra-cabeças em calabouços separados pela terra, tentando encontrar algo especial para nos ajudar a derrotar o grande vilão.

Por um lado, realmente seria interessante aplicar uma cidade enorme e muito bem desenvolvida em Zelda, com diversas pessoas andando pelas ruas, embora isso pudesse vir ao custo de poder falar com que você quiser, como é natural na série. No entanto, esta é a única mudança que poderia ser aplicada sem medo de perder alguma coisa em Zelda.


Para Assassin's Creed, no entanto, a história é outra. A série só tem a perder se for se misturar com Zelda. Não digo isso porque Zelda é ruim, claro que não. Digo isso porque as melhores partes de Assassin's Creed são justamente as mais reais e menos absurdas de acontecer. Caso ocorra uma mistura com Zelda, a série perderia muito de sua identidade já que, como já dito antes, o grande foco está na realidade, não na fantasia.

Observando isso tudo agora, dá pra notar que muitos tem esse desejo porque querem que Zelda tenha características de Assassin's Creed, e não o contrário.
Não sei vocês, mas eu não acho uma boa ideia, visto que, de todo jeito, parte da essência e mágica das duas séries se perderia, e o resultado poderia ficar muito distante do agradável.
Daí alguém pode indagar: "mas, se fosse feito de forma paralela a outro título de Zelda, como um spin-off?" Bom, daí a coisa muda de figura. A ideia pode ser testada em um jogo spin-off, e poderia ser deixada nele apenas, sem se manifestar em títulos seguintes. Talvez seria interessante ver as características de um jogo no outro apenas uma vez, mas a ideia de que essa mistura se torne permanente já se torna complicada. Se der certo, o dito spin-off pode receber uma ou outra sequência, mas que fique restrita a título de spin-off.

Mas, e quanto a você, caro leitor? Quais os seus pensamentos a respeito deste cross-over? Acha que a Ubisoft e a Nintendo deveriam juntar forças e misturar suas séries? Ou acredita que isso deve ser evitado? Não esqueça de comentar, e até a próxima!

Discussões escritas por Davi Mendes Freitas (Tiranofarl)

2 comentários:

  1. no acho que funcionri bem em nenhum dos 2

    ResponderExcluir
  2. Seria bem legal porque poderiamos explorar um novo mundo e matar monstros e alem da oportunidade de utilizar novas armas seria uma nova historia

    ResponderExcluir