segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Detonando os chefes! Skyward Sword

Atenção: O guia a seguir contém diversas revelações sobre o enredo (spoilers) do jogo The Legend of Zelda: Skyward Sword, no caso, quantos e quais chefes. 


      Demon Lord Ghirahim – Skyview Temple
Dificuldade: Relativamente fácil
Armas Necessárias: Goddess Sword
A batalha contra Ghirahim consiste basicamente em ver se você tem jeito com os controles da espada. Fique observando para onde Ghirahim aponta sua mão direita: a mesma vai seguir o movimento de sua espada. Em dado momento, quando uma aura cercar a mão dele, ela ficará parada lá. Nessa hora, ataque-o com um golpe, começando pela direção oposta a qual a mão dele está (exemplo: se ele estiver apontando para a esquerda, ataque da direita), e faça uma série de três golpes de preferência, para causar mais dano. Depois de repetida algumas vezes essa operação, a luta passará para um tom mais interessante. Ghirahim materializará uma espada e partirá para a briga. Essa segunda fase não é tão difícil, e pode ser ainda mais fácil do que a primeira. Fique olhando atentamente em que posição a espada de Ghirahim está, e ataque na direção que ela está sendo segurada (exemplo: caso ela esteja na horizontal, ataque na horizontal). O número de ataques dele também aumenta um pouco... Em um de seus golpes, Ghirahim vai correr em sua direção, atacando com um golpe violento assim que ele chegar perto. Repele-o neste momento com um Shield Bash e ele ficará vulnerável a seus ataques. Outro ataque que Ghirahim gosta muito de fazer é invocar um pequeno grupo de diamantes e jogá-los em sua direção. Você pode ou desviar dos diamantes ou acertá-los com sua espada, atacando de acordo com a linha em que eles estão, o que vai resultar em um pouco de dano para no chefe... Mantenha-se atacando da forma que preferir até que Ghirahim seja derrotado.

            Piroclastic Fiend Scaldera – Earth Temple
Dificuldade: Médio
Armas necessárias: Bombas, Goddess Sword


Eis um chefe que pode ser uma dor de cabeça para alguns... Essa batalha é bastante diferenciada quando comparada aos demais chefes da série porque não ocorre em uma arena circular. No primeiro momento, afaste-se de Scaldera e suba a ladeira correndo, até que a barreira de fogo que protege o chefe desapareça. Então, jogue uma bomba nele para que o mesmo vá descendo de volta ao início, siga correndo atrás dele, mas não fique muito perto. Irritado, Scaldera irá começar a sugar o ar em sua frente para que possa começar a atirar bolas de fogo. Não deixe ele terminar isso, jogando uma bomba para que ele a engula e exploda por dentro. Caso você consiga jogar a bomba a tempo, parte da carapaça rochosa de Scaldera será quebrada, deixando o ponto de fraco, o olho, vulnerável a ataques. Golpeie-o com sua espada sem perdão, até que o chefe levante-se novamente. Caso você não consiga, afaste-se, pois o chefe vai jogar diversas bolas de fogo. Basta ficar fora da direção delas para desviar. Depois de algum tempo, Scaldera virá andando em sua direção novamente. É possível que, para passar, o chefe vai se levantar ainda mais, deixando você para trás, mas ele vai acabar acertando uma das bombas na parte mais elevada da ladeira e virá descendo, como uma bola de fogo. Saia do caminho dele quando ele chegar perto. Ao chegar no canto inferior, ele se levantará e começará a sugar o ar. Aproveite a chance para jogar uma bomba e repetir a operação. No entanto, quanto mais a cratera for danificada, mais o olho do chefe poderá se movimentar pela cabeça, podendo ser difícil de acessar. Caso você fique sem bombas, basta seguir para o topo da ladeira, onde você poderá ver diversas Bomb Flowers, assim como Heart Flowers, as quais você pode usar para recuperar alguns corações. Mantenha a operação até que o chefe seja derrotado...

            Thousand-Year Old Arachnid Moldarach – Lanayru Mining Facility
Dificuldade: Fácil
Armas Necessárias: Goddess Sword e Gust Bellows

A batalha contra Moldarach irá requerer que você saiba responder rápido com ataques verticais ou horizontais. No primeiro momento, o ponto fraco do chefe serão os olhos que estão em suas garras gigantes. Fique atento às garras dele, e aos olhos deles. Caso os olhos mudem sua coloração para vermelha, saia imediatamente da frente do chefe, pois o mesmo vai atacar, e os golpes de Moldarach são irritantes, para dizer o mínimo. Logo após o ataque, o chefe manterá suas garras abertas por alguns segundos. Aproveite a chance para atacar o olho. Depois de golpes suficientes em ambas as garras, Moldarach irá abrir seu único olho na cabeça. Para acertá-lo, você vai ter de atacar com uma punhalada (Stab). Aproveite esse momento para um golpe livre. Moldarach vai cavar e ficar abaixo da areia. Use o Gust Bellows para retirar a areia do caminho e localizar o chefe. Quando acha-lo, procure impedir que ele fique embaixo da areia de novo e o mesmo vai sair para lutar. Apunhale-o no olho, tomando cuidado com sua calda e com a cabeçada que ele pode dar. Mantenha essa operação até ele ser derrotado.

      The Imprisoned – Sealed Grounds
Dificuldade: Fácil
Armas Necessárias: Goddess Sword


Eis uma batalha tensa... O Aprisionado tentará subir até o Sealed Temple, a qualquer custo, e sua missão é impedi-lo. A melhor estratégia é subir em uma área superior e esperar o Aprisionado se aproximar, ou seguir para perto dele. Então, pule na cabeça dele e, com a espada, empurre o objeto em sua cabeça para baixo (basta atacar indo de cima para baixo). Com três golpes, o Aprisionado vai jogar você para fora. Também é possível ataca-lo pelos pés, destruindo as garras que ele tem. No entanto, é importante tomar cuidado com os golpes que ele dará, incluindo uma forte pisada no chão, que criará até uma onda de choque. Quando as garras de ambos os pés forem destruídas, o Aprisionado cairá. Daí, mova-se até o objeto em sua cabeça e empurre-o para cima, atacando-o de baixo para cima. Depois do primeiro golpe, duas coisas podem acontecer: ou o chefe vai empurrar o objeto um pouco para fora de sua cabeça ou ele vai cair de bruços e vai começar a deslizar para o topo. É mais provável que o segundo aconteça... Enquanto estiver deslizando, o chefe é invencível, então não perca tempo com ele e tente ficar sempre adiante dele, mais precisamente em um nível superior. Não vai demorar muito para que ele pare e volte a tentar ir andando até o topo. Quando isso acontecer, repita a operação da maneira que achar melhor mais duas vezes, e ele será selado de novo... Quando a batalha acabar desça até o selo dele e faça os movimentos indicados na tela. O selo será refeito e o Aprisionado ficará preso novamente... Por enquanto.

       Koloktos – Ancient Cistern
Dificuldade: Relativamente Fácil
Armas Necessárias: Chicote, Goddess Sword


A batalha contra Koloktos consiste em duas fases e, em ambas, você estará usando o seu chicote. Dos seis braços do chefe, ele usará apenas quatro nesse primeiro momento. Fique um pouco próximo do chefe, para que ele tente atacar você com um de seus braços. Desvie do ataque (se afastando quando ver que ele está prestes a atacar) e, quando o braço dele acertar o chão, puxe seu chicote e arranque o braço dele fora (nossa. .. que violento...)! Só evite ficar perto demais, visto que, aí, o chefe vai jogar duas lâminas voadoras. Repita a operação no outro braço e Koloktos vai usar os braços que estavam protegendo seu “peito”. Aproxime-se e faça do mesmo jeito de antes, arrancando os dois braços dessa vez. Sem proteção para aquele núcleo no peito, Koloktos estará vulnerável a ataques. Usando sua espada, ataque sem parar até que o chefe traga seus braços de volta. Repita toda essa operação...
Depois de alguns golpes, Koloktos vai ganhar duas pernas e vai puxar seis espadas para seus seis braços. Agora a luta é pra valer... Nessa segunda fase, tente fazer o que fazia antes, mas tenha mais cuidado, visto que agora, o chefe anda, e os braços dele, graças às espadas, terão o dobro do alcance. Com o primeiro golpe, arranque logo os três braços de Koloktos. O jogo então fará um zoom em uma das espadas. Será? Agora, você tem duas opções: puxar uma das espadas e atacar os outros braços assim que eles chegarem no chão (visto que o chicote não terá efeito neles) ou você puxa a espada e mira nas pernas... Dependendo de sua confiança e habilidade, ataque. De um jeito ou de outro, você terá de atacar as pernas. Quando elas caírem, Koloktos também cairá. Use a lâmina gigante para destruir aquela grade que protege o núcleo e ataque-o sem dó (com a espada ainda). Depois de punição suficiente, Koloktos vai puxar seus braços, pernas e armas de volta. Afaste-se, pois o chefe vai começar a atacar violentamente com as espadas. Fique longe dele tempo suficiente (ou faça com que ele acerte uma das colunas, para perder velocidade e liberar uns corações) e ele ficará quieto de novo. Ao final de sua ira, o chefe começar a carregar um ataque, que trará três Cursed Bokoblins (ou Bokoblins Zumbis) ao campo de batalha. Carregue um Skyward Strike com sua espada e elimine os três rapidamente. Repita então, a operação. Só tome cuidado, pois o chefe poderá ficar irado de novo enquanto está com apenas três braços. De longe, essa é uma das batalhas mais violentas da série.

           Abyssal Leviathan Tentalus – Pirate Ship
Dificuldade: Médio
Armas Necessárias: Arco e Flecha, Goddess Long Sword


Nessa batalha, você terá de provar sua habilidade com o arco. Caso você ainda não tenha aprendido direito como manusear os controles do arco, você terá problemas aqui.
No primeiro momento, logo após você abrir a porta para a sala do motor, saia e tente retornar ao lado de fora do barco. Diversas vezes, os tentáculos do chefe tentarão lhe impedir. Carregue um Skyward Strike para cortá-los ao meio e tente ir progredindo para fora. Só tome cuidado com obstáculos como os barris.
Quando você finalmente sair, a verdadeira batalha vai começar... Os tentáculos vão sair de dentro do navio. Use um Skyward Strike horizontal para cortá-los. Tome cuidado pois alguns deles tentarão lhe agarrar. Se você reagir rápido, eles não causarão dano, mas serão irritantes. Também evite ficar parado, justamente para dificultar que um dos tentáculos pegue ou acerte você... Quando um certo número de tentáculos for cortado, o chefe vai surgir. Aqui, tente usar seu arco no olho dele, enquanto desvia dos ataques (retire o arco e desvie normalmente, caso esteja sentindo dificuldades). Caso você acerte o olho, o chefe vai cair e ficar vulnerável. Corra até ele e ataque-o no olho sem dó. Depois de alguns golpes, a operação vai reiniciar. Repita essa operação até o chefe começar a destruir o navio. Uma caixa vai surgir próxima de uma parede. Suba a caixa e siga para o nível superior. Aqui, a segunda fase tomará conta, e a mesma é bem mais fácil do que a anterior. Inicialmente, mais tentáculos tentarão lhe pegar, mas eles são mais fáceis e podem ser cortados sem dificuldade. Basta ficar atacando de forma horizontal ou diagonal sem parar para eliminá-los. Depois disso, o chefe vai se tornar vulnerável. Use uma flecha para acertar o olho e ataque-o com a espada sem perdão. Quando ele se levantar, afaste-se e repita essa operação, para que o chefe seja derrotado.

      Demon Lord Ghirahim – Fire Sanctuary
Dificuldade: Médio
Armas Necessárias: Goddess White Sword


Sim, é Ghirahim novamente... Essa batalha se assemelha muito com a primeira, mas conta com alguns detalhes especiais. No primeiro momento, Ghirahim contará com alguns diamantes para impedir que você o acerte. Você pode tentar atacá-lo apenas evitando os diamantes, ou pode se desfazer deles atacando-os. O método aqui é o mesmo do anterior: espere a mão dele parar de lhe seguir e golpeie pelo sentido oposto ao que ela ficará. Ghirahim vai aumentar o número de diamantes depois de alguns golpes e, finalmente, vai dispensá-los e trazer duas espadas dessa vez. A luta agora se assemelha muito à feita com os Stalfos no jogo, e é tão auto-explicativa quanto. Apenas ataque na abertura que ele fizer. Em certos casos, o chefe vai dar um salto. Comece a correr pela sala, e ele vai cair no chão e prender a espada no mesmo, ficando incapacitado. Ataque-o aqui. Ele também invocará diamantes para jogá-los em você. Quando ele ficar jogando os diamantes em uma linha, ataque-os no mesmo sentido ou desvie. Quando os diamantes lhe cercarem, faça um Spin Attack de acordo, seja ele horizontal ou vertical, você saberá quando será cada um.
Depois de alguns golpes, ele finalmente cairá.

      The Imprisoned – Sealed Grounds
Dificuldade: Difícil
Armas Necessárias: Master Sword


Uma das batalhas mais difíceis do jogo, e uma das mais tensas também. Apesar de o objetivo do Aprisionado ser o mesmo, ele agora contará com um par de braços e tem alguns truques novos em sua manga... No entanto, você também terá ajuda de Groose e do Groosenator para fazer o serviço...
Logo quando começar a batalha, siga para um território mais alto e espere o Aprisionado se aproximar. Não pule na cabeça dele, pois, agora, ele tem cérebro suficiente para lhe jogar para fora assim que sentir você lá em cima. Quando ele chegar a certo ponto, ele vai tentar subir usando os braços. Nessa hora, o Groosenator ficará disponível para uso. Não use o Groosenator ainda. Ataque os dedos das mãos do chefe, para que eles sejam eliminados. Quando os dedos de ambas as mãos forem cortados, o Aprisionado desistirá da subida e continuará a pé. Agora, use o Groosenator para paralisá-lo onde ele estiver e pule na cabeça dele, atacando o objeto selador como fez da última vez... Quando ele lhe expulsar, voe para o nível superior e aguarde que o Groosenator fique pronto mais uma vez. Então, ataque-o com ele e pule em sua cabeça, repetindo o processo. De forma alternativa. Você pode usar o Groosenator para paralisá-lo e atacar os dedos dos pés. Só tome cuidado caso ele volte a andar, visto que, agora, ele vai soltar uma onda de energia a cada passo, dificultando e muito esse processo. Caso você derrube-o pelos pés, você não poderá só dar a volta para ataca-lo, por conta dos braços que tomam muito espaço. Você terá de descer um nível e usar um dos geysers para pular para o superior, dessa vez um pouco atrás do chefe. Esse sistema é mais tenso porque demora mais.
Repita essa operação da maneira que achar melhor para selá-lo uma segunda vez...

       Levias – The Sky
Dificuldade: Médio
Armas Necessárias: Spiral Charge (Loftwing)


O grande guardião Levias parece estar possuído por alguma coisa. Pule de qualquer parte da ilha para chamar seu Loftwing e partir para a briga. Como você já deve ter adivinhado, o grande ponto fraco de Levias são os olhos gigantes que estão brotando de seu corpo. Aproxime-se com cuidado deles e ataque com um Spiral Charge para derrubá-los um por um. Elimine todos os quatro olhos para que você possa voar para a cabeça de Levias e pousar naquela placa óssea dele.

       Ocular Parasite Bilocyte
Dificuldade: Relativamente Fácil
Armas Necessárias: True Master Sword, Arco e Flecha (opcional)


Eis a fonte do estranho mal de Levias. A batalha contra Bilocyte vai começar assim que você pisar na placa do guardião. É uma luta bem simples, que consiste apenas de atenção. Fique atento à posição do chefe e, quando ele cuspir um projétil, ataque com sua espada para que ele volte. Nesse caso, dê uma punhalada para que o projétil volte reto, ataque da direita para a esquerda para que ele volte pela esquerda, e ataque da esquerda para a direita para que ele volte pela direita. Ataque de acordo com a posição da cabeça do chefe, para que o projétil o acerte. Neste primeiro momento, basta um acerto para que ele caia. Comece a ataca-lo com sua espada o máximo que puder antes que ele se recupere. Alternativamente, você pode usar o arco para atirar de uma vez no olho do chefe, o que pode ser um pouco difícil de se fazer. Mantenha a operação, sabendo que o número de golpes necessários para derrubá-lo vai aumentar de acordo com o dano já recebido por ele e, finalmente, ele cairá.
      
      The Imprisoned – Sealed Grounds
Dificuldade: Insanamente difícil / Relativamente fácil
Armas necessárias: True Master Sword


Essa batalha poderá ter diferentes reações para diferentes jogadores... A grande diferença que você vai notar nessa batalha é a calda do chefe. Com ela, será difícil se aproximar dos dedos do pé. Aqui, faça como fez na batalha anterior para ataca-lo. Quando os golpes tiverem sido dados, o Aprisionado vai mostrar uma nova habilidade: a de voar... Agora, o desgraçado tentará voar até o templo. Use o Groosenator para derrubá-lo de volta ao fundo. Com isso, corra até ele e empurre o objeto selador para cima, do mesmo jeito que fazia antes. Agora, o chefe vai tentar voar novamente. Groose tentará seguir para seu estoque de bombas, mas descobrirá que o caminho foi bloqueado. Então, o mais rápido possível, suba tudo, usando os fluxos de vento para chegar até o topo (use os que lhe levarem para a localidade mais próxima possível do Groosenator). Siga para o Groosenator e suba na catapulta, onde as bombas seriam colocadas. Você já deve ter adivinhado: você vai ter que se atirar na cabeça do chefe. Mire cuidadosamente, já que, caso você erre, não há muitas chances de ter uma segunda vez. Atire quando ver que vai cair na cabeça do chefe e, quando o fizer, ataque rápido o objeto selador para derrotar o Aprisionado pela terceira e última vez.

      Demon Lord Ghirahim – Sealed Grounds
Dificuldade: Médio
Armas necessárias: True Master Sword


Ghirahim está furioso por ter de lidar com você uma terceira vez, e não está mais para brincadeiras. Agora, ele vai usar tudo o que ele tem para lhe derrubar. A batalha será dividida em três fases... Saiba que a pele de Ghirahim é mais poderosa e resistente do que qualquer armadura, o que significa que não será possível causar um dano direto nele por enquanto.
Neste primeiro momento, sua prioridade é derrubar Ghirahim dessa plataforma, então fique atacando-o na esperança de ir empurrando-o para fora. Fique atento aos golpes que ele irá desferir, tais como chutes e socos. Quando ele chegar à borda, dê um golpe para derrubá-lo. Ele criará outra plataforma, mas ficará deitado, como se estivesse se recuperando da queda. Pule e faça um Fatal Blow nele, acertando justamente a gema em seu peito. Ele vai se levantar e a batalha vai recomeçar. Lute da mesma forma de antes, mas fique atento para quando ele criar duas auras nas mãos. Ataque sem acertar as auras para derrubá-lo novamente. Repita essa operação até que a plataforma siga para o chão.
A segunda fase terá início, e Ghirahim puxará sua espada. Diferentemente das outras lutas, aqui, seu objetivo é acertar a espada de Ghirahim, dessa vez tentando acertar somente em um mesmo ponto. Isto é, ataque da mesma forma, sempre: golpeando só pela direita ou só pela esquerda. Se feito certo, e com golpes suficientes, Ghirahim soltará a espada e ficará vulnerável por um instante. Apunhale a gema em seu peito, para que ele se afaste e a luta comece de novo. Aqui, você também deve evitar os golpes de espada dele e a sua versão de Skyward Strike.
Depois de alguns golpes, Ghirahim vai puxar outra espada. A luta, agora, fica mais simples, assim como os movimentos de Ghirahim são mais fáceis de ler. Para ataca-lo, simplesmente tente golpeá-lo com sua espada. Ele vai se defender com a espada, mas a mesma vai perder um pedaço onde você atacou. Continue atacando aquele lugar, se adaptando à forma como Ghirahim segura a espada. Com golpes suficientes, a espada vai se desintegrar e Ghirahim ficará vulnerável. Aproveite a chance para apunhala-lo. Mantenha essa última operação até que ele caia.
     
           Demise
Dificuldade: Difícil
Armas Necessárias: True Master Sword, Hylian Shield (recomendado)


A batalha contra Demise vai depender das suas habilidades com a espada. Se você tiver um bom controle e fizer tanto ataques rápidos e precisos quanto defesas na hora certa. Serão duas fases contra Demise.
No primeiro momento, você e ele vão lutar em uma simples luta de espadas. No entanto, não será tão fácil. Quando a batalha iniciar, prepare seu escudo e mantenha-se na defensiva. Fique atento aos golpes que Demise vai dar e procure sempre responder com um Shield Bash. Para atacar, você deve golpear Demise três vezes. As duas primeiras vezes serão bloqueadas, mas a terceira será um sucesso. No entanto, vai o aviso: não ataque Demise duas vezes consecutivas no mesmo canto, pois o mesmo fará um violento contra-ataque. O ideal é atacar de lados opostos primeiro, e o terceiro lugar fica à sua escolha. No entanto, Demise sempre vai tentar acertar você com um golpe depois da sua vez, do qual você terá de desviar rápido.
Há quem possa ser mais agressivo e conseguir atacar rápido várias vezes consecutivas, levando o chefe até os joelhos. Para isso, você deve aproveitar o fato de que, quando está prestes a atacar e logo depois de ter atacado, Demise está completamente vulnerável. Se você for ousado, vai aproveitar as duas chances para dar um Spin Attack e se defender sempre que for necessário, se aproveitando para liberar mais alguns golpes se ver que tem a chance. Demise não vai aguentar o tranco e vai ficar de joelhos, se recuperando para levantar-se de novo. Mais uma abertura para o ataque. É uma batalha dura e um pouco longa, mas mantenha-se lutando com força e depois de muitos golpes, Demise passará a lutar de maneira diferente.
Nesta segunda fase, Demise erguerá sua espada e um raio vai acertá-la, deixando-a com uma barreira elétrica. Este deve ser o momento mais épico do jogo inteiro. Como você já deve ter adivinhado, atacar Demise do jeito que estava fazendo até agora não dará certo, já que quem vai levar uma surra será você e não ele... Existem diversas formas de lidar com esta parte da luta. A primeira é esperar que ele se livre da carga atirando-a em você. Feito isso, você poderá lutar como estava fazendo antes (no lado da defensiva, atacando três vezes), mas isso vai deixar a luta um pouco mais longa. A segunda é que você lute com ele de igual para igual, erguendo sua espada, como faz com um Skyward Strike e aguardando um raio acertar a Master Sword, criando uma barreira nela. Quando feito isso, imediatamente ataque Demise, e o raio sairá na direção dele. Se acertá-lo (e as chances para isso são muito grandes), a descarga elétrica vai paralisá-lo por uns instantes, deixando-o aberto para ataque. No entanto, vai o aviso: tome cuidado antes de atacar, para ver se Demise não fará o mesmo. Ser cuidadoso é essencial, visto que, se você for atingido, sua carga elétrica vai embora... Mantenha-se nisso, sempre levantando a espada para receber outro raio antes que Demise o faça e atingindo-o rapidamente após. Logo o chefe vai cair, literalmente. Não faça o Fatal Blow nele, visto que, nessa primeira vez, ele vai desviar, e ainda vai poder lhe atacar com os segundos que você dará de vantagem. Mantenha-se atacando-o por mais uma rodada e, se você usar o Fatal Blow imediatamente depois dele cair, você o acertará. Caso contrário, da terceira vez ele não passa. Uma vez caído, use o Fatal Blow e a vitória será sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário