sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: Ocarina of Time - Parte 4: Os Segredos de Kakariko





Agora que fizemos diversas coisas importantes (e que estas coisas estão fora do caminho), podemos, finalmente, continuar com nossa busca pelas outras Pedras Espirituais (a pedido de Zelda). Mas existem diversas coisas a se fazer, considerando que nossa próxima parada, Kakariko, tem diversos itens muito interessantes a serem adquiridos! Não fiquemos parados e vamos andar!


Você lembra onde fica Kakariko, não é mesmo? Para aqueles que não lembram, fica ao leste do castelo (olhando pelo mapa). Um ponto de referência seria o topo de uma montanha (com uma nuvem a circulando). Visitaremos essa montanha mais à frente, mas, por enquanto, vamos nos focar em sua base.


Este pequeno vilarejo no qual nos adentramos se chama Kakariko Village. Como você pode ver, é uma vila bem pequena, com poucos habitantes. No entanto, esse lugar esconde mais coisas do que aparenta.
Minha sugestão é que você ande um pouco pela vila, para que você possa conhecer melhor o local e se familiarizar com tudo.


Vamos começar... Nessa vila, você encontrará uma mulher próxima ao cemitério que aparenta estar completamente desesperada por suas galinhas terem fugido do galinheiro e pede a você que as encontre e as traga de volta.

Você deve ter visto algumas galinhas rondando pela vila quando vinha para cá. O que faremos? Simples: pegaremos essas galinhas! Aqui vai a lista de onde elas estão.


Primeira: Próxima da Mulher e perto da entrada do cemitério. Apenas olhe ao redor e você a verá.



Segunda: Em uma parte protegida por uma grade, próxima a uma casa. O melhor jeito de pegá-la é usando outra galinha e pulando da área em construção, daí você joga a galinha que você usou para fora da área e pega a que você veio buscar.


Terceira: Na entrada da vila.



Quarta: Escondida em uma caixa, próxima a uma casa de teto vermelho. Basta quebrar a caixa rolando na direção dela.


Quinta: Ao subir as escadas que levam à área superior (onde você encontra duas casas e um guarda na frente de um portão), você a encontrará bem diante de seus olhos.

É aí que o jogo dá uma nova dose de desafio. As duas últimas galinhas estarão em uma área isolada da vila. Com nosso equipamento atual, precisaremos fazer um truque para que possamos chegar lá. Você deve ter notado que existe uma espécie de torre na vila, certo?


Eis o que fazer: suba nela e, quando estiver no topo, use o Z-target para ficar olhando para frente. Com isso ande para a esquerda (mas sem tirar o Z-target) e pressione A para pular pela cerca que protege a estreita torre. Não esqueça de se manter segurando a alavanca para a esquerda sem parar, ou não dará certo! Se tudo der certo, Link conseguirá se segurar numa das grades que isolam a área. Pule para o lado isolado, para que possamos pegar as duas outras galinhas, ou Cuccos, se preferir assim.



Sexta: Essa também está bem visível. Ela se encontra próxima a um buraco na área isolado. NÃO CAIA NO BURACO! Pegue a galinha e suba as escadas que existem por aqui. Quando estiver próximo a um cercado fino (e perto de uma porta da casa vermelha) jogue a galinha para o outro lado.


Sétima e última: Também na área isolada. Suba as escadas na parede, que lhe levarão a uma área mais superior de Kakariko, onde você fica bem próximo do moinho da vila. A galinha estará nessa área, bem fácil de ver, na verdade. Pegue-a e saia daqui.


Quando você conseguir colocar todas as sete galinhas no cercadinho próximo da Mulher das Galinhas, fale com ela. Obviamente, você será recompensado: seu Pote #2 é o prêmio!


Com esse pote novo em mãos, vamos dar uma pequena e curta pausa aqui na vila e seguir para a sessão do cemitério. É uma entrada que fica bem próxima da Mulher das Galinhas, então não há como se perder.


O cemitério de Kakariko é um lugar sem grandes surpresas. Tudo aqui está da forma que você espera de um cemitério: muitos túmulos, lápides, flores e até mesmo fantasmas! Bom, procure ignorar tudo aqui por enquanto. Tudo o que vamos fazer agora é ir para o outro lado do lugar, onde você deverá encontrar uma lápide maior do que as outras.


Observando o chão, você perceberá a marca da Triforce. Fique em cima dessa marca e use sua Ocarina para tocar a música Zelda’s Lullaby. Ao tocar, uma chuva estranha vai cobrir o local, assim como alguns trovões. Na verdade, um desses trovões vai acertar em cheio a lápide, destruindo-a e revelando um buraco no chão. Se você não teme os mortos, ou se você quer continuar o jogo, desça por esse buraco.


Bem-vindo à Tumba da Família Real de Hyrule. Esse lugar dá arrepios e, apesar de ser uma tumba, é bem grande. Você cairá em uma sala bem escura, cheia de esqueletos e morcegos. Você poderá notar uma porta mais à frente mas, no momento, ela está trancada. Para seguir adiante, você deve derrotar todos os morcegos da sala. É algo bem simples, na verdade. Apenas fique com o estilingue equipado e de olhos bem abertos.


Quando todos os cinco morcegos da sala forem derrotados, a porta se destrancará. Siga pelos degraus gigantescos e pela porta.
Nesta nova sala, você irá encontrar um novo tipo de inimigo: talvez o mais assustador (ou um dos mais assustadores) inimigo de Zelda: o ReDead.




Este inimigo arrepiante é capaz de paralisar Link apenas com o olhar e, acredite, é uma coisa bem frustrante... Além disso, você ainda terá o que parecem ser piscinas venenosas. Não é preciso dizer o que acontece quando você anda nelas, correto? Isso mesmo, você se machuca.
E, graças a este obstáculo muito “conveniente”, talvez você tenha de passar perto dos ReDead’s. Tome cuidado com isso e passe por essa sala rápido. Se um ReDead conseguir pegar você, pressione o botão A o máximo que puder.
Com o pesadelo dos ReDead’s para trás, você chegará na terceira parte da tumba.


Aqui, não existem inimigos e o único obstáculo só vai te atrapalhar se você sair do caminho, então... Logo à frente, você verá mais uma lápide, mas essa possui um poema escrito. Cheque-a usando o botão A e Navi lerá o poema.

“O sol nascente vai por fim ceder, uma vida recém-nascida vai sumir. De sol a lua, de lua a sol... Dê descanso pacífico para os mortos vivos.”

Ao final da inscrição, Navi perceberá o que parecem ser notas de música. É aí que entra Link e sua Ocarina. O jogo vai fazer isso automaticamente, e você aprenderá uma nova música:


SUN’S SONG: >, \/, /\, >, \/, /\


Talvez a música mais útil que teremos durante essas primeiras partes do jogo. Esta música permite que você troque o dia pela noite e vice-versa. Ou seja, em qualquer área (ou na maioria) ao tocar a música o tempo do dia vai mudar. Isso facilitará muito a busca por certas coisas, como, por exemplo, as Golden Skulltulas, que só aparecem à noite. Além disso, essa música é capaz de transformar os ReDeads em pedra por alguns instantes, permitindo que você escape com mais facilidade!

Com essa música, vamos sair dessa tumba. Use a Sun’s Song para paralisar os ReDeads na segunda parte da tumba e vá todo o caminho para o começo, onde você teve de enfrentar os morcegos. Pelo caminho de onde você veio, você poderá ver uma espécie de plataforma colorida no chão. Suba nela para sair daqui.

Uma vez de volta ao cemitério, saiba que teremos umas coisinhas para fazer por aqui ainda.
Muito bem... Considerando que você está em frente ao túmulo da família real, observe a fileira de lápides à sua esquerda. A segunda lápide da direita para a esquerda (vendo da tumba da família real) pode ser puxada.


Puxe-a e caia no buraco. Uma vez lá embaixo, você encontrará um ReDead. Derrote-o atacando-o por trás (é bem mais seguro), e usando a Sun’s Song para lhe ajudar, é claro.



Quando ele estiver derrotado e no chão, fique nos degraus e toque a Sun’s Song novamente. O ReDead desaparecerá e um baú aparecerá. Abra-o para pegar seu Pedaço de coração #5. Daqui, saia desse lugar.


De volta ao cemitério, procure na fileira à frente, uma lápide que possui flores na frente.


Eis o truque: puxe essa lápide e caia no buraco que será revelado. Aqui, encontraremos um baú sozinho. Siga para ele e abra-o! Você conseguirá o emblemático, simbólico e lendário Hylian Shield!


Por mais estranho que isso possa soar, você poderia tê-lo comprado no mercado. No entanto, ele é um tanto caro e, se existe a possibilidade de pegá-lo de graça e de forma "legal", porque recorrer às lojas? Não diga algo como "Mas nós tivemos de profanar uma tumba para achar esse escudo!"... Estamos em Hyrule, onde tudo é mais lindo e perfeito!

Muito bem, retornando à área do cemitério, ainda nos resta fazer uma última coisa. Mais ou menos na entrada do local, você encontrará uma pedra (ela está escondida dentre alguns arbustos).


Levante-a e diversos insetos começaram a se afastar. Use o pote vazio que você tiver para capturar um deles rapidamente!


Quando você tiver o dito inseto (ou besouro) em suas mãos, siga para a área norte do mapa, próximo a uma parede. Próxima a uma fileira de quatro lápides (vide mapa) está uma parte de terra macia (?).


Solte os besouros aqui e, nossa, sua Golden Skulltula #6 vai dar as caras! Derrote-a e pegue o símbolo que ela vai deixar.


Com isso, saia do cemitério e retorne à vila propriamente dita. Uma vez de volta a Kakariko, toque a Sun’s Song para que fique de noite (isto é, se já não estiver de noite). Iremos fazer uma pequena caça às aranhas aqui... Você pode olhar no mapa para encontrar cada uma delas. Mas, eu farei a lista de onde elas estão aqui! Se você não conseguir acha-las de primeira, siga o som!


Golden Skultulla #7: Na área que parece ser um site de construção. Siga para lá e você verá a aranha em uma das paredes.


Golden Skultulla #8: Na parede de trás da casa onde você encontrou a Galinha #2.



Golden Skultulla #9: Na árvore que está no meio da vila (existe um cara sentado na frente dela durante a noite). Role na árvore. Simples assim.


Golden Skultulla #10: Nas escadas da pequena torre de onde pulamos para chegar na área isolada da vila.


Golden Skultulla #11: Na parede de trás de uma das casas na área superior de Kakariko, bem próxima ao guarda protegendo o portão.

Rápida análise: toda vez que você adquire um múltiplo de 10 skultullas (10, 20, 30, até 50, depois, só 100) você tem direito a um prêmio. Para adquirir esse prêmio, você deve ir a uma determinada casa em Kakariko. Como já estamos na vila, vamos adquirir nosso prêmio por ter conseguido 10 skultullas.
A casa de que falo é justamente a mesma casa onde pegamos a Galinha #2 e a Golden Skultulla #8. Siga para lá e entre na casa.


É um local bem arrepiante (a primeira vez que entrei aqui, eu saí logo em seguida...), cheio de teias e... ARANHAS COM ROSTO DE GENTE?!?!?!?! Oh, sim... Aparentemente esse pessoal era uma família muito rica, que, devido à enorme ganância que eles tinham, foram amaldiçoados e presos em corpos de Aranhas.


Para acabar com a maldição, é necessário que você destrua todas as 100 skultullas douradas. Chega de história!


Aqui na casa, procure um garoto que não tem (mais) um corpo de aranha e fale com ele. Aliviado por ter voltado ao normal, ele lhe presenteará com a Adult Wallet.




Como o próprio nome sugere, você terá uma carteira de adulto. Agora, ao invés de só poder carregar 99 rupees, você poderá ter até 200 rupees! É óbvio que isso vai ajudar (e muito) em nossas buscas! Temos o que viemos buscar, portanto, saia da casa.

<-- A garota do rancho e a garota da floresta

Um comentário: