domingo, 22 de abril de 2012

Ocarina of Time - Guia de inimigos

Na lista abaixo, você confere todos os inimigos normais de Ocarina of Time. Caso deseje ver algum em particular, faça o comando Ctrl + F e digite o nome do inimigo desejado.
Caso algum inimigo esteja faltando, por favor mencione nos comentários que iremos adicioná-lo.



Deku Baba
Em Ocarina of Time, Deku Babas são plantas carnívoras que tem um apetite por carne humana. No jogo, elas surgem em três formas.

1-1 WITHERED DEKU BABA
É uma das variações mais fáceis de Deku Baba. Esta simplesmente surge do chão e fica com seu pescoço esticado para cima. Tudo o que se tem a fazer é atacá-la com um golpe de sua espada. O prêmio disso é um Deku Stick.

1-2 MINIBABA
Outra variação fácil. Muito semelhante à versão Withered, só que sem pescoço. Você só verá a cabeça da planta de fora. Ataque-a com sua espada e receberá uma Deku Nut.

1-3 DEKU BABA
A versão "comum" do inimigo. Para derrotar essa variação, mantenha o escudo preparado e, quando ela for atacar, se defenda. Ela irá um pouco para trás. Se vingue com um golpe de espada e puxe o escudo novamente. Se você for ousado, ficar golpeando com a espada sem parar também funciona, mas lhe deixa vulnerável a ataques. Também pode usar Deku Nuts para paralisá-la e deixá-la em um estado semelhante à versão Withered.

1-4 BIG DEKU BABA
Exatamente igual à variação anterior, só que maior, bem maior.

Deku Scrub


Deku Scrubs são inimigos que se escondem na grama e aparecem para atirar Deku Nuts em você. Eles são os substitutos para os Octorok's na terra. Estes possuem três variações.

2-1 DEKU SCRUB
O modo para derrotar Deku Scrubs é bem simples. Fique em uma certa posição, não muito perto, não muito longe, e fique com o escudo preparado (segure Z). Quando o inimigo cuspir a Deku Nut, esta vai rebater no escudo e voltará a ele. Quando for acertado, o Deku começará a correr pelos lados da área. Fique em cima do esconderijo dele (ou o persiga se quiser um desafio) e ele parará de correr e se renderá.

2-2 BUSINESS SCRUB
Semelhante ao Deku, mas quando for acertado, ele não correrá, e sim, fará uma oferta de venda. Cabe a você querer comprar ou não.

2-3 MAD SCRUB
É praticamente o mesmo que o Deku, só que tem uma coloração vermelha e, quando for acertado pela Deku Nut, ele vai correr e fugir. Você deve perseguí-lo e acertá-lo com sua espada para terminar o serviço.


Skultulla






Estes inimigos são aranhas que possuem uma caveira nas costas (e não uma caveira com patas de aranha, como alguns podem acreditar). Estes possuem três variações.

3-1 SKULTULLA
A variação mais irritante da aranha. Essas costumam ficar em vinhas ou em locais nos quais é possível subir. Caso você tente subir, elas imediatamente irão ao seu encontro e lhe derrubarão. Derrote-as atacando com um projétil, isto é, o estilingue ou o arco.

3-2 BIG SKULTULLA
É uma variação deveras comum. Esta gosta de ficar no teto e se aproxima se você chegar muito perto. A primeira forma de derrotá-la é esperar que ela dê um giro de 180 graus (ou meia-volta, pra quem não sabe o que é), e ela vai mostrar a parte macia do corpo. Ataque nessa hora com um golpe cuidadoso de sua espada, ou com um tiro de seu estilingue. Caso você tenha o Arco ou o Hookshot, você pode atacar a qualquer momento.

3-3 GOLD SKULTULLA
A forma mais valiosa de Skultullas. Elas sempre aparecem durante a noite, e encontrá-las é algo crucial. Apenas um golpe de espada é suficiente, mas não esqueça de pegar o amuleto que elas deixam quando morrem! Algo de bom acontece quando você consegue alguns deles.

Gohma Larvae




Gohma Larvae são as larvas de Gohma, chefe do primeiro calabouço. Eles são bem fáceis, mas podem ser ainda mais, dependendo da forma de luta. Estes inimigos são sempre recém-nascidos e seus ovos estão no teto.
A forma mais simples é a mais tradicional: espere ele se aproximar e ataque. A segunda forma (mais difícil, mas deixa a luta mais fácil) é atirar com seu estilingue no ovo, antes que ele caia do teto e crie a larva, portanto impedindo a luta.

Peahat




Peahats, vindo direto dos jogos 2D, são monstros que lembram uma flor (ou algo parecido). As lâminas que ficam em sua base o permitem voar.
Derrotar um Peahat não é tarefa fácil e requer muita paciência... Logo abaixo das garras, existe uma parte do corpo de Peahat que é extremamente sensível. Ataque essa parte com a espada sem parar até que seu inimigo morra, usando Jump Attacks (Z+A) para facilitar o processo. No entanto tome cuidado, a Peahat pode liberar algumas larvas!

Peahat Larva



Essas são Peahats em miniatura, que não possuem qualquer tipo de ponto fraco. Elas sempre aparecem para proteger sua... mãe?
Derrotá-las é um processo mais rápido do que fazer o mesmo com uma Peahat convencional. Apenas puxe o escudo e se defenda. Só isso. Mas cuidado quando aparecem várias delas!

Stalchild




Stalchildren são esqueletos que assombram Hyrule Field durante a noite. Eles atacarão quem aparecer na grama, e aparecem em grupos de dois (algumas vezes).
Derrotar Stalchildren não é nada difícil, muito pelo contrário. Basta fazer diversos ataques com sua espada (isso também vale para as versões maiores deles).

Guay




Guays são monstros parecidos com corvos, e só aparecem à noite em determinados locais, como Lon Lon Ranch e Lake Hylia.
Assim como nos Keese, derrotar Guays requer que você espere eles se aproximarem e, então, ataque-os quando estiverem bem próximos, ou ataque-os com uma arma de projéteis (estilingue ou arco).


Wolfos




Wolfos são lobos estranhos que habitam diversos lugares. Eles podem vir em duas cores: a normal (acima) e a branca, no entanto, ambas são praticamente a mesma coisa.
Para derrotar um Wolfos, você deve atacar a calda dele. Para isso, use o Z-targeting e espere ele se aproximar para atacar. Quando ele o fizer, saia do caminho e, assim que ele terminar o ataque, use um Jump Attack (Z-targeting + A) para derrotá-lo em um só golpe.


Tektite




Tektites são monstros semelhantes a aranhas e aparecem em duas cores. Uma vermelha (para a montanha) e uma azul (para áreas com água).
Derrotar Tektites só requer atenção. Ao notar você, ela virá pulando em sua direção. Defenda-se com o escudo e ataque logo em seguida. Caso o inimigo esteja na água, faça-o chegar até terra firme e ataque-o lá.

Beamos




Esta criatura horrenda é um Beamos, e fica parada em um local, girando seu olho em 360 graus o tempo todo, até achar alguma coisa para atirar.
Somente bombas destroem um Beamos. Aproxime-se e coloque uma bomba próxima do corpo dele e ele explodirá (fique longe quando isso acontecer). Um modo mais fácil é a utilização de Bombchus.

Keese




Keese são morcegos que habitam cavernas e calabouços. Eles ficam parados, esperando vítimas aparecerem. Eles possuem três variações, mas todas devem ser derrotadas do mesmo jeito.

12-1 KEESE CONVENCIONAL
Essa forma de Keese é idêntica aos Guays, isto é, se derrota do mesmo jeito.

12-2 FIRE KEESE
É um Keese em chamas. Ele é derrotado do mesmo jeito, mas é requisitado o dobro de cuidado, pois tocar nele vai queimar você.

12-3 ICE KEESE
A variação mais irritante de Keeses. Se você tocar nele, você ficará congelado por um curto período de tempo.

Baby Dodongo


Baby Dodongos são encontrados dentro da Dodongo's Cavern. Estes não são tão perigosos quanto suas versões adultas.
Apenas um golpe de espada é necessário para derrotar este lagarto. No entanto, pouco depois de ser derrotado, ele vai explodir, portanto se afaste!

Lizalfos


A mistura de homem com lagarto, os Lizalfos são guerreiros perigosos. Munidos de uma espada e muita habilidade, esses lagartos ficam em calabouços, esperando sua próxima vítima.
Lizalfos são traiçoeiros e aparecem quase sempre em duplas. No entanto, eles só atacam um por vez. Defenda-se com seu escudo e, assim que eles atacarem, você faz um contra-ataque rápido com sua espada. Se você for ousado, você pode também atacá-lo sem parar, mas a margem de erro é grande, e você vai acabar se machucando...

Dodongo



Dodongos são répteis poderosos e extremamente perigosos. Eles habitam lugares escuros e não gostam muito de visitas...
Para enfrentá-los, você deve chamar a atenção, esperar que ele ataque (cuspindo fogo) e, enquanto ele está fazendo isso, corra para as costas dele e ataque a cauda. Se afaste, pois ele vai se virar violentamente e atacará de novo. Aproveite a chance e repita o ataque até derrotá-lo.

Armos Knight

Parecem estátuas normais, mas quando tocados, os Armos ganham vida e vão marchando em sua direção. Sua espada, sozinha, não é capaz de acertá-los.
O melhor truque contra os Armos é a utilização de Deku Nuts para paralisá-los e, assim que o fizer, atacá-los com a espada. Um golpe é o suficiente, mas o Armos não vai se dar por derrotado de uma vez. Ele vai entrar em um modo Berserk e marchará em sua direção, explodindo depois de um certo tempo. Fique afastado para não se machucar.

Octorok



Octoroks são monstros parecidos com polvos e atormentam alguns locais que possuem água. O seu equivalente na terra são os Deku Scrubs.
Derrotar os Octoroks requer a mesma estratégia dos Dekus. Aproxime-se, mas não fique muito perto nem muito longe, então defenda-se com seu escudo, fazendo a pedra que eles cospem rebater e acertá-los de volta. Ao invés dos Dekus, Octoroks morrem no momento em que a pedra os acerta.

Shabom




Misteriosas bolhas que existem dentro do Lorde Jabu-Jabu irão seguir ao ataque, papocando na cara de quem... Digo...
Shaboms são derrotadas como um único golpe, lembrando que eles ainda são bolhas. No entanto, eles ainda vão atacar se papocando em você. Você pode usar Deku Nuts para derrotar várias de uma vez quando estão juntas.

Biri




Biri são águas-vivas que habitam no corpo de Lord Jabu-Jabu. Elas dão uma descarga elétrica fortíssima quando atingidas.
Para derrotar as Biris, você só poderá contar com o bumerangue. Jogue-o na direção da Biri e dê boa-noite para ela.

Bari


Uma versão mais crescida de Biris, e com uma semelhança bem absurda com os Metroids da série de mesmo nome.
Derrotar um Bari é bem fácil, visto que ele só lhe danifica se você tocá-lo (atacar com sua espada conta também). A melhor forma de atacar é usar seu bumerangue. No entanto, quando derrotada, a Bari vai se dividir em três Biris. O melhor mesmo é ignorar o inimigo e ir embora...

Stinger




Esses inimigos ficam escondidos no subterrâneo e ficam expostos quando sentem sua presa se aproximar (no entanto, eles nadam livremente no Templo da Água). Exclusivos de áreas com água.
Aproxime-se deles para expô-los, então, quando eles estiverem voando por aí, atire com seu estilingue. Duas balas devem ser o suficiente.

Tailpasaran




Este estranho parasita habita certas partes do intestino do Lorde Jabu-Jabu. Assim como muitos outros monstros do local, é uma criatura elétrica.
Tailpasarans são encontrados apenas em uma certa sala, aquela que se divide em três corredores. Você pode usar o bumerangue para derrotá-los, mas minha maior recomendação é que os ignore...

Poe



Poes são fantasmas que assombram a terra de Hyrule. São caracterizados por usar trajes mórbidos e carregar lanternas.
Derrotar um Poe não é nada complicado, mas requer paciência. O primeiro ponto a se descobrir é que, eles podem aparecer em qualquer lugar, pois estão na maior parte do tempo invisíveis. Isso só não ocorre nos cemitérios, onde você pode ver a lanterna que eles seguram. Quando você se aproxima o bastante, eles se revelam. Usando o Z-target, eles ficam invisíveis, mas você ainda os tem na mira, então não há problema. Eles vão começar a balançar a lanterna e voar em sua direção, simplesmente defenda, ou saia do caminho. Com isso, eles voltarão a ficar visíveis, ataque-os nessa hora e mantenha a operação até derrotá-lo.

Stalfos

Esses poderosos e perigosos monstros são oponentes extremamente capacitados e não podem ser subestimados.
As lutas com Stalfos ocorrem somente em templos, e eles geralmente protegem alguma coisa. A luta ocorre como um duelo de espada e escudo, e não é tão complexo. O truque é atacá-lo logo após ele atacar, ou assim que ele começa, pois você poderá pegá-lo indefeso.


Bubble




Misteriosas criaturas que surgem dentro de locais sombrios, Bubbles são, literalmente, caveiras com asas. Estes monstros terríveis se dividem em três tipos:

24-1 BLUE BUBBLE
São o tipo mais comum. Para derrotar essa Bubble, se aproxime com seu escudo equipado e bata-o no inimigo. A chama dele se extinguirá, o que lhe permitirá atacar livremente.

24-2 GREEN BUBBLE
Esse tipo de Bubble fica se movendo em um padrão. Em compensação, a chama dele se extingue com o tempo, voltando um pouco depois. Ataque quando ele estiver sem chama.
obs.: por algum motivo, as Green Bubbles são gigantescas para o Link Jovem.

24-3 WHITE BUBBLE
Uma variação estranha. Esse tipo não possui nenhuma chama e fica se movendo estranhamente pela sala. Simplesmente ataque.

Wallmaster



Wallmasters são mãos decepadas com dedos afiados. São uma visão bastante perturbadora.
Estes inimigos ficam no teto, esperando que Link apareça. Quando ele o faz, o Wallmaster se joga do teto e procura pegar Link (o jogando para o começo do calabouço se conseguir). Para saber disso, você deve prestar atenção aos sons ao seu redor, e à sombra de Link, que vai aumentando. Se mantenha em movimento para não ser pego. Ao chegar ao chão, o Wallmaster fica vulnerável. Ataque-o rápido com sua espada para não ter de vê-lo por ali momentaneamente.

Floormaster



Praticamente idêntico ao Wallmaster, mas é encontrado no chão. Igualmente pertubador.
Derrotar um Floormaster vai requerer muita atenção e paciência de sua parte. Esse é o tipo de inimigo que não pode, de maneira alguma, ser subestimado. Sempre quando vão atacar, os Floormasters ficam verdes e invulneráveis enquanto isso. Defenda-se com seu escudo para não se machucar. Assim que eles baixarem a guarda (ficando com sua cor normal), ataque. Mas tenha cuidado! Assim que ele levar dano o suficiente, vai se dividir em três Floormasters menores. Derrote-os rápido, senão eles vão se unir. Caso você deixe que um deles lhe ataque quando os outros dois forem derrotados, ele voltará a ser um Floormaster...

Torch Slug
Criaturas estranhas e... quentes. Os Torch Slugs tem uma curiosa preferência por lugares quentes. No geral, são monstros bem fracos e covardes, e não representam muita ameaça.
Derrotá-lo é fácil: simplesmente se aproxime e ataque-o com sua espada até ele morrer. Existe um outro método, que consiste em usar o martelo contra eles. Ao atacar com o martelo, o Torch Slug vai ficar de cabeça para baixo e completamente vulnerável. Aproveite essa hora para atacá-lo sem dó!

Door Mimic
É, acho que dá pra considerar isso como um inimigo.
Em algumas salas do Fire Temple, você poderá encontrar portas falsas, que caem quando você tenta abri-las. Elas são fáceis de reconhecer por causa de sua coloração mais clara.

Freezard

 De longe, os Freezard's estão dentre os inimigos mais chatos da série. Estes inimigos são irritantes, pois eles tem um péssimo hábito de soltar um sopro congelante que... congela... você. 
Para derrotar esse monstro, você deve manter sua paciência. Espere que ele ataque com o sopro congelante e, assim que ele acabar, comece a golpeá-lo rapidamente. Se você fizer tudo certo, não vai precisar se preocupar com ele outra vez. Só tome cuidado se eles aparecerem em maior número ou com outros inimigos. Nesse caso, dê prioridade àquele que está mais distante dos outros. 

Jarro

Não... Não ria. Alguns jarros em Ocarina of Time ganham vida e voam na direção de Link. O truque? Simplesmente fique atento e puxe seu escudo quando ele se aproximar.

Spike
Coisas exclusivas do Water Temple. Esses seres tem o hábito de seguir algo que consideram interessante. Mas são um pouco sensíveis e se contraem ao tocar algo. 
Derrotar esses monstros só requer paciência. Com seu escudo, aproxime-se deles para que você bata neles. Isso os contrairá, deixando-os vulneráveis ao ataque. Outra forma é atacar com a espada até eles se contraírem e morrerem. 

Shell Blade

Shell Blades são inimigos encontrados em oceanos, lagos ou qualquer área de água profunda (calabouços inclusos). Como você deve ter deduzido, eles são muito semelhantes às conchas, mas, diferente delas, eles não ficam imóveis deixando você passar. Nada disso, ao sentirem sua presença, eles nadam em sua direção e tentam atacar você.
O truque é atacá-las com o Hookshot no momento em que revelarem aquela "língua" delas (fica exposta sempre que você se aproxima o suficiente). Você tem que ser rápido, mas saiba que apenas um golpe e ela morrerá. Caso você falhe, puxe seu escudo rápido, pois a mesma vai atacar!

Like-Like



Estes são inimigos repugnantes e extremamente irritantes. Olhando de longe, percebe-se que não há nada de especial, e não há mesmo. O problema é que Like Like's adoram comer escudos e túnicas especiais. Apesar de seu poder, eles só podem aplicá-lo quando estão próximos o suficiente. Não dê essa chance a eles!!
Como você deve ter deduzido, a melhor chance é a luta à distância. Mire com qualquer uma de suas armas de longa distância (arco, bumerangue, hookshot...) e ataque o máximo possível. A espada também é bem efetiva, mas é arriscado se aproximar demais dessas bestas. Caso você seja engolido e, digamos, perca alguma parte de seu equipamento (escudo ou túnica), procure derrotar o monstro o mais rápido possível, pois, talvez, ainda é possível recuperar seu equipamento!


ReDead



Estes seres terríveis são um tipo de mortos-vivos. Apesar de serem terrivelmente lentos, eles paralisam você com o olhar, deixando a frustração se iniciar. 
Por muitas vezes, os ReDeads não são inimigos que você precisa matar. Mas, saiba que fazer isso pode ser um pouco chato, não difícil, só chato mesmo. Você pode agir como um louco (ou quer se mostrar) e corre na direção dele, atacando assim que a chance aparecer. Só que o melhor e mais são método é o de tocar a Sun's Song em sua Ocarina, o que vai paralisar todos os mortos vivos na sala. Aproveite a chance para executá-los. Além disso, eles parecem ser simpáticos uns com os outros, já que, quando um morre, todos os outros vão em sua direção para enterrá-lo... Ou comê-lo, quem sabe? Isso dá a você uma leve vantagem, já que eles não podem lhe paralisar enquanto estão fazendo isso.

Gibdo



Gibdos são a versão mumificada dos ReDeads. Nada muda, nem mesmo sua "fraqueza" à Sun's Song. No entanto, eles são mais frios do que os ReDeads. Quando um morre, os outros continuam em seus postos, como se nada tivesse acontecido. Ou seja, tenha cuidado com TODOS eles. 

Leever

Estes curiosos monstros vivem apenas no Desert Colossus, mas são criaturas persistentes que não param de aparecer por debaixo da areia. 
Derrotar um Leever é simples: ele aparece e você golpeia com sua espada; simples assim. O problema é que eles aparecerão infinitamente. A melhor estratégia é sair da areia: indo para a entrada do Spirit Temple ou em cima de um dos locais menos "areiazados". 

Anubis

Nomeados após o deus egípcio, Anubis são criaturas que existem dentro do Spirit Temple. Apesar de serem criaturas capazes de invocar fogo, são incrivelmente vulneráveis ao mesmo. Tome cuidado com seu escudo de madeira.

Em uma sala com Anubis, você tem duas opções: ou usar suas Flechas de Fogo para derrotá-los um por um, ou usar o Din's Fire, para derrotar ambas de uma vez. 

Iron Knuckle

Tenho certeza que, se os Iron Knuckle tivessem uma música tema, seria em Heavy Metal. De qualquer forma... Este é o tipo de inimigo mais poderoso de todos. Apesar de ser lento, os ataques deste poderoso inimigo são terrivelmente devastadores, ceifando quatro corações seus com cada golpe. Em resumo, o que ele não tem em velocidade, compensa em força.
Derrotar um Iron Knuckle requer paciência e corações (caso você falhe). Fique em uma distância um tanto segura: nem muito perto, nem muito longe. Aproxime-se um pouco e saia do caminho no momento em que ele atacar. Se o golpe desferido tiver prendido o grandioso machado dele no chão, aproveite para desferir alguns golpes, fugindo quando ele tirar o machado do chão. Cuidado se ele decidir fazer um corte horizontal, pois ele efetua dois movimentos: se ele errar um, ainda tem chance de acertar o outro. Com golpes suficientes, ele perderá parte de sua armadura. Isso será um tipo de faca de dois gumes: ele ficou mais rápido, mas ele vai realmente sentir cada golpe desferido, dando uma pausa rápida sempre que golpeado. Mantenha o ritmo, atacando-o e se afastando, até que ele seja derrotado.

Dead Hand

Muito bem, esse aqui é um mini-chefe bem perturbador... E o pior é que eu não tenho como descrevê-lo melhor do que isso.
A luta será iniciada assim que uma das mãos dele lhe agarrar (o que ocorre se você se aproximar demais). Quando o inimigo se mostrar e vier em sua direção, fique apertando botões para sair do controle da mão. Então, atento ao seu redor, espere ele se aproximar. Quando ele estiver perto o suficiente, ele baixará a cabeça. É aqui que você ataca! Não hesite em usar um ataque giratório ou de pulo! Depois de alguns golpes, ele fugirá e voltará ao chão. Quando isso acontecer, aproxime-se de uma das mãos para que ele retorne. Repita essa operação até derrota-lo.

Dinolfos

Um tipo de variação do Lizalfo, Dinolfos são inimigos que aparecem no Castelo de Ganon. Apesar de serem diferentes no visual, eles lutam quase que do mesmo jeito, só que de forma um pouco mais agressiva. Além disso, não são tão covardes quanto seus "primos". 

6 comentários: