quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

The Legend of Zelda (NES) - Impressões reais

Apesar de já disponibilizarmos de uma análise sobre o Zelda original, acreditem quando digo que nossa cabeça muda quando jogamos o jogo de novo, dessa vez com um intuito maior e jogando em uma fonte mais acessível. Até porque, quando eu fui reler a análise que fiz dois anos atrás, honestamente fiquei um tanto chocado, pois não acreditava que eu havia escrito tamanha besteira... Me dê mais alguns dias e eu refaço aquela análise maldita.



De qualquer forma, eu reiniciei o jogo e comecei a jogá-lo, dessa vez não só para fazer uma análise seca, mas sim para ver como o jogo era e compará-lo com os outros Zelda's que vieram depois dele. Eu ainda estou no sexto calabouço, mas já consegui ter minhas impressões em relação a ele. A primeira coisa que consegui notar foi a dificuldade, isso sem dúvida. O jogo é bem difícil mas, se for visto em relação aos jogos lançados nos anos 80, não há nada de absurdo aqui. Agora, acredito que, se não fosse a dificuldade, o título não seria tão interessante e enjoaria logo. Outra coisa é que, pelo que eu consegui entender, parece que os itens dos calabouços (as armas que você consegue neles, tais como bumerangues, varinha mágica, etc) não são necessárias para se ganhar progresso no labirinto. Ainda nisso, os chefes conseguem ser bem difíceis, não só por causa do número de corações que eles arrancam com cada golpe (geralmente 2, mas, vez ou outra 1 e meio ou 3), mas sim porque as estratégias deles requerem golpes de espada em pontos fixos, estes geralmente muito próximos do corpo principal, podendo resultar em dano por contato.

Fora a dificuldade, o jogo consegue ser legal, até porque eu nunca vi tanto uso de dinheiro em um jogo que não é um RPG... Você vai gastar cerca de 130 Rupees com um escudo, 250 com um anel, 80 com flechas, 60 com uma lanterna e por aí vai. O negócio é que dinheiro não é uma coisa fácil de se achar aqui, pois os inimigos só soltam dois tipos de rupees: um brilhante, que equivale a 1e um azul que equivale a 5. 10? 20? 50? 100? Isso não existe nesse jogo! Não só isso como são poucos os inimigos que deixam dinheiro cair quando derrotados, e não existem arbustos ou pedras no jogo! Existiram vezes em que eu passei mais de 20 minutos caçando dinheiro! Como se isso não fosse o suficiente, ainda existem os Like-Likes, aquelas rodelas nojentas e irritantes que comem escudos e adoram comer o seu escudo de 130! Se ele comer, adeus! Você não tem como recuperar o seu escudo...

No entanto, apesar de todas essas desavenças, o jogo é muito bom e consegue ser divertido, pelo menos para mim! Só esperem, que, assim que eu terminar o jogo (ou pelo menos pouco depois), estarei escrevendo uma nova análise para vocês! Obrigado pela atenção de vocês e até a próxima!

Escrito por Davi Mendes Freitas (SDDH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário